Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 40 da novela “Chamas da Vida”, exibida pela Record em 2008/2009.
Capítulo 31, 12 de agosto de 2008 – Lagarto provoca Antonio olhando para Manu. Antonio parte para cima de Lagarto. A galera segura os dois. Roberto chega na casa de Andressa e ela diz que tem um cliente para atender. Roberto diz para Andressa que a ama. Andressa pede para Roberto sair. O carro de Antônio, Lagarto e Marreta já estão alinhados. Antonio e Manu se beijam. Jairo diz para Telma que apostou todo o dinheiro dele em Antônio. Manu dá a largada. Antônio acelera o carro e passa as marchas. Ricardo entra no quarto de Verônica e a agarra. Catarina vê a porta aberta e entra. Ricardo se esconde embaixo do cobertor. Ela ouve uma gritaria e pergunta para Verônica o que está acontecendo. Ela diz que tem barata no quarto. O carro de Lagarto passa o de Antônio. Marreta e mais uma corredora ficam para trás. A galera de Lagarto comemora. Catarina encontra Ricardo e o enche de chineladas. Guga pede desculpas a Vivi pelas coisas que Vilma falou. Guga pergunta se ela quer namorar com ele. Antônio emparelha com o carro de Lagarto e lhe dá uma fechada.O carro de Lagarto perde a direção e capota. Todos ficam chocados. Antonio cruza a linha de chegada, pára o carro e ri de felicidade. O corpo de Lagarto está estatelado no chão. Marreta vai em direção do corpo de Lagarto e nota que ele está morto.
- Veja também:
- Resumo da novela Chamas da Vida
- Resumo das novelas
Capítulo 32, 13 de agosto de 2008 – Manu se assusta ao ver o corpo de Lagarto. Os amigos de Lagarto encaram Antônio. Antônio diz que quem está na chuva é para se molhar, que Lagarto não deu passagem e ele deu uma ‘forçadinha’. Leo filma tudo com o celular. Antônio não deixa ninguém chamar a ambulância. Antônio pega o carro e vai embora. Todo mundo vai embora e o corpo de Lagarto fica abandonado no chão. Guga diz que é apaixonado por Vivi. Ela diz que gosta de Guga mas não sente a mesma coisa que ele. Ela diz que Guga é um grande amigo e que. ela é apaixonada por Lipe, um cara que ela conheceu pela internet. Marreta diz que a polícia vai atrás deles. Antonio chega ao ferro-velho. Manu pergunta por que ele a largou lá. Antonio discute com Manu. Ela bate nele. Antonio vai revidar, mas Marreta segura a mão dele. Pedro diz para Tuquinha que está com Carolina. Ivonete encontra Pedro.
Walter diz para Arlete que vai à fábrica. Arlete se irrita com ele e diz que ele tem que repousar. Demorô consegue um trocado e come em um botequim. Pedro se despede de Tuquinha e Ivonete. Tomás chega e Ivonete se assusta. Ele diz que veio falar com Vó Tuquinha sobre a apólice do Walter. Tomás tenta beijar Ivonete. Carla e André visitam Miguel. Carla fica admirada com a beleza da cabana. André agradece Miguel por tê-lo salvado dos caçadores. André diz que Miguel pode contar com ele para ajudar a preservar a reserva. Beatriz discute com Leo e Manu. Raíssa arma um plano com Junior para chamar atenção de Cazé. Lipe diz para Vivi que um dia vai até o Rio para tirar fotos dela. Lipe diz para Zuleika que ele precisa fazer mais fotos de Isabel. Marreta a beija Manu, que está bêbada. Ele começa a tirar a roupa dela. Leo conversa com Beatriz na casa de Vilma. Leo fica sozinho. Vilma chega. Ele diz que é amigo de Antônio e conhece a galera do ferro-velho. Vilma fica interessada e diz que tem uma proposta para ele.
Capítulo 33, 14 de agosto de 2008 – Vilma sugere uma parceria a Léo. Ele não entende e ela explica que precisa saber os passos de Antônio, porque está preocupada com a Beatriz. Léo nega que Beatriz esteja frequentando o ferro-velho, mas quase deixa escapar que já a viu por lá. Vilma pede a Léo que fique de olho também em Carolina. Vilma fala para Léo que ouviu a discussão dele com Beatriz e que dificilmente a filha voltará a confiar nele. Léo fica indeciso, mas Vilma fala que ela o protegerá quando ele for acusado de participar do incêndio da fábrica junto com Antônio. Léo se sente ameaçado e acaba aceitando ser o informante de Vilma. Vilma passa o número de seu celular e pede que Léo ligue para ela todos os dias. Cazé resgata Raissa do poço e faz respiração boca a boca. Ela acorda e acha que Cazé lhe deu um beijo. Raíssa finge um novo desmaio para beijar Cazé. Manu e Marreta transam pela primeira vez. Pedro conduz Carolina de olhos vendados para um passeio de barco. Tomás provoca Ivonete perguntando se ela esta usando a lingerie que ele lhe deu de presente. Ivonete fala que já a usou com Pedro.
Brito diz que vó Tuquinha sabotou as suas refeições. Margareth confessa a Brito ter sabotado as refeições da vó Tuquinha. Maria da Glória confessa ter colocado sal no strogonoff do Brito porque queria que as refeições da Vó Tuquinha vendessem mais. Carla pergunta a Miguel se ele realmente não quer alugar um quarto para ela e André. Miguel diz que prefere ficar sozinho. Miguel ouve um barulho. Ele abre a porta e vê Vilma, que usa apenas um sobretudo. Miguel fala para Vilma que tem visitas perigosas, que podem descobrir que eles se conhecem. Vilma fala que corre esse risco, por ele, e os dois se beijam. Pedro retira a venda dos olhos de Carolina, que vê uma mesa de jantar a luz de velas e fica encantada com a surpresa.Tomás fala para Ivonete que não consegue resistir a ela e diz que dará tudo que ela quiser. Tomás se aproxima para beijá-la, mas é interrompido pela chegada de Guga. Ele reconhece Ivonete, que diz que está ali para levar um doce que vó Tuquinha mandou para Dionísio. Cazé briga com Júnior por ter deixado Raissa descer no poço. Eurico chega, fica sabendo do que aconteceu e fala para Junior que ele o envergonha.
Suelen conta uma história de terror para Cíntia, Vivi, Joaquim e Rafa. Antônio toma remédios de tarja preta com bebida e tem alucinação com Lagarto. Antônio vê a imagem de Suelen distorcida pelo espelho e acha que é Lagarto. Ele tenta atingi-la com o bastão, mas Suelen fecha a porta e Antônio bate com o taco na porta. Vivi, Joaquim, Cíntia e Rafa fogem pela janela. Suelen fica presa. As crianças pedem ajuda para André. Antonio arromba a porta e puxa Suelen para dentro do quarto. André entra no quarto e Antonio solta Suelen. André pisa em algum objeto, cai e fica atordoado. Antonio continua vendo Suelen como um fantasma. Antonio se aproxima e Suelen bate com um jarro em sua cabeça. Antonio desmaia. Tomás convence Ivonete de ir para o seu quarto. Carolina e Pedro se beijam no convés do barco. Junior assume que não deveria ter ajudado Raíssa por ser bombeiro.
Raissa confessa que não ama Cazé, mas acha que seria um bom marido e pai. Raissa diz que vai ajudá-lo a encontrar uma namorada. Junior diz que já encontrou, mas disfarça e pede um abraço à Raissa. Vilma fala para Miguel que incriminou Walter por vingança. Os dois brigam e Miguel se declara um infeliz por ser apaixonado por Vilma.Carla diz a Eurico para chamar a polícia. Vivi pede que ninguém faça nada até Pedro chegar. Andressa encontra Demorô na rua e diz que vai levá-lo para casa até encontrar um lugar para ele ficar. Demorô foge de Andressa. Guilherme e Michele se beijam quando o telefone toca e a secretária atende. Michele ouve a voz de uma mulher dizendo que ela é melhor do que Michele. Guilherme tenta se desculpar, mas Michele vai embora furiosa. Vilma flagra Tomás e Ivonete na cama.
Capítulo 34, 15 de agosto de 2008 – Ivonete e Tomás são flagrados por Vilma, que pede uma explicação. Ivonete diz que bebeu champanhe e perdeu o controle. Vilma manda Tomás levar Ivonete embora. Andressa diz para Roberto que se machucou correndo atrás de um menino no reformatório. Roberto diz que é difícil dividir a mulher que ele ama com outros homens. Ela diz que não divide com ninguém o amor que sente por ele. Guilherme diz para Brito que está sendo fiel à Michele. Brito diz que Ricardo mexeu com a cabeça de Rose, mas ele vai mostrar que ainda é sensual. Manu e Marreta dormem juntos. Leo tira fotos com o celular. Vilma manda Tomás se concentrar em Carolina e esquecer Ivonete. Carolina chega de manhã em casa. Walter pergunta se ela estava com Pedro. Ela não responde e sai. Walter liga para Tomás e diz que precisa ter uma reunião com ele sobre a fábrica e sobre Carolina. Manu acorda e diz que Marreta se aproveitou dela. Marreta diz que gosta dela. Pedro nota que Antônio está bêbado e que a casa está revirada. Antônio não fala nada. Rafa e Vivi tomam café-da-manhã na pensão de Tuquinha. Pedro pergunta o que Antônio fez. Ele não responde.
Ivonete diz para Pedro que Antônio tentou bater em Suelen com um bastão. Vilma ameaça Beatriz e Guga se eles se envolverem com a família de Pedro. Pedro coloca as coisas de Antônio para fora da casa. Antônio é imobilizado por Pedro, que diz que ele vai embora por bem ou por mal. Antônio diz que vai dar o troco em Pedro e em Carolina. Walter diz para Tomás que vai marcar um jantar para reaproximá-lo de Carolina. Adeilson liga pra Vilma e diz que o prazo está se esgotando. Ela diz que vai resolver. Vilma diz para Suelen que não quer mais que Brito e Tuquinha façam comida para os funcionários da fábrica. Pedro avisa Vivi e Rafa que Antônio saiu de casa. Antônio chega ao ferro-velho com suas coisas e diz para Marreta que Pedro o mandou embora. Marreta dá um mês para Antônio arranjar um lugar para ficar. Jairo e Telma mostram a matéria do jornal sobre a morte de Lagarto. Marreta diz que eles precisam de um álibi para se livrar do acidente.
Carolina pergunta se Beatriz gosta de Leo. Ela diz que está atraída por ele. Vilma conta para Tomás que Leo está do lado deles. Walter diz a Eurico, que se sente humilhado por ter que provar que é um homem de bem. Walter encontra Pedro e diz que quer vê-lo longe de Carolina. Pedro e Walter quase brigam. Cazé tira Pedro de lá. Gildete diz para Arlete que Roberto contou para ela que tem um amor secreto.Verônica ouve Raissa falando no telefone com a mãe dela. Raissa percebe e fica tensa. Tuquinha e Brito dizem para Vilma que o que aconteceu com as quentinhas foi um acidente. Vilma diz que agora ela vai cuidar do controle de qualidade. Antonio conta para Manu que a morte de Lagarto já saiu nos jornais. Antônio, Marreta, Telma, Jairo e Leo combinam um álibi: dizer que eles estavam na produtora. Leo diz que não pode mentir para Beatriz. A polícia chega no ferro-velho. Xavier pergunta se Antônio estava no autódromo no dia do racha. Antonio diz que estava na produtora com Leo.
Capítulo 35, 16 de agosto de 2008 – Xavier pressiona Leo, que diz que eles beberam muito. Xavier pede o endereço da produtora e Leo entrega o cartão. Xavier vai embora e Antonio cobra que Leo confirme a versão deles sobre a morte do Lagarto. Leo fica com medo. Pedro diz a Eurico que expulsou Antonio de casa. Guilherme diz à Cazé que ama Michele, mas que ela não quer falar com ele. Cazé diz para o amigo que é difícil acreditar nisso sabendo da sua fama de mulherengo. Ivonete diz a Tomás que não quer mais vê-lo por eles terem sido flagrados juntos por Vilma. Leo procura Vilma e conta sobre a morte de Lagarto. Vilma manda Leo confirmar o álibi de Antonio e dizer que a gangue do ferro-velho estava na produtora na hora do racha.Beatriz confirma a Xavier que deu a chave da produtora para Leo. Michele completa que elas não têm como saber se alguém passou por lá, porque aparentemente está tudo no lugar. Diego insiste que Leo errou ao levar a gangue na produtora. Miriam varre o quarto de Lipe e encontra fotos de meninas. Ele fica surpresa e questiona Lipe, que a expulsa de seu quarto.
Vivi diz a Joaquim que Marquinhos foi o primeiro menino que ela beijou. Antonio chega e implica com Vivi, Antonio fica perturbado com as lembranças de Paulo. Margareth tira a sobrancelha de Brito e ele grita. Antonio chega no ferro-velho com a televisão de Pedro. Leo diz que confirmou o álibi deles para o delegado e pede que Marreta e Antonio o ajudem a limpar sua barra com Beatriz. Antonio pega o relógio de Paulo quando todos saem e Manu pergunta o que ele está escondendo. Diego pede que Carolo ajude a afastar Leo de Beatriz. Manu diz que o relógio é de seu pai e pergunta o que Antonio fez com o pai dela. Ele diz que Paulo lhe deu o relógio de presente para que ele se afastasse de Manu. Ela pergunta se ele matou Paulo e Antonio nega. Os dois brigam e Marreta interfere. Manu diz a Marreta que Antonio matou seu pai. Guilherme encontra Antonio e tenta convencê-lo a se aproximar de Pedro. Rafa conta a Pedro que Antonio levou a televisão. Ivonete chega de surpresa. Carolina não gosta e Ivonete diz que fez um pudim para Rafa e Vivi.
Marreta diz à Manu que vai tentar descobrir o que aconteceu. Carolina beija Pedro na frente de Ivonete. Margareth faz as unhas de Brito e diz que tem certeza que Roseclair não tem um amante. Roseclair chega e fica chocada ao ver que Brito fez a sobrancelha e as unhas. Roseclair comenta com Odiléia que está achando Brito estranho. Pedro vai tomar banho e Carolina e Ivonete discutem. Carolina expulsa Ivonete da casa. Pedro separa as duas. Ivonete se faz de vítima e vai embora. Vilma marca encontro com Adeilson. Tomás entra no quarto de Ivonete pela janela. Vó Tuquinha bate na porta e manda Ivonete abrir. Beatriz pergunta a Leo porque ele levou a gangue na produtora. Ele mente e ela diz que só o deixa continuar trabalhando se ela entrar na gangue do ferro-velho. Vilma entrega maleta com dinheiro para Adeilson. Tomás se esconde embaixo da cama e Ivonete abre a porta. O celular de Tomás toca e ela descobre o esconderijo. Vilma sai do carro e entrega a placa da fênix para Adeilson. Ela aciona um controle remoto e o carro de Adeilson explode.
Capítulo 36, 18 de agosto de 2008 – Vilma sorri vendo o carro de Adeilson se incendiar e liga para o Corpo de Bombeiros. Eurico convoca bombeiros para irem ao local. Junior encontra a placa da fênix no carro e entrega para Eurico. Ivonete manda Tomás se vestir e sair. Ivonete mente que o encontrou bêbado na rua e o levou para casa para consolá-lo. Tuquinha não acredita, mas diz que vai deixar passar. Beatriz explica a Leo que quer entrar para a gangue para fazer um documentário. Leo diz que vai ajudá-la. Guilherme diz a Brito para tomar cuidado com a história de ser metrossexual para não assustar Rose. Cazé chega na casa de Guilherme com duas meninas. Michele vê as meninas e briga com Guilherme. Ele tenta se explicar, mas ela vai embora. Junior diz à Raíssa que o pai nunca reconhece o que ele faz. Ela diz que vai visitar a família no interior. Junior pergunta por que ela faz tanto mistério sobre a família e ela desconversa. André diz à Suelen para ela se inscrever em um concurso de curtas de terror. Ela se anima e Carla implica. Antonio confessa a Marreta que matou o pai de Manu sem querer. Marreta diz para ele assumir o que fez e Antonio fica nervoso.
Tomás pergunta à Beatriz sobre o namoro com Diego. Pedro e Carolina se declaram um para o outro. Demorô encontra Lincon, que diz que também fugiu do reformatório. Lincon força Demorô a pedir dinheiro a uma senhora. Lincon puxa a bolsa da senhora e sai correndo. Demorô vai atrás e um carro da polícia vai atrás deles. Tuquinha diz a Roberto que Tuquinha quer contratar outro fornecedor de comida para a fábrica. Roberto diz que vai ajudá-la. A polícia ponta armas para Demorô e Lincon. Roseclair comenta com Ricardo que está achando o comportamento de Brito estranho. Ela concorda e diz que acha que o marido está virando homossexual. Margareth diz a Brito que ele está exagerando. Walter pede que Tomás investigue quem desviou dinheiro da fábrica. Manu pressiona Antonio e mais uma vez ele diz que não matou o pai dela. Beatriz diz a todos na produtora que Leo continua trabalhando com eles. Eurico mostra a placa da fênix para Pedro. Vilma diz a Tomás que resolveu o problema com Adeilson. Ele conta que Walter que investigar quem desviou o dinheiro da fábrica.
Vilma responde que nunca vão descobrir que foram eles que desviaram. Roberto diz a Walter para não deixar que Vilma contrate outro fornecedor de comida. Andressa recebe Demorô e Lincon no reformatório. Dionísio conta à Tuquinha que descobriu onde a filha dela está. Tuquinha fica chocada ao saber que a filha está presa por homicídio. Rose diz a Guilherme que Brito está dando em cima de Ricardo. Guilherme explica que Brito está desconfiado que ela está tendo um caso com Ricardo e, por isso, quis virar um metrossexual. Arlete fala para Tuquinha conversar com a filha. Dionísio conta à Ivonete que sua mãe está presa. Demoro explica para Andressa o que aconteceu e pede que ela o ajude a sair do reformatório. Rose chega em casa e diz a Brito que está apaixonada por ele e pede que ele pare de se cuidar tanto. Lincon enfrenta os outros meninos do reformatório. Lincon ameaça Andressa com uma faca. Beatriz diz a Marreta que quer fazer parte da gangue e diz que se eles não aceitarem, ela conta o que sabe para a polícia. Eurico diz a Walter que ficou comprovado que a assinatura na apólice de seguro é dele.
Capítulo 37, 19 de agosto de 2008 – Walter diz para Eurico, Pedro, Arlete e Carolina que não fez seguro extra para a fábrica. Pedro diz que a assinatura é dele. Walter diz que nunca falsificaria sua assinatura e muito menos colocaria fogo na fábrica para receber o seguro. Arlete defende Walter. Eurico diz que Walter é suspeito. Arlete diz que alguém está querendo incriminar Walter. Beatriz pergunta para Antônio se eles não a aceitarem na gangue, ela vai contar para a polícia sobre o álibi que eles usaram na morte de Lagarto. Manu diz que ela tem que pichar um muro perto da delegacia. Andressa é pega como refém no reformatório. Demoro diz para Lincon largá-la. Demoro bate em Lincon. Andressa foge. Lincon dá uma facada em Demoro e é rendido pelos funcionários. Walter diz para Carolina que vai provar que Antônio é culpado e que Pedro está tentando acobertar o irmão. Tuquinha fica chocada com a notícia de que Walter pode ter falsificado a apólice de seguro da fábrica. Vilma se diverte com Tomás, rindo do desespero de Walter. Vilma diz que é a hora de Tomás consolar Carolina.
Docinho conversa com Roberto, que reclama que ela está atrasada. Andressa conta o que aconteceu no reformatório. Docinho fica preocupada. Roberto diz para Docinho que quer se casar com Andressa. Margareth e Gildete combinam de descobrir quem é o amor secreto de Roberto. Andressa diz para Demoro que o diretor colocou Lincon na solitária. Andressa diz que pode ajudá-lo, mas precisa conhecer a família dele. Demoro diz que não tem família. Tomás consola Carolina. Guga combina com Vivi e Cintia de ir a cachoeira. Guga diz que vai escondido de Vilma. Cintia diz para Vivi que quer se perder com Guga na reserva para beijá-lo. Vivi diz para Cintia voltar antes do anoitecer. Vilma conta para Dionísio que Walter falsificou o laudo e é o culpado. Beatriz chega para pichar o muro. Antonio tira fotos de Beatriz pichando. O segurança vê a gangue e corre atrás deles. Beatriz tropeça e cai. Antonio pára para ajudar. Beatriz e Antônio se escondem. Ivonete conta para Pedro que Dionísio encontrou a mãe dela e que Tuquinha ficou mal a notícia.
Ivonete diz que Lourdes foi presa por homicídio. Vilma chega à cabana de Miguel diz que eles têm que comemorar porque agora existem provas concretas de que Walter colocou fogo na fábrica. Miguel pergunta se foi Vilma que colocou fogo na fábrica. Ela confirma. Miguel pega Vilma pelos braços e diz que ela é doente. Ela diz que colocou fogo na fábrica para esconder os desvios que ela e Tomás fizeram na fábrica. Ele chama Vilma de ladra. Pedro diz para Carolina que eles não podem deixar as acusações contra Walter interferir no namoro deles. Ivonete vai até a casa de Tomás e diz que quer mais provas contra Walter para vingar a morte de Wallace. Beatriz chega e Tomás muda o discurso na frente de Ivonete dizendo que não acredita na culpa de Walter. Ivonete não entende nada e sai chorando. Beatriz diz para Tomás que ele foi duro demais. Lipe obriga a Isabel a fazer fotos sensuais. Ela não aceita e pede para ir embora. Ele diz que se ela contar para alguém, vai se arrepender. A mãe de Lipe aparece e pergunta por que Isabel saiu correndo. Manu fala para Marreta que desconfia que Antônio matou o pai dela. Walter vai até a pensão de Tuquinha. Furiosa ela pergunta se foi por dinheiro que ele colocou fogo na fábrica e matou Wallace.
Capítulo 38, 20 de agosto de 2008 – Walter diz para Tuquinha que nunca na vida dele deixou que o dinheiro fosse mais importante que as pessoas. Ele jura que não colocou fogo na fábrica. Manu pressiona Marreta, que diz que não sabe se Antonio matou seu pai. Marreta diz que ama Manu. Ela diz que é só amiga dele. Vivi, Cintia e Guga passeiam pela reserva. Cintia quer a atenção de Guga, mas ele só olha para Vivi. Pedro diz para Arlete que ama Carolina. Arlete diz que não dúvida do amor dele, mas inconscientemente ele está tentando incriminar Walter para livrar Antônio. Carolina diz para Beatriz que tem medo de Pedro não aguentar a pressão. Beatriz diz para Carolina que Ivonete foi na casa dela falar com Tomás. Beatriz diz que Tomás defendeu Walter. Tomás vai atrás de Ivonete e pede desculpas pelo que ele fez na frente de Beatriz. Ela diz que ele a tratou como um vira-lata. Tomás diz que ama Ivonete e vai fazer tudo para provar que Walter é o culpado pelo incêndio. Guga pergunta para Cintia onde está Vivi. Cintia segura no braço de Guga e diz que eles vão até a cachoeira. Um cliente tenta invadir a casa de Andressa. Docinho a protege. Cintia beija Guga ele diz que está apaixonado por Vivi.
Dionísio procura Tuquinha para falar sobre Lourdes. Guga diz para Vivi que eles estão perdidos. Brito diz para Ricardo que estava com ciúmes dele porque achava que ele tinha um caso com Rose. Guilherme procura Michele na produtora. Ela não aceita falar com ele. Cintia liga para Vivi e diz que ela e Guga estão perdidos na mata. Vivi conta para Pedro que Guga e Cintia estão sozinhos na mata. Pedro avisa Eurico, que chama Cazé e Júnior para resgatarem Guga e Vivi. Cintia conta para Guga que queria se perder com Guga para ficar com ele. Guga se irrita. Dionísio conta para Vilma que Guga está perdido na mata. Gildete e Margareth seguem Roberto no carro do Brito. Pedro, Cazé, Eurico e Júnior chegam até a casa de Miguel. Cintia dá de cara com um caçador. Eurico escorrega. Junior o segura e tira o pai do barranco. Vilma provoca Carolina dizendo que a situação de Walter é grave. Pedro chama Eurico pelo rádio e diz que encontrou Guga e Cintia. Eurico agradece. Junior fica com raiva da atenção de Eurico com Pedro. Pedro apresenta Miguel para Guga e Cintia. Guga fica empolgado em saber que Miguel mora em uma cabana na mata. André tem um sonho com Suelen e Carla. Ele sonha que está sendo torturado por elas, que usam roupas eróticas. André acorda assustado. Guga chega à casa de Pedro e pede desculpas para Vilma. Carolina tenta acalmar Vilma, que diz que vai internar Guga.
Capítulo 39, 21 de agosto de 2008 – Vilma diz que Guga vai para um colégio interno. Carolina defende Guga. Vivi assume a culpa. Vilma chama Vivi de marginal. Vilma e Pedro discutem. Suelen vê André bebendo água com muita vontade e diz que ele está com calor por causa da comida afrodisíaca de Ivonete. Suelen vai beijar André, mas Carla aparece. Catarina diz que o tempero de Ivonete é forte. Tuquinha diz que vai proibir Ivonete fazer comida afrodisíaca. Ivonete diz para Suelen que vai fazer um prato afrodisíaco para Pedro. Guilherme desabafa com Brito dizendo que pediu desculpas para Michele, mas que ela não aceitou. Brito sugere que Guilherme faça uma serenata para Michele. Vilma diz que Guga precisa ser internado. Guga diz que Vilma o odeia. Ela diz que Guga tem mania de perseguição. Tomás diz que o colégio interno vai ser uma boa para Guga. Beatriz discute com Vilma e diz que ela nunca deu amor para os filhos. Walter diz à Arlete que o namoro de Carolina com Pedro foi a pior coisa que aconteceu na vida dele. Antônio diz que Beatriz tem fibra e por ele ela está na gangue. Marreta diz que tem mais duas provas para ela ser aceita. Manu diz que a próxima prova será um racha entre ela e Beatriz.
Miriam verifica a temperatura de Lipe com o termômetro. Ele chama a mãe de burra e ela não entende porque Lipe é tão mal educado com ela. Miriam diz para Lipe que se o pai dele tivesse vivo ele não seria mal educado. Lipe diz que graças a Deus o pai dele morreu, porque o pai abusava dele. Miriam sai do quarto chorando. Vivi pede para Carolina falar para Pedro diminuir o castigo dela. Guga diz à Darlene que vai fugir de casa e que é melhor que ela não chame ninguém. Guga foge. Carolina diz para Walter que ele tem mania de perseguição com Pedro. Eles discutem. Diego escuta Beatriz falar que vai tirar um racha com Manu. Diego conta para Tomás. Tomás diz que vai chamar a polícia para dar um susto em Beatriz. Guga chega à cabana de Miguel e conta que ele fugiu de casa porque Vilma quer colocá-lo em um colégio interno. Brito diz para Margareth que achava que Roberto era gay. Gildete diz que Roberto não é gay, porque tem uma amante secreta. Chumbinho diz para Demoro que ele terá que fazer alguns favores para entrar na turma dele ou vai apanhar todos os dias no reformatório. Andressa diz para Docinho que tem que ir para o reformatório, porque está preocupada com Demoro. Roberto lembra que Demoro é amigo de Carolina. Vilma vai à casa de Pedro à procura de Guga e diz que vai chamar a polícia.
Pedro manda Vilma ir embora. Ela aceita, mas diz que vai fazer a família dele pagar por se meter com os parentes dela. Tomás diz para Carolina que Beatriz está envolvida com a gangue do ferro-velho. Ele a convida para almoçar em Tinguá e ela aceita. Tomás liga para Ivonete e diz para ela arranjar um jeito de levar Pedro flagrar Tomás e Carolina juntos. Tomás diz que ama Ivonete, mas tem que casar com Carolina. Ivonete vai até a casa de Pedro e o chama para almoçar em um restaurante. Pedro hesita, mas acaba cedendo. Miguel deixa Guga sozinho e liga para Vilma. Ele diz que está com Guga. Miguel diz que Guga é um bom menino. Vilma diz que vai buscar Guga. Miguel diz para ela não ir. Carolina e Tomás chegam ao restaurante. Tomás diz que ainda ama muito Carolina. Ela diz que está namorando Pedro. Tomás diz que espera o quanto for necessário para ficar com ela. Tomás e Ivonete se entreolham. Andressa encontra Demoro desmaiado no reformatório. Demoro diz que o diretor o mandou limpar o dormitório e o banheiro. Vilma chega gritando na cabana de Miguel. Miguel diz que não vai deixar Guga ir embora. Vilma diz que vai chamar a polícia e denunciá-lo. Tomás conversa com Carolina sobre Beatriz. Tomás faz um gesto para Ivonete e ela dá um beijo em Pedro. Tomás diz para Carolina que Pedro está no restaurante. Carolina se virá e vê Ivonete beijando Pedro.
Capítulo 40, 22 de agosto de 2008 – Carolina vai na direção da mesa de Pedro e Ivonete. Tomás sorri. Pedro está se livrando do beijo de Ivonete quando Carolina chega. Carolina diz que jamais cairia em um ‘planinho’ tão ingênuo. Ela pergunta para Tomás se ele estava metido no ‘plano’. Tomás nega. Pedro sai com Carolina e manda Ivonete os respeitar. Vilma manda Miguel entregar Guga ou ela o entregará para a polícia. Miguel propõe um acordo: que Vilma deixe Guga com ele por alguns dias e, logo em seguida, ele voltará para casa. Vilma beija Miguel e aceita o acordo. Docinho termina de passar a blusa de Roberto, que pergunta o que pode fazer para Andrezza casar com ele. Vilma pergunta se Suelen conseguiu localizar Tomás, que não atende o telefone porque está com Ivonete. Pedro e Carolina estão se beijando quando Vivi bate na porta e pergunta pela bombinha de Rafa. Pedro corre para atender Rafa. Eurico confirma para Junior que acredita que os incêndios são planejados por um piromaníaco. Rafa melhora. Leo entrega um ramalhete de flores para Michele. Ela lê o cartão e devolve para Leo, já que foram enviadas por Guilherme.
Marreta diz para Antonio que é melhor confessar para Manu que matou o pai dela. Marreta pergunta para Antonio onde está o corpo. Antonio quase vai falar, mas Manu aparece e diz que a mãe cortou sua mesada. Michele pergunta para Beatriz se ela vai levar adiante o projeto do programa de culinária com Brito. Gildete e Margareth se escondem para que Roberto não as veja. Roberto sai do prédio. Margareth enrolam o porteiro e chegam ao apartamento 601. Docinho atende a porta. Gildete olha incrédula. Margareth pergunta se Docinho conhece um homem chamado Roberto. Docinho diz que sim e que Roberto é maravilhoso. Margareth vai começar a falar quando Gildete tapa sua boca. Margareth chora. Docinho não entende nada. Vilma conta para Tomás que Guga fugiu de casa, mas que ela já descobriu que ele está com Miguel. Ela avisa que vai resolver a situação e que Tomás não deve se meter. Chumbinho diz que Lincon foi liberado e vai voltar para o dormitório. Demorô avisa que não traiu Lincon. Roberto diz à Carolina que Demorô se meteu com um bandido e tentou assaltar uma senhora. Carolina não acredita. Lincon tenta bater em Demorô, mas Chumbinho lhe dá um soco. Os outros internos também partem pra cima de Lincon. Demorô tenta apartar a briga e acaba apanhando também. O diretor aparece e avisa que eles ficarão trancados no dormitório. Carolina vai ao reformatório.
Walter diz para Tomás que jamais colocaria fogo na fábrica e que torce para Carolina voltar para ele. Andressa pede para o diretor isolar Demorô dos outros internos. O diretor diz que não pode dar tratamento diferenciado para ninguém. Zuleika pede desculpas para Lipe por Isabel não ter terminado a sessão de fotos. Lipe mostra uma pulseira que comprou para Isabel. Zuleika garante que vai convencer Isabel a terminar de fazer as fotos. Margareth conversa com Brito sobre Roberto. Gildete diz para Arlete que vai contar pra todo mundo sobre Docinho e Roberto. Lipe diz à Isabel que ficou feliz em saber que ela não revelou o ‘segredo’ deles. Lipe pega a mão de Isabel. Miriam abre a porta na hora e fica chocada. Isabel corre. Miriam diz que Lipe é um monstro e parte para bater nele. Lipe diz que puxou ao pai. Só que ele gosta de meninas e não de menino. Miriam sente uma forte dor no peito e cai no chão. Lipe socorre Miriam, que está morta. Cazé e Guilherme se preparam para a serenata. Michele joga as flores que recebeu de Guilherme na cabeça dele. Guilherme diz que a ama. Michele grita um sonoro ‘Não!!!!!’ para os apelos de Guilherme. Ela desequilibra e acaba pendurada. Guilherme fica desesperado. Manu diz para Pedro que Antônio pode ter se metido em um assassinato.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 41 a 50 de Chamas da Vida!

