Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Carinha de Anjo (mexicana)”, exibida pelo SBT em 2001/2002.
Capítulo 16, 26 de julho de 2001 – O Sr. Rômulo finalmente permite que Domênica se case com Leonel. O padre Gabriel celebra o casamento. Estefânia conta para Dulce Maria que seu pai ainda não decidiu quando vai se casar com Nicole. A menina fica muito feliz com a notícia. Estefânia pergunta para a irmã Cecília se a notícia também a deixa feliz. Visivelmente nervosa, Cecília não se atreve a responder. Luciano começa a se questionar se realmente ama Nicole. Nicole se preocupa com o futuro pois ninguém da família Lários gosta dela. Angélica sugere a Dulce Maria que faça biscoitos de nozes para o pai assim como ela costumava fazer. Nicole conhece o Doutor Jones, simpatiza com ele e já pensa em começar um relacionamento com ele.
Fabiano apresenta Samantha para Luciano e os dois saem para dançar. Estefânia mente para Dulce Maria e diz que seu pai saiu com um amigo. Cristovão informa ao Luciano que seu amigo, Heitor, envolveu a empresa em fraudes e agora eles estão à beira da falência. Luciano coloca Estefânia ao para da situação da empresa. Dulce Maria ouve a conversa e imediatamente procura a Madre Superiora para pedir a ela que lhe arrume um trabalho. A religiosa tenta convencer a menina a esquecer a ideia de trabalhar e se dedicar mais aos estudos. Mas a teimosia da menina é maior e ela decide vender sua cadelinha de estimação, Fadinha, para conseguir algum dinheiro e ajudar seu pai a solucionar seus problemas financeiros.
Capítulo 17, 27 de julho de 2001 – Dulce Maria tenta penhorar a cadelinha e se decepciona ao perceber que não poderá fazê-lo. Estefânia conta para as irmãs o problema financeiro que a família atravessa e pede que não contem nada para Dulce Maria. Dulce Maria decide vender sua bonecas para conseguir algum dinheiro e ajudar seu pai. Cristovão não consegue fazer um empréstimo. Os amigos de Luciano se recusam a ajudá-lo. Dulce Maria consegue vender as bonecas para as gêmeas. Depois de chorar muito para entregar suas bonecas de estimação, Dulce Maria dá ao pai o dinheiro que conseguiu e Luciano fica comovido com o gesto da filha. Carolina, a mãe das gêmeas, fica sabendo o que Dulce Maria fez para ajudar o pai e pede às filhas que devolvam as bonecas. A polícia finalmente consegue encontrar Heitor e os problemas de Luciano terminam.
Nicole envia um fax para Luciano e ele fica feliz ao recebê-lo. Dulce Maria fica triste ao ver que seu pai e Nicole podem se reconciliar. Nicole começa a sair com o Doutor Jones . Samantha convida Luciano para uma festa. Dulce Maria desconfia que seu pai saiu com uma mulher e fica aborrecida. Estefânia mente mais uma vez para a menina e garante que Luciano foi jogar cartas com alguns amigos. Luciano começa a se preocupar com o ciúme da filha . Estefânia diz ao primo que na realidade ele não está apaixonado pela Nicole. Luciano não concorda. Dulce Maria desconfia que seu pai tem mais uma namorada. Ela diz para as irmãs que seu pai é um mentiroso e conta quais são suas suspeitas. A notícia pega irmã Cecília de surpresa e ela desmaia.
Capítulo 18, 28 de julho de 2001 – Luciano passa as noites de sábado se divertindo com seus amigos. Dulce Maria sente ciúme e não gosta de Samantha, da nova amiga de seu pai. Ela comenta com as irmãs Cecília e Fabiana que seu pai tem uma nova namorada. As duas ficam aborrecidas com a notícia e a irmã Fabiana bola um plano para atrapalhar as saídas de Luciano e aconselha Dulce Maria a fingir uma forte dor de estômago quando seu pai estiver pronto para sair no sábado à noite. A irmã Cecília pede a Dulce Maria que não ponha em prática o plano da irmã Fabiana, mas a menina está decidida a atrapalhar qualquer romance que seu pai possa ter. No sábado à noite, Dulce Maria exagera na comida e depois vai para a cama fingindo uma forte de estômago.
Luciano se assusta ao ver a filha passando mal e chama o médico pois acredita que ela está com uma crise de apendicite. Depois de examinar a menina, o médico diz que ela não tem nada. Luciano fica furioso com mais essa travessura de Dulce Maria mas tenta explicar para a menina que ele é um homem sem compromisso e livre para sair com seus amigos e amigas. A irmã Cecília pede perdão a Deus por ter cometido o pecado de se apaixonar. Luciano vai até o colégio se queixar com a Madre Superiora sobre o comportamento das irmãs Cecília e Fabiana. Depois pede a irmã Cecília que vá até sua casa e lá, diante de todos, pergunta a ela porque seus compromissos nas noites de sábado a incomodam tanto. Cecília fica muito nervosa e começa a chorar.
Capítulo 19, 30 de julho de 2001 – Dulce Maria está muito preocupada porque a irmã Cecília resolveu deixar o colégio A irmã Fabiana se sente culpada pelo que está acontecendo. A Madre Superiora está chateada com o comportamento de sua subordinada. Ela proíbe irmã Cecília de ver Dulce Maria fora da sala de aula e decide transferir a noviça para outro colégio O padre e Gabriel sabe que não é amor o que seu irmão sente por Nicole e decide contar que irmã Cecília está apaixonada por ele. Luciano agora compreende a reação da religiosa e se sente culpado por ela estar sendo transferida para outro colégio. Dulce Maria foge do colégio e vai para casa acusar o pai pela saída da irmã Cecília. Ela diz ao pai que gostaria que irmã Cecília ocupasse o lugar de sua mãe e pede a ele que se case com a religiosa. Nicole está chateada porque há mais de um mês que Luciano não entra em contato com ela. A irmã Cecília se despede das alunas. Cristovão diz ao Luciano que suas reações indicam que ele está se apaixonando pela irmã Cecília.
Capítulo 20, 31 de julho de 2001 – Luciano se sente culpado por ter pressionado a Madre Superiora a afastar irmã Cecília de Dulce Maria. Agora que terá que deixar o colégio, irmã Cecília admite que sim, se apaixonou pelo pai de Dulce Maria. Dulce Maria está muito triste porque irmã Cecília terá que deixar a escola e pede a Angélica que converse com Deus para que evite a saída dela da escola. Luciano anda mal humorado com todas as coisas que lhe aconteceram desde que Nicole deixou o país. Irmã Cecília vai até o quarto das meninas para se despedir de Dulce Maria. A menina a abraça e pede a ela que não vá embora. Luciano decide ir até o colégio para se despedir de irmã Cecília e, durante a conversa ele acaba falando de seus sentimentos em relação à ela. Cecília tenta mudar de assunto mas, quando ele chega mais perto para se despedir, ela desmaia e acaba caindo em seus braços. Cecília não passa bem e Dulce Maria fica muito chateada porque não permitem que ela vá visitar sua melhor amiga. A Madre Superiora começa a suspeitar da repentina depressão da irmã Cecília. Dulce Maria decide falar com Deus e pedir a ele que a deixe visitar irmã Cecília A menina entra às escondidas no quarto da religiosa e, quando está conversando com ela ouve a voz da Madre Superiora. Dulce Maria se assusta e não sabe onde se esconder.
Capítulo 21, 1 de agosto de 2001 – Dulce Maria se assusta ao ouvir a voz da Madre Superiora e se esconde debaixo da cama. Mas as coisas se complicam para a menina quando a religiosa decide passar a noite ao lado de irmã Cecília. Dulce Maria é obrigada a passar a noite no quarto da freira e debaixo da cama. As irmãs Fabiana e Carolina vão até o quarto das meninas e encontram a cama de Dulce Maria vazia. A irmã Fabiana decide avisar o pai da menina antes de informar a Madre Superiora sobre o desaparecimento de Dulce Maria. Bárbara acorda as outras meninas e diz que Dulce Maria desapareceu. Elas decidem procurá-la no quartinho dos fundos onde Dulce Maria costuma passar muitas horas.
As freiras procuram Dulce Maria por todo o colégio mas nem sinal da menina. Além de dizer à Madre Superiora que Dulce Maria desapareceu, as irmãs também contam que todas as meninas sumiram do quarto. Luciano chega ao colégio e Cecília diz a ele que sua decisão de separá-la de Dulce Maria deixou as duas muito tristes Dulce Maria está desesperada com a ideia de se separar da irmã Cecília e confidencia à sua mãe que se a freira for transferida ela fará de tudo para ser expulsa do colégio e assim poder se matricular na escola onde Cecilia for trabalhar. Luciano percebe que o amor que une Cecília e Dulce Maria é forte demais para separá-las. Ele conversa com a Madre Superiora e pede a ela que não transfira a irmã Cecília pois se ela voltar a adoecer, Dulce Maria jamais o perdoará.
Capítulo 22, 2 de agosto de 2001 – Dulce Maria está decidida a fazer qualquer coisa para ser expulsa do colégio e assim poder acompanhar a irmã Cecília. A Madre Superiora decide não transferir irmã Cecília e pede ao Luciano que não apareça no colégio. Dulce Maria pergunta ao Pascoal como funciona o formigueiro e o leva para dentro da sala de música. Irmã Fabiana dá a Cecília a notícia de que não precisará deixar o colégio. A Madre Superiora pergunta ao Luciano quais são seus planos de casamento, mas se esquiva da resposta. Uma grande confusão invade o colégio quando uma cortina de fumaça começa a sair da sala de música. Todos acreditam que um incêndio acaba de começar e Dulce Maria acredita que depois dessa travessura será expulsa do colégio. A menina jura que fez a fogueira com a intenção de matar as formigas. A irmã Fabiana coloca mel e formigas na sala para que todos acreditem na história da menina. Estefânia, Cecília e Dulce Maria confessam a verdade para o Luciano, que fica furioso e castiga as três. Angelica aconselha a filha a escrever uma carta ao pai, assim como ela fazia para se reconciliar com o marido. Luciano fica muito surpreso ao ler a carta.
Capítulo 23, 3 de agosto de 2001 – Luciano se sente culpado por ter castigado a filha e para se reconciliar com ela decide levá-la para dormir na cama dele. Luciano leva Dulce Maria e Estefânia para um passeio no parque e diz para a prima que sua filha é a coisa mais importante da sua vida. Reconciliado com Dulce Maria, agora Luciano enfrenta um problema na empresa. Sua secretário acaba de apresentar sua demissão e ele precisa encontrar uma substituta o mais rápido possível. Dulce Maria conta para as irmãs Cecília e Fabiana que seu pai está procurando uma nova secretária. A irmã Fabiana diz que tem uma prima que poderia ocupar esse cargo. Dulce Maria fala com Estefânia sobre Verônica, a prima da irmã Fabiana e pede a ela que peça ao seu pai que lhe dê o emprego.
Luciano fica furioso com a intromissão de Dulce Maria e da irmã Fabiana e diz que a agência de emprego está encarregada de conseguir a secretária. Dulce Maria não se dá por vencida e acaba convencendo o pai a empregar Verônica. Ela demonstra ser muito eficiente e acaba sendo contratada por Luciano. Joel, amigo de infância de Luciano, volta ao país e decide visitá-lo. Ao chegar na casa de Luciano ele conhece Estefânia e fica impressionado com ela. Joel pede ao Luciano que o convide para jantar para que possa conhecer melhor a Estefânia. Dulce Maria comenta com o pai que na escola andam dizendo que ele é um mal patrão porque paga um salário miserável para a Verônica. Luciano fica furioso com o comentário.
Capítulo 24, 4 de agosto de 2001 – Verônica está feliz com o novo emprego e fascinada com o charme do chefe. A irmã Fabiana previne a prima para que tome cuidado com o mal humor do Sr. Lários. A irmã percebe o interesse de Verônica e fica com ciúme. Dulce Maria percebe que Joel está apaixonado por Estefânia e decide dar uma mãozinha para que os dois se conheçam melhor. Ela garante ao rapaz que vai conseguir que Estefânia aceite um convite para dançar e, é claro, que ninguém pode resistir a um pedido de uma garotinha tão especial. Luciano comenta com o amigo, Joel, que sua filha sempre viveu em um colégio interno para não atrapalhar a vida de Estefânia e nada mudará quando se casar. Luciano tem uma séria discussão com Verônica e a demite do emprego. Joel se oferece para dar um emprego para Verônica mas Luciano não permite. Estefânia tenta reverter a situação e aconselha Verônica a ligar para o seu primo, mas ela não quer se rebaixar e espera que ele telefone para se desculpar. Estefânia, Joel e Dulce Maria se unem para resolver o problema e dão um jeito para que os dois se encontrem. Luciano se surpreende ao vê-la.
Capítulo 25, 6 de agosto de 2001 – Ao ver Verônica em sua casa, Luciano percebe que alguém preparou uma armadilha para os dois se encontrarem. Joel está muito entusiasmado com Estefânia e a convida para sair. Nicole volta de viagem e aparece, sem avisar, na casa da família Lários. Todos se surpreendem ao vê-la.
Capítulo 26, 7 de agosto de 2001 – Luciano, Estefânia e Dulce Maria voltam para casa. Luciano e Nicole rompem mais uma vez o compromisso. Joel, Estefânia e Luciano percebem que Dulce Maria saiu de casa e saem à sua procura. Verônica pergunta para a irmã Cecília se ela já se apaixonou. Luciano encontra Dulce Maria e ajuda Meire financeiramente.
Capítulo 27, 8 de agosto de 2001 – Dulce Maria sente dores de estômago, mas Luciano acha que é uma das armações da filha. Ele sai com uma amiga e a menina passa a noite com dor. Estefânia assusta ao ver a menina com febre. O médico diz que ela está com crise de apendicite. Estefânia tenta avisar o primo, mas o celular está desligado.
Capítulo 28, 9 de agosto de 2001 – Dulce Maria tem que ser operada imediatamente. Ninguém consegue localizar o pai. Estefânia e o padre Gabriel autorizam a cirurgia. Luciano se sente culpado. Dulce Maria pede à Madre Superiora que deixe Trocadinho engraxar os sapatos de todas as meninas e freiras do colégio.
Capítulo 29, 10 de agosto de 2001 – A Madre diz que o regulamento pede que as próprias internas se encarreguem dessa tarefa. Luciano compra móveis para Meire e abre uma poupança para Trocadinho. Joel confessa a Esperança que ama Estefânia. Dulce Maria descobre que o pai está com problemas financeiros e pede a Verônica o endereço do Chacal.
Capítulo 30, 11 de agosto de 2001 – Irmã Fabiana dá a Dulce Maria o endereço do Chacal. Chacal vai até a casa da família Lários e diz a Luciano que prorrogou o prazo para o pagamento da dívida. Luciano agradece, e Chacal pede que ele agradeça à sua filha, pois foi ela quem o convenceu a lhe dar mais uma chance.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Carinha de Anjo (mexicana)!