Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 76 a 90 da novela “Camaleões”, exibida pelo SBT em 2010/2011.
Capítulo 76, 07 de fevereiro de 2011 – Pedro justifica seu nervosismo dizendo que se preocupa com a saúde de Damião, mas não convence Valentina. Ricardo fica furioso ao descobrir que Patrício mentiu sobre suas notas. Francisca diz a Pedro que aceita seu convite para jantar. Já no restaurante, comenta com ele que Damião está fora de perigo e estranha a reação do professor. Bruno comenta com a tia que há dias não consegue dormir. Ela decide dobrar a dose do remédio e diz ao marido que precisam gravar todas as reações e delírios do sobrinho para que o médico finalmente o declare mentalmente incapaz e finalmente possam dispor de sua herança. Periquito adverte Pedro que se algum dia for traído por ele, vai entregá-lo para a polícia como o autor do disparo contra Damião. Augusto, intrigado com o comportamento de Francisca, decide segui-la para saber se ela tem um amante. Bruno foge de casa e vai ao colégio. Rosa e Ronaldo levam Bruno até Leônidas e dizem que ele teve um ataque. Francisca e Pedro jantam juntos.
- Veja também:
- Resumo da novela Camaleões
- Resumo das novelas
Capítulo 77, 08 de fevereiro de 2011 – Periquito tenta fugir, mas é ferido gravemente, durante a perseguição, por um policial. Augusto informa Francisca sobre o ocorrido e Pedro não consegue esconder seu nervosismo ao ficar sabendo que o bandido foi ferido na cabeça. O “Amo” coloca Sebastião e Valentina à prova para saber até onde eles tem coragem de chegar, descobre que os dois se amam e percebe que esse sentimento que une os dois jovens põe seu plano em risco. Leônidas leva Bruno para casa e explica aos tios as condições em que ele chegou ao colégio. O “Amo” faz com que Sebastião saia da casa, diz a Valentina que os dois não podem se apaixonar, lembra que estão sob serviço e ameaça prejudicar Pedro e o pai de Sebastião se insistirem em viver uma paixão. Pedro tenta beijar Francisca e leva uma bofetada. Pedro, assustado, diz a Valentina que atirou contra o pai de Betina, mas jura que foi por acidente e culpa Periquito pelo que aconteceu. Furiosa, Valentina chama Pedro de irresponsável, mas decide ajudá-lo para não prejudicar Sebastião e seu pai. Sebastião insiste com Valentina para que ela diga o que conversou como “Amo”. Gravemente ferido, Periquito diz a Augusto que quem atirou foi Pedro.
Capítulo 78, 09 de fevereiro de 2011 – Periquito entrega Pedro para Augusto e afirma que ele se fingiu de morto para fugir da prisão. O marginal está a ponto de dizer onde ele trabalha, mas não resiste aos ferimentos. Sebastião confidencia ao pai que tem medo que o “Amo” seduza Valentina e diz que está disposto a matá-lo se fizer isso. Valentina conta a Sebastião que Pedro está envolvido no assalto ao pai de Betina e diz que entregou a ele todas as suas economias para que possa fugir. Gabriela recrimina Ricardo por ter dito a Patrício que ele é o culpado pela morte da mãe. Augusto manda exumar o corpo de Pedro Ricalde, comprova que o caixão está vazio e desconfia que o marginal é cúmplice do camaleão. Leônidas, Sebastião e Valentina preparam uma armadilha para Frederico e com isso provam para Solange que Ulisses não é dedo duro e tudo não passou de um plano de Eusébio Portilho. Solange se culpa por ter se unido aos outros e desconfiado de Ulisses. Francisca concorda em fazer aulas de dança com Pedro, mas exige que ele seja respeitoso. Todos os alunos ouvem a gravação onde Frederico e Eusébio planejam acusar Ulisses injustamente. Augusto, furioso, insulta Eusébio e chama o serviçal de incompetente. Solange pede perdão a Ulisses que afirma que jamais a perdoará.
Capítulo 79, 10 de fevereiro de 2011 – Francisca diz a Solange que sentiu muito orgulho dela, por ter colocado a gravação para que todos pudessem saber a verdade e assim livrar Ulisses de todas as injustiças de que foi vítima no São Bartolomeu. Leônidas conta para Valentina e Sebastião que Periquito, antes de morrer, contou a Augusto que seu cúmplice era Pedro Ricalde e afirma que o policial já mandou exumar o corpo e descobriu que o túmulo está vazio. Augusto manda chamar Valentina e pede a ela que faça um esforço de memória e tente lembrar dos colegas da foto, pois Pedro Ricalde está vivo e é cúmplice do camaleão. Solange volta a pedir perdão a Ulisses e suplica que lhe dê outra oportunidade. Ulisses afirma que a ama muito, mas não consegue confiar nela. Para ir às aulas de dança com o professor Pedro, Francisca mente para Augusto e diz que tem consulta com um psicólogo. Augusto tem uma conversa séria com Eusébio, diz que está cansado de sua incompetência e que ele ficará subordinado a Agatha. Depois orienta a coordenadora e exige que ela seja com Eusébio tão rigorosa quanto é com os alunos do colégio. Lúcio e Frederico descobrem que Ulisses está trabalhando e vão até lá para infernizá-lo. Furiosa, Valentina chama Pedro de covarde por ter disparado contra o pai de Betina.
Capítulo 80, 11 de fevereiro de 2011 – Valentina, furiosa por ter descoberto que Pedro atirou contra o pai de Betina, põe um ponto final no namoro e ameaça matá-lo se ele fizer algo contra Sebastião. Augusto localiza o falso Pedro Ricalde nos Estados Unidos e está extraditando o rapaz para interrogá-lo. O “Amo” informa Sebastião e Valentina e ordena que o matem, pois caso contrário, Pedro e Armando pagarão com a vida. Francisca pede a Solange que esqueça a promessa que fez e procure Ulisses. Frederico, Patrício e Lúcio provocam Ulisses e a confusão acaba em briga. Sebastião e Valentina dizem a Leônidas que não tem coragem de matar o falso Pedro Ricalde, por isso pretendem sequestrá-lo e depois entregá-lo ao “Amo”. Augusto fica furioso ao saber que perdeu a sub-secretaria, pois era a única chance de capturar o camaleão. Francisca diz a Lupita que não consegue deixar de pensar em Pedro e confessa que deu esperanças ao rapaz. Augusto apoia Patrício a provocar Ulisses e chamá-lo para briga.
Capítulo 81, 14 de fevereiro de 2011 – Disfarçados de anciões, Sebastião e Valentina chegam ao aeroporto e conseguem levar o falso Pedro Ricalde. Valentina dispara contra Augusto um dardo com tranquilizante. Ele reage e atira contra Sebastião, que só não perde a vida porque está usando um colete à prova de balas. Valentina e Sebastião entregam o falso Pedro Ricalde aos homens do camaleão e são elogiados pelo “Amo”. Sabrina incentiva Mercedes a conquistar Ulisses. Betina, Bruno e Ronaldo mostram a Ulisses a gravação do fantasma que fizeram no porão do colégio. Augusto recebe a visita do General e fica sabendo que sua promoção só acontecerá se ele conseguir capturar o camaleão. Patrício desafia Ulisses, marca encontro em uma fábrica abandonada, diz que a briga só terminará quando um dos dois for para o hospital e que o perdedor terá que deixar o colégio. Pedro beija Francisca e os dois estão prestes a serem flagrados por Eusébio Portilho.
Capítulo 82, 15 de fevereiro de 2011 – O camaleão ataca novamente e deixa Augusto furioso. O “Amo” recrimina Sebastião e Valentina por terem agido por conta própria e se preocupa quando os dois afirmam que não fizeram nada. Sebastião entrega a Valentina um anel que pertenceu a sua mãe e diz que guardou a joia para entregá-la à mulher de sua vida. Os dois se abraçam emocionados. Francisca confessa a Lupita que se sente atraída pelo professor, Pedro. José Inácio leva os filhos pequenos para conhecer a irmã, mas Mercedes despreza a todos. Ulisses aconselha Solange a contar a verdade a Patrício sobre a real situação financeira de seu pai. Solange segue o conselho, mas Patrício não acredita que seu pai tenha mentido sobre o processo. Fazendo-se passar pelo camaleão, Sebastião telefona para Augusto e dá pistas de onde poderá encontrar o ladrão que se fez passar por ele. Patrício pressiona o pai a lhe dizer a verdade sobre o processo.
Capítulo 83, 16 de fevereiro de 2011 – Ricardo finalmente admite para Patrício que perdeu a causa e se justifica dizendo que mentiu para protegê-lo. A reação violenta do filho deixa Ricardo preocupado e Gabriela tenta tranquilizá-lo. Augusto consegue capturar o falso camaleão e não perde a chance de se promover convocando uma coletiva de imprensa. Sebastião e Valentina ficam furiosos com as mentiras de Augusto durante a entrevista. Augusto interroga o homem que capturou e oferece a ele uma pena branda se em troca confirmar à imprensa quem é o camaleão. Gabriela critica Ricardo pela maneira áspera com que tem tratado seu filho e o aconselha a pedir perdão a ele. Mercedes convida Ulisses para ir até sua casa com intenção de seduzi-lo. O “Amo” fica furioso com Sebastião e Valentina por terem entregado a Augusto o falso Pedro Ricalde afirma que ele usará o fato para conseguir a subsecretaria e ordena que os dois façam alguma coisa para frustrar seus planos. Patrício perdoa o pai com a condição de que nunca mais volte a mentir, a tia está como testemunha. Mercedes passa mal e Ulisses se assusta.
Capítulo 84, 17 de fevereiro de 2011 – Mercedes se irrita por não conseguir seduzir Ulisses. Solange liga para Ulisses e fica com ciúmes ao saber que ele está na casa de Mercedes. Ágatha conta para Augusto que o professor Pedro levou uma prostituta para sua casa. Um policial encontra Bruno caído na calçada e diante de explicação desconexa decide acompanhá-lo até sua casa. Ágatha e Eusébio confirmam a Augusto que Pedro estava mesmo com uma mulher e descrevem os pertences dela. Solange ouve a conversa e lembra que sua mãe usava esses acessórios na noite anterior. Solange exige que Patrício cancele a briga marcada com Ulisses. O General diz a Augusto que, agora que capturou o camaleão, precisa recuperar os quadros roubados para que sua vitória seja completa. O camaleão diz a Sebastião e Valentina que já tem um plano para evitar a promoção de Augusto e ordena aos dois que, disfarçados, entrem no carro que dará a eles as instruções. Intrigada, Solange segue a mãe e flagra Francisca e Pedro se beijando.
Capítulo 85, 18 de fevereiro de 2011 – Patrício diz a Augusto que Solange exigiu que ele cancele a briga com Ulisses. Furioso, ele responde que se a briga não acontecer terá que expulsá-lo pessoalmente do colégio. Chocada com o que acaba de presenciar, Solange procura Ulisses e se decepciona ao encontrá-lo com Mercedes. Ao ver a filha tão deprimida, Francisca tenta saber o que aconteceu, mas Solange não tem coragem de dizer à mãe que a viu aos beijos com o professor Pedro. Certo de que Valentina era a mulher que estava com Pedro, Augusto adverte o professor e diz que de agora em diante vai vigiar seus passos. Patrício, seguindo as instruções de Augusto, faz com que Ulisses entre no seu jogo e não cancele a briga. Francisca diz a Lupita que para fugir da tentação vai se entregar por completo ao marido, e tentar esquecer o professor Pedro. A jornalista Irene, em um furo de reportagem, dá a notícia de que o camaleão está vivo e diz que Augusto terá que se explicar para seus superiores. Furioso, Augusto leva a jornalista para um lugar deserto e dispara contra ela à queima roupa. Augusto diz a Eusébio que a jornalista foi morta pelo camaleão e ordena que enterre o corpo.
Capítulo 86, 21 de fevereiro de 2011 – Furioso, o General diz a Augusto que a entrevista expôs todos ao ridículo e o camaleão continua livre. Augusto garante que a entrevista é uma farsa e que o camaleão está preso. Inconformada, Solange conta a Valentina que viu sua mãe beijando o professor Pedro e que agora tem certeza que a mulher que Eusébio viu entrando na casa do professor era sua mãe. Valentina pede a Solange que não comente nada com seu pai e promete investigar. Patrício mente para Solange, diz que Ulisses se recusou a cancelar a briga e ainda o ofendeu. Augusto pressiona o preso a assinar uma declaração firmando que é o camaleão. Depois convoca uma coletiva de imprensa para dizer que a entrevista veiculada é uma farsa e que o camaleão está atrás das grades. Solange critica Ulisses por não querer cancelar a briga e pergunta se ele mantém um relacionamento íntimo com Mercedes. Furiosa, Valentina critica Pedro por se envolver com a mulher de um policial e diz que sua atitude pode prejudicar a todos. Bruno tem uma visão e comenta com Ronaldo que mataram a jornalista. Pedro volta a convidar Francisca para jantar, mas ela não aceita e deixa claro que só terão um relacionamento profissional.
Capítulo 87, 22 de fevereiro de 2011 – Bruno comenta com Ulisses que teve mais uma de suas visões e viu Irene morta. Mercedes vai à casa do pai e insulta Manuela. Ricardo pede perdão ao filho por ter mentido sobre o processo. Patrício perdoa o pai e diz que está disposto a trabalhar para que possam superar a crise financeira. Augusto convida para jantar, tenta reconquistá-la e propõe que façam uma viagem de férias. Solange encontra o professor Pedro diante de sua casa e o questiona. Sabrina e Mercedes estão cada vez mais dependentes do uso de drogas e são flagradas por Ulisses. Augusto convida Francisca para ir até sua casa e está convencido de que conseguirá seduzi-la.
Capítulo 88, 23 de fevereiro de 2011 – Francisca diz a Augusto que não está preparada para estar com ele e pede que tenha paciência. Ulisses desconfia que Mercedes está metida em problemas. Augusto fica furioso quando Vitório comunica que o Secretário não acredita que o homem preso seja o camaleão. A promoção de Augusto é cancelada até que tudo fique esclarecido. Completamente bêbado, Augusto tenta violentar Francisca, que para se defender o atinge com um golpe na cabeça. Solange se assusta ao ver o pai ensanguentado e fica revoltada quando ele diz que foi sua mãe. Ulisses pressiona Mercedes a dizer se é usuária de drogas e fala sobre os perigos que está correndo. Augusto finge arrependimento e pede a Francisca que o perdoe. O General dá ordens a Augusto para que encontre a jornalista viva ou morta e, caso esteja morta, capture seu assassino. Do contrário não poderá fazer nada pela sua promoção. Solange, ao pensar que Ulisses lhe escreveu uma carta de amor, lhe dá um beijo. Mas depois descobre que Patrício é o autor da carta.
Capítulo 89, 24 de fevereiro de 2011 – Sebastião fica furioso ao saber que Valentina vai jantar com Augusto. Valentina tenta convencê-lo que só aceitou o convite para tentar descobrir alguma coisa sobre o paradeiro da jornalista. Valentina pede para Sebastião ficar por perto para defendê-la, caso Augusto tente alguma coisa. Nestor e Norma estão preocupados porque o medicamento que Bruno está tomando não está surtindo o efeito desejado. Augusto pede a Ricardo que convença Patrício a levar adiante a briga marcada com Ulisses, pois precisa de um motivo para expulsá-lo do colégio. Pedro entra no quarto de Francisca e pede a ela que, olhando em seus olhos, diga que não quer voltar a vê-lo.
Capítulo 90, 25 de fevereiro de 2011 – Francisca tenta ganhar a confiança de Solange e conta o motivo de sua depressão. Perturbado, Eusébio diz a Augusto que viu o fantasma de Roberto e que ele voltou para se vingar do que lhe fizeram há três anos. Pedro continua assediando Francisca. Valentina tenta por um ponto final ao jantar, mas Augusto investe contra ela e tenta beijá-la. Sebastião entra em cena para salvar Valentina das garras de Augusto. Depois conta a Valentina a conversa entre Eusébio e Augusto. Agatha surpreende Francisca e Pedro se beijando e não sabe como contar a Augusto. Leônidas, Sebastião e Valentina estão convencidos de que o camaleão matou a jornalista. Francisca diz a Augusto que quer o divórcio e pede que saia de sua casa.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 105 de Camaleões!

