Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 46 a 60 da novela “Camaleões”, exibida pelo SBT em 2010/2011.
Capítulo 46, 27 de dezembro de 2010 – Francisca flagra Pedro dentro de seu guarda-roupa e exige uma explicação. Valentina não consegue controlar o ciúmes que sente por Carmem e está a ponto de pregar uma peça na rival. Inconformada, Mercedes confessa a Lorena que preferia não saber da vida dupla de seu pai, pois agora que descobriu que a felicidade e harmonia de sua família nunca passou de uma farsa, não sabe como lidar com a situação. Sebastião e Valentina ouvem uma conversa entre Augusto, Efrain e Vitório e descobrem que os três estão envolvidos em negócios duvidosos. Valentina comenta com Sebastião que o “Amo” vai gostar muito de saber o que eles descobriram. Durante a apresentação do tenor, Valentina e Sebastião trocam olhares. Pedro percebe e decide comprar uma arma para assassiná-los. Carmem insiste em reconquistar Sebastião. Solange comenta com Betina que tem certeza que Ulisses está saindo com outra garota. Magoada, ela diz que Ulisses não passa de um mulherengo e não acredita que ele seja gay. Ulisses ouve a conversa e exige que Solange lhe dê uma explicação.
- Veja também:
- Resumo da novela Camaleões
- Resumo das novelas
Capítulo 47, 28 de dezembro de 2010 – Furioso, Ulisses critica a atitude de Solange e diz que se ela tiver alguma dúvida em relação a sexualidade dele é melhor perguntar ao invés de fazer fofoca. Pedro, convencido de que existe algo entre Sebastião e Valentina, comenta com um amigo que vai matá-los. O amigo não acredita em tal possibilidade, e lembra Pedro que se fosse verdade Valentina não teria feito de tudo para tirá-lo da prisão. Pedro é aconselhado a pensar bem no que vai fazer. No final da festa, Carmem completamente embriagada, pede a Sebastião que passe a noite com ela. Solange comenta com Betina e Rosa sobre o mal entendido com Ulisses. As amigas a aconselham a procurá-lo para explicar o que realmente aconteceu. Mercedes, inconsolável, conta para Ulisses o que acaba de descobrir sobre seu pai e diz que não sabe como sua mãe reagirá quando souber de tudo. Enquanto isso, José Inácio e Manuela estão angustiados porque a filha está prestes a ser operada do coração. Mercedes é carinhosa com Ulisses e tenta beijá-lo. Ele, delicadamente, a afasta e diz que os dois só podem ser bons amigos. Valentina questiona Sebastião por ter passado a noite na casa de Carmem e ele jura que não aconteceu nada entre eles. Pedro vasculha a casa de Sebastião e Valentina para tentar encontrar alguma prova da infidelidade da namorada. Mercedes decide enfrentar o pai e o encontra abraçado com Manuela. Os dois estão felizes com o sucesso da cirurgia.
Capítulo 48, 29 de dezembro de 2010 – Mercedes surpreende o pai abraçado com a amante e lhe dá uma bofetada. Solange, feliz, diz ao pai que o viu abraçado com sua mãe e os dois estavam muito românticos. Augusto diz à filha que ela e Francisca são os dois amores de sua vida, e pretende reatar o casamento para que possam viver juntos. Pedro comenta com Periquito que desistiu de matar Sebastião e Valentina porque descobriu onde vão roubar e pretende denunciá-los à polícia. Solange conversa com Ulisses, jura que nunca pensou que ele era gay e diz que ficou magoada por que acreditou que ele tinha outra namorada. Ela pede perdão e os dois trocam juras de amor, mas logo depois discutem quando Ulisses acusa Augusto de ter ordenado que Eusébio fizesse a fofoca. Mercedes sofre uma grande decepção ao descobrir que sua mãe sabia da vida dupla do marido e diz que não quer voltar a vê-los. Solange comenta com o pai que Eusébio insinuou a Ulisses que, por ordem sua, estava investigando sua vida. Furioso, Augusto ameaça demitir Eusébio se voltar a comentar suas ordens. Evangelina e José Inácio discutem e Mercedes dá uma bofetada na mãe. Para cumprir as ordens do “Amo”, Sebastião se vê obrigado a saltar de um prédio, mas o medo o impede. Valentina tenta convencê-lo e em troca promete fazer amor com ele como se fosse noite de núpcias.
Capítulo 49, 30 de dezembro de 2010 – O “Amo” parabeniza Valentina e Sebastião pelo desempenho. José Inácio tenta explicar à filha sua vida dupla, pede perdão. Mercedes diz que jamais perdoará nenhum dos dois e exige que o pai compre um apartamento para que possa viver sozinha. Augusto é informado sobre o roubo ao Museu e o segurança lhe entrega o camaleão de cerâmica deixado pelo ladrão. Sebastião diz a Valentina que os dois têm um assunto pendente. Valentina comenta com Leônidas que fez uma promessa a Sebastião, mas não pensou que ele fosse cobrá-la e se diz decepcionada ao perceber que todos os homens são iguais e não dão nenhuma importância aos sentimentos. Leônidas diz a Valentina que esse é um bom momento para descobrir se Sebastião realmente a ama. Valentina fica enciumada ao ver Carmem sair de sua casa, diz a Sebastião que vai cumprir o que prometeu, mas deixa claro que é por obrigação, pois não sente nada por ele. Evangelina pressiona José Inácio a escolher com qual de suas famílias quer viver. Ele responde que não pode escolher e Evangelina exige que ele deixe a casa imediatamente. Augusto ordena a seus homens que consigam todas as informações que puderem sobre Valentina Jaguaribe.
Capítulo 50, 31 de dezembro de 2010 – Solange se desculpa com a mãe por ter sido grossa e diz que não está acostumada que se interesse por seus problemas e quando o faz não sabe como reagir. Sebastião prepara o ambiente romântico para passar uma noite de amor com Valentina. Patrício diz a Frederico e Lúcio que tem um plano para roubar o gabarito da prova bimestral. Mercedes chama a mãe de hipócrita por aceitar a vida dupla de seu pai e avisa que passará a viver sozinha. Solange convence a mãe a aceitar o convite de Augusto para jantar e ele, galante, lembra que é seu aniversário. Augusto aproveita para lhe pedir perdão e jura que está arrependido. Augusto beija Francisca e pede a ela que não assine o divórcio, pede outra oportunidade. Augusto diz a Francisca que se aceitá-lo de volta terá a seu lado um homem fiel. Sebastião e Valentina despertam. Ela diz que passaram a noite juntos, mas não aconteceu nada entre eles. Ele, por sua vez, afirma que fizeram amor. Feliz, Solange comenta com Rosa que com certeza sua mãe vai perdoar seu pai e voltarão a ser uma família.
Capítulo 51, 03 de janeiro de 2011 – Sebastião diz a Valentina a noite mais feliz de sua vida – os dois fizeram amor. Cristina e Solange parabenizam Francisca pelo seu aniversário. Furioso, Eusébio diz a Agatha que Augusto o humilhou por causa do jardineiro e jura que vai se vingar. Augusto recrimina Leônidas por ter espalhado no colégio que Ulisses é gay, diz que por sua causa sua filha o odeia. Ele dá 24h para Leônidas ir embora. Leônidas finge que está chorando e suplica a Augusto que o deixe ficar. Leônidas conta a Sebastião e Valentina o que acaba de acontecer, pede aos dois que convençam Augusto a perdoá-lo, pois se tiver que deixar o colégio terá que denunciá-los. Pedro planeja assaltar uma agência de automóveis e colocar a culpa em Sebastião e Valentina. Como agente secreto, Leônidas diz a Efrain que tem provas para colocá-lo na cadeia, mas lhe oferece impunidade se ajudá-lo a conseguir provas contra Augusto. Valentina se surpreende quando Augusto pergunta o que sabe sobre Pedro Canto.
Capítulo 52, 04 de janeiro de 2011 – Valentina se recupera do susto e diz a Augusto que há muito tempo não tem contato com Pedro Canto e aproveita a conversa para pedir a ele que não demita o jardineiro. Augusto, em troca do favor, pede a Valentina que jante com ele. Valentina, preocupada, conta a Sebastião o que Augusto sabe sobre Pedro. Sebastião conta a Leônidas que Valentina conseguiu convencer Augusto e, em troca, pede a ele que desapareça com as fotos de Pedro dos arquivos da polícia. Ele promete fazer o que for possível. Augusto mostra a Valentina a foto que mandaram da prisão e diz que Pedro morreu faz pouco tempo.
Capítulo 53, 05 de janeiro de 2011 – Valentina se tranquiliza ao ver que a foto não é de Pedro. Depois comenta o assunto com Sebastião e diz que está intrigada, pois Leônidas afirma que não foi ele quem substituiu a foto. Efrain entrega aos agentes de Leônidas a mala com o dinheiro que recebeu de Augusto. Francisca e Augusto recriminam Solange por ter se embriagado. Chorando, ela diz aos pais que bebeu por causa do divórcio que eles estão prestes a assinar. Valentina e Sebastião são repreendidos pelo “Amo” por não terem comentado com ele que Pedro estava a ponto de ser desmascarado. Solange termina o namoro com Ulisses por ele desconfiar de seu pai. Solange recebe uma carta anônima dizendo que seu pai é um corrupto.
Capítulo 54, 06 de janeiro de 2011 – Solange fica perplexa ao ler a carta que afirma que seu pai é um policial corrupto, que está envolvido com a máfia e ainda ordenou que vigiassem ela e Ulisses. Pedro e Valentina saem juntos. Os dois são vigiados por Agatha, que os vê se beijando e fotografa. Mercedes continua muito deprimida, rasga suas fotos e corta o cabelo irregularmente. Bruno diz a Leônidas que é perseguido pela letra “R” e teve outra visão do porão. Sebastião coloca no livro de Carmem a carta que seu pai lhe deixou. Augusto descobre que Efrain fugiu com o dinheiro. Eusébio entrega a Augusto a foto de Valentina beijando Pedro. Augusto planeja se vingar dela durante o jantar. Roberto aparece na biblioteca e Lupita o vê.
Capítulo 55, 07 de janeiro de 2011 – Lupita conversa com o filho na biblioteca e Roberto relembra fatos da infância. Quando pergunta ao filho porque foi embora, ele desaparece. Ramon planeja matar Augusto. Mercedes chega bêbada ao colégio. Sebastião pede a Leônidas que coloque um microfone na roupa de Valentina para ouvir sua conversa com Augusto. Lupita conta a Ulisses que viu Roberto na biblioteca. Solange e Lorena visitam Mercedes. Valentina chega ao restaurante, do lado de fora estão os capangas de Ramon esperando para matar Augusto. Sebastião está na mesa ao lado, disfarçado de árabe, ouve a conversa, se irrita com o assédio de Augusto a Valentina e propõe a ela que seja sua assistente pessoal. Valentina sugere que ele contrate outra pessoa, mas Augusto insiste e diz que além de ganhar mais não teria que suportar Sebastião. Valentina percebe que está com um microfone. Augusto convida Valentina para tomar café em sua casa e dispensa os seguranças. Ao sair, os capangas de Ramon disparam contra ele e Sebastião tenta desarmá-los.
Capítulo 56, 10 de janeiro de 2011 – Augusto sofre um atentado e é salvo por Sebastião, que está no restaurante disfarçado de árabe. Mas Augusto afirma para a jornalista que o camaleão mandou um homem disfarçado de árabe para matá-lo. Sebastião tenta explicar a Valentina que só queria protegê-la. Chorando, ela abraça Sebastião e diz que se não fosse por ele agora estaria morta. Os dois se abraçam e se beijam. O “Amo”, furioso, exige uma explicação de Sebastião e Valentina. Solange e seus amigos fazem plantão em frente ao Instituto Pedagógico para protestar contra uma prova aplicada em duplicidade. A polícia chega e usa de força para conter os alunos. Augusto fica furioso e demite os policiais. Os alunos são fortemente castigados por Francisca. Solange tenta explicar que foram vítimas da truculência dos policiais e Augusto diz a ex-mulher que ela foi muito dura com os jovens. Francisca diz que agiu em nome da reputação do colégio.
Capítulo 57, 11 de janeiro de 2011 – Francisca acusa Augusto de manipulá-la para que não assine o divórcio. Sebastião fica furioso quando Valentina o acusa de ter feito a foto dela e Pedro se beijando. Evangelina diz a José Inácio que jamais permitirá que Mercedes conviva com sua outra família. Sebastião e Valentina encontram um vídeo do atentado contra Augusto e entregam a fita a Leônidas. Solange pede para mãe que não assine o divórcio. Francisca, diante do juiz, diz a Augusto que vai lhe dar outra oportunidade. Feliz com a decisão da mãe, Solange promete ser uma boa filha e diz que não voltará a sair com Ulisses.
Capítulo 58, 12 de janeiro de 2011 – Augusto comemora sua nomeação para um cargo importante graças a decisão de Francisca de não assinar o divórcio. Solange, chorando, conta a Valentina que desistiu de Ulisses para agradar sua mãe. Leônidas fica muito exaltado ao saber que Francisca não assinou o divórcio e a atitude dele surpreende Sebastião e Valentina. Eusébio afirma para Augusto que não existe nada entre Valentina e Pedro Canto. Augusto comenta com seus seguranças que alguém enviou um bilhete anônimo para sua filha relatando sua atividades ilícitas. Silvana liga para Sebastião e Valentina fica furiosa.
Capítulo 59, 13 de janeiro de 2011 – Valentina atende o celular e diz a Silvana que ela e Sebastião estão casados e têm cinco filhos. Solange fica indignada quando Patrício propõe a ela que roubem as provas. Depois de exibir o vídeo, a jornalista é capturada e chantageada por Augusto. Ulisses procura Solange e diz que não suporta viver longe dela. Solange lembra da promessa que fez para sua mãe e diz a Ulisses que já não sente nada por ele. José Inácio se despede da filha e sai de casa. Sebastião e Valentina, mascarados e ajudados por Leônidas, mostram a Irene o verdadeiro vídeo do atentado sofrido por Augusto. Patrício, Frederico e Lúcio voltam a pressionar Solange a ajudá-los a roubar as provas.
Capítulo 60, 14 de janeiro de 2011 – Ricardo encontra Solange bêbada e diz a ela que vai chamar seu pai. O homem mascarado se passa por camaleão e diz a Irene que vai lhe mostrar o verdadeiro vídeo do atentado. Augusto, ao ficar sabendo do suposto sequestro da jornalista, diz a Vitório que deu a ela um chaveiro com um chip para poder localizá-la e, imediatamente, dá ordens a seus agentes para que a encontrem. José Inácio diz a Manuel que vai viver com ela e seus filhos e, emocionado, admite que vai sentir muita falta de sua filha Mercedes. Leônidas consegue fugir com Sebastião e Valentina, e comenta com eles que conseguiu pegar as gravações da jornalista. Francisca, furiosa, diz a Solange que foi em vão seu sacrifício de não assinar o divórcio, já que ela não consegue cumprir o que prometeu. O “Amo” diz a Sebastião e Valentina que fizeram um bom trabalho. Irene encontra vídeo com a gravação do atentado e é chantageada por Augusto. Francisca diz a Augusto que, pelo bem de Solange, chegou o momento de voltar a viver juntos.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 75 de Camaleões!