Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 131 a 135 da novela “Café com Aroma de Mulher”, exibida pelo SBT em 2001 e reprisada em 2005 e 2014.
Capítulo 131, 23 de julho de 2014 – Ivan depõe e demonstra muito nervosismo diante da juíza. La Torre começa a interrogá-lo e pergunta como conseguiu financiamento para montar sua Torrefação em Miami. Ivan se enrola e não responde. Para surpresa de todos os presentes na audiência, Márcia chega e La Torre a chama para depor. Lucrécia volta ao apartamento apenas para pegar suas coisas. La Torre faz perguntas sobre o tempo em que Márcia viveu com Ivan em Miami. Ela conta que ouviu uma discussão entre Ivan e Lucrécia, na qual ela dizia que iria entregá-lo à polícia, pois seu primo não poderia pagar pelos seus erros. Márcia também conta que presenciou uma briga entre Ivan e Bernardo e eles falaram sobre exportações fictícias.
La Torre chama Lucrécia para depor. Márcia diz que têm em seu poder todos os documentos que estavam arquivados no computador de Ivan Vallejo e entrega os disquetes para a juíza. Ivan diz a Sebastião que fará de tudo para que Gaivota seja intimada a depor para que ela também vá para a cadeia. Ivan está extremamente nervoso com a situação, pois se a justiça comparar o balanço que ele apresentou com as informações contidas nos disquetes ficará comprovado que ele falsificou os documentos.
Ivan é informado pela empregada que Lucrécia está no apartamento arrumando suas coisas. Ivan pede para a empregada convencer Lucrécia a atender ao telefone, pois os dois precisam conversar. Lucrécia decide atender ao telefone. Ivan tenta explicar que foi vítima de uma armadilha e propõe a ela que se unam para que possam se livrar, definitivamente, de Márcia. Francisco é informado, pelo Doutor La Torre, que Márcia foi ouvida em audiência e seu depoimento deixou Ivan numa situação muito complicada. Ivan chega em casa e não encontra a esposa. Lucrécia vai até a casa de Márcia e exige que a rival lhe diga o que quer com Ivan.
Capítulo 132, 24 de julho de 2014 – Márcia não esconde o jogo, conta tudo que houve entre eles e acaba mostrando a fita que gravou contendo todas as conversas que teve com Ivan. No hospital, Ivan comenta com a mãe que Lucrécia saiu de casa e ninguém sabe para onde foi. Francisco pergunta ao filho que provas são essas que a Márcia tem e que podem incriminá-lo. Ivan mente e diz que Márcia e La Torre se uniram para livrar Sebastião da cadeia.
Bernardo fica muito nervoso quando descobre que Ivan já sabia que Manuel seria preso e não lhe disse nada. Ivan vai visitar a avó, mas Cecília o reconhece e expulsa o neto do quarto. Ivan fica chocado com a atitude da avó. Ângela vê o filho triste e tenta consolá-lo. Bernardo fica muito deprimido ao ver o estado de sua avó e jura que tudo que fez na empresa, foi somente para ajudar sua mãe e seu irmão. Bernardo pergunta para a avó o que precisa fazer para que ela se sinta melhor. Cecília tenta dizer que quer ver Sebastião livre. Márcia mostra para Lucrécia as passagens que Ivan comprou para que os dois viajassem juntos. Ela diz que Ivan não gosta de ninguém e a única coisa que ele quer é um útero para poder ter todo o dinheiro da família Vallejo.
Márcia conta que Ângela sempre aprovou o casamento dela com Ivan. Lucrécia não acredita e garante que a sogra sempre esteve do seu lado. Márcia mostra a prova da falsidade de Ângela. Em Londres, Gaivota participa de sua primeira reunião e sai arrasada, pois não obteve o sucesso que esperava. O Doutor Salinas aproveita o momento e vai até seu apartamento para tentar consolá-la. Márcia mostra para Lucrécia o convite que Ângela mandou fazer para seu casamento com Ivan e afirma que toda a família era contra o casamento, menos Ângela. Márcia diz a Lucrécia que ela foi intimada a depor na próxima audiência. Nesse momento toca o telefone é o Ivan. Lucrécia pega todos os documentos que comprovam a traição de Ângela e vai embora.
Capítulo 133, 25 de julho de 2014 – Na audiência, Márcia avisa o Doutor La Torre que tem algo muito importante para dizer à juíza. Ivan começa a depor e tenta se defender dizendo que Márcia está muito magoada, porque ele a largou poucos dias antes do casamento e, por isso, quis depor contra ele. Ele afirma que não sabe nada sobre os disquetes e acusa Márcia e o Doutor La Torre de prepararem essa armadilha para incriminá-lo. Lucrécia chega ao tribunal. Ivan fica nervoso ao vê-la e tenta convencer a esposa a não depor contra ele.
Lucrécia se irrita com atitude do marido. Márcia começa a depor, afirma que Ivan ligou diversas vezes pedindo os disquetes e entrega para a juíza a fita onde estão gravadas as conversas que teve com ele. Lucrécia depõe e confirma tudo que Márcia disse em seu depoimento. Em Londres, Gaivota desconfia que os Vallejo estejam envolvidos com as exportações fictícias de café. Lucrécia diz que o marido fazia exportações fictícias para conseguir dinheiro para sua torrefação em Miami e afirma que ele usou Sebastião para cometer esse crime.
O depoimento de Lucrécia inocenta Sebastião, Carolina e Bernardo, mas acaba incriminando Ivan e apontando Perez, Manuel e Ângela como seus cúmplices. Ângela, inconformada com o depoimento de Lucrécia, decide se retirar do tribunal. Mas Francisco, que está ao seu lado, não permite que ela vá embora, pois o futuro do filho está sendo decidido naquele momento. Depois dos depoimentos de Márcia e Lucrécia, Ivan volta a ser interrogado e tenta se defender das acusações. Ivan revida as acusações e diz que elas são mulheres deprimidas, pois ambas foram abandonadas por ele. Ivan também jura desconhecer o conteúdo dos disquetes que Márcia entregou à justiça e afirma que tudo não passa de uma armadilha contra ele.
Capítulo 134, 28 de julho de 2014 – Manuel depõe novamente e confirma tudo o que disse na promotoria. La Torre aproveita a oportunidade para dizer a Manuel que ele ficará preso por oito anos e que terá pagar todos os prejuízos da Café Export, pois Ivan já deu entrada em um processo contra ele. La Torre o aconselha a revelar o nome da pessoa que o obrigou a assinar os documentos, porque com certeza, sua pena será reduzida. Mesmo assim, Manuel não muda seu depoimento. Bernardo, inconformado com a situação de Manuel, decide depor. Ele assume a culpa e afirma que obrigou seu assistente a assinar os documentos autorizando as exportações fictícias. La Torre pergunta a Bernardo se ele ajudou a Café Export, gerenciada por Sebastião Vallejo ou ajudou o financiamento da torrefação de seu irmão.
Bernardo confessa que ajudou somente seu irmão e afirma que Sebastião e Carolina não estão envolvidos com as exportações fictícias. Bernardo isenta Sebastião e Carolina de qualquer envolvimento com as exportações fictícias e afirma que Reinaldo Perez era a pessoa responsável pela transação. Francisco fica muito nervoso com o depoimento do filho e se retira do tribunal. Angela se apavora com a ideia de que seus dois filhos podem ser presos. La Torre convence a juíza de que todas as pessoas que foram depor isentaram Sebastião e Carolina de qualquer suspeita. A juíza decide libertar Sebastião Vallejo e cancelar o depoimento que Carolina teria que prestar à justiça. O promotor pede para a juíza agilizar os processos de Bernardo e Ivan, pois eles poderão sair a qualquer momento do país. Ela decide expedir um mandado de prisão para os dois.
O advogado de Ivan Vallejo o aconselha a fugir do país, pois não há nada que possa ser feito para livrar ele e o irmão da prisão. No hospital, Marcela conta para Cecília que Sebastião está prestes a sair da prisão. Bernardo tenta explicar ao pai porque participou das exportações fictícias, mas Francisco se nega a ouvir, pois não existe justificativa para o que eles fizeram colocando o nome da família Vallejo numa situação vergonhosa. Ivan diz ao pai que pretende fugir do país, pois essa é a única forma de se livrar da cadeia. Francisco não concorda com a decisão do filho, pois se ele errou tem que pagar. Mesmo contra a vontade do pai, Ivan continua decidido a deixar o país e tenta convencer seu irmão a fugir junto com ele, mas Bernardo decide ficar com Manuel.
Capítulo 135, 29 de julho de 2014 – Marcela liga para Londres para contar a Gaivota tudo que aconteceu com Sebastião e o sacrifício que ele fez por ela. Marcela é informada pela secretária que Gaivota viajou a trabalho. Ela pergunta pelo Doutor Salinas e descobre que ele também viajou, mas não foi junto com ela. Marcela fica aliviada ao saber que os dois não estão juntos. Ivan vai até o apartamento para pegar suas malas e acaba se encontrando com Lucrécia. Ele pede perdão para a esposa e explica que tudo o que fez foi para recuperar os disquetes das mãos de Márcia. Lucrécia não aceita as desculpas do marido e deixa claro que não quer vê-lo nunca mais.
Ivan entra em desespero com a frieza da esposa e propõe a ela que os dois fujam juntos para recomeçar a vida em outro lugar. Nesse momento chegam os agentes e dão voz de prisão a Ivan Vallejo. No escritório de Bernardo acontece a mesma coisa. Angela tenta se desculpar com o marido, dizendo que tudo que foi para ajudar a empresa e os filhos. Francisco não aceita as desculpas da esposa, pois ele preferia ver a empresa falida do que seus filhos envolvidos em algo tão vergonhoso. Francisco recebe a notícia de que Ivan e Bernardo foram presos e se revolta ainda mais. Ele rompe seu casamento com Angela.
Duas semanas depois, Sebastião fica sabendo que Ivan, Bernardo e Manuel foram considerados culpados e que ele ganhará a liberdade. Antes de ir embora da prisão, Sebastião passa na cela e agradece Bernardo por tê-lo ajudado a provar sua inocência. Ele também fala com Ivan e promete ao primo que não entrará com nenhum processo contra ele, pois só o fato de estar atrás das grades fará com que pague por todas as suas maldades. Sebastião relembra o tempo que viveram juntos em Londres e quer saber onde eles erraram, pois sempre tiveram uma relação de irmãos. Ivan fica muito emocionado e acha que o testamento do avô acabou com a união da família e com a amizade que existia entre eles.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 136 a 139 de Café com Aroma de Mulher!

