Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 49 a 60 da novela “Cabocla”, exibida pela Globo em 2004.
Capítulo 49, 5 de julho de 2004 – Luís fica incomodado ao ver o quanto Tobias está magoado. Neco pergunta se Tomé quer voltar a trabalhar para seu pai, mas ele recusa. Emerenciana pede que Luís explique a Zuca que eles dois são diferentes demais. Bina teme pelo destino de Zuca. Tobias diz a Mariquinha que seu noivado com Zuca acabou e dá um beijo nela. Mariquinha percebe que Tobias está só querendo se consolar e vai embora muito perturbada. Tobias se arrepende do que fez. Emerenciana diz a Zuca que ela vai se magoar se continuar sonhando com Luís. O advogado vê Zuca chorando, mas ela se recusa a falar com ele. Zaqueu avisa a Neco que Tobias pode estar usando Mariquinha para se vingar de Justino. Tobias conta a Tomé que beijou Mariquinha. Ela confessa a Neco o que aconteceu e ele fica cego de ódio.
Capítulo 50, 6 de julho de 2004 – Neco não conta a Justino que Tobias beijou Mariquinha. Tomé manda Tobias se afastar de Mariquinha. Emerenciana pede que Luís deixe Zuca em paz. O advogado se declara para a cabocla. Tina diz para Tobias que Zuca não gosta dele, deixando-o furioso. Ritinha garante a Zuca que Luís nunca vai amá-la tanto quanto Tobias. Emerenciana pede que a cabocla siga sua cabeça e não seu coração. Boanerges volta de viagem e descobre que Emerenciana passou mal em sua ausência. Neco aconselha Mariquinha a se fazer de difícil para Tobias. Luís diz que quer conversar com Tobias, mas Zuca pede que ele espere. Ritinha vê Luís e Zuca se beijando. Tomé conta para Tina que vai partir em busca de Rosa. Tina finge que não se importa. Ritinha manda Zuca tomar cuidado com Luís. Mariquinha começa a dar aulas para os adultos. Tobias ouve Neco insultando Boanerges e o desafia para uma briga.
Capítulo 51, 7 de julho de 2004 – Tomé revela as intenções de Tobias a Luís. Neco conversa com os caboclos, que gostam cada vez mais dele. Zuca diz a Luís que sabe que ele não pode se casar com ela, mas ele garante que está apaixonado. Tina dá um beijo no rosto de Tomé, deixando-o perturbado. Justino encontra Boanerges, mas decide não enfrentá-lo. Tobias tenta conversar com Zuca, mas ela se recusa. Tina diz a Generosa que Tobias vai fazer uma bobagem por causa de Zuca. Boanerges se recusa a contar para Emerenciana onde Belinha está. Tobias tenta fazer Zuca dizer de quem ela está gostando, mas Luís chega na hora. O coronel pede para conversar com Zuca, Tobias e Luís juntos. Ele quer que Zuca diga na frente deles todos se ela está apaixonada por outro homem.
Capítulo 52, 8 de julho de 2004 – Zuca diz a Boanerges que não está apaixonada por ninguém. Os empregados de Boanerges compram fiado na venda de Zaqueu utilizando a conta de Justino. Boanerges manda Zuca de volta para a casa de seus pais, deixando-a furiosa. Luís e Zuca se beijam. Zuca diz para Bina que nunca mais vai voltar à casa de Boanerges. O coronel convida Tomé para trabalhar para ele de novo. Neco diz a Mariquinha que pretende ganhar o respeito de Boanerges. Emerenciana garante ao marido que ele não vai conseguir separar Belinha e Neco. Mariquinha diz a Tobias que Zuca não merece seu sofrimento dele. Boanerges diz a Zaqueu que seus empregados não precisam de Justino para comprar fiado. Luís confessa a Boanerges que está apaixonado por Zuca. Boanerges percebe que Justino está conseguindo conquistar os caboclos. Neco garante ao pai que sua estratégia está dando certo.
Capítulo 53, 9 de julho de 2004 – Mariquinha promete a si mesma que só vai ficar com Tobias no dia em que ele a amar. Neco diz a Luís que está querendo conscientizar o povo de seus direitos. Luís aconselha Boanerges a se aliar a Neco, mas ele se recusa. Tina diz que Rosa deve estar morta, deixando Generosa desesperada. Zé garante a Bina que vai tomar satisfações com Luís quando o vir. Emerenciana teme o que vai acontecer quando Tobias descobrir que Zuca está envolvida com outro. Luís e Boanerges levam Felício para lavrar a escritura de suas terras. Justino pega a escritura com Xexéu e avisa que ele mesmo vai dá-la a Felício. Edmundo revela a Joaquim que Pequetita apaixonou-se por ele. Justino aparece na casa de Boanerges ao lado de Xexéu, para surpresa de todos.
Capítulo 54, 10 de julho de 2004 – Justino entrega a escritura a Felício e o parabeniza. Macário avisa a Boanerges que Justino e Neco estão ganhando poder. Pequetita conta para Joaquim que encontrou o homem de seus sonhos, mas ele não a ama. Joaquim fica perturbado, mas não fala nada. Tomé se despede de Tina e sai para procurar Rosa. Emerenciana diz para Boanerges que teme que Zuca tenha feito alguma besteira com Luís. O advogado garante a Boanerges que não desrespeitou Zuca. Zaqueu afirma para Tina que Tomé é um bobo por preferir Rosa a ela. Boanerges ouve Neco dizendo aos caboclos que ele e Justino transformaram as eleições numa briga pessoal e que isso é ruim para o povo. Tina garante a Generosa que torce para que Tomé encontre Rosa. Generosa sente pena de Tina. Neco diz para os caboclos que Boanerges nunca fez muitas melhorias na região. O coronel fica furioso, mas acha melhor não interferir na conversa. Emerenciana se preocupa ao ver a raiva de Boanerges.
Capítulo 55, 12 de julho de 2004 – Justino fica furioso ao saber que Neco também estava falando mal dele. Emerenciana afirma para Boanerges que ele podia ter Neco como aliado se o deixasse namorar Belinha. Pequetita aparece com Belinha na casa de Joaquim e avisa que a tirou do convento. Joaquim decide avisar Boanerges de que Belinha está em sua casa. Luís afirma para Boanerges que Neco vai acabar conseguindo se eleger prefeito. Tobias pergunta a Chico se Zuca tem recebido alguma visita e ele garante que não. Pepa pede que Pequetita diga a Luís que ela tem uma surpresa para ele. Belinha fica espantada ao conhecer Pepa. Neco afirma para Mariquinha que ela deveria esquecer Tobias, deixando-a indignada. Edmundo aconselha Joaquim a se declarar para Pequetita. Justino se oferece para ajudar Felício a administrar suas terras. Edmundo teme que a surpresa que Pepa tem para Luís seja uma gravidez. Tobias chora por Zuca.
Capítulo 56, 13 de julho de 2004 – Tobias fica arrasado ao pensar em Zuca. Tomé parte em busca de Rosa. Tobias diz a Tina que Tomé vai voltar para ficar com ela. Justino pede que Neco o apoie nas eleições, mas ele responde que só se o pai colocar suas ideias em prática. Neco diz para Luís que vai fazer com que Boanerges o respeite. Luís passa mal, mas não deixa que Emerenciana chame um médico. Joaquim manda Belinha de volta para a casa de Boanerges. Tobias pede desculpas a Mariquinha por tê-la beijado. Justino manda Mariquinha se afastar de Tobias. Boanerges conversa com seus aliados políticos sobre os problemas que Neco tem causado. Joaquim se declara para Pequetita e ela o beija.
Capítulo 57, 14 de julho de 2004 – Edmundo sugere que Joaquim peça Pequetita em casamento. Zuca estranha que Luís não tente mais vê-la e fica triste. Luís conta a Emerenciana que pretende conversar com Tobias sobre Zuca. Emerenciana fica preocupada com as intenções de Luís em relação a Zuca. Justino paga seus empregados em dinheiro. Neco alerta Justino que eles precisam tomar cuidado com Boanerges. Bina diz a Zuca que Luís não veio vê-la porque não gosta dela de verdade. Luís teme que Zuca ache que ele desistiu de seu amor. Os aliados políticos de Boanerges pedem que ele se candidate a prefeito. Neco discursa para os caboclos a favor de Justino. Mariquinha fica revoltada com o irmão. Justino começa a fazer promessas para o povo, deixando Neco contrariado. Belinha chega na pousada de Zé e Bina. Justino diz para Xexéu que não vai cumprir todas as promessas que fez. Boanerges fica furioso ao saber que Justino lançou sua candidatura na venda, com o povo. Neco diz a Justino que ficará a seu lado apenas se ele cumprir suas promessas.
Capítulo 58, 15 de julho de 2004 – Tobias fala para Nastácio que só vai se acalmar quando acabar com o homem que lhe roubou Zuca. Belinha chega em casa. Belinha diz a Emerenciana que não vai voltar para o convento de jeito algum. Emerenciana manda a filha se esconder de Boanerges até que ela converse com ele. Neco provoca Boanerges, deixando-o furioso. Ritinha conta para Zuca que Luís estava doente. Luís diz para Boanerges que, se o coronel atacar Neco, o povo se voltará contra ele. Zuca fala para Emerenciana que Tobias não tem direito de controlá-la. Boanerges conta para Tobias que Zuca gosta mesmo de outro.
Capítulo 59, 16 de julho de 2004 – Luís decide revelar toda a verdade a Tobias. Tonho avisa Tobias que Felício está passando mal e ele vai embora sem ouvir o advogado. Justino tenta convencer Neco a andar armado, mas ele se recusa. Zuca diz para Luís que é ela quem vai falar com Tobias. Zaqueu conta para Neco que Belinha está de volta. Neco fica preocupado quando descobre que Felício pode ter sido vítima de uma emboscada. Generosa diz a Neco que Felício teve um problema de saúde. Zaqueu espalha para os caboclos que Felício foi atacado. Boanerges revela a seus adversários políticos que Neco está jogando o povo contra eles. Tomé volta para casa e fica desesperado ao saber que Felício está doente. Belinha pergunta a Zuca se ela tem certeza de que ela e Luís seriam felizes juntos. Zuca fica angustiada. Dr. Teles avisa a Tobias que Felício corre risco de vida. Boanerges teme que Tobias não vá aguentar saber a verdade sobre Luís e Zuca.
Capítulo 60, 17 de julho de 2004 – Neco e Belinha se falam de longe. Emerenciana ouve a voz de Neco, mas sua filha diz que não enviou recado algum para ele. Boanerges se prepara para dizer a Tobias que é de Luís que Zuca gosta, mas ao ver a raiva dele decide dizer que a cabocla se apaixonou por um viajante. Zuca fala para Luís que vai reatar seu noivado com Tobias e pede que ele a esqueça. Tomé manda Zaqueu parar de espalhar que Felício sofreu uma tocaia. Zuca diz para Generosa que quer o perdão de Tobias. Generosa fica contrariada. Mariquinha vê Zuca na casa de Tobias e decide tirá-lo da cabeça de uma vez por todas. Tobias continua desconfiado que Zuca está apaixonada por Luís. Zuca fala para Tobias que quer reatar o noivado. O peão pergunta se ela gosta de outro. Luís diz a Boanerges que não vai desistir de Zuca. Justino pede que o Vigário participe de uma reunião política em sua casa. Zuca fala para Tobias que o outro homem não passou de um sonho.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 72 de Cabocla!