Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 133 a 144 da novela “Cabocla”, exibida pela Globo em 2004.
Capítulo 133, 11 de outubro de 2004 – Justino pede para conversar com Mariquinha. Tobias diz a Justino que ele terá que ir em sua casa se quiser conversar com eles. Bina confessa para Chico que não se sente bem em relação ao casamento de Zuca e Luís. Chico convence Bina de que ela está apenas com medo de perder a filha. Zaqueu diz a Justino que ele está ganhando a antipatia do povo por causa de sua implicância com Tobias e que isso pode custar votos a Neco. Xexéu sugere que Boanerges faça santinhos com seu nome para distribuir para o povo. O Vigário fica horrorizado com a ideia, mas Boanerges gosta.
Belinha garante a Luís que vai esquecer Neco de qualquer jeito e aprender a amar seu futuro marido, mas ele não acredita. Justino diz a Pepa que não vai à casa de Tobias de jeito nenhum. Chico descobre que Luís está doente e conta para Zuca, que fica preocupada. Luís tosse e vê que seu lenço está manchado de sangue. Bina percebe que Zuca está chateada e não consegue descobrir por que. Macário começa a espalhar para o povo da cidade que Neco os despreza e só pensa nos caboclos. Zuca pede que Chico a ajude a pensar numa desculpa para ir até a fazenda de Boanerges. Mariquinha diz a Tobias que quer fazer as pazes com Justino e pede que ele vá com ela.
Capítulo 134, 12 de outubro de 2004 – Tobias se recusa a ir falar com Justino, mas garante a Mariquinha que ele vai acabar aceitando o casamento deles. Justino fala para Pepa que Tobias ainda gosta de Zuca e avisa que não vai perdoá-lo se ele fizer Mariquinha sofrer. Zaqueu comenta com Tobias que Luís está muito doente e pode morrer. Macário entrega uma carta de seu filho a Belinha, que a recebe sem muito entusiasmo. Zuca confessa para Bina que Luís está doente de novo e pede que ela a deixe ficar com ele na fazenda. Bina se recusa a deixar Zuca ficar perto de Luís, com medo de que ela também fique doente.
Tobias volta a pensar em Zuca. Mariquinha percebe que Tobias está distante. Zuca pede ajuda a Zé e Boanerges para convencer Bina a deixá-la ver Luís, mas eles preferem não se envolver. Macário diz a Xexéu que entregou a Belinha a carta que ele escreveu passando-se por seu filho. Ele conta que sue filho não quer saber de se casar, mas garante que dará um jeito nisso. Belinha fica encantada com a suposta carta de seu noivo. Tobias pergunta a Nastácio sobre Zuca. Neco ouve e teme que Tobias não tenha esquecido Zuca. Nastácio fala para Neco que o filho de Macário já conquistou Belinha com sua carta.
Capítulo 135, 13 de outubro de 2004 – Nastácio conta para Neco que Belinha adorou a carta que recebeu do filho de Macário. Neco fica preocupado com a possibilidade de Belinha se apaixonar pelo noivo. Generosa percebe que Tobias não está muito animado com o casamento e se dá conta de que ele ainda não esqueceu Zuca. Boanerges conta para Luís que Zuca está querendo ficar ao seu lado. Zuca fala para Bina que não pode viver sem Luís. Boanerges fica feliz ao saber que Belinha gostou da carta que recebeu do noivo. Neco fala para Justino que acha que Mariquinha vai fazer uma besteira casando com Tobias, pois ele ainda gosta de Zuca.
Justino ameaça matar Tobias. Tobias confessa para Mariquinha que tem pensado em Zuca. Belinha sonha que seu noivo é Neco. Tina aconselha Mariquinha a não desistir de Tobias. Generosa avisa Neco que Mariquinha vai ficar falada se não se casar com Tobias. Luís sugere que Belinha peça um retrato a seu noivo. Mariquinha diz a Neco que vai se casar com Tobias e fazer com que ele esqueça Zuca.
Capítulo 136, 14 de outubro de 2004 – Mariquinha e Tina se casam com Tobias e Tomé. Justino se recusa a ir ao casamento e fala para Neco que Mariquinha não é mais sua filha. Boanerges fica furioso por não ter sido convidado para o casamento de Tobias. Luís não sente melhora nenhuma depois de duas semanas de cama e começa a se desesperar. Emerenciana pergunta a Luís se não seria melhor que ele fosse para a Suíça se tratar. Bina e Zé decidem deixar que Zuca vá para a fazenda de Boanerges. Emerenciana fala para Boanerges que eles precisam avisar Joaquim sobre o estado de Luís, para que ele decida o que fazer.
Xexéu e Macário distribuem os santinhos para o povo durante a festa do casamento de Mariquinha. Neco vê e fica revoltado. Justino bebe e decide acabar com a festa. Belinha sonha com a próxima carta de seu noivo. Xexéu diz a Macário que não pode responder à carta enquanto não tiver um retrato do filho dele. Macário confessa que seu filho está se recusando a colaborar, mas garante que vai dobrá-lo. Boanerges descobre que Macário e Xexéu estão distribuindo seus santinhos e decide ir até a festa impedi-los. Justino diz a Boanerges que pretende matar Tobias e ameaça matá-lo também. Justino atira, mas não acerta Boanerges. Boanerges luta com Justino e o deixa desacordado. Ele leva Justino para a casa dele, mas encontra dois de seus capangas.
Capítulo 137, 15 de outubro de 2004 – Boanerges e Chico Bento ficam sob a mira dos capangas de Justino. Macário se chateia porque ninguém liga para os santinhos que distribuiu. Boanerges chega na festa. Neco ironiza a campanha do coronel e acalma Mariquinha. Chico conta os detalhes e Emerenciana quase desmaia. Pepa consola Justino, que diz ter perdido uma filha. Tobias reclama que Justino estragou a sua festa. Mariquinha diz que ninguém irá separá-los.
Boanerges avisa aos correligionários que vale tudo na campanha, menos violência. Justino fica furioso por ter sido atingido por Boanerges. Tomé chama Tina de Rosa e pede desculpas. Ela beija-o apaixonada. Luís não deixa que Zuca se aproxime muito e diz que ela não devia ter vindo. A cabocla insiste em cuidar dele porque é a sua noiva. Ele tira a aliança do dedo e avisa que ela está livre. Zuca diz que prefere tudo a ficar longe dele e Luís chora. O advogado pede que Boanerges avise o pai para vir buscá-lo e que leve Zuca embora. A cabocla não se conforma.
Capítulo 138, 16 de outubro de 2004 – Tina, Mariquinha, Tobias e Tomé acordam felizes. Zuca leva gemada para Luís, que pede que ela saia do quarto. A cabocla nem liga. Emerenciana comenta com Zuca que talvez Joaquim leve Luís para o exterior. Zuca diz que não se conformará. Maria pede que Zuca tome cuidado, mas ela garante que, se Luís morrer, ela morrerá também. Justino se recusa a conversar com Neco sobre Mariquinha. Bina chora, preocupada com a filha. Chico sugere a Zé que vá buscar Zuca e ele concorda. O delegado pergunta por Tobias e tranquiliza Tina. Boanerges comenta com Zé sobre o estado de Luís e duvida que Zuca saia do lado dele. Emerenciana tira Zuca do quarto. Belinha a consola.
Macário comenta com Boanerges que Tobias está livre da acusação. Neco faz um discurso contra os maus políticos na venda, mas garante que Boanerges é honesto, embora arcaico. Tobias se orgulha do cunhado. Neco comenta com Tobias que Luís está mal. Tomé garante a Neco que Tobias não pensa em Zuca e ama Mariquinha. Pequetita e Joaquim falam de seu casamento. Joaquim lê o telegrama de Boanerges e chora.
Capítulo 139, 18 de outubro de 2004 – Pequetita aconselha Edmundo a levar Joaquim para ver Luís o mais rápido possível. Chico comenta com Tobias que Zuca está na fazenda de Boanerges cuidando de Luís. Zuca diz a Emerenciana que não volta para casa enquanto Luís estiver ali. Ritinha descobre que seus pretendentes a estavam ignorando para fazê-la se decidir. Luís diz a Tobias que está indo embora e vai deixar Zuca livre para fazer o que quiser. Emerenciana percebe que Tobias ainda não esqueceu Zuca. Tobias garante a Tomé que só sentiu pena de Zuca, mas ele não acredita.
Luís tenta fazer com que Zuca se afaste dele, embora sofra com isso. Zuca diz a Emerenciana que Luís não está respeitando seu sofrimento. Mariquinha descobre que Tobias foi na fazenda e fica furiosa. Bina pergunta a Zé o que vai ser de Zuca depois que Luís for embora. Zuca garante a Chico que vai morrer se Luís nunca mais voltar. Joaquim e Edmundo chegam. Tina fica chocada ao ouvir Tobias dizer que gostaria de não ter se casado com Mariquinha, para ficar livre para Zuca. Luís diz a Zuca que está morrendo. Joaquim ouve.
Capítulo 140, 19 de outubro de 2004 – Luís fica espantado ao ver Joaquim e Edmundo. Edmundo diz a Luís que ele tem chance de se curar, mas terá que se cuidar bastante. Luís garante a Edmundo que o que mais quer na vida é ficar bom para poder se casar com Zuca. Joaquim fala para Emerenciana que culpa Zuca pela doença de Luís, mas ela garante que Zuca sempre fez questão de que Luís se cuidasse. Edmundo diz a Joaquim que quer levar Luís para o Rio para fazer exames mais detalhados. Zuca vai para o quarto de Luís sem que ninguém veja e passa a noite com ele. Boanerges leva Luís, Edmundo e Joaquim de carro até a estação. Zuca acompanha o carro e manda um último beijo para Luís.
Maria dá a Zuca a aliança de noivado que Luís esqueceu e ela coloca-a no dedo junto com a sua, como se fosse uma viúva. Zuca volta para casa e avisa Bina que não quer falar em Luís. Nastácio comenta com Tobias que a despedida de Luís e Zuca foi muito triste. Tobias diz a Mariquinha que ela não precisa ter ciúmes dele e eles acabam fazendo as pazes. Edmundo sugere a Joaquim que eles mandem Luís para sua casa de campo em Petrópolis. Pequetita se oferece para servir de enfermeira de Luís. Zuca chora pensando em Luís. Pequetita garante a Luís que tudo vai acabar bem.
Capítulo 141, 20 de outubro de 2004 – Boanerges treina seu último discurso antes da eleição. Neco incita os caboclos a invadirem o comício de Boanerges e ele não consegue terminar seu discurso. Luís descansa em Petrópolis, aos cuidados de Pequetita. Boanerges perde a eleição para Neco. Belinha dá as costas a Neco, que fica chateado com o desprezo dela apesar de sua vitória. Bina percebe que Zuca está estranha e acha que ela está ficando doente. Boanerges diz a Emerenciana que não quer encontrar Justino, pois não ia aguentar a cara de felicidade dele.
Capítulo 142, 21 de outubro de 2004 – Justino comemora a vitória de Neco com os caboclos. Xexéu deixa claro para Macário que vai passar para o lado de Justino de novo. Nastácio confessa que votou em Neco e Boanerges o manda embora da fazenda. Belinha garante a Ritinha que está com ódio de Neco. Neco convida seus aliados para ir cumprimentar Boanerges por ele ter perdido a eleição com dignidade. Emerenciana diz a Boanerges que é melhor que ele tenha saído da política, para poder levar uma vida mais sossegada. Boanerges não se conforma em ter perdido para Neco.
Neco cumprimenta Boanerges. Boanerges agradece o gesto de Neco, mas pede que ele se retire de sua propriedade. Neco vai embora, mas antes lança um longo olhar para Belinha. Belinha fica feliz com o gesto de Neco e acha que ele voltou a ser o mesmo. Ritinha avisa Belinha que ela não pode mais sonhar com Neco, pois está noiva de outro homem. Emerenciana pede que Boanerges deixe Nastácio ficar na fazenda, mas ele não muda de ideia de jeito nenhum. Um caboclo chamado Desidério provoca Tobias e admite que bateu em Felício. Tomé briga com ele, leva um tiro e morre.
Capítulo 143, 22 de outubro de 2004 – Pequetita garante a Luís que ele está melhorando, mas ele não acredita. Luís lê a notícia da morte de Tomé no jornal e fica muito chateado. O delegado prende Desidério e tenta fazer com que ele diga quem mandou que ele atacasse Felício. Desidério garante que falou aquilo só porque estava bêbado. Tina sofre muito pela morte de Tomé. Tobias se sente culpado, pois acha que ele é quem deveria ter brigado com Desidério. Xexéu confessa para Neco que foi ele quem escreveu todas as cartas de Gustavo para Belinha. Zuca espera por qualquer notícia de Luís. Zé mostra a Bina que Luís mandou uma carta para Zuca. Bina queima a carta.
Capítulo 144, 23 de outubro de 2004 – Zuca diz a Bina que vai morrer se não tiver nem a esperança de rever Luís. Zé fala para Bina que Zuca tem o direito de saber que Luís lhe mandou uma carta, mas Bina garante que é melhor que ela o esqueça de uma vez. Chico ouve tudo, mas decide não contar para Zuca. Emerenciana entrega uma carta de Gustavo a Belinha, mas ela não quer nem ler. Neco torce para que Belinha leia logo a carta que ela pensa ser de Gustavo. Justino se recusa a fazer as pazes com Mariquinha, pois acha que ela cometeu um erro ao se casar com Tobias. Tobias diz a Tina que gostaria de não estar casado com Mariquinha, para poder ficar com Zuca. Mariquinha ouve e vai embora da casa de Tobias. Pepa leva Mariquinha para a casa de Justino. Emerenciana começa a ler a carta de Gustavo para Belinha. Belinha percebe que a carta é de Neco e fica radiante. Justino diz a Pepa que não vai admitir que Mariquinha viva debaixo de seu teto, deixando-a furiosa. Tobias decide ir atrás de Zuca. Justino pede para conversar com Mariquinha.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 145 a 156 de Cabocla!

