Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 109 a 120 da novela “Cabocla”, exibida pela Globo em 2004.
Capítulo 109, 13 de setembro de 2004 – Mariquinha e Neco descobrem que Xexéu está jogando Justino contra Boanerges. Ritinha tenta convencer Belinha a fazer outra visita a Neco, mas ela se recusa. Nastácio fala para Zaqueu que vai embora da fazenda depois que aprender a ler. Luís se preocupa com Tobias. Boanerges diz a Emerenciana que vai estourar uma guerra na região. Zuca faz vigília ao lado de Tobias. Luís teme que a cabocla se arrependa de ter deixado o peão e decida voltar para ele. O estado de saúde de Tobias começa a melhorar.
Justino pergunta a Zuca para quem foi o telegrama que Boanerges passou recentemente e ela diz que não sabe. Tobias acorda e fica arrasado ao perceber que Zuca foi embora. Luís diz a cabocla que não quer que ela volte a ver Tobias, deixando-a furiosa. Chico pede Ritinha em namoro e ela aceita. Justino diz a Neco que desconfia de Boanerges, pois ele passou um telegrama para alguém de fora da região. Tobias fala para Neco que Justino tem o direito de se vingar. Boanerges garante a seus aliados que o telegrama que mandou foi para um deputado. O Vigário pergunta se ele pode provar o que diz.
Capítulo 110, 14 de setembro de 2004 – Emerenciana joga fora um papel que estava no bolso de uma roupa de Boanerges. Ritinha e Chico vão visitar Neco e Tobias. Luís pede desculpas a Zuca pelo seu ciúme. Ela vê que Luís voltou a tossir e fica preocupada. O advogado diz a Zuca que vai até o Rio para ser examinado por Edmundo. A cabocla acha que Luís está arrumando uma desculpa para abandoná-la e fica magoada. Boanerges fala para o Vigário que tem a cópia do telegrama que mandou, mas não sabe mais onde está. Macário conta para Boanerges que estão dizendo que ele e Luís podem ser os culpados do que aconteceu com Tobias.
Xexéu incita Justino contra Boanerges. Ritinha diz a Belinha que Neco implorou que ela fosse visitá-lo. Emerenciana permite que Belinha vá visitar Neco. Luís garante a Zuca que vai voltar do Rio assim que puder. Pepa comenta com Tobias que Mariquinha está cuidando muito bem dele, mas ele só consegue pensar em Zuca. Neco fica radiante ao ver Belinha. Tobias gosta de saber que Luís vai partir para o Rio. Zaqueu e Nastácio ficam indignados ao verem Ritinha e Chico juntos. Tobias insiste em voltar para casa e Tomé concorda em carregá-lo.
Capítulo 111, 15 de setembro de 2004 – Felício sofre ao ver Tobias chegar ferido em casa. Zuca conta para Bina que Luís vai para o Rio fazer uns exames. Chico pede demissão a Zé. Luís teme que sua lesão tenha piorado. Bina diz a Zé que acha que Luís está indo para o Rio para se livrar do noivado. Boanerges não gosta de saber que o advogado decidiu viajar, pois acha que isso vai piorar as suspeitas contra ele. Justino fala para Neco que desconfia de Luís. Pepa fica indignada. O advogado de despede de Zuca. Zé se recusa a acertar as contas de Chico. Justino comenta com Zaqueu que deve ter sido Boanerges quem mandou atacar Neco e Felício. Tomé ouve tudo. Zuca fica chocada ao saber que estão acusando Luís. Zé diz a Boanerges que a cópia do telegrama que ele mandou para o deputado sumiu de sua pasta. O coronel tem a ideia de pedir ao deputado que responda seu telegrama. Luís chega no Rio. Joaquim fica radiante ao vê-lo, mas logo percebe que ele não está bem.
Capítulo 112, 16 de setembro de 2004 – Joaquim fica apavorado ao ver o estado de seu filho e manda que chamem Edmundo. Boanerges pede que seus aliados o ajudem a defender Luís das acusações do povo até que a resposta ao seu telegrama chegue. Edmundo diz a Joaquim que precisa fazer exames em Luís antes de ter certeza do estado dele. O advogado confessa para o pai que está apavorado. Joaquim vai abraçar Luís, mas ele o impede de chegar perto, com medo que se contagie. Tomé comenta com os caboclos que Xexéu também teria motivos para querer acabar com Neco.
Emerenciana pede que Boanerges converse com Neco quando ele melhorar de saúde e diz que só quer que Belinha seja feliz. O coronel fala para Belinha que ela tem seu consentimento para levar adiante o namoro com Neco. Tomé garante a Tina que já esqueceu Rosa. Justino diz a Neco e Mariquinha que Boanerges pode ter mandado machucar Felício para incriminá-lo. Emerenciana e Boanerges vão visitar Tobias. O coronel diz a Tobias que ele está sendo injusto com eles, mas o peão é irredutível. Edmundo fala para Luís que sua lesão não melhorou em nada e que ele terá que ir para a Suíça se quiser ficar curado.
Capítulo 113, 17 de setembro de 2004 – Luís fica apavorado com a ideia de deixar Zuca, mas Edmundo avisa que será muito pior se ele não viajar. Chico exige que Zé pague o que lhe deve e diz que vai procurar emprego na fazenda de Boanerges. Zé concorda, mas fica furioso com Chico. Belinha diz a Justino que Boanerges pediu sua permissão para ir visitar Neco. Justino fica desconfiado, mas Pepa o convence a aceitar a visita. Belinha conta para Neco que Boanerges aceitou o namoro deles, deixando-o pasmo. Neco pede que Justino não estrague as coisas com sua desconfiança.
Tobias agradece a Mariquinha por tudo o que ela fez por ele e pede desculpas por tê-la magoado. Mariquinha fica perturbada com as palavras de Tobias. Tina diz a Mariquinha que espera que Tobias esqueça Zuca e fique com ela. Joaquim convence Luís a ir para a Suíça. Chico e Zuca se despedem. Macário não gosta de saber que Boanerges foi na casa de Justino. O coronel e Emerenciana vão visitar Justino.
Capítulo 114, 18 de setembro de 2004 – Boanerges garante a Justino que Luís vai voltar em breve para esclarecer tudo. Chico Bento conta para Boanerges que o delegado está pretendendo intimar Luís a depor. Macário fica furioso ao saber que Boanerges decidiu permitir o namoro de Belinha e Neco. Tobias ameaça Luís. Tina confessa para Mariquinha que tem medo de que Tomé nunca esqueça completamente de Rosa. Justino se gaba para Zaqueu de que Boanerges foi até sua casa pedir seu apoio.
Boanerges teme que seus aliados achem que ele foi visitar Justino por covardia. Maria diz a Ritinha que ela é uma irresponsável por fazer Chico largar seu emprego. Chico pede um emprego a Boanerges. Macário diz a Xexéu que Boanerges decidiu se aliar a Justino. Luís pensa em levar Zuca para a Suíça, mas Pequetita fala que não e uma boa ideia. Boanerges diz a Chico que não pode lhe dar emprego, pois sabe que ele fará falta a Zé. Ele vai embora da fazenda, arrasado. Xexéu e Macário se aliam. Boanerges avisa Belinha que só vai aceitar seu namoro com Neco se ele vier pedir a mão dela junto com Justino. Zuca chora por Luís.
Capítulo 115, 20 de setembro de 2004 – Bina recrimina Zé por ter deixado que Chico fosse embora. Chico pede que Tobias o deixe trabalhar com ele em troca de casa e comida. Tobias diz a Chico que vai acabar com Luís se ele voltar para a região. Chico fala para Tobias que Zuca nunca vai amar ninguém como ama Luís. Boanerges diz a Emerenciana que teme que o povo fale que ele foi até a casa de Justino para tentar salvar a pele de Luís. Neco avisa que vai visitar Belinha, deixando Justino contrariado. Justino garante a Pepa que nunca vai pôr os pés na casa de Boanerges.
Neco pede para conversar com Boanerges sobre Belinha. Boanerges diz que Neco precisa levar Justino até lá se quiser conversar sobre isso. Neco garante a Belinha que vai dar um jeito de Justino ir até a casa de Boanerges. Joaquim pede que Edmundo vá com Luís para a Suíça, mas ele fala que não pode abandonar seus outros pacientes. Edmundo sugere que Joaquim deixe que Zuca viaje com Luís. Zuca se preocupa com a saúde de Luís. Justino leva Xexéu e Macário até sua casa, para espanto de Neco. Zaqueu sugere a Nastácio que eles se juntem com Chico para dar uma lição em Ritinha. Macário fala para Neco e Justino que foi Boanerges quem ordenou a tocaia.
Capítulo 116, 21 de setembro de 2004 – Macário diz a Neco que Boanerges tentou matá-lo para tirá-lo da disputa política. Xexéu sugere a Neco que peça a mão de Belinha em casamento, mas diga que vai continuar na disputa, para ver qual a resposta de Boanerges. Zuca garante a Bina que Luís vai voltar para esclarecer tudo com o delegado. Neco conta para Tomé e Tobias que Macário acusou Boanerges de ser o mandante da tocaia. Justino garante aos caboclos que Neco vai voltar a ser candidato. Tomé avisa Emerenciana que Neco e Justino vão fazer uma visita a Boanerges.
Belinha e Emerenciana exultam. Chico dá duro na roça de Tobias e começa a se arrepender de ter deixado de trabalhar para Zé. Zaqueu tenta descobrir se foi Boanerges quem surrou Felício, mas ele não diz nada. Emerenciana conta para Boanerges que Neco e Justino vão visitá-los e se surpreende ao ver que ele fica satisfeito. Justino combina com Neco que ele vai dizer que vai voltar a ser candidato por causa da pressão de seus amigos. Boanerges comenta com o Vigário que fica feliz porque a disputa política na região vai acabar. Neco e Justino chegam à casa de Boanerges. Justino pede a mão de Belinha em casamento em nome de Neco.
Capítulo 117, 22 de setembro de 2004 – Boanerges aceita o pedido de Neco. Justino fala que Neco vai voltar a ser candidato. Boanerges fica furioso e diz que não vai deixar que Neco se case com Belinha nessas condições. Neco e Justino vão embora. Boanerges diz a Emerenciana que Belinha jamais se casará com Neco. O Vigário consola Belinha, que não consegue acreditar no que aconteceu. Belinha diz a Emerenciana que está pensando em fugir com Neco. Generosa se angustia, pois Tomé não fala mais em Rosa. Tomé garante a Tina que não gosta mais de Rosa.
Zé lê um telegrama de Joaquim para Boanerges dizendo que Luís foi para a Suíça e só volta em seis meses. Zuca fica perturbada. Luís descobre que Joaquim mandou o telegrama e avisa que vai voltar para Vila da Mata imediatamente. Bina tenta convencer Zuca de que Luís a abandonou, mas ela não acredita. Neco discursa para os caboclos e os incita contra Boanerges. Mariquinha diz a Justino que Neco está sofrendo, mas ele não entende. Neco avisa Mariquinha que vai destruir Boanerges.
Capítulo 118, 23 de setembro de 2004 – Neco jura se vingar de Boanerges, deixando Mariquinha assustada. Tomé diz a Boanerges que não quer mais trabalhar para ele. Emerenciana fala para Belinha que Boanerges não vai perdoá-la nunca por ajudá-la a fugir com Neco. Tina afirma para Generosa que Tomé vai se casar com ela. Ritinha fala para Neco que Emerenciana quer conversar com ele, mas ele se recusa a ir vê-la. Luís vai embora brigado com Joaquim. Belinha e Emerenciana ficam desalentadas com a resposta de Neco. Boanerges se irrita ao saber que Neco falou mal dele e promete que a briga vai ficar ainda pior. Tobias sugere que Tomé trabalhe para Neco enquanto ele está se recuperando e ele aceita.
Zé aconselha Zuca a esquecer Luís e seguir em frente. Zuca diz que está com vergonha de si mesma. Boanerges lê o telegrama de Joaquim dizendo que Luís foi para a Suíça e fica muito preocupado. Generosa fala para Tina que Tomé vai se casar com ela gostando de Rosa. Zaqueu diz a Chico que ele e Nastácio combinaram de dar uma lição em Ritinha. Zuca diz a Bina que não consegue acreditar que Luís a largou. Luís aparece na casa de Zuca.
Capítulo 119, 24 de setembro de 2004 – Luís diz a Zuca que só quer se livrar das suspeitas para depois se casar com ela o mais rapidamente possível. Bina e Zé descobrem que Luís não está bem e temem que ele passe sua doença para Zuca. Boanerges conta para Emerenciana que Luís partiu para a Suíça, deixando-o numa situação complicada. Pepa pede que Tobias se afaste de Mariquinha e diz que ele não está à altura dela. Tobias se sente ofendido. Pepa diz a Mariquinha que sabe que ela gosta de Tobias e garante que vai ajudá-la a conquistá-lo.
Tobias fica satisfeito quando Tomé diz que Luís foi para a Europa. Neco pergunta a Macário por que Luís fugiu para a Europa se o responsável pela tocaia foi Boanerges. Macário fica sem saber o que dizer, mas Justino fala para Neco que isso não importa. Zé manda que Luís tome cuidado, pois é capaz de o delegado querer prendê-lo. Bina fala para Zuca que Tobias vai querer se vingar de Luís. Neco desconfia de Xexéu e Macário. Pepa aconselha Mariquinha a se arrumar mais. Justino diz a Mariquinha que se Macário pedi-la em casamento em nome de seu filho, ele vai aceitar.
Capítulo 120, 25 de setembro de 2004 – Mariquinha e Pepa ficam revoltadas. Boanerges vai conversar com Tobias e garante a ele que não foi culpado pela tocaia. Felício diz a Tobias que não foi Boanerges que lhe surrou. Tina fala para Tobias que Boanerges parecia sincero, mas ele não dá o braço a torcer. Neco encontra Boanerges e o provoca. Justino pede desculpas a Mariquinha. Pepa tenta convencer Mariquinha a colocar um vestido bonito e ir para a cidade, mas ela se recusa. Tomé diz a Neco que Belinha vai odiá-lo se ele acabar com Boanerges.
Neco garante a Tomé que entrou na política para mudar a vida do povo e não para se vingar de Boanerges. Zé recebe a resposta do telegrama que Boanerges esperava. Julieta aconselha Mariquinha a esquecer Tobias. Tina pergunta a Felício quem ele está tentando defender, mas ele não diz nada. Boanerges descobre que Luís está prestando depoimento na delegacia. Zaqueu e Nastácio começam a ignorar Ritinha, que fica fula. Zé diz a Justino e Macário que Boanerges recebeu o telegrama do deputado. Macário fica contrariado. Justino percebe. Luís e Boanerges saem da delegacia.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 121 a 132 de Cabocla!

