Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 40 da novela “Bicho do Mato”, exibida pela Record em 2006/2007.
Capítulo 31, 22 de agosto de 2006 – Laura fica pasma com a acusação de Juba contra Ramalho. Juba diz que não é uma acusação. Ramalho conversa com Maria Elisa. Eduardo fica atento a conversa. Maria Elisa indica Eduardo para ir com Ramalho para tirar Tavinho da cadeia. Cecília chora lembrando de Juba. Graça consola Cecília. Mesquita encontra Cecília e Graça e diz para elas que acredita que Ramalho irá ajudar a descobrir quem colocou as vacinas falsas para os Guaporás. Ramalho conta para Laura que Tavinho foi preso. Laura fica chocada. Ramalho diz que Tavinho precisa de um corretivo. Eduardo fala para Maria Elisa que não quer ir com Ramalho para o Pantanal. Maria Elisa pergunta por que ele implica com Ramalho. Ruyzinho fala para Bárbara que combinou de encontrar com Emílio. Zuzu convida Bárbara para o forró. Emílio dá um Karaokê de presente para Ruyzinho. Bárbara avisa Emílio que Cecilia não mora mais na casa dela. Emílio fala para Bárbara que vai colocar Cecília para morar com Ruth. Emílio fala para Ruth da ideia de hospedar Cecília em sua casa.
Ruth acha a ideia de Emílio absurda. Vanda avisa Nicolau que ela e Túlio vão para o forró. Jurema também vai dançar com Vanda e Túlio. Lucimara aproveita a carona de Túlio. Vanda fica morrendo de ciúmes. Ruyzinho está cantando no karaokê. Bárbara ouve o neto e fica impressionada com a voz de Ruyzinho. Hercílio dança com Jurema. Cecília e Mesquita dizem para Joca que os Guaporá estão se recuperando muito bem. Francisca diz para Cecília que Juba gosta dela e que só não deu tempo dele explicar este rolo com Tiniá. Ramalho chega na fazenda. Ana e Jaci brincam no rio. De repente, elas ouvem um barulho. Ana sai do rio pensando que Pitoco está lá. Brandão está escondido na mata observando as duas. Ramalho chega na delegacia. Maurinho fica nervoso. Tavinho tenta se explicar para Ramalho. Ramalho dá um tapa na cara de Tavinho na frente de todos. Ana se aproxima gritando por Pitoco e dá de cara com Brandão. Tiniá pede para Cecília explicar para Juba o que aconteceu com ela e Tavinho para que não prejudique o namoro dela com Juba.
- Veja também:
- Resumo da novela Bicho do Mato
- Resumo das novelas
Capítulo 32, 23 de agosto de 2006 – Cecília diz para Tiniá falar ela própria o que aconteceu para Juba. Tiniá diz para Cecília que ela não aceita o namoro dela com Juba. Ramalho diz para Tavinho que tem vergonha dele. Tavinho olha para o pai com raiva e mágoa. Eduardo fala para Ramalho que ele não tem o direito de agredir o filho. Ramalho retruca que sabe como educar seu filho. Ramalho pergunta para Maurinho o que ele acusa Tavinho. Maurinho tenta se esquivar. Teleco responde para Ramalho que é tentativa de estupro. Eduardo diz que entrou com Habbeas Corpus e que gostaria de ler o depoimento de Tiniá. Cecília retruca para Tiniá que o namoro dela com Juba não diz respeito a ela. Tiniá acusa Cecília de ficar de olho grande em Juba. Cecília diz que realmente estava atraída por Juba. Tiniá diz que Juba pertence a ela e a terra dela e que Cecília não tem nada a ver com o pantanal. Francisca chega no meio da discussão e esfria o clima tenso. Brandão cara a cara com Ana pergunta se ela lembra dele. Ana tenta mentir e diz que não. Brandão diz que Ana foi testemunha dele assassinando Fernando. Ana implora por sua vida. Piauí leva sua mãe para ser atendida no hospital.
Jaci sai à procura de Ana. Cecília explode com Tiniá mas confirma que vai dar o recado para Juba. Juba fala com Emílio que está ansioso para a chegada de Cecília. Eduardo percebe que Teleco tem interesse especial por Tiniá. Ramalho diz que vai falar com Tiniá. Alzira fica agitada porque Lili falou o nome dela em seu programa de TV. Cecília, Graça, Rafa, Carlos, Betinha, Joca e Mesquita se despedem de Francisca, Geraldo, Mariano, Pitoco e Tiniá. Cecília fala que queria se despedir de Ana. Pitoco diz que Ana foi tomar banho de rio com Jaci. Jaci procura Ana. Ramalho encontra com Tiniá que fica assustada. Ramalho fala para ela não se assustar que ele só quer saber o que aconteceu entre ela e Tavinho. Tiniá explica que foi nadar no Rio. Ramalho pergunta se foi nua. Tiniá diz que faz isto desde criança e ninguém nunca mexeu com ela. Ramalho diz que Tiniá não é mais uma criança para fazer isto e insiste para que ela retire a queixa contra Tavinho. Ele afirma ainda que se ela não retirar a queixa, o namoro com Juba vai por água abaixo. Tiniá estremece. Léo fala para Juba investigar se ele realmente é adotado ou não. Já na delegacia, Maurinho pergunta para Tiniá se ela vai retirar a queixa. Tiniá diz que retira e que não entendeu a brincadeira de Tavinho. Mesquita, Graça e Cecília já estão de volta ao Rio de Janeiro. Cecília está no hospital e encontra com Juba que vai até lá para vê-la. Cecília não fala com Juba.
Capítulo 33, 24 de agosto de 2006 – Juba pergunta se Cecília está brava por causa de Tiniá. Cecília fica brava com Juba e diz que ele fez ela passar por idiota. Juba fala que Tiniá não é sua namorada. Cecília acusa Juba de ter beijando Tiniá. Juba diz que foi um beijo de carinho. Cecília diz que está com muita raiva de Juba. Cecília avisa para Juba que Tavinho agarrou Tiniá. Juba fica raivoso com a notícia e diz que a vontade dele é dar uma surra em Tavinho. Cecília vai embora e deixa Juba falando sozinho. Oneide oferece arroz com mortadela para Alzira. Claudia serve uma salada para Alzira. Alzira pergunta para elas se pode comer os dois pratos. Claudia e Oneide dizem que não. Eduardo elogia a comida de Francisca. Mariano diz que Francisca é a melhor cozinheira da região. Geraldo implica com Mariano. Pitoco chega na fazenda assustado falando que Ana sumiu. Brandão está nervoso com Ana amarrada esperando uma ordem de Ramalho para executá-la. Ana clama pela sua vida e jura que não conta nada para ninguém. Jaci conta que Ana pensou que Pitoco estava no rio e ela saiu atrás dele. Geraldo, Mariano e Pitoco saem apressados. O rádio de Ramalho toca ele sai para atender na varanda. Francisca fala para Eduardo que Ana testemunhou a morte de Fernando. Ruyzinho implora para Emílio ajudar Cecília voltar a morar na casa de Bárbara. Emílio diz que Cecília vai ficar morando na casa de Ruth temporariamente. Maria Elisa diz que Ruth tem talento para o direito. Ruth diz que está aprendendo com a melhor advogada. Juba fica revoltado por terem soltado Tavinho. Laura diz para Juba que Tavinho é irmão dele e pede para ele ter paciência. Juba diz que vai cobrar de Tavinho. Laura pede que Juba e Tavinho se unam. Juba diz que desde que chegou no Rio ele está mais distante da família do que quando estava no Pantanal.
Juba pergunta se Laura nunca desconfiou de Ramalho. Laura diz que não. Juba pergunta se ela nunca achou estranho Ramalho ter pedido a fazenda como garantia no empréstimo para Alfredo. Ela diz que Ramalho é marido dela e acredita nele. Brandão fala para Ramalho que Maurinho se meteu no caso da Ana. Ramalho manda Brandão matar Ana e depois voltar para o Rio de Janeiro imediatamente e cuidar de Piauí. Emílio fica espantado com o talento de Ruyzinho. Cecília chega em casa dá um abraço em Ruyzinho. Cecília pede para ele ajudar a desfazer as malas. Emílio que Bárbara não quer mais que ela more em sua casa. Cecília fala que não acredita que Bárbara teve coragem. Emílio diz que vai ajudar Cecília. Juba diz para Laura que não mentiu para Cecília. Vanda pergunta por que Betinha tem vergonha de levar os amigos na casa dela. Ana, amarrada, tenta se desvencilhar gritando por socorro. Yopanã chega para salvar Ana. Brandão chega e vê que Ana escapou. Brandão avista Ana e Yopanã e corre atrás deles. Cecília se despede Zuzu. Bárbara chega e pede para Zuzu deixá-la à sós com Cecília. Bárbara fala para Cecília que dará uma chance se ela se afastar da fazenda e abrir mão de vacinar os índios. Cecília diz que não aceita, porque não pode abrir mão do trabalho e das coisas que ela acredita. Bárbara fala para Cecília que um dia ela vai entrar pela porta e pedir para voltar. Cecília retruca que este dia nunca vai chegar. Juba chega na casa de Cecília de surpresa. Ruyzinho abre a porta e da de cara com ele. Juba pergunta onde está Cecília. Juba nota que Emílio está ali. Juba diz que precisa falar com Cecília. Bárbara chega e passa um sermão em Juba e diz que ele destruiu a vida da família dela.
Capítulo 34, 25 de agosto de 2006 – Juba diz para Bárbara que a respeita, mas não aceita a acusação que destruiu a vida da família dela. Bárbara continua nervosa e diz para Juba que a fazenda e os índios são malditos. Juba e Bárbara discutem. Emílio intervém e diz que é melhor Juba ir embora. Juba avisa que veio falar com Cecília e que só arreda o pé de lá quando falar com ela. Bárbara diz que vai chamar a polícia. Juba a desafia. Bárbara passa mal. Juba decide ir embora. Cecília desce e se despede de Ruyzinho. Yopanã e Ana estão escondidos na mata. Brandão aparece procurando os dois. Pitoco chega na fazenda e diz para Francisca que não encontraram nada. Francisca pergunta para Pitoco se ele acha que o assassino de Fernando voltou para pegar Ana. Pitoco fica com medo de Ana ser morta. Cecília conversa com Bárbara. Bárbara diz que sente muita dor pela morte dos filhos. Cecília diz que para ela seus pais continuam vivos. A discussão entre Cecília e Bárbara fica mais pesada. Cecília dá as costas para Bárbara e vai saindo. Bárbara ordena que Cecília deixe a chave da casa com ela. Juba está triste arrasado. Léo entra no quarto e vê que seu primo não está bem. Juba diz para Léo que está sentindo uma dor no peito porque perdeu Cecília. Leo pergunta que ele precisa de um médico. Juba responde que a dor que ele sente não tem remédio que cure. Juba fala para Léo que da mesma maneira que jurou que ia encontrar o assassino de Fernando ele jura que vai ser feliz com Cecília. Cecília chora e fala para Ruth que está decepcionada com Juba e que não tem volta. Ruth fala para Cecília chorar que faz bem. Ruth e Emílio trocam olhares de felicidades. Cecília agradece Emílio pela ajuda e diz que ele é um grande amigo.
Emílio sorri cínico. Bárbara relembra da discussão que teve com seu filho André. Bárbara chora. Hercílio pergunta se Bárbara está se sentindo bem. Hercílio e Bárbara conversam. Yopanã corre à frente, Ana atrás dele, ofegante. Ana encosta em uma árvore, exausta. Ana diz que não consegue mais correr. Yopanã coloca Ana nas costas e corre. Geraldo e Mariano discutem com Maurinho. Geraldo acusa Maurinho de não ter feito nada para salvar Ana. Yopanã fala para Ana ir na frente que ele fica para pegar o bandido. Ana diz que vai ficar com Yopanã. Eles ouvem um barulho na mata e correm para procurar um abrigo. Brandão se aproxima. Teleco chega e diz para Maurinho que Yopanã foi atrás de Ana. Geraldo ameaça Maurinho caso aconteça algo com Ana. Laura dá uma bronca em Tavinho e diz que ele vai trabalhar com Ramalho. Betinha guarda imagem de Tavinho com Tiniá. Betinha com a fita não mão diz que as imagens que estão na fita são o passaporte para a felicidade. Brandão consegue alcançar Ana. Yopanã se esconde e dá uma pedrada no rosto de Brandão. Yopanã e Ana correm. Brandão se levanta e corre atrás deles. Lili convida Zuzu para dar uma entrevista no seu programa. Jaci diz para Tiniá que está com muito medo que o assassino venha atrás dela. Yopanã, muito fraco, desmaia. Ana se assusta. Brandão chega. Ana joga areia no rosto de Brandão e corre. Brandão, sem enxergar direito, atira. Ana cai. Brandão sorri.
Capítulo 35, 26 de agosto de 2006 – Brandão aponta para matar Yopanã, mas Maurinho chega dando voz de prisão a Brandão. Brandão vê Maurinho e atira na direção do delegado. Maurinho se protege e atira. Francisca diz para Geraldo que está muito nervosa. Maurinho mesmo com medo cumpre a função de delegado. Brandão foge para dentro da mata. Maurinho corre para ver Yopanã, que está recobrando a consciência. Yopanã levanta perguntando por Ana. Maurinho e Yopanã ficam chocados de ver Ana inerte baleada no chão. Ramalho fala ao telefone com seu sócio e confirma que está convencendo Silvia a voltar para o esquema. Eduardo diz para Maria Elisa que acha estranho Ramalho querer comprar a fazenda Boa Esperança. Piauí chega no escritório para falar com Ramalho. Piauí pede mais dinheiro a Ramalho. Ramalho pergunta para Piauí até quando ele acha que vai se submeter as chantagens de Piauí. Ele responde que tem um dossiê provando que Ramalho mandou matar Fernando. Ramalho diz que se não fosse o dossiê Piauí já estava morto. Piauí ameaça Ramalho dizendo que se ele morrer a pessoa que ele deixou o dossiê vai entregar direto para a polícia. Francisca avisa Juba sobre o caso de Ana. Juba diz que vai voltar para o Pantanal para ir atrás do assassino de seu pai. Alfredo pergunta o que aconteceu. Juba explica a situação para Alfredo e pede para o tio levá-lo para o Pantanal.
Brandão liga para Ramalho. Ramalho pergunta se ele matou Ana. Brandão diz que acha que sim, mas explica que Maurinho chegou bem na hora. Brandão diz que vai matar Maurinho. Ramalho diz que não porque matar um delegado é uma grande encrenca. Maurinho chega a fazenda com a roupa suja de sangue. Todos ficam agoniados. Maurinho diz que Ana foi atingida que ela está muito mal e que não deve escapar dessa. Todos ficam chocados. Juba quase pronto para viajar, conversa com Emílio. Cecilia relembra uma conversa que teve com Juba na fazenda. Cecília cai na cama e chora. Lili entra no quarto vê Cecília sofrendo e diz que está no seu lado. Maurinho muito triste se consola com Teleco. Teleco diz que Maurinho foi muito corajoso e que ele fez de tudo para ajudar. Yara, Jaci, Tiniá, Pitoco e Mariano estão na fazenda muito preocupado. Nisso Juba chega, todos se surpreendem. Brandão informa Ramalho que Ana não deve passar desta noite. Juba fica revoltado e diz que vai pegar o homem que matou seu pai. Mariano diz a Juba que revolta não adianta. Jaci pergunta para Juba se eles podem matá-la. Juba diz que não vai deixar. Tavinho, Laura e Ramalho jantam. Ramalho manda Tavinho dar os documentos para ele começar a trabalhar. Ruth, Silvia, Lili e Cecília conversam sobre o lote de vacinas falsificadas. Lili diz que foi um trabalho de profissional. Cecília diz que não existe crime perfeito e que vai descobrir o que aconteceu. Teleco encontra Juba no hospital e pergunta por noticias de Ana. Juba avisa que Ana está morta.
Capítulo 36, 28 de agosto de 2006 – Teleco fica chocado ao saber que Ana está morta. Juba fica cabisbaixo. Teleco oferece ajuda para o enterro. Juba agradece Teleco e pede a ele para avisar o Delegado e o povo do vilarejo. Juba diz para Geraldo que ficou mal de mentir para Teleco. Geraldo fala para Juba que não tem jeito, ninguém pode saber que Ana está viva. Juba diz que entende e que Ana vai ficar escondida na fazenda e que somente eles e os Guaporá podem saber. Teleco conta para Maurinho que Ana morreu. Maurinho chora, se sentindo culpado pela morte de Ana. Geraldo avisa Juba que Ana vai ficar bem. Ramalho fica feliz ao saber que Ana morreu. Laura entra na sala e pergunta por que Ramalho está tão feliz. Ramalho diz que simplesmente resolveu um assunto pendente. Alfredo diz para Alzira que acha estranho Juba não ter deixado eles irem para o enterro de Ana. Ramalho avisa Tavinho que ele vai trabalhar na empresa e será tratado como um funcionário comum. Tavinho diz que não vai trabalhar. Ramalho diz para Tavinho que se ele não trabalhar, terá que sair de casa e se sustentar sozinho. Tavinho olha com ódio para Ramalho, mas acata a ordem do pai. Laura encontra com Mesquita na universidade. Hercílio diz que vai chamar um médico.
Tiniá avisa Yara, Yopanã, Jaci e o Pajé que eles vão ter que ajudar o pessoal da fazenda a manter Ana escondida. Tiniá diz que eles têm que ficar atento a segurança de Jaci. Cecília fica surpresa ao saber de Emílio que Juba não quis que ninguém fosse ao enterro de Ana. Cecília fica chocada com a morte de Ana. Ruth pergunta quando Emílio pode deixar as fotos do passeio com Juba. Jurema liga para falar com Hercílio. Bárbara atende. Jurema fica envergonhada e pede para avisar que ela ligou para Hercílio. Bárbara fica surpresa e pergunta para Zuzu se Hercílio tem alguém. Oneide diz para Claudia que só vai limpar a louça que ela sujou. Claudia diz que acabou de pintar as unhas e não pode lavar. Ramalho entrega para Suzana um envelope para o departamento pessoal.
Brandão chega no escritório. Juba fala para Geraldo, Francisca, Pitoco, Geraldo e Mariano que o enterro estava cheio e que ficou com vontade de falar a verdade para o povo. Mariano pergunta para Juba se ele que acha Maurinho está envolvido no caso da morte de Fernando. Geraldo diz para Juba que Mariano está escondendo alguma coisa. Juba fala para Iru e Tiniá que vai voltar para o Rio de Janeiro para ir atrás de Piauí. Iru fala para Juba que acha melhor ele ficar um tempo na fazenda. Juba fala que vai colocar a foto de Piauí na televisão. Mariano chega na delegacia e diz que precisa conversar com Maurinho, em particular. Tiniá insiste para Juba ficar mais um pouco. Juba diz que precisa ir para o Rio. Juba, Francisca e Yopanã chegam para conversar com Ana. Ana agradece Yopanã.
Capítulo 37, 29 de agosto de 2006 – Maurinho pergunta de que assunto Mariano quer tratar com ele. Mariano cobra uma atitude na investigação na morte de Ana. Maurinho desconfia que Mariano esconde algum segredo. Yopaná diz para Ana que estará sempre ao lado dela. Juba diz para Geraldo que vai pedir para Lili colocar a foto de Piauí no programa dela. Juba diz que Ramalho quer comprar a fazenda vizinha. Maurinho procura o depoimento de Mariano, quando ele capturou os traficantes de animais, que Mariano não quis assinar e só fez a impressão digital. Teleco diz que Mariano não sabia escrever. Maurinho diz que Mariano esconde algum mistério. Laura questiona Ramalho sobre os incidentes na fazenda. Emílio entrega para Ruth as fotos dela com Juba. Ruyzinho não suporta e come o pacote de balas. Zuzu pega Ruyzinho no flagra. Ruyzinho diz que está triste porque Cecilia está longe e acaba descontando na comida. Zuzu fala para ele ter paciência.
Ruyzinho diz a Zuzu que se ela demorar vai morar na casa da Ruth. Emílio conversa com Cecília. Ruth escuta escondida. Emílio faz massagem nos pés de Cecília. Cecília diz para Emílio que vai descobrir quem tentou envenenar os Guaporá. Emílio pede para Cecília não se meter nesta confusão. Cecília responde que já se meteu. Francisca diz para Geraldo que se ele continuar enrolando, vai casar com o primeiro que olhar com mais carinho para ela. Juba fala para Francisca, Geraldo e Mariano que está preocupado com a segurança de Jaci. Mariano diz que acha melhor Juba tirar Jaci do Pantanal. Juba concorda e diz que vai levar Jaci para o Rio de Janeiro. Juba liga para Laura. Juba diz para Laura que está indo para aldeia porque está preocupado com Jaci. Ramalho desce a escada. Laura diz para Ramalho que estava falando com Juba. Laura diz para Ramalho que Jaci corre risco porque ela viu a cara do assassino de Fernando. Laura pergunta para Ramalho se não é melhor chamar a Polícia Federal. Ramalho, enfático, diz que não. Laura fica desconfortável com a resposta. Bárbara tenta puxar assunto com Ruyzinho. Ruyzinho responde com grosseria. Maria Elisa e Eduardo vão juntos fazer exame de gravidez. Alzira fala para Léo e Gui que vai fazer uma festa para Molly. Jaci brinca com seu mico Rudá. Iru e Juba observam de longe.
Juba diz para Iru que vai ter que levar Jaci para o Rio de Janeiro porque o assassino pode tentar fazer a mesma coisa que fez com Ana. Iru concorda com Juba, mas diz que Yara não vai suportar ficar longe da filha. Tiniá chega de surpresa e tenta dar um selinho em Juba, que se esquiva. Juba fica constrangido. Tiniá diz que ama Juba. Juba diz que a ama, mas como uma irmã. Tiniá diz que já é uma mulher. Juba diz que não pode amá-la porque ama Cecília. Mesquita e Cecília estão reunidos com Ramalho em seu escritório. Cecília mostra a caixa falsa e diz que esta é a prova que tentaram matar os Guaporá. Mesquita diz para Ramalho que veio pedir ajuda para buscar o criminoso. Cecília diz para Ramalho que a caixa só pode ter vindo do Rio de Janeiro. Ramalho pergunta para Cecília se ela está desconfiando dele. Mesquita defende Cecília. Ramalho diz que vai fazer uma investigação. Juba tenta convencer Yara de levar Jaci para o Rio de Janeiro. Yara diz que não concorda, porque Jaci ama muito a aldeia. Juba diz para Yara que a fazenda está muito perigosa. Ramalho fala com Brandão que Cecília é osso duro de roer. Brandão diz para Ramalho que vai se livrar da caixa. Ramalho manda Brandão voltar para o Pantanal e acabar com Jaci. Maria Elisa está amedrontada com o envelope na mão. Maurinho chega na fazenda e vê Yopanã com uma bandeja. Maurinho pergunta o que ele está fazendo na fazenda. Yopanã fica na maior saia justa. Cecília lembra de Juba. Ruth entra no quarto. Cecília enxuga as lágrimas. Ruth diz que quando Cecília foi para o Pantanal Juba a convidou para sair e pintou um clima. Ruth mostra as fotos para Cecília. Cecília vê as fotos e fica estupefata.
Capítulo 38, 30 de agosto de 2006 – Ruth mal disfarça a alegria com o sofrimento de Cecília. Cecília fala que não quer mais ouvir o nome de Juba. Maria Elisa abre o envelope e fica decepcionada. Ela fala para Eduardo que não está grávida. Eduardo e Maria Elisa se abraçam e choram. Tavinho chega para o trabalho e pergunta para Ramalho onde fica a sala dele. Ramalho ri e entrega um crachá para Tavinho com a função de Office-boy. Tavinho pega o crachá, lê e se surpreende. Tavinho vira para Ramalho e pergunta se é brincadeira. Ramalho pergunta ao filho se ele quer começar como vice-presidente. Ramalho diz que ele vai começar de baixo, dar duro e aprender a ser gente. Tavinho olha para o pai com ódio, mas vai embora. Maurinho, desconfiado, pergunta por que Yopanã está na fazenda. Francisca e Pitoco enrolam, mas convencem Maurinho que Yopanã precisava de um descanso. Teleco chega assustado na fazenda e chama Maurinho para ir urgente para delegacia, que está uma bagunça. Juba, sozinho na beira do rio, se lembra de Cecília. Maurinho e Teleco chegam no meio do tumulto na delegacia. Algumas mulheres, lideradas pela Bonitona, cercam o delegado fazendo coro. Bonitona diz que exige a garrafada. Maurinho manda Teleco fazer alguma coisa. Bonitona diz que vai fazer passeata no vilarejo se Maurinho não der a garrafada. Brandão e um Capanga observam Jaci catando sementes. O capanga confirma que é Jaci a menina do mico.
Rudá, o mico, corre para dentro do mato. Jaci entra na mata. Tiniá diz para Yara que ficou triste com o que Juba falou, mas que não vai desistir dele. Yara diz para Tiniá esquecer Juba. Juba e Iru procuram por Jaci, que sumiu. Brandão e o Capanga entram na mata atrás de Jaci. Yopanã diz para Pitoco que quer morar na fazenda para ficar perto Ana. Jaci encontra o mico. Iru e Juba gritam por Jaci. Brandão percebe que Juba e Iru estão ali e diz para o capanga que tem que matar Jaci rápido. Iru e Juba ouvem tiros. Juba e Iru correm alucinados. Jaci foge e sobe em uma árvore. Brandão diz que Juba está chegando e sai correndo. Juba abraça Jaci. Alfredo não acredita que Alzira vai fazer uma festa para Molly. Alzira diz que Molly vai fazer dois anos. Alfredo diz que eles precisam economizar. Léo diz para Oneide que Alzira prefere a Molly do que ele. Léo pergunta para Oneide se ela viu Alzira grávida. Oneide fala para Léo parar com este assunto. Yara concorda com Juba em levar Jaci para o Rio de Janeiro. Yara diz que vai junto. Juba diz que não, porque primeiro tem que convencer Bárbara a aceitar Jaci. Juba abraça Yara, que chora. Juba liga na casa de Ruth para falar com Cecília. Ruth atende e diz que Cecília saiu com Emílio. Juba pede para Ruth dar o recado para Cecília. Ruth diz que vai dar o recado. Juba desliga o telefone. Ruth finge para Cecília que ainda está com Juba na linha e manda um beijo para ele. Jaci se despede de Rudá. Juba promete para Yara que vai proteger de Jaci. Bárbara relembra uma conversa com seu filho André e com Cecília. Bárbara fica zonza e cai no chão, desfalecida.
Capítulo 39, 31 de agosto de 2006 – Hercílio chega e vê Bárbara caída no chão. Hercílio tenta reanimá-la e liga para Cecília. Vanda e Túlio chegam da rua na maior animação, com sacolas de compras para o almoço. Betinha e Nicolau chegam e dizem que vão à praia. Vanda diz para Túlio que Betinha está mudada depois que entrou na faculdade. Betinha diz que pega mal andar para cima e para baixo com a mãe na Universidade. Vanda diz que pega mal é filha ter vergonha da mãe. Lili fala para Graça que está remexendo na história do adultério de Laura. Graça pergunta se Laura de fato não traiu Fernando com o deputado. Lili diz a Graça que tem certeza que não e que o flagrante foi armado e que vai investigar. Tavinho diz para Carlos que está triste que não vai mais poder ir à praia durante a semana. Carlos diz para a galera que no primeiro dia de trabalho Tavinho enrolou e se mandou para a praia. Emílio, Cecília, Ruyzinho, Léo e Gui estão na praia. Cecília relembra alguns momentos que teve com Juba no Pantanal. Juba e Jaci estão indo embora. Jaci se despede de Yara. Maurinho vai até a aldeia atrás do Pajé. Iru diz para Maurinho que o Pajé está num recolhimento espiritual e não pode falar com ele agora. Maurinho pede para Iru a erva nó de cachorro. Iru consegue um cesto cheio de erva. Maurinho vai embora apressado. Yopanã diz para Iru que está apaixonado por Ana. Iru pergunta se ele esqueceu Tiniá. Yopanã responde que Tiniá nunca o deixou gostar dela e com Ana foi diferente. Ana diz para Pitoco não ficar com implicância com Yopanã. Bárbara chega de maca no hospital. Hercílio pergunta para o médico se é grave. O médico entra, Hercílio fica tenso.
Betinho e Nicolau chegam na praia. Betinha manda Nicolau se separar dela porque ninguém pode suspeitar que eles são irmãos. Betinha e Nicolau discutem. Tavinho vê a discussão dos dois e vai em direção de Nicolau e Betinha. Tavinho chega cheio de marra. Betinha apresenta Nicolau para Tavinho e diz que ele é namorado de Graça. Nicolau vai saindo e sente a humilhação de Tavinho, que diz para Betinha que ele parece suburbano. Betinha fica com pena do irmão, mas se segura. Emílio implora para Cecília dar mais uma chance para ele. Cecília diz que tem um carinho enorme por Emílio. Ruyzinho, Gui e Léo chegam chamando Emílio para jogar bola. Hercílio liga para Cecília e diz que Bárbara está no hospital. Cecília chega aflita no hospital. Hercílio diz para Cecília que encontrou Bárbara desmaiada. Jurema estranha o atraso de Hercílio para o almoço. Maurinho distribui as garrafadas para as mulheres. Bárbara acorda na cama do hospital com Cecília ao seu lado. Bárbara pergunta o que aconteceu. Cecília diz que ela teve um pico de pressão, mas que está tudo bem. Bárbara pede para Cecília voltar para casa. Cecília fica emocionada e diz que vai voltar. Ramalho fica nervoso com Brandão, porque ele não conseguiu matar Jaci. Ramalho avisa que Jaci está vindo com Juba para o Rio de Janeiro. Ele avisa ainda que Jaci está na casa de Alzira e que é para Brandão invadir a casa, fingir que é um assalto e matar Jaci. Laura e Mesquita se encontram na praia. Ruth fala para Silvia que Juba vai ser dela. Cecília sai da casa de Bárbara e dá cara com Juba e Jaci.
Capítulo 40, 1 de setembro de 2006 – Cecília surpresa. Jaci corre e abraça Cecília e diz que está com muita saudade. Juba pergunta para Cecília como ela está. Cecília diz que está indo. Jaci abre um balaio com vários presentes vindos da aldeia para Cecília. Cecília diz que não está entendo nada. Juba diz que veio para conversar com Bárbara. Jaci diz que tentaram matá-la. Cecília fica horrorizada. Juba diz que conversou com Yara e acharam melhor trazer Jaci para o Rio por segurança. Jaci fica toda feliz que vai morar com Cecília. Zuzu e Hercílio observam Bárbara na cama do hospital. Bárbara diz para eles que quer ir para casa. Cecília, tensa, fala para Juba que não é um bom momento de abrir o jogo sobre Jaci, porque Bárbara está internada no hospital. Juba concorda com Cecília e diz que vai para casa de Alfredo. Jaci fica chateada e diz para Cecília que quer morar com sua família branca. Jaci e Juba vão saindo.
Cecília pensa bem e diz para Jaci ficar para resolver este assunto. Juba agradece Cecília. Cecília responde para Juba que fez isto por Jaci e Bárbara. Juba sente o desprezo de Cecília. Ruyzinho canta para Léo e Gui. Os dois ficam impressionados com o talento de Ruyzinho. Léo diz que vai ser empresário de Ruyzinho. Ana diz para Francisca que Yopanã deu um beijo nela. Zuzu conhece Jaci. Cecília diz que ela vai morar na casa delas. Zuzu diz que vai ajudar a fazer a cabeça de Bárbara. Juba diz que precisa conversar com Cecília. Cecília diz que não tem nada para conversar. Juba segura Cecília pelo braço e diz que ela tem que ouvi-lo. Cecília pergunta que mentira Juba vai contar para ela. Juba responde com raiva que nunca mentiu para ela. Cecília diz que viu as fotos de Juba beijando Ruth. Juba diz que nunca beijou Ruth e que ela mentiu. Cecília solta o verbo contra Juba e sai batendo a porta. Juba fica surpreso.
Laura e Lili conversam no calçadão. Laura diz para Lili que encontrou com Mesquita e ficou impressionada com a inteligência e o bom humor dele. Lili diz que Laura ficou interessada em Mesquita. Brandão contrata um bandido para invadir a casa de Alfredo e matar Jaci. Alzira continua a não dar atenção para Alfredo porque ele não quer pagar a festa de Molly. Jaci diz que Yara mandou um presente para todos. Jaci abre o balaio e Rúda, o mico, sai do cesto. Jaci fica feliz e surpresa. Zuzu se assusta com o mico. Jaci diz que ele não morde e que Rúda significa Deus do Amor.
Túlio pergunta para Vanda onde está o radinho de pilha. Vanda manda Túlio procurar. Túlio procura nas coisas de Nicolau e acaba encontrando livros de psicologia canina. Túlio pergunta para Nicolau o que são aqueles livros. Nicolau diz para Vanda e Túlio que é psicólogo de cachorro. Túlio fica chocado. Juba chega na casa de Ruth e diz que quer falar com ela. Juba pergunta para Ruth porque ela inventou para Cecília que ele a beijou. Ruth finge que está chorando e diz para Juba que sabe que agiu errado. Ruth diz que fez o que o coração dela sentia, e que fantasiou porque está apaixonada por Juba. Emílio chega para visitar Bárbara com um enorme buquê de flores. Bárbara agradece o presente.
Ruth vê que Juba ficou com muita raiva dela. Ruth se faz de vítima. Juba diz para Ruth que ela terá de confessar para Cecília que mentiu. Mariano faz companhia para Francisca enquanto ela cozinha. Mariano diz que tinha uma mulher, mas ela faleceu. Mariano fica triste, Francisca pega a mão dele e o consola. Geraldo chega e dá de cara com a cena. Betinha e Tavinho estão sozinhos nas casa de Ramalho. Betinha diz que tem medo de Ramalho. Tavinho diz para Betinha que Túlio, o motorista de Ramalho, é um otário. Betinha fica sentida, mas finge que não é com ela. Brandão e o bandido estão na frente do prédio de Alfredo. Alfredo autoriza Alzira fazer a festa de Molly. Ruth força um beijo em Juba. No mesmo instante, Cecília chega e dá de cara com os dois se beijando.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 41 a 50 de Bicho do Mato!