Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 19 a 36 da novela “Araguaia”, exibida pela Globo em 2010/2011.
Capítulo 19, 18 de outubro de 2010 – Manuela pede para se encontrar com Solano em sigilo até que ela conte sobre o relacionamento dos dois para Vitor. Estela faz um ritual, ensinado por Ruriá, para esquecer Solano e fazer com que a maldição se cumpra.Fred chega na estalagem e fica surpreso ao ver o quarto arrumado por Nancy.
- Veja também:
- Resumo da novela Araguaia
- Resumo das novelas
Capítulo 20, 19 de outubro de 2010 – Amélia impede um confronto entre Solano e Vitor. Manuela não consegue contar para Max que terminou o seu noivado. Amélia cuida dos ferimentos de Vitor. Max estranha ao ver o carro da esposa parado em frente à operadora do filho. Vitor conta para Max sobre Manuela e Solano. Nancy afirma a Janaína que sempre gostou de Fred. Beatriz tenta falar com Mariquita.
Capítulo 21, 20 de outubro de 2010 – Manuela pega o jet-ski para ir ao retiro cuidar de um animal e Fred avisa à irmã para tomar cuidado com o rio. Padre Emílio teme pela segurança de Solano por causa da fúria de Max. Max chama um delegado para conversar no frigorífico de Vitor. Terê afirma a Neca que vai descobrir o destino da família de Solano no caderno de Antoninha.
Capítulo 22, 21 de outubro de 2010 – Max acerta com o delegado Geraldo de se instalar em um posto policial de Girassol. Estela fica frustrada quando Padre Emílio avisa que Solano não vai ficar com ela. O jet-ski de Manuela para por falta de gasolina e Solano vai resgatá-la. Terê descobre sobre a maldição e teme pela vida de Solano. Estela tem um pressentimento de que algo vai acontecer com Solano e se desespera. O barco de Solano cai de uma cachoeira. Manuela se desespera com o acidente de Solano e tenta falar com irmão. Terê e Neca estranham quando Estela invade a operadora à procura de Solano.
Capítulo 23, 22 de outubro de 2010 – Fred resgata Solano da água. Cirso garante a Pérola e às filhas que não vai morar na cidade. Padre Emílio pergunta por Solano para Aspásia. Mariquita joga fora o bule que Mamed usou para pegar gasolina e deixa o mascate furioso. Manuela confirma que Solano está vivo, mas que precisa ser transferido para um hospital e pede ajuda a Vitor. Fred se surpreende ao saber que Vitor aceitou ajudar Solano. Manuela chega com Solano ao hospital. Estela vai ao local onde foi feita a maldição e implora que Solano seja poupado.
Capítulo 24, 23 de outubro de 2010 – Neca ajuda Terê a decifrar os escritos do antigo caderno de receitas. Manuela avisa sobre a gravidade do estado de Solano e Padre Emílio poupa Mariquita da notícia. Estela sofre ao lembrar de Ruriá e da maldição. Mariquita afirma a Padre Emílio que Estela destruiu sua família. Terê e Neca descobrem que Caroço conhece o local onde a maldição dos Karuê foi feita. Pérola, Ametista, Esmeralda e Safira convencem Cirso a se mudar para a casa na cidade. Vitor ouve Manuela se declarando para Solano. Neca, Terê e Caroço chegam ao descampado onde foi feita a maldição. Cirso ameaça Max para não ser mandado embora depois que se mudar para a cidade e Amélia ouve a discussão dos dois.
Capítulo 25, 25 de outubro de 2010 – Janaína entra no quarto de Fred e deita em sua cama. Cirso pede a Fred para morar na cidade. Janaína se esconde no armário, quando Fred entra no quarto. Caroço encontra a ponta de uma flecha e, ao tocá-la, Terê tem a visão do ritual feito por Iaru e o Xamã. Bruno se oferece para ajudar Pimpinela e as crianças a construir a casa da árvore e Terezinha fica encantada. Estela entra no quarto de hospital onde Solano está internado. Estela beija Solano, que está desacordado. Estela sai do quarto de Solano e encontra com Manuela no hospital. Fred encontra o lenço de Janaína em seu quarto. Terê e Neca conversam com Padre Emílio sobre a maldição. O coração de Solano ameaça parar.
Capítulo 26, 26 de outubro de 2010 – Manuela e Estela lancham juntas no hospital. Manuela pergunta se Estela ainda é apaixonada por Solano. Estela garante que Solano não vai morrer. Solano sonha que está se afogando. Fred vai devolver o lenço de Janaína e os dois se beijam. Terê e Neca pedem para Caroço levá-los para uma aldeia indígena. Terê e Neca convencem Cirso a acompanhá-los até a aldeia para falar com Iuraru. Solano acorda do coma e chama por Estela, deixando Manuela chateada. Manuela avisa Mariquita que Solano acordou. Circo e Neca chegam à aldeia de Iuraru. Terê segura a mão de Amélia e tem visão dela com Vitor. Iuraru diz que vai fazer um muiraquitã para proteger Solano. O médico se surpreende com a recuperação de Solano e avisa que ele pode ter alta em breve. Solano e Manuela conversam e ela pergunta o que o gaúcho sente por Estela. Solano se declara para Manuela na UTI. Os dois se beijam. Vitor vai entrando no quarto quando vê a cena, e sai sem ser notado. Estela fica doente e Ruriá diz que ela pode morrer.
Capítulo 27, 27 de outubro de 2010 – Ruriá ajuda Estela a se recuperar mas avisa que se ela continuar amando Solano, ela vai morrer no lugar dele. Geraldo chega à Girassol. Ruriá sente que Iuraru está fazendo um amuleto para proteger Solano. O muiraquitã fica pronto. Estela volta para a estância e avisa Mariquita que Solano está curado. As duas comemoram juntas. Pérola, Cirso e as joias arrumam a mudança para a nova casa. Solano volta para casa, recuperado. Manuela fica cismada com Estela. A notícia da recuperação de Solano se espalha pela cidade. Solano encontra o muiraquitã em seu quarto. Max e Vitor discutem por causa de Solano. Solano e Manuela se beijam. Terê vai visitar Solano e explica a origem do patuá. Vitor fica sabendo que o frigorífico está à beira da falência. Terê tenta convencer Solano a deixar o Araguaia. As joias chegam na nova casa e encontram Geraldo e Dora, também de mudança para lá. As joias vão falar com Fred sobre a casa, que pede desculpas pela confusão. Manuela diz a Amélia que pretende se mudar para a estância. Estela se declara para Solano, que diz amar Manuela.
Capítulo 28, 28 de outubro de 2010 – Max vai para Brasília com Vitor. Max pergunta por Manuela para Amélia, mas ela não tem coragem de contar a decisão da filha de ficar na estância. Padre Emílio vai visitar Solano, mas Mariquita não o deixa subir. Os dois conversam sobre os órfãos. Mariquita diz que Manuela vai dividir quarto com Estela até o casamento. Estela fica chocada ao saber que Manuela e Solano pretendem se casar. Geraldo vai até a estalagem e Pimpinela sai de fininho. Manuela e Estela conversam sobre o casamento antes de irem dormir. Terê se preocupa com Pimpinela. Ele chora olhando uma foto. Manuela vai para o quarto de Solano no meio da noite, e Estela, com raiva, destrói a rosa que Manuela ganhou de Solano. Estela sofre. Fred vai visitar Solano e os dois conversam sobre a cidade. Fred conta que Girassol ganhou um delegado que é amigo de Max. Pimpinela vê Nancy tomando banho na praia do rio. Solano e Padre Emílio vão visitar Geraldo e Dora. Geraldo manda Dora ficar longe de Padre Emílio. Emílio fica encucado com o sobrenome de Geraldo. Amélia vai a estância conversar com Solano sobre o casamento. Mariquita interrompe a conversa dos dois.
Capítulo 29, 29 de outubro de 2010 – Amélia conta sua história de vida para Mariquita. Lurdinha e Aspásia vão se consultar com Terê. Amélia pede para visitar o túmulo de Antoninha e Mariquita fica intrigada. Lurdinha se decepciona com a visão que Terê tem sobre o seu futuro. Estela encontra Amélia no túmulo de Antoninha. Terê fala que a vida de Aspásia mudará depois que ela ganhar um presente inesperado. As crianças encontram uma carta de Gabriel em um fundo falso na bolsa e a escondem. Lurdinha e Aspásia encontram Caroço e lembram do que Terê falou durante a consulta. Mariquita disfarça para não contar a Solano para onde viajou. Beatriz liga para a estância e fala novamente com Aspásia. Mariquita ouve a conversa, mas não consegue atender ao telefone. Beatriz decide ir com Tavinho e Lenita para o Araguaia. Solano engana Aspásia e foge para andar a cavalo. Estela tenta seduzir Solano, que fica perturbado. Max ameaça deserdar Manuela se ela se casar com Solano.
Capítulo 30, 30 de outubro de 2010 – Manuela sai de casa e Amélia acusa Max de estar destruindo a sua família. Janaína sai escondida para levar um lanche para Fred e Nancy a segue. Neca e Terê estranham a emoção de Pimpinela ao falar sobre Elisa. Solano chega à estância com Estela e Mariquita o repreende. Amélia pede para Vitor ficar no Araguaia para ajudá-la. Estela se insinua para Solano e Manuela e irrita. Manuela conta sobre a discussão que teve com Max e confessa que teme que seus pais se separem. Terê percebe o clima de Amélia com Vitor ao chegar na estalagem e conforta a esposa de Max. Tomé entrega a carta de Gabriel para Padre Emílio. Solano não acredita que seu avô esteja morto e afirma que vai encontrá-lo. Maria da Glória chega a Girassol e diz a Neca que vai morar na cidade. Vitor comenta com Max que eles precisam ganhar a confiança de Solano. Max mostra para Solano um documento que o torna o dono da estância.
Capítulo 31, 01 de novembro de 2010 – Max sai da estância sem conseguir explicar a todos suas reais intenções e comenta com Vitor que agiu com Solano conforme o jovem lhe aconselhou. Nancy pede para Janaína prometer que se afastará de Fred. Mariquita afirma que não deixará Max se apossar da estância. Solano repreende a discussão entre Manuela e Estela. Amélia pede para conversar com Vitor. Manuela garante a Solano que vai segui-lo aonde ele for e Estela ouve. Neca, Caroço e Mamed acreditam que Glorinha e Geraldo têm um caso. Solano fica frustrado ao constatar que o documento que Max lhe mostrou é verdadeiro. Glorinha vai à praia e Neca, Mamed, Caroço e Pimpinela a seguem. Amélia confessa a Manuela que não é mais feliz com Max. Aspásia chora ao arrumar sua mudança e deixa Mariquita irritada. Safira, Ametista e Esmeralda desdenham Glorinha na praia. Mariquita critica Solano por desistir de enfrentar Max. Neca, Pimpinela, Mamed e Caroço ajudam Glorinha, que se despede avisando que precisa trabalhar. Geraldo pede a Dora para caprichar no almoço por causa da visita que receberão. Neca, Pimpinela, Mamed e Caroço se surpreendem ao descobrir que Glorinha é sargento Mourão. Padre Emílio vai à fazenda de Max para defender Solano e passa mal depois de discutir com ele.
Capítulo 32, 02 de novembro de 2010 – Max afirma que Padre Emílio e Solano voltarão para se desculpar com ele. Solano anuncia que Max é o novo dono da estância e todos se surpreendem. Geraldo e Mourão tentam conter a aglomeração. Janaína confessa seu amor por Fred, mas não aceita ficar com ele por causa da irmã. Nancy joga charme para Vitor e Janaína vê. Mariquita garante a Estela que vai descobrir o seu segredo. Ruriá diz à neta que ela não pode salvar Solano, mesmo que o tire do Araguaia. Amélia se lamenta com Vitor sobre seu casamento. Max propõe comprar a maior parte das ações do frigorífico de Vitor para salvá-lo da falência. Solano se surpreende quando Max lhe diz que eles podem continuar a morar na estância. Bruno vê Pimpinela fugindo de sargento Mourão e questiona se o palhaço tem medo de polícia. Max explica seu plano para Vitor. Terê fica feliz ao ver Solano usando o amuleto dado pelo índio. Solano anuncia a decisão de Max em deixá-los na estância. Mariquita não acredita nas boas intenções do fazendeiro e Manuela defende o pai. Max incentiva Vitor a não desistir de sua filha. Padre Emílio se desculpa com Max, que se finge de injustiçado. Sargento Mourão se surpreende com as mercadorias de Mamed. Max fica satisfeito quando Manuela volta para casa.
Capítulo 33, 03 de novembro de 2010 – Max revela que Vitor irá jantar com eles e Manuela sugere que o pai convide Solano em uma próxima ocasião. Mariquita critica Manuela por ter voltado para a casa do pais. Pérola, Cirso e as filhas falam sobre a vida do delegado e de sargento Mourão. Neca se insinua para Glorinha. Esmeralda garante a Pérola que vai trabalhar para melhorar a vida da família. Janaína comunica a Nancy que vai assumir o seu namoro com Fred para a cidade. Max pede que Vitor e Manuela trabalhem juntos para melhorar os negócios da família. Solano visita Manuela na fazenda e se irrita ao ver a noiva conversando com Vitor. Dora sugere a Padre Emílio que permita que as crianças se revezem para visitar sua casa. Max diz para Solano que mudou o seu comportamento por influência de Manuela. Amélia fica pensativa depois de Manuela afirmar que não sente mais nada por Vitor. As crianças se manifestam a respeito da vontade de Dora em adotá-los, mas Geraldo repreende a esposa. Manuela se recusa a aceitar o talismã de Solano como presente. Amélia foge das investidas de Max. Solano afirma a Mariquita que vai pagar as dívidas da estância. Solano encontra Estela dormindo em sua cama.
Capítulo 34, 04 de novembro de 2010 – Solano observa Estela dormindo. Estela acorda e vê Solano dormindo na rede. Tomé pergunta pela casa de Dora a todos no empório. Padre Emílio se desespera ao descobrir que Tomé desapareceu. Aspásia conta para Mariquita que Solano arrumou um emprego na fazenda de Max. Solano garante a Cirso que consegue domar qualquer cavalo. Padre Emílio resolve sair para procurar Tomé e Estela se oferece para tomar conta das crianças. Estela tem um pressentimento. Solano é derrubado por um cavalo arisco e Max fica satisfeito. Estela começa a rezar. O talismã de Solano o protege do cavalo. Padre Emílio se surpreende ao saber que Tomé foi para a casa de Dora para tentar ser adotado. Geraldo é irônico com Tomé e hostil com Dora. Bruno diz a Janaína que precisa conversar primeiro com Fred antes de aceitar o namoro da mãe. Max fala com despeito sobre o trabalho de Solano. Nancy beija Fred ao ver Bruno se aproximando da operadora. Bruno se recusa a aceitar o namoro de Janaína e ameaça sair de casa. Solano e Manuela tomam banho de rio. Beatriz chega com Tavinho e Lenita a Girassol. Mariquita sente-se mal ao saber que Pierina está no Araguaia.
Capítulo 35, 05 de novembro de 2010 – Beatriz fica intrigada por não conseguir falar com Mariquita. Estela socorre a avó de Solano e liga para a fazenda de Max. Geraldo manda Mourão acompanhar Dora quando ela sair de casa. Tomé diz a Padre Emílio que acredita na bondade de Geraldo. Beatriz pede para Tavinho e Lenita levarem Mariquita à estalagem. Max leva Mariquita ao hospital. Nancy mente para Janaína e diz que não sabe o que aconteceu com Bruno. Neca faz um sorteio entre Ametista, Esmeralda e Safira para saber quem ficará com ele. Janaína diz a Fred que não pode contrariar seu filho para ficar com ele. Nancy fica radiante ao saber que Fred e Janaína romperam seu relacionamento. Tavinho e Lenita dão o recado de Beatriz/Pierina para Aspásia repassá-lo a Mariquita. Solano e Manuela descobrem que Mariquita foi levada a um hospital. Estela agradece Max pela ajuda. Doutor Ricardo fala sobre o estado de Mariquita e tem impressão de conhecer Max. Beatriz fica emocionada ao saber que Tavinho e Lenita falaram com Solano. Nancy tenta consolar Fred, que se irrita com a moça. Max percebe a paixão de Estela por Solano. Padre Emílio fica emocionado ao saber por que Tomé quer ser adotado. Max propõe que Estela se una a ele para separar Solano de Manuela.
Capítulo 36, 06 de novembro de 2010 – Estela recusa a proposta de Max para ajudá-lo a romper o relacionamento de Manuela e Solano. Nancy fala mal de Janaína para Fred. Pimpinela vê Geraldo e Mourão andando de carro e se esconde. Nancy diz a Janaína que passou a tarde com Fred. Geraldo fica encantado com Safira. Estela garante a Manuela que só se interessa pela felicidade de Solano. Solano agradece Max por ter ajudado sua avó. Manuela deixa o hospital com Max. Geraldo pensa em Safira e Dora fica cismada. Safira, Ametista e Esmeralda combinam fingir que estão apaixonadas por Neca. Amélia conversa descontraída com Vitor e Max repreende a esposa. Manuela pede para comprar o seu enxoval de casamento e Max reage contrariado. Mariquita reclama de Estela para Solano. Max convida Fred para jantar. Estela, Solano e Mariquita voltam para casa. Estela tenta seduzir Solano. Beatriz e Mariquita se encontram na estalagem.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 37 a 54 de Araguaia!

