Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 16 a 30 da novela “Amor Real”, exibida pelo SBT em 2004.
Capítulo 16, 26 de janeiro de 2004 – Antonia aproveita que Manuel está bêbado e o agarra. Delfino vê e conta para Adolfo. No dia seguinte, Manuel pede perdão a Antonia e diz que a vê como uma irmã. Matilde vê os dois abraçados e pergunta se ela é sua amante. Humberto diz a Josefina que seus pais decidiram que ele deve se casar com Mercedes. Fingindo desespero, ele propõe casamento a Josefina. Manuel pergunta a Matilde se sua mãe não lhe contou que ele é filho de uma camponesa a quem o pai estuprou.
- Veja também:
- Resumo da novela Amor Real
- Resumo das novelas
Capítulo 17, 27 de janeiro de 2004 – Adolfo insiste em convencer Matilde a não matar o amor que os une por causa de Manuel. Padre Albano aconselha Manuel a respeitar a esposa. Manuel volta a pedir a Matilde que não vá embora. Matilde diz a Padre Albano que ama o novo administrador da fazenda. Manuel e Adolfo estão a caminho de Santa Rita quando encontram Nazareno, Benigno e Negro. Benigno e Negro foram incumbidos de matar Nazareno. Eles disparam contra Nazareno e ferem Manuel e Adolfo.
Capítulo 18, 28 de janeiro de 2004 – Aproveitando que Manuel está inconsciente, Adolfo aponta um rifle contra o rival, mas logo muda de ideia. Adolfo observa quando Matilde abraça Manuel e diz que não quer que ele morra. Antonia acusa Matilde de estar interessada no dinheiro do marido. Matilde conta para Prudência que Antonia e Manuel são amantes. Adolfo previne Matilde e diz que ela não deve permitir que Benigno se aproxime de Manuel. Prudência pergunta a Matilde porque Adolfo trabalha na fazenda.
Capítulo 19, 29 de janeiro de 2004 – Padre Albano pede a Adolfo que deixe a fazenda pois sua presença pode comprometer uma pessoa. Adolfo diz ao padre que não vai convencê-lo a ir embora sem Matilde. Damiana aconselha Antonia a vigiar Matilde e o administrador, pois tem certeza de que eles guardam um segredo. Adolfo diz para Manuel que os homens que lhe atacaram eram dois e que um deles era Benigno, o capataz. Adolfo pergunta a Matilde se ela falou com o marido sobre o divórcio.
Capítulo 20, 30 de janeiro de 2004 – Em seus delírios, Manuel pede a Matilde que nunca o abandone. Adolfo está presente e pede a Matilde que não jure nada mas ela promete ao marido que nunca vai abandoná-lo. Matilde comunica à tia Prudência que decidiu ficar ao lado do marido. Prudência pede a Adolfo que vá embora da fazenda. Manuel fica sabendo da decisão de Matilde e pergunta se ela está disposta a cumprir as obrigações de esposa. Matilde responde que a decisão é dele e Manuel pede que fique em sua cama.
Capítulo 21, 2 de fevereiro de 2004 – Prudência diz a Matilde que Adolfo quer lhe falar. Manuel garante a Matilde que não teve nada a ver com a armadilha que prepararam para Adolfo e conta que foi seu amigo Ciro que viu os dois se beijando no jardim e se oferece para encontrar Adelaide Sandoval, a suposta esposa de Adolfo. Matilde pede a Adolfo que vá embora da fazenda. Matilde acusa Manuel de ter contado a Antônia sobre sua relação com Adolfo. Manuel repreende Antônia por ter desrespeitado sua esposa.
Capítulo 22, 3 de fevereiro de 2004 – Prudência aconselha a sobrinha a dizer que está esperando um filho de Manuel pois só assim conseguirá que Adolfo se desiluda e vá embora para sempre. Padre Albano volta a aconselhar Adolfo a ir embora pois pode prejudicar Matilde. Adolfo insiste e diz que não irá embora sem Matilde. Padre Albano diz ao afilhado que seu casamento tem tudo para dar certo pois Matilde é uma boa mulher e só é preciso dar tempo ao tempo. O padre conta a Manuel que Antonia está apaixonada por ele e o aconselha a afastá-la da casa grande porque sua presença pode incomodar Matilde. Humberto fica muito assustado quando Renato lhe diz que o irmão de Josefina deu o prazo de uma semana para que ele torne público seu casamento. Renato diz a Humberto que ele precisa pressionar Josefina para que ela entregue o dinheiro e eles possam ir embora para a Europa.
Manuel questiona Prudência sobre o que fizeram com Adolfo Soliz e pergunta se foi dona Augusta que planejou tudo. Prudência aproveita a conversa e aconselha Manuel a engravidar sua sobrinha. José Maria, furioso, procura Inácio Penalver e acusa Humberto de ter enganado sua irmã pois não existe nenhum registro civil ou religioso sobre o casamento dos dois. Envergonhado, o general garante que seu filho assumirá sua responsabilidade. Prudência diz a Antonia que Manuel nunca vai reparar nela porque está apaixonado por sua esposa e, além do mais, ela espera um filho dele. Manuel pergunta a Matilde porque ela confidencia seus problemas ao administrador e não a ele que é seu esposo. José Maria diz a Josefina que Humberto brincou com seus sentimentos porque seu casamento foi uma farsa.
Capítulo 23, 4 de fevereiro de 2004 – Manuel ordena que Adolfo procure o pai de Matilde e ofereça ajuda econômica em seu nome. Matilde fica indignada ao saber que a tia anda dizendo a todos que sua sobrinha está grávida e se preocupa com o que Manuel vai pensar disso. Manuel pergunta a Matilde porque sua tia anda espalhando que ela está grávida. Manuel conta que Prudência pediu a ele que a engravidasse. Manuel pergunta a Matilde como conseguirão se aproximar se não consegue atrai-la como homem.
Capítulo 24, 5 de fevereiro de 2004 – Adolfo chega à casa dos Penalver e diz a Inácio que Manuel o enviou para lhe oferecer ajuda econômica. O general agradece a ajuda, mas não aceita. Augusta, porém, pede a Adolfo que o gerente do banco que entregue o dinheiro a ela. Indignada com a recusa do rapaz, Augusta decide chantageá-la. Manuel jura a Matilde que ela é a única mulher que lhe interessa e os dois se beijam. Emídio ordena que roubem o gado da fazenda de Manuel e ponham fogo no milharal.
Capítulo 25, 6 de fevereiro de 2004 – Humberto vê Adolfo na fazenda e pergunta a ele o que faz ali. Adolfo afirma que se chama Felipe Santamaria e é o administrador da fazenda de Manuel. Matilde implora a Humberto que não conte nada a Manuel e conta que Adolfo apareceu na fazenda e que se recusa a ir embora. Humberto pede dinheiro e hospedagem em troca de seu silêncio. Manuel conta a Matilde que ofereceu ajuda econômica ao seu pai, mas que ele não aceitou. Matilde volta a pedir a Adolfo que vá embora.
Capítulo 26, 9 de fevereiro de 2004 – Adolfo volta a insistir com Matilde para que fujam juntos. Matilde se nega a fugir e confessa estar apaixonada pelo marido. Rosário tenta convencer Adolfo que sua relação com Matilde terminou. Emídio ordena que queimem os milharais de Manuel. Os peões capturam Negro e Emídio dá ordens a Benigno para que o mate antes que ele conte tudo para o patrão. Depois de mandar queimar os milharais, Emídio diz a Manuel que vai investigar o caso e que punirá os culpados com rigor.
Capítulo 27, 10 de fevereiro de 2004 – Adolfo ameaça matar Humberto se ele extorquir dinheiro de Matilde. Ciro e Adelaide chegam na fazenda de Manuel. Rosário volta a pedir a Adolfo que vá embora. Rosário critica Matilde por ter se encontrado com Adolfo. Ciro conta para Manuel que Humberto pagou Bernarda para se passar por esposa de Adolfo. Emídio recebe um telegrama sobre a fuga do tenente Adolfo e do soldado Delfino. Emídio suspeita que o administrador de Manuel e seu ajudante sejam fugitivos.
Capítulo 28, 11 de fevereiro de 2004 – Humberto pressiona Matilde para que ela convença o marido a deixá-lo mais alguns dias na fazenda. Matilde diz que está cansada de ser chantageada e que ele pode contar o que quiser a Manuel. Silvano aconselha Rosário a contar a verdade para Manuel. Humberto tenta convencer Manuel de que não teve nada a ver com a armadilha sofrida por Adolfo. Humberto lembra que foi graças a ele que conseguiu se casar com Matilde. Furioso, Manuel expulsa Humberto da fazenda.
Capítulo 29, 12 de fevereiro de 2004 – Damiana aconselha Antônia a pedir para Manuel deixar ela ocupar o cargo de administrador agora que “Felipe Santamaria” deixou a fazenda. Renato aconselha Humberto a voltar para a cidade de Trindade, se desculpar com José Maria e pedir a mão de Josefina em casamento. Matilde pergunta a Padre Albano se Rosário é a mãe de Manuel. Ele responde que, quando ela estiver preparada, responderá a sua pergunta. Rosário, chorando, confessa que Manuel é seu filho.
Capítulo 30, 13 de fevereiro de 2004 – Padre Albano diz a Matilde que ela fez mal ao enganar seu marido e lembra que poderia ter engravidado de Adolfo. Matilde pede que Adolfo não volte para a fazenda pois Manuel já sabe de tudo. Adolfo diz a Delfino que pretende voltar à fazenda só para dizer a Manuel que Matilde nunca o enganou. Adolfo chega à fazenda. Matilde pede que ele vá embora e diz que não o ama. Emídio propõe a Adolfo que mate Manuel Fontes Guerra em troca de sua liberdade.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 31 a 45 de Amor Real!

