Acompanhe a seguir o resumo da novela “Amor e Revolução” e descubra tudo o que vai acontecer nos próximos e últimos capítulos da novela exibida pelo SBT em 2011/2012.
Capítulo 196, 03 de janeiro – Maria está preocupada, pois José e Nina estão demorando. Marcela afirma a Mário que não pensa em tirar o bebê, e também não está disposta a se casar. Jeová conta aos presos políticos do Dops que Carlos Marighella foi morto. Miguel aconselha Olivia a procurar um psiquiatra. Olivia tem uma crise nervosa. Luís conta a Marta que Ivone espera um filho dele. Padre Bento decide ajudar Thiago com os documentos falsos. A prostitua afirma a Fritz que não matou Aranha. Perturbada, Olivia tem alucinação e compara Miguel a Filinto. Feliciana conta ao matador que a empregada da família Guerra foi quem abriu o pacote-bomba. Dr. Ruy tenta medicar a empregada, mas ela foi fatalmente ferida. Ana afirma a Lobo Guerra que ele deveria estar no lugar da moça. O general revela que tem o corpo fechado. Miriam brada a Duarte que se eles forem presos têm de denunciar Filinto e Lobo Guerra. Maria resgata José, Nina e outros guerrilheiros do tiroteio com os policiais. José repreende Maria, pois ela está grávida. Mônica fala aos guerrilheiros que está embarcando para a Europa. Jeová conta a Jandira que o julgamento dela foi marcado e ela será levada para o tribunal militar. Os policias levam Batistelli para a sala de interrogatório.
- Veja também:
- Resumo da novela Amor e Revolução
- Resumo das novelas
Capítulo 197, 04 de janeiro – Mário fala a Marcela que os dois podem criar o bebê juntos. Decidida, Marcela afirma que não quer se casar, pois não o ama. No Dops, Batistelli é torturado por Fritz. O líder guerrilheiro resiste bravamente e não denuncia os companheiros. Olivia diz a Miguel que não tem se reconhecido. Jandira é levada por policial à cela de Batistelli. Ela tenta confortar o marido, que está machucado. Fritz interroga Telmo sobre a morte de Aranha. Telmo afirma a Fritz que Aranha citou o nome dele como uma das pessoas que poderiam matá-lo. Fritz fica desconcertado. Obcecada, Feliciana afirma ao matador que vai acabar com Lobo Guerra custe o que custar. Lobo Guerra revela a Filinto que participou de um ritual para fechar o corpo. Misterioso, ele diz que Filinto não está preparado para ouvir sobre. No tribunal militar, Jandira começa a ser julgada. Marcela a defende. Jeová leva Ernesto para ver Batistelli, que se emociona ao reencontrar o filho. Maria sente fortes contrações. Ela está ao lado de outros guerrilheiros em um esconderijo na mata. Maria não pode ser levada ao hospital, pois o exército bloqueou a estrada. Marcela faz sua defesa a favor de Jandira no tribunal. Ela brada que a guerrilheira sofreu torturas físicas e psicológicas. Filinto conta a Lobo Guerra que descobriu o lugar em que Miriam está. Grávida, Olivia faz treino de tiros. Ela diz a Miguel que está sentindo que a hora de concretizar sua vingança se aproxima. Fernanda denuncia Fritz à corregedoria da polícia como suspeito do assassinato de Aranha. Apreensiva, Stela revela a João que está grávida. Ela está preocupada com o fato de conciliar o trabalho da novela com o bebê. João diz que não vai deixá-la abortar a criança. Maria sente contrações. Heloisa e Nina tranquilizam José ao dizer que vão ajudar Maria no trabalho de parto. Batistelli se despede de Ernesto, que é levado por Jeová ao orfanato. Jandira é condenada por 3 anos de prisão em regime fechado.
Capítulo 198, 05 de janeiro – Pelo seu bom comportamento e já ter cumprido pena, Jandira é libertada. Jeová dá a notícia a Batistelli. Fernanda enfrenta Fritz ao dizer que vai provar que ele é culpado pelo assassinato de Aranha. Duarte conta a Miriam que não conseguiu tirar o passaporte dela. Thiago consegue pegar os documentos falsificados para sair do Brasil. Padre Inácio retorna de viagem. Ao lado dos policiais, Fritz vai ao sítio prender Miriam e Duarte. Jandira reencontra o filho Ernesto. Maria sente fortes contrações. José e a guerrilheira pensam em um nome para o bebê. Filinto conta a Ana e Lobo Guerra que Miriam foi presa. Ana aconselha o filho a deixá-la em paz. Olivia e Miguel chegam ao sítio e encontram tudo revirado. Filinto chega ao Dops e começa a ameaçar Miriam, que é levada para a sala de torturas. Vestido de mulher, Thiago vai à casa de Lúcia. Ele pede para Lúcia fugir com ele. Na frente dos policiais, Miriam diz que Leãozinho não é filho de Filinto. Olivia diz que Miriam está em apuros e quer ir atrás de Filinto. Miguel tenta acalmá-la. Ela começa a sentir contrações. Maria entra em trabalho de parto. Marina afirma a Marcela que está disposta a assumi-la e ajudar na educação do bebê. Mário aconselha Marcela a pensar bem, pois ele quer se casar com ela. Com a ajuda de Nina, Heloisa e José, Maria dá à luz.
Capítulo 199, 06 de janeiro – Stela conta a João que conheceu um americano que prometeu ajudá-la na carreira de atriz em Hollywood. Lúcia decide ficar ao lado de Thiago. Os dois irão embora do Brasil. Na sala de torturas, Filinto faz terrorismo psicológico com Miriam. Olivia entra em trabalho de parto e não pode ir para o hospital, pois é procurada pelo Dops. Miguel diz que vai fazer o parto. No Vale da Ribeira, José e Maria acariciam o bebê. Os militares do exército se aproximam do esconderijo. O casal fica aflito. Heloisa avisa José, Maria e Nina que tem pessoas andando na mata. Alguns guerrilheiros começam a debandar. No Dops, Jeová promete ajudar Duarte, que é colocado na mesma cela que Batistelli. Em tom ameaçador, Fritz diz para Jeová não se meter em seu trabalho. Os dois trocam ofensas e ameaças. Maria, José, Nina e Heloisa deixam o esconderijo. Os militares chegam e começam a vasculhar o local. Filinto manda Fritz dar choque elétrico em Miriam. O inspetor diz que Miriam não aguenta mais. Stela revela seu amor a João e decide ficar no Brasil ao lado dele. Stela fala para o americano procurar uma outra atriz.
Capítulo 200, 09 de janeiro – No Dops, Batistelli vibra pela liberdade de Jandira. Por conta da guerrilheira, Batolomeu e Batistelli partem para a briga. José, Maria, o bebê Victor, Nina e Heloisa fogem pela mata do Vale da Ribeira. Eles conseguem se esconder e não são vistos pelos militares do exército. Bartolomeu fala a Batistelli que vai fazer o que for possível para ficar com Jandira. Mário propõe a Marina e Marcela de os três morarem juntos. Fritz dá recado a Filinto de Lobo Guerra: o general não quer que Filinto continue torturando Miriam. Miguel ajuda Olivia no trabalho de parto. O bebê nasce. Miriam é colocada na cela do Dops ao lado de outras presas políticas. Marília vai à igreja e revela a padre Inácio e padre Bento que recebeu herança de um tio que faleceu. Ela está rica. Monsenhor pressiona padre Inácio a escolher entre a igreja ou Marília. Marina está decidida a mandar Mário embora do jornal. Marina pressiona Marcela a se decidir entre ela e Mário. Marcela afirma que irá tomar uma decisão somente após o parto. Fritz revela a Margarida que Aranha disse em uma ocasião que José Guerra seria o seu assassino. O bebê de Olivia e Miguel é uma menina. Olivia chama a menina de Violeta. Obcecada, ela diz a Miguel que está pronta para dar início a sua vingança. Feliciana manda o matador acabar com a vida de Ana Guerra.
Capítulo 201, 10 de janeiro – Bartolomeu é julgado. Jandira vai assistir ao julgamento. Marcela o defende e pede a liberdade condicional para o seu réu. José e Nina conseguem fazer soldados do exército de reféns para conseguir passar pela barreira. José se disfarça com o uniforme do exército. O juiz concede a liberdade condicional a Bartolomeu. Jandira e Bartolomeu se abraçam. Julia também ganha a liberdade condicional. Disfarçado de militar, José diz aos militares da barreira que uma mulher (Maria) está com o filho muito doente. O oficial diz que precisa pedir permissão para deixá-lo passar. José tenta convencer o oficial de que o bebê pode morrer. O oficial deixa José passar com o carro do exército. Jandira fala a Bartolomeu que não é correto eles começarem uma história de amor com Batistelli preso. Ela confessa que está dividida entre os dois. Fritz solta Miriam. Miriam afirma que Fritz a quer solta para torturá-la e matá-la. José, Maria, Victor, Nina e Heloisa conseguem chegar ao aparelho. José conta às guerrilheiras que o sequestro do embaixador alemão está confirmado. Ao deixar o Dops, Miriam dá de cara com Filinto. O torturador a coloca em uma carro. Miriam é levada para o galpão de torturas. Julia vê Miriam sendo sequestrada por Filinto e vai contar a Olivia e Miguel. Olivia deixa a filha nos braços de Miguel e decide ir atrás de Filinto. A bolsa de Marcela rompe no jornal. Mário e Marina ficam aflitos. O matador diz a Feliciana que matou Ana Guerra, mas é uma armação, pois ele a entrega aos policiais do Dops. Ana chega e diz a Feliciana que é melhor ela se entregar. Ao ver Ana, Feliciana fica possuída.
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 202, 11 de janeiro – Ana pergunta a Feliciana onde está o dinheiro que foi roubado de sua casa. Fernanda encontra o dinheiro no carro de Feliciana. Miguel deixa Violeta, sua filha, com Beto, pois ele decide ir atrás de Olivia. José e os guerrilheiros traçam plano para sequestrar o embaixador alemão. Miriam é torturada por Filinto. No galpão de torturas, Olivia está escondida e vê Filinto fazendo barbaridades com Miriam. Telmo revela a Lobo Guerra que descobriu onde os guerrilheiros estão escondidos: em um quarto de hotel no centro de São Paulo. O general promete recompensa se os subversivos forem presos. Miriam implora para Filinto deixá-la ir embora. Olivia faz barulho e Filinto ouve. No Rio de Janeiro, os guerrilheiros conseguem sequestrar o embaixador alemão. No pau de arara, Miriam sofre com dores. Telmo consegue entrar no hotel e surpreende Nina e Maria. Telmo brada que Maria e Nina estão presas e aponta arma para as guerrilheiras. Telmo revela que trocou a própria liberdade pela prisão delas. Nina fica em choque. Marcela é levada para o hospital e recebe a notícia de que terá que fazer uma cesárea. José chega ao aparelho. Telmo também o faz de refém. Maria questiona a Telmo se vale a pena ter um futuro entregando as pessoas à morte. O médico tranquiliza Marcela para a cesárea. José luta com Telmo e consegue desarmá-lo. Maria e Nina saem do hotel. Olivia coloca a arma na cabeça de Filinto.
PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 203, 12 de janeiro – Jandira espera que o nome de Batistelli esteja na lista dos prisioneiros políticos que serão libertados. Bartolomeu pressiona Jandira a escolher entre ele e Batistelli. Olivia revela a Filinto que teve uma filha. Ela afirma que ele é estéril. Filinto desarma Olivia. Marcela acorda da anestesia e se emociona ao ver a filha. Mário e Marina vibram ao receber a notícia. José faz Telmo de refém para tentar fugir. Maria e Nina estão prestes a embarcar para o Chile. Maria está com receio de nunca mais reencontrar com José. Ana revela a Lobo Guerra que doou todo o dinheiro que recuperou para instituições de caridade e orfanatos. Lobo Guerra fica enfurecido. José consegue imobilizar Tavares, Borges e Telmo, mas um soldado faz Heloisa de refém. Miguel entra no galpão de torturas e começa a lutar com Filinto. Miriam apunhala Filinto pelas costas e Olivia o espanca. Filinto cai morto no galpão de tortura. Maria não quer embarcar para o Chile com Nina. Mas Nina a convence. Lobo Guerra aponta arma contra Ana. Marina e Mário discutem por conta de Marcela. Heloisa se desvencilha do soldado, que cai no chão ao lado de Tavares, Borges e Telmo. José e Heloisa trancam os militares no quarto. Jeová conta a Batistelli que o nome dele está na lista de presos políticos que serão libertados.
ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 204, 13 de janeiro – Filinto é assassinado. O general Lobo Guerra tenta matar sua mulher Ana, mas sofre um derrame. Marcela e Marina comemoram o nascimento de sua filha com Mario. Feliciana enlouquece na cadeia e acaba sendo espancada pelas presidiárias. No exílio, Maria Paixão e seus amigos comemoram a vitória do Brasil na Copa de 1970. José Guerra encontra Maria Paixão no exílio e os dois se entregam ao amor. Marcela decide viver com Marina. O atentado à bomba no RioCentro e a manifestação pró eleições diretas ocorrida na praça da Sé são retratados. A família de José e Maria pedem eleições diretas no Brasil. Fim.
O que você achou do final da novela “Amor e Revolução”? Não deixe de comentar! Quer relembrar o que acontece no início da novela? Acesse a página com o resumo dos primeiros capítulos de Amor e Revolução!

