Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 151 a 165 da novela “Amor e Revolução”, exibida pelo SBT em 2011/2012.
Capítulo 151, 01 de novembro – Marcela revela aos pais que está apaixonada e quer que eles conheçam a pessoa. Filinto está no “aparelho”. Diante dos guerrilheiros, Violeta acusa o militar de vários crimes e torturas. Violeta revela a todos que é Olivia. Os guerrilheiros ficam atônitos. Filinto pergunta a Olivia se foi a enfermeira Julia quem a ajudou a sair do hospital com vida. Olivia começa a contar toda a história. Ela conta que Julia foi muito rápida e colocou o corpo de uma indigente, que estava no hospital, no caixão. Olivia revela que Julia a levou para a própria casa e a curou. Os guerrilheiros improvisam um tribunal para julgar os crimes de Filinto. Marcela leva Marina e os pais para jantarem na cantina de Beto Grande. Marcela está sob pressão. O pai dela conta que comprou uma fazenda e colocou no nome da filha para preparar o dote de casamento. Marcela o afronta ao dizer que não está pensando em casamento. Ao beijar Bete, João a chama de Stela. Bete se descontrola. À parte, Marcela afirma a Marina que está disposta a contar toda a verdade aos pais. Marina fica aflita. Marcela está decidida. Olivia tira a peruca na frente de Filinto. Ele fica espantado e a chama de frígida, seca. Enfurecido, Filinto xinga os guerrilheiros de bandidos e marginais. Durante o “julgamento” de Filinto, Olivia afirma aos companheiros que deseja a tortura seguida de pena de morte para ele.
- Veja também:
- Resumo da novela Amor e Revolução
- Resumo das novelas
Capítulo 152, 02 de novembro – Jeová leva água para o preso Ivo. O carcereiro tenta convencer o rapaz de que ele não concorda com o que se passa no Dops. Ivo fica um pouco desconfiado, mas começa a falar sobre Marighella para Jeová. Filinto tenta convencer os guerrilheiros de que tomou Lara e Alice dos pais para ajudá-las. Não bastasse, Filinto diz a Maria que prendeu José para protegê-lo dela. Maria fica indignada. Batistelli abre votação entre o grupo para a execução de Filinto. Em discussão com Miriam, José diz que ela não pode abortar o bebê. Miriam se exalta e começa a gritar com José, que a deixa só para atender o telefone. É Maria! Ana tenta tranquilizar Miriam, que escuta a conversa de Maria e José na extensão. Furioso, Lobo Guerra conta a Ana que Filinto foi sequestrado pelos guerrilheiros. Ao entrar no escritório, o general flagra José ao telefone. Lobo Guerra pergunta se é Maria. O general conta a José que Filinto foi sequestrado.
Lobo Guerra diz para José avisar aos guerrilheiros que ele quer Filinto vivo. Ele ameaça enterrar Maria Paixão viva. Miriam conta a Lobo Guerra que ouviu a conversa de José e Maria pela extensão. Maquiavélica, ela diz que os dois marcaram encontro. Batistelli diz a Filinto que a vida dele está nas mãos de Olivia. Com sede de vingança, Olivia afirma que quer a morte de Filinto. Ele fica aterrorizado. Os pais de Marcela fazem um brinde ao aniversário da filha. Os dois falam sobre o desejo de ver a filha subir ao altar. A mãe de Marcela diz que a filha sempre foi muito estranha desde criança. Na reunião do Comando de Caça aos Comunistas, Lobo Guerra revela ao grupo que Filinto foi sequestrado. O general ordena que o grupo encontre o “aparelho” em que Filinto está sendo mantido como refém. Jandira, Bartolomeu, Heloisa e Nina não aprovam a morte de Filinto, pois acreditam que ao agir assim têm uma postura mais civilizada, diferente dos militares da ditadura. Olivia, Telmo, Batistelli e Henrique querem a morte do torturador. Há um empate. O voto de decisão fica com Maria.
Capítulo 153, 03 de novembro – Os pais de Marcela pedem para ela revelar o nome do rapaz por quem está apaixonada. Marcela e Marina se entreolham. Marcela promete revelar o nome do pretendente, mas em uma outra ocasião. Miriam diz a Ana que José quer abandoná-la para reatar com Maria Paixão. A decisão de Maria é que Filinto seja usado para ser trocado por prisioneiros políticos. Olivia fica decepcionada. Filinto toma a arma da cintura de Henrique e faz Maria de refém. Stela e João têm uma discussão. Stela diz que João tem ciúmes de Miguel. Ivo pergunta a Jeová se os policiais do Dops vão interrogá-lo. Maria luta com Filinto. Olivia atira na perna dele. Marina pede para Marcela não se precipitar e contar aos pais que as duas são namoradas. Olivia dá outro tiro em Filinto. Os guerrilheiros decidem deixar Filinto na porta de um hospital. Miriam chega aos prantos no teatro, conta ao grupo que está grávida e José não quer se casar com ela. Os guerrilheiros deixam Filinto na calçado do Hospital das Forças Armadas.
Capítulo 154, 04 de novembro – Marcela leva seus pais ao teatro. Marina está um pouco incomodada. Os enfermeiros chegam com Filinto baleado no hospital. Ana diz a Lobo Guerra que está preocupada com Filinto. Os dois têm uma discussão. O general culpa José pelo sequestro de Filinto. Juliana telefona para Lobo Guerra e o avisa que Filinto foi encontrado baleado e está no Hospital das Forças Armadas. Ana e Lobo Guerra decidem ir para o hospital ver o filho. Inconformada, Olivia fala a Telmo que não quer acreditar que Filinto saiu vivo do “aparelho”. Telmo consola Olivia. Ao ver os dois, Nina fica enciumada. Telmo tenta tranquilizar Nina e diz que ela não tem motivos para sentir ciúmes. Nina pede para Telmo explicar sobre a participação dele no Comando de Caça aos Comunistas. Aranha chega com policiais ao teatro de Vanguarda. Os policiais mascarados espancam os atores e quebram o teatro. Jandira afirma a Batistelli que eles serão procurados por Lobo Guerra com toda a fúria, pois Filinto foi baleado. Jandira acusa Batistelli de defender a atitude de Olivia. Mascarados, os policiais explodem o teatro. João e Stela são levados para o Dops. Maria e José conversam ao telefone. Duarte e Beto estão machucados. Na cantina de Beto, os atores notam a ausência de Stela e João. No galpão de tortura do Dops, Stela e João são aterrorizados por Aranha e Fritz.
Capítulo 155, 07 de novembro – Miriam chega desesperada à mansão de Lobo Guerra. Ela conta que o teatro foi invadido e todos foram espancados por homens encapuzados. No galpão de tortura, Aranha pede para Stela e João representarem uma cena da peça. Ana e Lobo Guerra chegam ao hospital para visitar Filinto, que conta que Olivia o sequestrou. Filinto revela a Ana que Violeta é Olivia. Ana fica estarrecida. Filinto conta a Lobo Guerra que os guerrilheiros fizeram um tribunal para julgá-lo. Aranha pede para os policiais deixarem Stela e João sozinhos. Telmo revela a Nina que participou da chacina e que ela é única sobrevivente. Batistelli tenta convencer Jandira de que sente pena de Olivia. A guerrilheira diz ao marido que a vida dela perdeu o sentido. Maria comunica Batistelli e Jandira que vai encontrar José. Batistelli alerta Maria sobre a possibilidade dela colocar todo o grupo em risco. O guerrilheiro está disposto a trancá-la no “aparelho”. Maria o enfrenta. Diante da determinação da guerrilheira, Batistelli diz que espera que ela encontre a felicidade ao lado de José e a abraça. Beto conta a Lúcia que João e Stela foram levados para o Dops. José e Maria se reencontram secretamente. Maria alerta José que Miriam está tramando algo para separá-los. José revela a Maria que Miriam está grávida, mas mesmo assim rompeu o noivado com ela. A guerrilheira diz que é muito estranho pensar que José vai ser pai e o filho não é dela.
Capítulo 156, 08 de novembro – João e Stela chegam à casa de Lúcia. Maria conta a José que Violeta é Olivia e que ela quase matou Filinto. José pede Maria em casamento. Maria aceita o pedido de José. Filinto diz a Lobo Guerra que a enfermeira Julia tem que pagar por ter ajudado Olivia. Filinto revela a Dr. Ruy que Olivia está viva. O médico tem uma reação desesperadora. Lobo Guerra afirma que Julia vai sofrer as consequências por tê-lo enganado. Homero pergunta a Aranha se ele liberou Stela e João porque ficou emocionado com a cena de amor que eles representaram no galpão de tortura. Olivia telefona para Julia no hospital e revela que Filinto sabe de toda a verdade. Julia corre perigo de vida. Olivia marca encontro com Julia, pois quer ajudar a enfermeira. Lobo Guerra manda Josias procurar Julia, pois ela será detida para investigação. Maria fala a José que está disposta a morrer pela revolução. Aranha pede para Fernanda mostrar as amigas de Heloisa aos policiais. Ana tenta confortar Miriam ao dizer que José não vai abandoná-la. Maria diz a José que vai para luta armada. A guerrilheira cobra uma postura do militar. José diz que está pensando em ir para o exílio. Maria diz que quer José na luta ao lado dela.
Capítulo 157, 09 de novembro – Thiago Paixão chega ao “aparelho”. Thiago diz a Batistelli e Jandira que quer voltar para a luta armada. Marcela se despede dos pais. Eles cobram da filha um casamento e também um neto. Marcela se sente pressionada pelos pais. Marina fica desconcertada com a situação. Duarte fala ao atores que vai demorar um pouco para eles conseguirem voltar a ensaiar, pois com o atentado o teatro ficou em ruínas. Stela diz que a família dela tem um sítio que pode ser usado para os ensaios. Thiago Paixão e Batistelli vão à favela conversar com Feliciana. Ela quer entrar para a luta armada. Marcela exige resposta de Marina sobre sua proposta. Marília revela a padre Inácio que está grávida e mostra o teste para ele. Aranha faz telefonema anônimo para o jornal e faz ameaças. Marcela chama Marina de preconceituosa, pois ela está com receio de assumir o romance por conta do que os outros vão pensar. Duarte aceita a ideia de ensaiar no sítio da família de Stela. Fritz e os policiais do Dops vão à faculdade e prendem Bete. José afirma a Maria que o coração dele só ficará em paz se ele lutar pelo que é justo. O militar afirma seu desejo de lutar conta a ditadura, pois não dá mais para continuar no Exército.
Capítulo 158, 10 de novembro – Bartolomeu pergunta a Jandira se ele não seria um pai melhor que Batistelli. Bartolomeu agarra a guerrilheira e confessa que nunca vai esquecer a noite que os dois passaram juntos. Heloisa entra no quarto e quase flagra os dois. Maria chama José para ir ao “aparelho” com ela. José afirma a Maria que o caminho dele é ao lado dela na luta armada, mas quer fazer as coisas com calma. Olivia brada a Nina e Telmo que quer voltar ao hospital e acabar com a vida de Filinto. Lobo Guerra diz a Dr. Ruy que quer Julia presa o mais rápido possível e faz ameaças à filha do médico. Os atores planejam a ida para o sítio da família de Stela. Bete é interrogada pelos policiais do Dops. Ela entra em pânico. Os guerrilheiros refletem sobre o fato de que o sítio não é mais um lugar seguro. Marília promete transformar a vida de padre Inácio em um verdadeiro inferno se ele não se casar com ela. Ana flagra Miriam vasculhando o quarto de José. Lobo Guerra conta a Filinto que Julia conseguiu escapar. Olivia encontra Julia e promete levá-la para um lugar seguro. Feliciana revela a Thiago e Batistelli que tem as chaves da mansão de Lobo Guerra. Ela afirma que está disposta a invadir a casa e matá-lo sem a ajuda de ninguém.
Capítulo 159, 11 de novembro – Lúcia conta aos atores que Bete foi levada para o Dops. Todos ficam apreensivos, pois Bete sabe onde fica o “aparelho”. Aranha começa a interrogar Bete no Dops. Jeová conta ao pai que tem sofrido ameaças de Fritz. Miriam fala a José que decidiu não abortar o bebê. José afirma que a decisão não vai fará ele se casar com ela. José conta que ele e Maria se acertaram e vão se casar. Ao telefone, Lúcia alerta Jandira a ir embora do “aparelho”, pois os guerrilheiros estão correndo grande perigo. Thiago e Batistelli chegam ao “aparelho” com Feliciana. Jandira fala aos guerrilheiros que o “aparelho” pode ser descoberto a qualquer momento. Todos ficam apreensivos. Olivia chega ao “aparelho” com Julia. Ela e Feliciana se reencontram. Os guerrilheiros assistem pronunciamento de Lobo Guerra na televisão. O general fala sobre a invasão do Hospital das Forças Armadas e também do sequestro de Filinto. João telefona para a redação do jornal e conta a Marta que Bete está presa no Dops. Luís telefona para Bartolomeu e diz ao irmão que Aranha está a um passo de descobrir onde os guerrilheiros se escondem. Em reunião com militares, Lobo Guerra afirma que quer os guerrilheiros vivos ou mortos. Batistelli pede guarida para Jandira e Ernesto na igreja de Padre Inácio. Miriam vasculha as roupas de José e encontra caixa de fósforo com nome de hotel. Miriam tira a roupa e deita seminua na cama de José. Em devaneio, ela diz que os dois terão a última noite de amor.
Capítulo 160, 14 de novembro – Olivia diz a Feliciana que só ficará satisfeita quando se vingar de Filinto. Feliciana a apoia e diz que tem um plano para entrar na casa do general Lobo Guerra. Aranha aterroriza Bete no Dops. Sob Pressão, ela promete levar o delegado à casa de Bartolomeu. Batistelli revela a Jandira que vai participar de uma ação da VPR: um atentado ao quartel com carro-bomba. Ao ver Miriam seminua na cama, José diz que ela está fazendo um papel ridículo. Estudantes e guerrilheiros vão para a casa de Lúcia e pedem abrigo. Lúcia dá apoio a eles. Miriam pergunta a José se ele foi se encontrar com Maria. Miriam o beija. José diz que não sente desejo por ela e que o envolvimento entre os dois foi um erro. Telmo e Nina contam a Beto que a polícia descobriu o aparelho e pedem abrigo na cantina. Marcela vai tentar tirar Bete do Dops com habeas corpus. Aranha chega com Bete ao sítio de Luís, que apanha do delegado. Fritz acusa Bete de ter mentido e diz que ela vai apanhar para falar a verdade. Aranha manda os policiais vasculharem o sítio. Jandira chega com Ernesto à igreja de padre Inácio. Padre Bento não gosta da ideia de Jandira ficar escondida na igreja. Aranha pergunta a Luís por que a cozinha da casa está toda revirada. Luís inventa a desculpa de que deu uma festa na noite anterior. Maria e José se reencontram no hotel. Maria revela a José que foi o delegado Aranha quem matou Cléo. A guerrilheira revela a José que no grupo de paramilitares estavam Lobo Guerra e Filinto.
Capítulo 161, 15 de novembro – Um carro-bomba explode na entrada do quartel. Um soldado é gravemente ferido. Bete é solta e vai à casa de Lúcia. A pedido de Ana, Miriam vai ao hospital levar alimentos para Filinto. Filinto a provoca ao dizer que o filho que ela espera é dele. Filinto agarra Miriam. Dr. Ruy entra no quarto e por pouco não os flagra. Em reunião, Lobo Guerra chama os militares de incompetentes. O general brada que quer os terroristas mortos. Olivia está na casa de Feliciana na favela. Feliciana fala com ódio de Ana. Olivia tenta acalmá-la. A ex-governanta afirma a Olivia que já tem um plano para invadir a casa de Lobo Guerra. Manipuladora, Miriam fala a Filinto que vai destruir o amor que José e Maria sentem um pelo outro. Beto oferece um jantar de despedida aos atores do grupo de teatro Vanguarda, pois a trupe vai morar no sítio da família de Stela. Stela fica incomodada ao saber que Bete também vai morar no sítio, pois é namorada de João. Fritz e Jeová se enfrentam e o inspetor afirma que ainda vai pegar Jeová. Feliciana e Olivia entram na mansão de Lobo Guerra. A ex-governanta aponta arma para Ana e diz que as duas têm de acertar contas. Olivia intervém e diz que Ana é inocente. Feliciana manda Ana vestir os uniformes de empregada e servi-la chá com torradas. Ao ver Marina e Mário conversando, Marcela fica enciumada. Marcela pressiona Marina e quer que ela assuma o romance entre as duas. Lobo Guerra chega à mansão. Feliciana e Olivia apontam as armas contra ele.
Capítulo 162, 16 de novembro – Na igreja, Jandira discute com Batistelli sobre a ação no quartel. Padre Bento ouve a discussão dos dois. Feliciana exige que Lobo Guerra bata continência. Ela pede para Olivia amarrar o general. Feliciana revela a Ana que Lobo Guerra gostava de ser amarrado no bordel. Lobo Guerra a chama de decadente e diz que o lugar de Feliciana é no lixo. Ela dá uma coronhada no general. Feliciana chama Ana de frígida. As duas se atracam, a arma dispara e atinge Lobo Guerra. Feliciana aponta a arma para Ana, mas Olivia se coloca na frente. O telefone da mansão toca, Ana atende e tenta dizer o que aconteceu. Feliciana e Olivia ficam desesperadas e saem pelos fundos. No galpão de tortura, Aranha executa padre que viu o assassinato de Romualdo. Os enfermeiros chegam à mansão para socorrer Lobo Guerra, que está com a respiração muito fraca. Ana conta tudo o que aconteceu a Miriam. Nina e Telmo chegam à igreja, pois Batistelli tem uma nova ação. O líder guerrilheiro revela que a nova ação é “expropriar” um cofre em uma mansão do Rio de Janeiro, no qual o governador de São Paulo guarda todo o dinheiro da corrupção. Nina reencontra padre Inácio. Ela apresenta o namorado, Telmo. Um clima de desconforto entre eles. Miriam entra no quarto do hotel em que Maria e José estavam hospedados. Ela suborna a camareira. Miriam coloca uma substância na água. No quartel, José reencontra coronel Santos, que conta que Lobo Guerra levou um tiro no peito. Coronel Santos comunica a José que a licença dele acabou e ele terá que voltar para o quartel. Miriam pede para a camareira não contar a ninguém que esteve no quarto. Olivia revela a Feliciana sua vontade de entrar no hospital e acabar com Filinto e Lobo Guerra. Feliciana acha um pouco arriscado. Determinada, Olivia pergunta a Feliciana se ela está disposta.
Capítulo 163, 17 de novembro – Os atores do grupo de teatro Vanguarda chegam ao sítio da família de Stela. Maria e Lúcia se reencontram na cantina de Beto. Olivia fala a Feliciana que quer entrar no Hospital das Forças Armadas disfarçada de enfermeira. Feliciana aceita a proposta de Olivia. As duas vão entrar no hospital e dar fim em Lobo Guerra e Filinto. Dr. Ruy diz para Ana e Filinto que Lobo Guerra não corre risco de vida. Ana revela a Filinto que Olivia contou tudo o que ele fez com ela. Filinto tenta convencer a mãe de que é mentira de Olivia. Padre Bento ouve os guerrilheiros falando sobre a “expropriação” do cofre do governador e fica estarrecido. Padre Bento diz a padre Inácio que eles estão dando abrigo a ladrões. Marina confessa a Marcela que não está pronta para assumir o romance. Marina teme sofrer represálias ao assumir o namoro. José chega ao quarto do hotel, come o bombom e bebe a água com sonífero. Dopado, ele deita na cama. Miriam entra no quarto, tira a roupa e deita ao lado de José. Em seguida, Maria entra no quarto e vê Miriam e José dormindo abraçados. Maria tenta acordar José, mas ele está dopado. A guerrilheira e Miriam têm uma discussão. Miriam fala a Maria que José não consegue viver sem o amor das duas. Ela pega um punhal e ameaça a guerrilheira. As duas começam a lutar. Miriam grita por socorro. Maria foge do quarto.
Capítulo 164, 18 de novembro – Miriam diz para a camareira do hotel que José não pode saber o que aconteceu no quarto. Maquiavélica, ela suborna a camareira. Maria chega desolada à igreja e conta o que aconteceu aos guerrilheiros. Jandira aconselha Maria a seguir sua vida. Impositivo, Batistelli diz para Maria deixar o militar para trás. José acorda e pergunta à camareira se Maria o procurou no hotel. A camareira afirma que ela não apareceu. Filinto recebe alta do hospital e vai para casa com Ana. Miriam conta a Filinto que seu plano de separar Maria e José deu certo. No quarto do hotel, José está preocupado e espera por Maria. José liga para a casa de Lúcia e pergunta de Maria. Lúcia fala a José que Maria estava a caminho do hotel. Os dois ficam preocupados. Determinada, Maria afirma aos guerrilheiros que nunca mais quer ver José. José telefona para coronel Santos e pergunta se ele tem alguma notícia sobre Maria Paixão. José teme que Maria esteja presa. Beto chega à casa de Lúcia e diz que o prédio está cercado por policiais do Dops. Estudantes e guerrilheiros se desesperam. Marcela confessa a Marina que está extremamente magoada. Marina afirma a Marcela que nunca deu a ela esperanças de casamento. Miriam revela a Filinto que contratou um falsificador para escrever cartas com a letra de Maria endereçadas a José. Na suposta carta, Maria escreve a José que encontrou um novo amor.
Capítulo 165, 21 de novembro – Na casa de Lúcia, estudantes e guerrilheiros se desesperam por conta dos policiais do Dops que cercaram o prédio. Lúcia também fica aflita. Maria pede conselhos a padre Inácio. A guerrilheira revela a padre Inácio que flagrou José na cama com outra. Inácio tenta confortar Maria ao dizer que José fala dela com muito amor. A camareira do hotel afirma a José que Maria não retornou ao hotel. José fica preocupado. Marcela chora por não aguentar mais a indecisão de Marina, que não quer assumir o namoro. Marina pede mais um tempo a Marcela para se decidir. Fritz bate à porta de Lúcia ao lado de policiais do Dops. O inspetor pergunta sobre Heloisa. Cabral e Homero vasculham a casa da professora. José lê suposta carta de Maria. Na carta, que foi falsificada por Miriam, Maria escreve que está apaixonada por outro homem. Ana fica desconfiada. José afirma à mãe que a letra da carta é de Maria. João pergunta a Stela por que ela não tira os olhos dele. Ela sente ciúmes de João com Bete. Padre Bento discute com Batistelli por não concordar com os métodos dos guerrilheiros. Padre Bento diz que os guerrilheiros são procurados como bandidos e terroristas. No hospital, Lobo Guerra tem delírios de perseguição. Dr. Ruy tenta acalmá-lo. Feliciana e Olivia se disfarçam de enfermeiras e planejam entrar no Hospital das Forças Armadas para acabar com a vida de Lobo Guerra e Filinto.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 166 a 180 de Amor e Revolução!

