Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 41 a 50 da novela “Alma Gêmea”, exibida pela Globo em 2005/2006.
Capítulo 41, 5 de agosto de 2005 – Hélio explica para Rafael que ele e Terê estão visitando Serena. Rafael confia em Serena e esquece seus ciúmes. Serena acha que Rafael vai gostar de vê-la com um penteado igual ao de Luna. Rafael pede que Luna dê algum sinal que mostre se Serena é mesmo sua reencarnação. Guto vê Terê saindo da casa de Rafael. Terê explica que estava visitando uma amiga. Guto fala para Terê que um dia vai pedir que pegue algo dentro daquela casa. Olívia pensa na discussão que teve com Vitório e fica perturbada. Dalila confessa para Roberval que está preocupada, pois Raul diz que não vai se casar com agora. Roberval se oferece para ser seu marido, mas ela recusa novamente. Osvaldo vê Roberval conversando com Dalila e manda que parar de importunar sua filha. Generosa se interessa por Alaor e ele fica constrangido.
Felipe fala para Mirella que a ama. Rafael não gosta de ver Hélio na festa. Cristina afirma que Serena deve ter convidado Hélio. Serena surge na festa com o cabelo e o vestido iguais aos que Luna usava no dia em que morreu. Agnes fica indignada e acusa Serena de ser uma farsante. Rafael manda Serena tirar o vestido e diz que ela parece uma caricatura de Luna. Alguns convidados riem de Serena e ela vai embora correndo. Rafael guarda o anel que ia dar para Serena e desiste de pedi-la em casamento. Cristina fala para Rafael que vai estar sempre esperando por ele. Serena fala para Hélio que não devia ter saído de sua aldeia.
Capítulo 42, 6 de agosto de 2005 – Serena conta para Hélio que achou que seu destino era trazer a alegria de volta para a vida de Rafael, mas agora não sabe mais o que fazer. Cristina afirma para Agnes e Adelaide que Serena escolheu sozinha o vestido e o penteado que queria usar, e não os mostrou para ninguém até a hora da festa. Felipe afirma que Serena não é uma farsante, mas Agnes diz que ele não conhece nada da vida. Olívia afirma para Rafael que talvez haja alguma explicação para o que aconteceu, o aconselha a procurar Serena e deixar que ela se explique. Débora e Cristina riem ao lembrar do vexame que Serena passou. Adelaide acusa Cristina de não ter coração. Cristina fala para Adelaide que quem não tem coração é ela, pois sempre preferiu Luna.
Adelaide pergunta a Cristina até onde ela iria para conseguir as joias que Luna ganhou. Cristina teme que Adelaide desconfie que ela roubou as joias de Luna. Hélio se preocupa com Serena. Serena chora por Rafael. Débora garante a Cristina que Adelaide jamais descobrirá nada sobre as joias se ela as mantiver bem escondidas. Eduardo recebe uma de suas cartas misteriosas. Judith consola Eduardo, mas ele afirma que ninguém pode ajudar. Mirna faz os preparativos da festa de casamento de Doralice. Rafael afirma para Eduardo que vai esquecer Serena. Guto exige dinheiro de Cristina. Gumercindo conta para Kátia que ouviu Dalila dizendo que estava grávida. Vitório ouve e conta a Osvaldo. Osvaldo exige que Dalila diga quem a engravidou. Dalila afirma que foi Roberval. Adelaide fala para Rafael que acha que Serena é inocente e o aconselha a procurá-la.
Capítulo 43, 8 de agosto de 2005 – Adelaide fala para Rafael dar outra chance a Serena. Rafael fica em dúvida, já que considera o vexame que Serena passou na festa um sinal de que a mestiça não é Luna. Adelaide sugere a Rafael que use o coração para interpretar os sinais que recebe. O botânico procura Serena para trazê-la de volta. Guto exige que Cristina e Débora lhe deem dinheiro. Débora pede dinheiro emprestado a Agnes. Agnes humilha Débora que responde a irmã ter merecido perder Luna. Adelaide pergunta a Cristina se foi ela quem fez Serena usar o mesmo vestido e penteado de Luna na festa. Cristina confessa com a explicação de que seu amor por Rafael justifica tudo. Adelaide decide não delatar Cristina, mas avisa que considera Serena sua neta e vai defendê-la sempre.
Vitório e Osvaldo repreendem Roberval por ter seduzido Dalila. Amarildo leva o pato Antão para se casar com Doralice. Kátia, Elias, Rita e Gumercindo são convidados da festa. Kátia fala para Crispim que Rita é sua irmã. Raul entra na pensão de Divina para procurar Olívia. Dalila o vê e grita seu nome. Olívia estranha que Dalila conheça Raul. Crispim ouve Rita chamando Kátia de mãe. Raul fala para Olívia que conhece Dalila da floricultura. Dalila explica para Roberval que o casamento deles será só de fachada e pergunta se ele aceita assim mesmo. Rafael pede que Serena volte para ele. Serena recusa.
Capítulo 44, 9 de agosto de 2005 – Serena acusa Rafael de não aceitá-la como é. Rafael diz que vai contratar alguém para ensinar tudo o que ela precisa saber. Ele dá a Serena o anel alma gêmea, deixando-a emocionada. Serena concorda em voltar para Rafael, mas continuará morando na pensão. Roberval concorda em ter um casamento de fachada com Dalila. Kátia explica para Crispim que Rita a chama de mãe porque a jovem é órfã. Rafael conta para Cristina que fez as pazes com Serena. Cristina fica furiosa, mas disfarça. Débora garante a Cristina que elas vão conseguir fazer Rafael esquecer Serena. Débora dá a Cristina o dinheiro que pegou com Agnes e sugere que, em vez de entregá-lo a Guto, pague alguém para dar uma lição nele. Rafael confessa para Hélio que tem ciúmes dele, mas que vai tentar confiar em Serena. Hélio fica satisfeito com a atitude do botânico. Crispim vê Amarildo pegando na mão de Mirna durante o casamento dos patos.
Felipe pede que Rafael ajude Olívia. Divina leva Dalila para comprar um vestido de noiva na loja de Madalena, mas descobre que são caros demais. Rafael quer que Olívia dê aulas de etiqueta a Serena. Olívia concorda e diz que vai usar o dinheiro das aulas para montar um restaurante. Roberval fala para Dalila que vai se casar porque a ama e que um dia ela aceitará seu amor. Serena fala para Hélio que tem medo de não aprender todas as coisas que Rafael quer que ela saiba. Cristina contrata Ivan para dar uma lição em Guto.
Capítulo 45, 10 de agosto de 2005 – Hélio diz que Rafael saberá aceitá-la se a amar de verdade. Dalila diz para Roberval que jamais o amará. Rafael fala para Olívia que vai dar o dinheiro que ela quer e ceder uma casa para montar o restaurante. Olívia fica radiante, mas assina uma promissória. Ivan, a mando de Cristina, dá uma lição em Guto e corta o cabelo dele. Cristina fala para Guto que está farta de suas chantagens. Guto pede perdão a Cristina e diz que quer se aliar a ela de novo. Amarildo fala para Mirna que não quer mais saber dela, deixando-a arrasada. Osvaldo obriga Ofélia a se mudar para a sala para dar seu quarto a Serena, deixando-a furiosa. Olívia fala para Vitório que vai abrir um restaurante. Vitório se oferece para ser o cozinheiro, mas Olívia diz que não pode contratá-lo porque ele foi muito atrevido com ela. Vitório diz que a considera velha demais para ele.
Olívia fica arrasada e compra roupas mais ousadas para parecer mais jovem. Generosa fala para Divina que tem uma sobrinha que pode fazer o vestido de noiva de Dalila. Felipe diz a Rafael que ele não deveria mudar Serena. Rafael garante a Felipe que Serena vai aprender o que precisa saber com facilidade. Mirella se desespera ao saber que Olívia gastou mais da metade do dinheiro que Rafael lhe deu em vestidos. Serena pede a Rafael que deixe Terê morar na pensão e ele concorda. A mestiça também revela ao botânico que quer um emprego.
Capítulo 46, 11 de agosto de 2005 – Serena explica que ficaria sem orgulho se Rafael a sustentasse. Rafael fica emocionado com a atitude de Serena. Dalila conta para Raul que vai se casar com Roberval, mas que não vai desistir dele. Raul garante a Dalila que vai se casar com ela. Olívia se arrepende de ter gasto dinheiro em vestidos, pois a casa que Rafael lhe cedeu precisa de reformas. Zulmira vê Cristina dando dinheiro a Ivan e fica surpresa. Débora sugere a Cristina que mande Guto seduzir Serena, para que Rafael se decepcione com ela de uma vez por todas. Mirella pede a Vitório que ajude Olívia a montar o restaurante. Felipe afirma para Rafael que Cristina ainda tem intenções de se casar com ele.
Rafael garante a Felipe que Cristina aceita seu amor por Serena. Mirella fala para Olívia que Vitório a ajudará na reforma e cozinhará no restaurante. Olívia e Vitório aceitam colaborar um com o outro, mas continuam trocando insultos. Dalila chora por continuar vivendo humildemente. Roberval tenta consolá-la. Vitório vê Olívia com suas roupas joviais e fica encantado. Mirna joga charme para Ivan e o convida para ir até sua casa comer pamonhas. Zulmira pergunta a Ivan por que Cristina lhe deu dinheiro e ele não dá resposta. Vitório percebe que só fará a reforma com o dinheiro que Olívia não gastou, se ele mesmo trabalhar nas obras. Cristina fala para Guto ter um romance com Serena. Rafael leva Serena para o campo de rosas. Serena fala para Rafael que quer trabalhar lá, mexendo com a terra.
Capítulo 47, 12 de agosto de 2005 – Rafael fica feliz por Serena se interessar pelas rosas. Guto fala para Cristina que não poderá se aproximar de Serena, pois ela não gostou dele. Cristina garante a Guto que ele vai enganar Serena, pois é inocente demais. Adelaide fica feliz ao saber que Rafael reatou com Serena e afirma que ajudou na reconciliação. Agnes fica indignada. Cristina finge se compadecer de Agnes, mas Adelaide afirma que sabe quais são suas verdadeiras intenções. Rafael mostra a Serena como mexer com as roseiras. Serena, com a ajuda de Rafael, planta uma muda da roseira Luna. Rafael diz que é a primeira muda daquela roseira que ele planta em muito tempo. Olívia começa a dar aulas de etiqueta para Serena e tenta ensiná-la a andar de salto alto.
Vitório pede a Alaor e Gumercindo para ajudarem nas obras do restaurante e, em troca, garante um emprego quando tudo estiver pronto. Raul exige que Cristina ajude a conseguir um emprego nas empresas de Rafael. Eurico ouve e fica surpreso. Cristina revela a Raul que o único jeito de colocá-lo para trabalhar na empresa de rosas é fraudar os livros de contabilidade, para que o botânico ache que Abílio está roubando. Raul garante que vai pegar os livros. Guto finge que sofreu um acidente diante de Serena, para que ela se ofereça para ajudá-lo. Raul pede a Dalila para pegar os livros de contabilidade do escritório da floricultura. Mirna se assusta com o avanço de Ivan. Judith vê Eduardo com Madalena e não gosta. Guto rasga suas roupas e deita na estrada por onde Serena passa. Serena vê Guto e dá um grito.
Capítulo 48, 13 de agosto de 2005 – Serena tem uma sensação ruim ao ver Guto. Guto fala para Serena que foi assaltado e jogado na estrada. Serena, apesar de não gostar dele, fica preocupada. Judith fala para Eduardo que ele não pode enganar Madalena. Eduardo garante a Judith que vai explicar sua situação para Madalena, em breve. Serena e Bernardo levam Guto até o consultório de Eduardo. Guto pega na mão de Serena e agradece por tê-lo salvo. Serena sente uma forte dor no peito e sai correndo. Eduardo percebe que Serena está passando mal e a leva até Rafael. Serena conta para Rafael que o ouviu gritando quando viu Guto. Crispim vê Ivan com Mirna e parte para cima dele. Ivan joga Crispim no chiqueiro. Mirna defende o irmão e enfrenta Ivan, colocando-o para correr.
Elias fala para Rafael que Serena pode ter problemas no coração, pois morreu com um tiro no peito em sua vida passada. Olívia mostra a Vitório as receitas que quer fazer no restaurante. Vitório discute com Olívia. Cristina fica assustada ao saber que Serena passou mal ao ver Guto. Generosa apresenta Eliete, sua sobrinha costureira, a Divina. Divina escolhe vestidos para Dalila, que não mostra interesse pelo casamento. Roberval garante a Dalila que eles vão ser felizes. Olívia pensa em Vitório. Guto fala para Xavier que vai descobrir o que Serena sabe sobre ele. Eduardo fala para Rafael que Serena pode ter um problema de coração.
Capítulo 49, 15 de agosto de 2005 – Eduardo fala para Rafael que Serena sempre sente dores no peito e que é necessário ficar atento porque ela pode ter algum problema no coração. Rafael acha que as dores que Serena sente podem ser uma sequela do tiro que matou Luna. Osvaldo acha que Roberval está tentando se aproveitar de Dalila e lhe dá uma lição. Felipe fala para Mirella que um dia vai se casar com ela. Eliete tira as medidas de Dalila para fazer seu vestido de casamento. Mirella acha que a mãe está diferente. Olívia lembra de Vitório e sente um arrepio. Rafael pergunta se Serena é mesmo Luna e torce para receber um sinal que lhe dê certeza. Olívia ensina Serena a cuidar de seus cabelos. Rafael chama Marcelino, um professor de piano, para dar aulas a Serena. O botânico afirma para Cristina que Serena aprenderá a tocar piano rápido, pois Luna sabia tocar muito bem.
Débora insiste com Cristina que Guto tem que conquistar Serena para Rafael se decepcionar. Dalila descobre que Abílio viajou e procura em seu escritório pelos livros de contabilidade da empresa de rosas. Crispim fala para Kátia que gostaria de ter um compromisso sério com ela. Kátia esnoba Crispim. Cristina pede a Guto para conquistar Serena. Serena começa a ter aulas de piano. Eduardo fala para Madalena que precisa conversar com ela. Olívia vê Vitório e fica perturbada. Serena vê o reflexo de Luna no espelho.
Capítulo 50, 16 de agosto de 2005 – Rafael não entende quando Serena diz que viu uma moça no espelho. Rafael mostra a Serena a música preferida de Luna e ela conta que sempre ouve essa música em sua cabeça. Divina fala para o padre que Dalila precisa se casar o mais depressa possível. Cristina fala para Dalila que conquistará o amor de Raul se conseguir pegar os livros de contabilidade da empresa de rosas. A governanta garante à vendedora que quer ajudá-la. Rafael leva Serena até sua roseira Luna e diz que tem algo importante a falar. Olívia e Vitório trocam insultos, sem querer admitir que estão interessados um no outro. Kátia despreza Gumercindo e diz que não está interessada num “franguinho” inexperiente como ele. Madalena acha que Eduardo está tentando se declarar. Rafael pede Serena em casamento. Serena fica radiante e diz a Rafael que agora sabe que ele é mesmo seu destino.
Crispim fala para Mirna que precisa de sua imagem de Santo Antônio para conquistar Kátia. Mirna se recusa a emprestar. Rafael anuncia para Felipe e Cristina que ele e Serena vão se casar. Felipe fica radiante e diz a Serena que quer chamá-la de mãe. Roberval diz a Dalila que concorda em não se aproximar dela depois que se casarem, mas pede que ela não volte a procurar Raul. Dalila, falsa, faz a promessa. Serena pede que Divina e Osvaldo sejam seus padrinhos de casamento e os deixa emocionados. Débora aconselha Cristina a se fingir de amiga de Serena. Madalena pergunta a Vera se Eduardo tem algum segredo. Hélio pergunta a Serena se ela tem certeza de que Rafael é o homem certo para ela. Rafael pergunta a Cristina o que ela achou de sua decisão.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 51 a 60 de Alma Gêmea!

