Acompanhe a seguir o resumo de “A Vida de Jó” e fique por dentro de tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da trama exibida pela Record TV de segunda a sexta às 21h.
A Vida de Jó: resumo da semana de 06/10 a 10/10
Capítulo 16, segunda-feira, 06 de outubro de 2025 – Reunido com Elifaz, Bildade e Zofar, Jó reage às acusações. Sera e Raquel fazem uma parada durante a viagem ao Egito. Desolada, Raquel conversa com Deus. Ela pergunta por que Ele não a levou antes de ela ver tantas tragédias acontecerem: “Isso pouparia o Senhor de ouvir minhas queixas”.. De repente, uma cobra pica Raquel, que cai no chão. Sera fica preocupada e tenta ajudá-la.
Na tentativa de proteger Sera e Raquel, Efraim toma uma atitude arriscada. Um forte vento chega à cidade. Em seguida, um redemoinho de areia começa a se formar. Os homens começam a fugir para se proteger, menos Jó. Elifaz alerta o amigo e pede para que ele vá junto com o grupo. O pastor não muda de ideia e enfrenta a tempestade. De repente, Jó escuta Deus falando com ele.
Capítulo 17, terça-feira, 07 de outubro de 2025 – No meio do redemoinho, Deus fala com Jó e lhe conta sobre o mundo e todas as Suas criações. Chorando, o pastor se arrepende das coisas que falou e se desculpa: “Eu te amo, o Senhor sim me conhece”. Jó percebe suas feridas curadas e olha com gratidão aos céus.
Em Uz, Elifaz, Zofar e Bildade ficam mexidos com um reencontro. Raquel retorna ao seu lar e percebe que Jó está curado das feridas. O marido conta a ela que foi Deus O responsável. Os dois se abraçam e se emocionam com o reencontro. Raquel pede desculpas por ter ido embora. “Eu senti tanto a tua falta”, diz Jó.
Capítulo 18, quarta-feira, 08 de outubro de 2025 – Contra as probabilidades, Sera e Eliú seguem com as buscas por Efraim. Sem esconder a felicidade, Raquel compartilha com Jó uma experiência transformadora. Em uma lembrança da viagem ao Egito, Sera aparece chorando de preocupação por Raquel. De repente, a esposa de Jó acorda. Ela acalma a prima e mostra o seu pé curado. Antes, havia nele a picada de uma víbora. “O Senhor me curou”, explica Raquel.
Jó admite que não conhecia verdadeiramente a Deus no passado. “Eu falava Dele, mas só conhecia de ouvir falar”, diz ele. O pastor explica que tudo que lhe aconteceu foi para que finalmente pudesse conhecer o Senhor. Ao ser perguntado pelo marido, Raquel conta que não conseguiria viver sabendo que o deixou para trás.
Veja também – Resumo das novelas da Record TV:
Capítulo 19, quinta-feira, 09 de outubro de 2025 – Jó, Raquel, Sera, Efraim e Eliú ficam surpresos ao ver Dotan e centenas de homens caldeus se aproximando. Dotan se aproxima de Jó e revela: “Somos seus servos. Nós renunciamos ao exército e nos comprometemos a restaurar tudo o que nós e os sabeus roubamos de você”. O amigo pede para que o homem que já foi o mais rico do Oriente fique em Uz. “Faz de Uz uma cidade que serve ao nosso Deus”, completou Dotan.
Com um segredo revelado, Sera confronta Efraim e é pega de surpresa com uma confissão. Sera, Efraim e Eliú tentam pedir ajuda de Dotan para retornar a Uz, mas ele os responde com frieza. Sera, então, questiona Dotan como ele teve coragem de roubar tudo de Jó. “Vai me dizer que não sabia que você e seus amiguinhos são os responsáveis por deixar Jó em total miséria?”, completou a mulher. Dotan fica incrédulo e pede: “Me leve até Jó. Eu preciso falar com ele”.
Capítulo 20, sexta-feira, 10 de outubro de 2025 – Uma caravana traz a família de Jó e de Raquel a Uz e José explica que Deus os tocou para que eles fossem ao encontro dos dois. Reunido à mesa com a família, Jó se emociona: “Vocês estão me honrando, mas toda honra é apenas ao Deus que servimos, porque foi Ele que permitiu que tudo acontecesse até aqui”.
Muitos anos depois, Maria vê uma luz forte que vem do céu e se revela como Gabriel. Ele diz que ela ficará grávida e dará à luz a um filho, a quem chamará de Jesus: “Ele será chamado filho do Altíssimo, e Seu reinado não terá fim”. Fim.
Capítulos Anteriores
Se você perdeu algum capítulo que já foi ao ar e não quer ficar sem entender a história, leia abaixo o resumo dos capítulos anteriores de A Vida de Jó!
Capítulo 1, segunda-feira, 15 de setembro de 2025 – Jó é avisado por Sera que o seu tio José está chegando em Goshem. O pastor estava com as ovelhas e não havia se preparado para recebê-lo. Ele corre ao encontro da família, e se desculpa com o seu pai. Issacar chama o filho de irresponsável e fedido. Em volta, seus tios e primos comentam a cena.
Rúben causa um momento de tensão ao confrontar José diante dos filhos. Simeão parte para cima de Manassés após o sobrinho dizer que beijou sua filha Dália. Jó aparece e tenta apaziguar a confusão. Até que Carmi, para provocá-lo, beija Raquel. Jó perde o controle e ataca o primo.
Capítulo 2, terça-feira, 16 de setembro de 2025 – Jacó chama José para uma conversa e o faz firmar uma promessa. Ele pede para que o filho coloque a mão debaixo da sua coxa e seja bondoso e fiel com o pai. Com a proximidade da morte, Jacó revela o desejo de ser sepultado ao lado dos seus pais, e não no Egito. José, de imediato, se compromete a realizar o pedido do pai.
Sera chama Jó para lhe mostrar algo em sua tenda. Ele não se sente bem com o convite, algo o incomoda, mas, mesmo assim, segue a prima. Quando a entrada da tenda se abre, Sera surge com as costas à mostra. Ela então se vira e revela seu corpo descoberto. Sem reação, Jó permanece ali.
Capítulo 3, quarta-feira, 17 de setembro de 2025 – Após o incidente na tenda, Sera se declara para Jó. Ela implora para casar-se com ele e lhe faz promessas de amor. A jovem cita a pretendente do primo, o que incomoda Jó. O pastor se afasta dela e admite: “Eu amo a Raquel”.
Jacó organiza uma conversa após saber do incidente entre Sera e o primo. Jó pede perdão a Aser por ter visto sua filha sem roupa naquela manhã. Ao escutar, o pai de Sera se enfurece e acerta um soco no sobrinho. Issacar precisa conter o irmão, e Jacó pede para os homens se acalmarem. No Egito, Raquel toma uma decisão a respeito de seu futuro.
Capítulo 4, quinta-feira, 18 de setembro de 2025 – Raquel deixa o jantar em família chorando, e Jó vai atrás dela. Ele explica o que realmente aconteceu com Sera. Raquel nega, mas demonstra estar com ciúmes. Jó então percebe que, agora, ela também gosta dele. Os dois se olham com ternura e começam a se aproximar. Jó interrompe o momento e diz que precisa ir, mas pede para retomar a conversa mais tarde.
Com o sumiço de Sera, Jó é confrontado por Aser diante de todo o acampamento. Após ser encontrada, Sera confirma que se entregou a Temã por vontade própria. Ao escutar, Aser acerta um tapa no rosto da filha. Com a confirmação de Sera, Temã afirma que agora os dois são casados. Decepcionado, Jó diz à prima: “Não te reconheço mais”. Ele diz que, mesmo assim, ainda deseja que ela seja feliz.
Capítulo 5, sexta-feira, 19 de setembro de 2025 – Em clima de festa, o acampamento celebra a união de Jó e Raquel. A cerimônia de casamento entre Jó e Raquel é interrompida pela chegada dos descendentes de Esaú. Sera, ao lado de Temã, debocha do primo na frente de todos: “Já virou egípcio?”. Elifaz pede desculpas pela intromissão e diz que quer resolver as pendências entre as famílias. Sera, no entanto, continua a atrapalhar o casamento. Jó ignora e continua sua declaração a Raquel.
Após o casamento, Rúben descobre que Temã está por trás do ataque que matou Carmi. Ele revela que foi Sera quem contou tudo e diz que a fatalidade não sairá impune. Jacó sai de sua tenda e tenta apaziguar os ânimos. Elifaz afirma que não quer ignorar o que aconteceu. Mesmo assim, Simeão e Levi se juntam a Rúben com espadas e ameaçam os homens.
Capítulo 6, segunda-feira, 22 de setembro de 2025 – Em clima de romance, Jó e Raquel interrompem seu passeio ao notarem algo nos campos. Jó entra na tenda de Jacó e o encontra desacordado. Ao ouvir o neto, avô desperta e diz que não está se sentindo bem e que está sem forças para levantar. Jó o ajuda a se levantar e percebe que ele está gelado. De repente, Jacó perde forças e cai desacordado na cama.
Ao fazer uma descoberta, Sera não perde a chance de causar intrigas. Raquel se entristece com os comentários da prima de Jó. A caminho da sua tenda, ela escuta Iscá falando mal dela. “Ela parece tão bobinha”, comenta a sogra. Abalada com o que escutou, Raquel, sem querer, esbarra e derruba todas as louças da cozinha, que se espatifam no chão. Iscá se enfurece ainda mais e briga com a nora na frente de todos. Raquel sai chorando.
Capítulo 7, terça-feira, 23 de setembro de 2025 – Discutindo sobre o futuro, os filhos de Jacó são pegos de surpresa com um reencontro. Muito doente, Jacó pede para ver os filhos de José. Efraim e Manassés se ajoelham na frente do avô, que coloca a mão sobre a cabeça dos rapazes. Jacó relembra sua descendência e abençoa os netos para que cresçam e tenham muitos filhos. Emocionado, José chora assistindo ao momento.
Sentindo que a morte se aproximava, Jacó chamou todos os seus filhos na tenda. A cada um deles, ele deu uma bênção especial. No entanto, Jacó também se lamentou pelos erros cometidos por eles: “Vocês parecem só piorar com o tempo”. Ao terminar, Jacó se deita na cama novamente e morre, nos braços de José. Com os ânimos alterados, a situação entre Jó e Raquel chega a um ponto crítico.
Capítulo 8, quarta-feira, 24 de setembro de 2025 – Nos campos, a conversa entre Dotan e Jó é interrompida por uma visita. Após meses fora, Raquel retorna e reencontra Jó depois da morte de Jacó. Os dois conversam e fazem as pazes. Raquel aproveita o momento para revelar que está grávida do seu primeiro filho. Jó reage com muita alegria e celebra a notícia. A esposa, no entanto, teme não conseguir ser uma boa mãe. O pastor a tranquiliza e promete que vai ajudá-la. Em seguida, ele a pega no colo e juntos celebram a bênção.
Após receber o recado da família, José retorna imediatamente ao acampamento. Ao chegar, os irmãos se prostram diante dele e Judá diz que agora eles são seus servos. José levanta o irmão e questiona: “Por que têm medo de mim, por acaso estou no lugar de Deus?”. José pede para que não o temam pois ele vai sustentá-los, assim como seus filhos.
Capítulo 9, quinta-feira, 25 de setembro de 2025 – Após a confusão na noite anterior, Jó perde a paciência com a postura dos irmãos. Ele interrompe a conversa deles e dá uma bronca em todos. Em resposta, os irmãos debocham de Jó e começam a provocá-lo. De repente, Tola o empurra. Jó tenta conter a raiva, mas acaba agredindo o irmão de volta. Uma briga generalizada começa. No meio da confusão, Reumá, grávida, é atingida com um murro na barriga. Raquel toma uma decisão impulsiva.
Jó retorna ao acampamento com Raquel e os filhos. O pastor se depara com Issacar acamado. O pai conta que não há mais lugar para a família de Jó ali. O homem explica que os seus outros filhos gastaram todos os seus recursos e que não pararam com as confusões no acampamento. Jó, Raquel e os filhos terão que arrumar uma outra tenda para viverem.
Capítulo 10, sexta-feira, 26 de setembro de 2025 – Jó e sua família chegam à cidade de Uz. Empolgado, ele conta a todos das amizades que construiu no local. Raquel, no entanto, não se alegra com o que vê. Com lágrimas nos olhos, ela acusa o marido de ter mentido e diz que quer voltar para as terras de Elifaz. Os filhos também reclamam e pedem para ir embora.
Desabafando sobre seus conflitos, Raquel toma conhecimento sobre o passado de Diná. No centro de Uz, Jó é abordado por um negociador. O homem propõe uma parceria entre os dois para lucrar com o dom do pastor. “Eu não cobro pelo que eu recebi de graça de Deus”, rebate Jó. Uma multidão começa a se formar em volta deles. O povo pede para que Jó fique na cidade e leve a palavra do Deus dele a todos.
Capítulo 11, segunda-feira, 29 de setembro de 2025 – Incomodado com um pedido dos filhos, Jó os confronta sobre suas intenções. Jó se depara com todos os seus filhos em mais uma celebração. Decepcionado, ele chama a atenção deles. O pai aconselha que eles pensem na vida além das diversões e também se preocupem em formarem suas próprias famílias. Os filhos não dão muito ouvidos, e Zion rebate as falas de Jó.
Desconfiado, Efraim acaba expondo sua insegurança com relação a Sera. No quarto, Raquel pede para o marido valorizar mais a riqueza acumulada e a bênção dos seus filhos. Ela diz que Jacó estaria orgulhoso do neto. Jó, no entanto, diz à esposa que ele não se sente realizado com jantares ou coisas parecidas. Ele a lembra que foi com um pastor de ovelhas que ela se casou: “Isso nunca vai mudar”.
Capítulo 12, terça-feira, 30 de setembro de 2025 – Com a visita de Sera e Efraim, Raquel recebe uma dolorosa notícia. Após o almoço, Sera e Jó têm um momento a sós. Ela diz ao primo que sente falta do que os dois tinham antes de tudo. Jó reforça que sempre a viu como uma irmã e tenta se levantar da mesa, mas é impedido por ela. Sera então revela que ela e seu marido Efraim precisam da ajuda dele.
Durante a noite, Jó encontra Abida no jardim. O servo é questionado sobre o paradeiro dos filhos do pastor e, de início, mente. Jó, no entanto, percebe luzes acesas e pressiona Abida. O homem enfim revela que todos estão reunidos em mais um banquete, assim como suas filhas.
Capítulo 13, quarta-feira, 01 de outubro de 2025 – Antes de ir embora, Sera surpreende Raquel com uma revelação sobre o passado. Os anjos conversavam com Deus quando foram surpreendidos pela chegada de Lúcifer. O Senhor conta a ele sobre Jó, um servo íntegro e temente. Lúcifer faz uma provocação e diz que é fácil temer a Ele quando se tem tudo. Deus então autoriza Lúcifer a tirar tudo de Jó, mas não permite que ele faça mal a ele.
Durante a noite, um mensageiro chega na casa de Jó. Ele relata que os caldeus enviaram três grupos de soldados que mataram todos os servos e levaram seus camelos. Desesperada, Raquel cai no chão. Jó pensa ter havido algum engano. De repente, Abida também aparece e lhe dá uma triste notícia: todos os seus filhos morreram após um vento forte destruir a casa em que estavam.
Capítulo 14, quinta-feira, 02 de outubro de 2025 – Lúcifer se apresenta a Deus novamente e diz que tem perambulado pelo mundo. O Senhor volta a elogiar a fé de Jó, que se mantém íntegro mesmo após todas as suas perdas. Lúcifer diz que quer ver o homem mais rico do oriente tentar recomeçar com a saúde destruída: “Pele por pele, o homem é capaz de dar tudo o que tem para salvar sua própria vida”. O pedido dele é que Jó sofra na sua própria pele. Sendo exposto diante de todos, Jó é confrontado pelos moradores de Uz.
Ao acordar, Jó se depara com feridas terríveis no corpo, da sola dos pés ao alto da cabeça. Raquel se assusta ao ver o marido tão debilitado. Ela molha um pano e passa nas feridas dele, a fim de tentar aliviar seu sofrimento. Jó, no entanto, grita ainda mais de dor. Raquel então se enfurece e passa a culpar o marido por tudo o que tem acontecido: “Deus o amaldiçoou”.
Capítulo 15, sexta-feira, 03 de outubro de 2025 – Chegando ao Sheol, Jó sofre os primeiros efeitos das úlceras. Após desmaiar, Jó acorda em seu quintal, com Eliú ao seu lado. O jovem avisa que os amigos de Jó estão chegando. Elifaz, Bildade e Zofar se surpreendem com o estado do homem que foi o mais rico do Oriente. “Eu queria que vocês vissem com os próprios olhos”, diz Eliú sobre o estado de Jó. “Não sei nem o que dizer”, lamenta Bildade. Vendo a situação do amigo, eles rasgam as vestes, desolados.
Em conversa com Sera, Raquel é induzida a uma conclusão errada sobre o passado. Durante a viagem de volta para Uz, Raquel, Sera e Efraim são surpreendidos por soldados sabeus. Adad demonstra interesse nas mulheres e diz que vai levar uma delas na viagem. “Eu vou ficar com essa”, diz o soldado, agarrando o braço da esposa de Jó. Os demais guerreiros vibram com a escolha.
Sinopse
Filho de Issacar (Emilio Orciollo Neto) e neto do patriarca Jacó (Giuseppe Oristanio), Jó (Enzo Krieger/Guilherme Berenguer) cresce sob o peso de uma linhagem sagrada, sempre preocupado em viver conforme os desígnios divinos para não desagradar a Deus. Desde cedo, ele enfrenta dilemas universais e lida com a inveja de alguns familiares, despertada por sua conduta exemplar e o carinho especial que seu avô tem por ele.
Aos dezesseis anos, Jó conhece a bela e impetuosa Raquel (Mah Duarte/Juliana Didone), sua prima, filha de José (Fernando Pavão), governador do Egito. Apesar de terem personalidades opostas, Jó e Raquel se apaixonam profundamente, unem-se em matrimônio e constroem uma família. No entanto, a harmonia do relacionamento é ameaçada pelas maquinações de Sera (Mharessa/Camila Rodrigues), outra prima de Jó, que nutre um amor não correspondido por ele.
Com o passar dos anos, Jó é agraciado por Deus, enriquecendo de maneira sólida ao estabelecer-se em Uz, e transformando a região em um lugar próspero. Contudo, a vida familiar de Jó é cheia de desafios.
Embora baseada no livro bíblico de Jó, a minissérie expande sua narrativa para explorar os conflitos da juventude do personagem, com doses de ação, romance e intrigas familiares.
A Vida de Jó é uma história épica de resiliência, fé inabalável e soberania divina, mostrando que, mesmo nos mais sombrios vales, Deus conduz seus servos à redenção e ao triunfo.
