Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 46 a 60 da novela “A Terra Prometida”, exibida pela Record em 2016/2017. Os resumos seguem a edição da reprise de 2018.
Capítulo 46 – Raabe é reconhecida por alguns moradores. Eles a pressionam para entregar Nobá ao rei. Iru discute com Tobias e o desafia para um duelo. Kadmo chega e observa Raabe sendo pressionada pelo povo. Nobá aparece no alto de um telhado e chama os oficias. O menino se esconde em uma carroça carregada de feno. Os Lagartos Gosmentos aproveitam o momento e colocam fogo na carroça. Nobá sai de baixo do feno e foge pelo outro lado. Desesperado, Kadmo grita dizendo que a oferenda vai morrer queimada. Fingindo desespero, Raabe chora e grita apavorada. Inconsequente, Iru marca outro duelo com Maquir. Tibar fica tenso ao descobrir que a oferenda morreu queimada. Elidade se espanta ao ser chamado por Iru para um duelo. Acsa estranha o comportamento do irmão e decide questiona-lo. Livana se preocupa com Maquir ao saber que ele foi desafiado por Iru. Em Jericó, Raabe conversa com Tibar e finge estar desesperada. Ela revela a verdade para Milah, que chora emocionada. Ao saber da morte da oferenda, Marek manda soltar os meninos presos na masmorra. Zuma fica satisfeito ao ver os meninos sendo libertados por Grok. Muitos pais e mães comemoram o reencontro com seus filhos. Orias reconhece a inteligência e coragem da filha. Raabe agradece a Deus pela vida de Nobá. Os Lagartos Gosmentos comemoram o sucesso do plano de Galimedes. Samara e Aruna tentam fazer com que Tobias desista do duelo com Iru. Raabe ora a Deus e escuta batidas na porta. Ela abre e se depara com Sandor. Raabe ora a Deus e escuta batidas na porta. Ela abre e se depara com Sandor. Rune se propõe a duelar com Iru no lugar de Elidade. Sandor diz que ficou preocupado com Raabe e lhe oferece flores.
- Veja também:
- Resumo da novela A Terra Prometida
- Resumo das novelas
Capítulo 47 – Calebe diz que Iru e Gibar estão livres do castigo. Josué se assusta ao saber que Iru marcou um duelo com tantas pessoas. O líder hebreu decide procurar Calebe para colocar um plano em prática. Ele avisa que darão um susto em Iru, Tobias, Maquir e Rune durante o duelo. Sandor fala do passado com Raabe. Ela avisa que ele precisa se retirar. Logo em seguida, Raabe se surpreende com a chegada de Tibar. Salmon presenteia Jéssica com uma presilha de cabelo. Tibar tenta confortar Raabe pela falsa morte de Nobá. O general entranha ao ver que a moça recebeu flores. Raabe desconversa e diz que as flores foram dadas por um comerciante caridoso. Léia e Mara estranham a preocupação de Livana com Maquir. Tobias se abre com Chaia e diz ama-la. Ela diz ter um compromisso com Zaqueu e pede para Tobias não tocar mais neste assunto. No palácio, Marek se diverte com a luta dos gladiadores. Livana se recusa a beijar Rune. Ele pergunta se ela está interessada em outro homem. Livana nega. Tirda se irrita ao presenciar Haniel incentivando Maquir a duelar. Sandor alerta Marek sobre o perigo da aproximação dos hebreus. O rei pede para Merodaque consultar os deuses. Kalesi e o sacerdote de Jericó iniciam um ritual pagão no templo do palácio. A rainha avisa que os deuses exigem o sacrifício de um hebreu.
Capítulo 48 – No acampamento, Josué fala sobre o plano de assustar Iru no duelo. O rei Marek ordena um pequeno ataque aos hebreus para capturar alguém para o sacrifício. Noemi pede para Calebe não deixar nenhum mal acontecer a Iru. Em conversa com Tibar, Sandor diz ter encontrado a mulher mais bela de Jericó. Na estalagem, o comandante faz um brinde à Raabe. Os Lagartos Gosmentos tentam pensar em um disfarce para Nobá. Samara finge ser boazinha e Aruna revela ter vontade de conhecer a mãe verdadeira. Acã avisa que irá assistir ao duelo de Iru contra Maquir, Elidade e Tobias. Quemuel e o filho se espantam ao saber que Iru chamou mais guerreiros para o duelo. Josué e os outros guerreiros se preparam para o ataque surpresa ao filho de Calebe. Léia conversa com Mara e diz estar preocupada com o filho. Maquir disputa com Tobias para ser o primeiro a lutar contra Iru. Tibar e os outros oficias do rei seguem em direção aos hebreus. Quemuel e Haniel discutem para saber qual guerreiro duelará primeiro com Iru. De longe, Josué e os outros hebreus observam o local do combate. Tibar, Kadmo e os outros oficiais do rei se aproximam do acampamento hebreu e observam Iru e os outros. O filho de Calebe provoca Elidade. Rune discute com Maquir. Acã chega para assistir os duelos. Tibar pede para Kadmo e os outros soldados aguardarem o momento certo para o ataque.
Capítulo 49 – Tobias começa a lutar com Iru. Tibar faz sinal para seus homens atacarem. Josué avista os cananeus atacarem os hebreus no local do duelo. Tobias percebe a aproximação dos inimigos. Acã se desespera. Elidade, Quemuel, Haniel, Maquir, Iru, Tobias e Rune começam a lutar com Tibar e os soldados cananeus. Léia chora preocupada com Tobias e é consolada por Samara. Marek questiona Sandor ao ouvi-lo dizer que a luta entre os gladiadores é uma perda de tempo. Samara fala sobre a vontade de Aruna em conhecer a mãe verdadeira. Léia se mostra incomodada com o assunto. Josué e os outros guerreiros hebreus chegam para ajudar no combate contra os cananeus. Rune salva a vida de Elidade. Sama conversa com Ruth e diz que pode estar grávida novamente. Gael vê uma enorme sombra do lado de fora da tenda e se apavora. Ele fica aliviado ao encontrar Lila. Sandor continua criticando o hábito do rei Marek de incentivar confrontos sangrentos por puro prazer. Kalesi admira a coragem do filho de Tibar. Sama disfarça e não revela o segredo a Boã. Acã tenta fugir do confronto mas de cara com Tibar. Eles lutam e Acã pede para escapar da luta. Tibar decide deixar seu informante fugir. Zaqueu observa e estranha a fuga de Acã. Em conversa com Darda, Chaia diz que Tobias lhe disse algo que não gostaria de ter ouvido. Para impressionar Sandor, Marek manda Zuma executar seu oponente. Tibar começa a lutar com Josué. Chaia se abre com Darda e fala sobre a conversa com Tobias. Sandor prefere não contrarias Marek e pede para se retirar da sala do trono. Kadmo consegue prender Uzi.
Capítulo 50 – Kalesi pede para chamar Sandor em seu quarto e o alerta para o temperamento perigoso do rei Marek. Sem alternativa, Zaqueu deixa de ajudar Tobias para salvar a vida de Salmon durante o combate contra os cananeus. O filho de Quemuel acaba sendo detido pelos inimigos e grita culpando o arqueiro. Tobias é arrastado pelos cananeus. Kadmo avisa a Tibar que é melhor voltar, pois já capturaram dois hebreus. O comandante se recusa a abandonar a luta contra Josué. Kadmo é atingido por uma flechada no braço. Eles avistam o Soldado Mascarado e decidem recuar. Calebe dá um golpe fatal em um cananeu. Josué se culpa pela captura de Tobias e Uzi. Ele percebe um barulho vindo da mata e se depara com o Soldado Mascarado. Tibar e os outros soldados seguem puxando Uzi e Tobias amarrados aos cavalos. Josué tenta descobrir a identidade do Soldado Mascarado, mas o guerreiro misterioso se afasta. Quemuel se desespera ao saber que Tobias foi capturado. Sandor se recusa a permanecer no quarto com Kalesi. A rainha manda Tupak seguir o rapaz. Tibar, Kadmo e os outros oficiais seguem em direção à Jericó carregando Tobias e Uzi. O filho de Quemuel tenta fugir e Tibar o persegue. Tupak flagra Sandor conversando com Raabe. Kalesi descobre que Sandor se encontrou com uma mulher e pede para Tupak continuar vigiando o rapaz. Tibar alcança Tobias e o amarra em seu cavalo. O comandante começa a puxa-lo, arrastando seu corpo pela terra. Sandor vai até a estalagem de Farduk. Prestes a se apresentar no salão, Raabe fica tensa ao ver o rapaz. Tibar entrega Tobias ao rei Marek, que fica satisfeito. Sandor descobre que Raabe é uma prostituta e deixa a estalagem decepcionado.
Capítulo 51 – Marek pede para ver o hebreu capturado. Tobias aparece com a metade do rosto totalmente desfigurada por ter sido arrastado pelo comandante. Marek fica satisfeito com a captura de Tobias e avisa que os deuses ficarão felizes com o seu sangue. Zuma fica preocupado com o estado do novo prisioneiro e tenta ampara-lo. No acampamento hebreu, Calebe tenta confortar Josué e avisa que o líder não é o culpado. Quemuel cavalga em busca do filho. Josué repreende Iru pela atitude impensada. Léia se desespera ao descobrir que Tobias foi capturado pelos cananeus. Léia, Samara e Aruna pedem para falar com Josué. Uzi é levado por Kadmo até Marek e Kalesi. Josué diz que sairá pela manhã em busca de Quemuel. Samara ampara Léia. Calebe repreende Iru pela atitude irresponsável. Rune estranha a preocupação de Livana com Maquir. Tirda reclama do comportamento de Haniel e Maquir. Gael diz que não tem nada mais emocionante do que ver um gigante. Calebe se queixa com Eleazar sobre o comportamento de Iru. O sacerdote-chefe dos levitas avisa que é preciso deixar o rapaz sofrer as consequências de seus atos. Questionada sobre Maquir, Livana desconversa. Haniel conversa com Gael e fala sobre os gigantes Anaquins que habitam Canaã. Sama se abre com Boã e diz que pode estar grávida. Pedael alerta Temá e Isaque. Ele diz que um dos dois precisará casar com Neziá. Zuma cuida de Tobias na masmorra do palácio. Pedael tenta consolar Eliazafe pelo ocorrido com Uzi. Samuel critica a liderança de Josué. Uzi encontra com Tobias na masmorra. Marek diz que Sandor deve servir ao exército de Jericó. Zuma diz que pretende servir o Deus de Israel quando for libertado.
Capítulo 52 – Tobias culpa Zaqueu pela sua captura. Irritado com as respostas de Sandor, Marek diz que o rapaz não passa de um covarde. Jéssica tenta beijar Salmon, mas é interrompida pela chegada de Lila. Na sala do trono, Sandor surpreende a todos ao aparecer pronto para lutar como um gladiador. Aiúde se irrita com o comportamento de Mara.
Capítulo 53 – Sandor vence a luta e se recusa a matar o oponente. Contrariado, Marek diz que anunciará um castigo para o filho de Tibar. O comandante conversa com Sandor e reclama de sua atitude perante ao rei. Enquanto conversa com Liora, Raabe lembra de Salmon. Quemuel procura por Tobias. Ele se assusta ao se deparar com grandes pegadas de gigantes. O desespero de Quemuel aumenta quando ele percebe que seu cavalo fugiu.
Capítulo 54 – Marek avisa que matará Sandor caso ele não aceite ser o treinador dos gladiadores. Exausto, Quemuel desmaia ao tentar caminhar. Sandor aceita a proposta do rei. Nobá se espanta ao saber que Marek sacrificará os hebreus capturados. No palácio, todos se assustam com o rosto deformado de Tobias. Gibar conversa com Temá e diz que pregará uma peça em Otniel. Aruna alerta Josué sobre o ódio de Léia. Marek força Tobias a olhar para o próprio rosto. O hebreu explode de raiva e empurra os soldados. O rei e a rainha se impressionam com a agressividade do rapaz. Na masmorra, Uzi também diz estar impressionado com a força de Tobias. Samara conversa com Inês e pergunta sobre o passado de seus familiares. Aruna desabafa com Josué e diz que Léia não gosta dela. Sama procura Darda e revela que pode estar grávida. Sem ser percebido, Elói flagra Josué beijando Aruna. Uma mulher com aparência de beduína avista Quemuel desmaiado e vai até ele. Ela pega um pouco de água e oferece a ele. Quemuel se surpreende ao notar quem é a mulher. No deserto, uma mulher com aparência de beduína avista Quemuel desmaiado e vai até ele. Ela pega um pouco de água e lhe oferece. Quemuel se surpreende ao notar quem é a mulher. Grok vai até a masmorra e avisa que chegou a hora do sacrifício dos hebreus. Pedael cai na armadilha dos filhos e diz ter condição de conquistar Neziá. Chaia conversa com Zaqueu e fala sobre a conversa que teve com Tobias. Acã procura Zaqueu e o ameaça. O vilão diz achar bom que o rapaz não tenha comentado nada com Josué sobre a desconfiança de sua fidelidade. Jéssica se mostra arrependida por ter terminado o noivado com Salmon. Tobias e Uzi são levados para o sacrifício. No caminho, Tobias consegue arrebentar a corda e se solta. Ele desarma um soldado e começa a lutar com os outros oficiais. Marek e Kalesi ficam impressionados com a agressividade do hebreu. Muitos soldados chegam e Tobias finalmente é imobilizado. Uzi ora a Deus.
Capítulo 55 – Kalu diz temer a prisão de Nobá. Léia aconselha Samara a seguir Aruna. Quemuel é amparado pela mulher misteriosa. Nobá decide deixar o esconderijo usando um capuz. Na praça central de Jericó, Marek e Kalesi dão início ao sacrifício dos hebreus. Merodaque invoca os deuses pagãos. Uzi ora a Deus. Marek avisa que poupará a vida de Tobias momentaneamente. O rei diz que apenas Uzi será morto no sacrifício. Tibar e Sandor percebem a presença de Raabe na multidão. Elói conversa com Josué e diz que viu o líder beijando Aruna. Samara tenta sondar a irmã de criação. Finéias conversa com Eleazar sobre o ciúme de Samara. Zaqueu procura Salmon e diz estar desconfiando da lealdade de Acã. Melquias chega e eles disfarçam. Quemuel conversa com a mulher misteriosa e pensa que está morto. Raabe se emociona ao encontrar Nobá em meio à multidão. Tibar aparece e o menino foge sem ser notado. Diante de todos, Uzi é executado por Merodaque. No acampamento, Josué pede forças ao Senhor. Léia diz para Samara jamais confiar em Aruna. Elas decidem procurar pela moça. Léia se emociona ao se deparar com Quemuel deitado sobre uma maca em frente a sua tenda. Gibar dispensa Acsa e diz ter um compromisso. Na masmorra de Jericó, Zuma tenta confortar Tobias. Marek e Kalesi comemoram o sacrifício. O rei ordena que Sandor traga Tobias para uma luta comemorativa. Tibar diz para o filho continuar obedecendo o soberano. Raabe pede para Milah preparar mais comida. Nobá desabafa com Kalu e reclama da vida que está levando. Quemuel conta sobre o corrido no deserto. Samara estranha a aproximação entre Josué e Aruna. Rune ameaça Maquir e manda ele deixar Livana em paz. Haneil estranha a conversa do filho com Rune. Marek diz para Tobias lutar em troca da própria vida. Josué pede para Elói não dizer nada a ninguém sobre o que viu. Para divertir Marek, Tobias luta contra dois gladiadores. Quemuel sonha com a mulher misteriosa e acorda assustado. Ele conta para Léia que foi salvo por Yana, a verdadeira mãe de Aruna.
Capítulo 56 – Léia explode de raiva e diz que Yana está morta. Aruna chega e pergunta quem está morta. Léia se recusa a contar o que estava conversando com Quemuel para Aruna. No palácio de Jericó, Tobias vence o oponente e Marek se assusta com a agressividade do hebreu. Aruna estranha e pensa na conversa que ouviu entre os tios. Quemuel pergunta se Léia fez algo contra Yana no passado. Ela nega. Jéssica encontra Salmon e fala sobre a conversa que teve com Melquias. Elói é maltratado por Mara. Ioná desconfia da felicidade do marido. Raabe e Milah levam comida para os Lagartos Gosmentos. Gibar e Temá enganam Otniel e o fazem pensar ter visto um gigante. Maquir encontra Livana e diz que precisa se livrar de Rune. Tirda tenta seguir os conselhos de Inês, mas se desanima com a grosseira de Haniel. Milah sente piedade ao ver a vida que os Lagartos levam nas ruas. No palácio, todos se assustam com a agressividade de Tobias. Sandor tenta proteger o rei Marek. Ao tentar se salvar, Kalesi é impedida pelo hebreu transtornado. Livana pede para Maquir não fazer nada de mal a Rune. Ela diz que dará um jeito na situação. Sandor consegue salvar a rainha da fúria de Tobias. Nobá tenta sair do esconderijo, mas é impedido por Kalu. Kalesi conversa com Marek e diz que o melhor a fazer é matar Tobias. Haniel alerta Maquir sobre os perigos de uma guerra. Laila diz que com o tempo Livana se apaixonará por Rune.
Capítulo 57 – Léia diz que Samara não pode deixar Aruna sozinha. Josué se mostra preocupado com Tobias e Uzi. Na masmorra do palácio, Zuma sente-se penalizado com a situação do prisioneiro hebreu. Josué anuncia que Salmon será o responsável pelo treinamento dos soldados hebreus. Calebe se incomoda com o comportamento impulsivo de Iru. Finéias e Eleazar oram a Deus. Sandor vai até a estalagem. Ele pede para Farduk disponibilizar Raabe por um dia inteiro fora do prostíbulo. Kalesi se irrita ao descobrir que o filho de Tibar foi até a estalagem novamente. Samara tenta ajudar Aruna nas tarefas domésticas, mas não mostra habilidade. Otniel conversa com Lila e diz ter visto um gigante. Tupak encontra Sandor e avisa que a rainha deseja vê-lo imediatamente. Antes de entrar no quarto de Kalesi, Sandor é visto por Merodaque. A rainha pede para o filho de Tibar se aproximar de sua cama. Léia pede para Quemuel declarar guerra contra a tribo de Iru. Merodaque conversa com Marek e diz ter visto Sandor no quarto da rainha. Quemuel pressiona Léia e pergunta se ela tentou matar Yana. Quemuel pergunta se Léia tentou matar Yana, a verdadeira mãe de Aruna. Léia nega e pergunta como o marido foi capaz de se envolver com outra. Samara chega e se assusta com a briga dos pais. Tibar se amedronta ao ouvir Marek dizer que Sandor está nos aposentos da rainha. Kalesi tenta seduzir Sandor, mas são surpreendidos com a chegada do rei. Raabe conversa com Farduk e se recusa a passar uma noite fora da estalagem com o misterioso nobre. Kalesi diz que só chamou Sandor em seu quarto para agradecê-lo. Raabe se abre com Liora e diz querer alguém que lhe tire dessa vida. Léia conversa com Samara e fala que está na hora de revelar a verdadeira história de Aruna. Melquias fala com Acã sobre as riquezas existentes no palácio de Jericó. Léia se abre com Samara e diz que existiu outra mulher na vida de Quemuel. Ela conta sobre o caso que o marido teve com Yana no passado.
Capítulo 58 – Samara fica indignada ao descobrir que Aruna é fruto desta traição. Zaqueu conversa com Chaia e diz desconfiar de Acã. Acsa diz que precisa ter uma conversa séria com Gibar. Sem ser notado, Zaqueu observa Acã. O vilão procura Josué para saber quando atacarão Jericó. O líder hebreu avisa que é preciso esperar a orientação de Deus. Kalu diz que é preciso achar um disfarce para Nobá. Na masmorra, Tobias se abre com Zuma e fala sobre o ódio que sente por Zaqueu não ter lhe salvado. Salmon aceita o convite de Josué para treinar os guerreiros hebreus. Zaqueu segue Acã e escuta o vilão dizer algo negativo sobre Josué. Ele o questiona, mas Acã nega. Darda aconselha Zaqueu a não acusar ninguém sem ter certeza. Acsa diz que não beijará Gibar antes de firmarem um compromisso sério. Melquias se irrita ao ouvir Josué anunciar que Salmon será responsável pelo treinamento. Kalu vai até a casa de Raabe e pede a atenção de Milah. Ela sente-se penalizada com a situação do menino e o convida para entrar. Marek culpa Sandor pelo incidente com Tobias. Ele avisa que a próxima vez que o Monstro Hebreu atacar, Sandor será responsabilizado. Gibar diz que Otniel não passa de uma falsificação de soldado. Salmon reclama do temperamento impulsivo de Iru. Rune discute com Maquir ao falarem de Livana. Salmon chega e eles desconversam. Calebe se irrita com Iru e Noemi pede que o marido tenha paciência. Otniel diz que treinará mais para ser um grande soldado. Léia pede para Samara continuar vigiando Aruna. Tibar se desespera ao ouvir Marek dizer que matará Sandor caso Tobias perca uma luta. Aruna e Josué namoram escondidos. Temendo a morte do filho, Tibar pede para Sandor deixar Jericó. Josué e Aruna namoram às escondidas. Ele diz que a ama e eles se beijam apaixonados. Sem ser vista, Samara observa o beijo dos dois.
Capítulo 59 – Samara chora ao presenciar Josué beijando Aruna. Léia se assusta ao ver a filha transtornada e tenta ampará-la. Sandor diz que não deixará Jericó. Tibar pede para o filho matar Tobias durante os treinamentos. Léia pede para a filha manter a calma e avisa que Aruna não pode vê-la neste estado. Acsa reclama da atitude de Gibar e Jéssica diz que ela não deveria ter menosprezado Otniel. Léia ampara Samara dizendo que ela ainda terá Josué. Mibar decide comprar roupas novas para Neziá. Léia diz que Samara precisa controlar a raiva. Deus fala com Josué e diz que é preciso circuncidar os filhos de Israel. Marek conversa com Kalesi sobre Sandor e demonstra ciúmes.
Capítulo 60 – O filho de Tibar vai até a masmorra para treinar os gladiadores. Adélia avisa que transformará Neziá em uma mulher linda. Kalu vai até a casa de Milah pedir comida. Orias chega e o menino se esconde. Kalesi pede ajuda a Merodaque para conquistar o amor de todos os homens. Tobias começa a treinar com Sandor. Neziá discute com Adélia e desiste de experimentar novas roupas. Tobias se enfurece ao lembrar da tortura que sofreu. Ele avança para cima de Sandor. Jéssica parabeniza Salmon pela nova função. Sandor admira a coragem de Tobias e segue treinando o hebreu. Temá e Isaque dão dicas para Pedael conquistar Neziá. Jéssica diz à Neziá que o importante é ela se sentir bonita. Mara aconselha Sama a preparar um jantar para falar sobre a gravidez com Boã. Ruth tenta opinar no preparo do jantar e Sama recusa ajuda. Setur conversa com Boã e diz que Ruth poderia ser uma segunda esposa. Josué fala com Eleazar sobre a conversa que teve com Deus. Merodaque faz ritual para ajudar Kalesi a atrair qualquer homem. Sandor impede Tibar de matar Tobias. Melquias pede para liderar os guerreiros junto a Salmon. Josué explica que ele ainda não está preparado para tal função. O filho de Acã deixa a tenda do líder hebreu com muita raiva.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 61 a 75 de A Terra Prometida!

