Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 91 a 108 da novela “A Padroeira”, exibida pela Globo em 2001/2002.
Capítulo 91, 1 de outubro de 2001 – Fernão e Valentim começam a brigar, mas são separados por Aguilar e Inocêncio. A Santa avisa que, antes de encontrar sua mãe, Damião deve levar Marcelina até ela. Molina revela a Fernão que seu pai teve outros filhos e deixou toda sua herança para eles. Cecília afirma para Izabel que quer viver bem com Fernão. Imaculada fica apavorada ao saber que Molina descobriu tudo. Molina pede metade de tudo o que Fernão tem para não revelar seu segredo. Fernão briga com Cecília ao saber que ela revelou a Valentim que estava esperando um filho antes de falar com ele. Cecília rola escada abaixo e começa a passar mal. Fernão se desespera de culpa e Dorotéia o consola. Cecília perde o filho. Manoel fica sabendo do estado de Cecília e afirma para Valentim que ele é uma decepção. Valentim tenta ver Cecília, mas Fernão não deixa e mente que o filho que ela perdeu era dele. Cecília, em seu delírio, confessa que ama Fernão.
Capítulo 92, 2 de outubro de 2001 – Fernão quer saber se Cecília chamou por ele e Imaculada mente que não. Faustino busca consolo pela perda de Izabel nos braços de Dodô. Imaculada quer que Fernão acabe com Molina, mas ele afirma que tentará fazer um acordo. Cosme e Damião revelam para Imaculada que Cecília caiu sozinha da escada. Izabel decide voltar atrás e se casar com Faustino, mas o vê deitado com Dodô e fica furiosa. Fernão concorda em dar metade do que tem a Molina, mas quer saber quem são seus irmãos. Valentim vai falar com Manoel, mas não é bem recebido. Molina revela a Blanca o que sabe sobre Fernão e ela pede que ele tome cuidado. Blanca manda Inocêncio atacar Molina fingindo que é Fernão. Manoel confessa para Imaculada que só fingia que namorava Dodô para fazer ciúmes. Dodô pergunta se Faustino não sente mais nada por ela. Cecília acorda e Imaculada afirma que ela perdeu o filho por culpa de Fernão.
Capítulo 93, 3 de outubro de 2001 – Fernão vai ver Cecília e ela o chama de assassino, deixando-o furioso. Faustino garante que só sente amizade por Dodô. Inocêncio manda um recado a Molina por Damião. Molina é atacado pelas costas e atirado em um barranco. Cecília pede que Izabel chame Lourenço para ir vê-la. Faustino quer que Eusébia o ajude a impedir o casamento de Izabel. Lourenço tenta levar Cecília com ele, mas Fernão o impede. Imaculada confessa para Izabel que quer que Cecília vá embora. Molina aparece machucado na casa de Blanca e ela finge estar preocupada. Honorato e Antunes se fingem de amigos de Valentim só para conseguir dinheiro para construir a nova câmara. Blanca convence Valentim a comprar o testamento de Molina. Gertrudes afirma para Lourenço que Cecília gosta de Fernão. Honorato toca nas orelhas de Gertrudes. Molina avisa a Fernão que não vai mais devolver o testamento.
Capítulo 94, 4 de outubro de 2001 – Molina garante que desistiu de pedir dinheiro porque ficou assustado. Valentim e Blanca abrem o testamento e decidem procurar Rosário, que teve dois filhos com o pai de Fernão. Imaculada fica horrorizada quando Fernão confessa que gostaria de conhecer seus irmãos. Eusébia revela para Cosme e Damião que Imaculada vendeu a mãe deles, e que o nome dela era Rosário. Inocêncio leva uma galinha de presente para Delfina e todos indagam onde ele conseguiu o dinheiro. Molina pergunta se Antunes conheceu Rosário. Dodô desconfia ao saber que Blanca mandou Inocêncio atacar Molina em nome de Fernão. Cecília trata Fernão com ódio, mas sonha com ele. Izabel se prepara para o casamento. Diogo está a caminho da igreja quando Cosme e Damião jogam lama nele, e ele decide ir para a casa de Izabel trocar de roupa. Eusébia esconde a roupa que Diogo ia colocar e ele vai para a igreja com as roupas da mucama.
Capítulo 95, 5 de outubro de 2001 – Izabel se recusa a casar com Diogo e todos riem dele. Honorato garante que Diogo só limpará seu nome casando com Izabel e decide ir falar com a família dela. Faustino vai até a casa de Imaculada pedir Izabel em casamento. Luiz quase mata o pai ao revelar que seria mais feliz sendo mulher. Fernão convence Imaculada a permitir que Izabel se case com Faustino. A família de Diogo fica indignada, mas ele não perde as esperanças. Valentim sugere que Molina pergunte a Joaquina se ela lembra quem era Rosário. Izabel promete ajudar Damião a levar Marcelina até a Santa. Faustino agradece a Dodô pela ajuda. Joaquina revela que o pai de Fernão se deitava com as mucamas e Valentim sugere que Molina fale com Eusébia. Imaculada garante a Joaquina que tem um plano para fazer ela se casar com Diogo. Eusébia revela para Molina que Rosário era mucama. Damião pede que a santa traga sua mãe.
Capítulo 96, 6 de outubro de 2001 – Valentim garante a Molina que vai descobrir quem comprou Rosário. Valentim encontra Cecília e lamenta que ela tenha perdido o filho, mas ela mal fala com ele. Faustino acerta os detalhes do casamento com Padre Gregório. Valentim quer saber para quem foram vendidos os escravos do pai de Fernão e Antunes sugere que ele procure Inocêncio. Cecília confessa a Gregório que sonha com Fernão e fica furiosa quando o padre afirma que ela gosta de seu marido. Valentim manda que Inocêncio procure Rosário e a compre. Brásia ouve Benta e Eusébia conversando sobre Rosário. Imaculada afirma que vai pedir uma prova de amor de Manoel. Antunes pede que Dorotéia tente conquistar Luiz. Faustino fica com ciúmes ao ouvir Dodô dizer que tem um pretendente. Fernão vê Cecília nadando e entra no rio. Brásia revela o que ouviu para Imaculada, que faz Eusébia confessar tudo o que revelou a Molina. Imaculada decide se livrar de Cosme e Damião.
Capítulo 97, 8 de outubro de 2001 – Cecília e Fernão se beijam e ele afirma que ela vai aprender a desejá-lo. Fernão vai trás de Molina ao saber que ele descobriu tudo sobre Rosário. Imaculada decide vender Eusébia para impedir que Fernão a interrogue, mas Izabel foge com a escrava e pede que Manoel a esconda. Fernão ameaça Molina, mas tem que se controlar com a chegada de padre Gregório. Ao saber que Eusébia fugiu, Fernão desconfia que Imaculada está lhe escondendo alguma coisa. Eusébia conta a Dodô as informações que Molina buscava. Fernão pergunta o que Cecília faria se ele ficasse pobre e ela afirma que deseja que isso aconteça. Imaculada desconfia que Izabel ajudou Eusébia a fugir e vai até a casa do poeta, onde acaba descobrindo a mucama. Eusébia consegue fugir e vai até a vila dos pescadores. Izabel estranha ao ouvir Eusébia pedindo para a santa que traga a mãe de Cosme e Damião. Cecília indaga se Fernão pode mesmo ficar pobre.
Capítulo 98, 9 de outubro de 2001 – Fernão afirma a Cecília que ele não ficará pobre. João Alves promete esconder Eusébia. Inocêncio não consegue descobrir nada sobre Rosário e aconselha Blanca a procurar o recibo da venda dela na casa de Imaculada. Dorotéia desconfia de Molina e pede que Manoel escreva uma carta ao bispo. Molina sugere que Valentim peça ajuda à família de Cecília para se vingar de Fernão. Izabel pede que Faustino a ajude a levar Marcelina até a Santa. Dorotéia fala do pecado para Luiz, deixando-o muito nervoso. Valentim afirma para Lourenço que se ele o ajudar a empobrecer Fernão, fará com que eu julgamento seja revisto. Dodô descobre com Antunes informações sobre Molina e começa a desconfiar que ele não é padre. Cecília hesita, mas concorda em ajudar seu pai a destruir Fernão. Blanca confessa que tem medo de ver Valentim perto de Cecília. Fernão vê Cecília levantando da cama e pergunta onde ela está indo.
Capítulo 99, 10 de outubro de 2001 – Cecília afirma que vai comer alguma coisa e encontra alguns papéis. Imaculada percebe que alguém mexeu em seu oratório. Cecília entrega os papéis a Valentim, mas o recibo não está entre eles. Pureza observa o encontro dos dois e afirma para Blanca que Valentim ainda gosta de Cecília. Honorato tenta beijar Gertrudes, mas Braz chega bem na hora e eles disfarçam. Eusébia revela para João Alves que a fortuna de Imaculada pertence aos escravinhos. Antunes pede que Dorotéia insista em fazer Antunes se interessar por mulheres. Em troca, ela manda que ele descubra tudo sobre Molina. Imaculada expulsa Manoel e ele avisa que não vai mais insistir, deixando-a arrependida. Inocêncio descobre que Rosário fugiu e se juntou a um bando de salteadores. Blanca e Molina ficam preocupados, pois se encontrarem a mucama, ela poderá reconhecê-los. Damião combina com Marcelina que no dia seguinte irá leva-la até a Santa.
Capítulo 100, 11 de outubro de 2001 – Marcelina fica feliz quando Damião conta o plano para levá-la até a Santa. Molina tenta convencer Blanca a fugir, mas ela se recusa. Cecília afirma que Fernão está prestes a ser castigado, deixando-o intrigado. Fernão dá um prazo para que Molina entregue o testamento e vá embora da vila. Valentim se preocupa ao saber das ameaças de Fernão. Izabel revela para Cecília que ela e Faustino vão levar Marcelina até a Santa. Joaquina afirma para Diogo que Imaculada tem um plano para fazer com que Izabel queira se casar com ele. Inocêncio descobre que Rosário fugiu para um quilombo, que Pureza revela saber onde é. Valentim decide pedir a ajuda de Eusébia para buscar Rosário. Silvana volta de viagem. Faustino e Damião conseguem pegar Marcelina e, com Izabel e Cosme, a levam de carroça até a Santa. Zoé se preocupa com o sumiço da amiga e revela para Lourenço e Gertrudes que o filho do conde é Damião. Lourenço decide ir atrás da filha. Marcelina chega à Vila dos Pescadores e encontra a Santa. Logo após, Marcelina começa a enxergar.
Capítulo 101, 12 de outubro de 2001 – Lourenço e Gertrudes se prostram a agradecem à Santa. Damião tenta de esconder de Marcelina, mas ela o encontra e afirma que não se importa com sua cor. A Santa é levada até a vila. Todos ouvem falar do milagre e rezam em volta da imagem. Damião tem certeza de que a Santa trará sua mãe. Cecília desafia Fernão e ele desconfia que ela está tramando algo contra ele. Izabel não acredita que Imaculada tenha aceitado seu casamento com Faustino. Gregório se oferece para colocar a Santa na igreja, mas Silvana afirma que ela deve ficar perto do povo. Cecília se encontra com Valentim na casa de Lourenço e revela que Eusébia está na vila dos pescadores. Valentim desconfia que Cecília esteja começando a gostar de Fernão. Eusébia vai com Valentim até o quilombo e eles encontram Maria do Rosário.
Capítulo 102, 13 de outubro de 2001 – Rosário decide ir com Valentim que a esconde na vila dos pescadores. Damião reza para a Santa ao lado da mãe, sem saber quem ela é. Valentim e Blanca revelam para Honorato que a fortuna de Fernão pertence a outra mulher. Fernão ameaça Molina. Cecília aconselha Izabel a casar-se logo com Faustino. Luiz pede que Imaculada o ajude a não ter mais aulas com Dodô. Imaculada exige que Manoel expulse Dodô de sua casa como prova de amor, mas ele se recusa. Delfina fica intrigada ao ver Valentim na casa de Lourenço. Braz vai até a casa de Manoel levar um recado de Valentim, o que deixa Imaculada desconfiada de que eles estão tramando contra ela e Fernão. Lourenço pede que Manoel redija uma petição exigindo seus bens de volta e o poeta fica surpreso ao saber do acordo dele com Valentim. Gertrudes afirma para Honorato que jamais trairá seu marido. Braz é embebedado por Fernão e revela os planos de seu pai. Fernão esbofeteia Cecília e a chama de traidora.
Capítulo 103, 15 de outubro de 2001 – Cecília confessa a Fernão que Valentim tem o testamento e pretende se vingar dele. Fernão vai atrás de Molina mas ele consegue fugir para a casa de Valentim. Cecília revela para Fernão que a verdadeira herdeira já foi encontrada. Valentim suborna Honorato para que ele agilize o processo. Fernão adivinha que Eusébia está escondida na vila dos pescadores, mas quando chega lá Aguilar já levou Rosário embora. Fernão fica pasmo ao ver que Rosário é negra. Honorato explica que Fernão tem que entregar toda a sua fortuna e deixar a casa de Lourenço. Izabel leva Rosário até Cosme e Damião e eles se emocionam muito. Fernão renega seus irmãos. Rosário liberta Eusébia. Cosme e Damião convidam Izabel e Imaculada para morar com eles. Rosário avisa que Imaculada vai ter que trabalhar como mucama.
Capítulo 104, 16 de outubro de 2001 – Izabel se oferece para trabalhar no lugar da mãe, mas Rosário não aceita. Dorotéia adora saber que Imaculada ficou pobre. Diogo imagina que Izabel desistirá de casar com Faustino, agora que está pobre. Rosário obriga Imaculada a levar vida de mucama. Fernão vai até a casa de Úrsula e Tiburcina deixa que ele fique morando com ela. A família de Lourenço volta para sua antiga casa. Cecília estranha estar separada de Fernão, mas nega quando Gertrudes pergunta se ela o ama. Dorotéia simpatiza com Rosário. Blanca se desespera porque Cecília se separou do marido. Cecília fica assustada ao saber que seu pai pretende anular seu casamento. Padre Gregório repreende Molina por desconfiar que ele lucrou para entregar o testamento. Dodô ri ao ver Imaculada vestida de mucama. Manoel pede que Imaculada se mude para a casa dele, mas ela se recusa. Joaquina, Diogo e Imaculada planejam acabar com o noivado de Faustino e Izabel.
Capítulo 105, 17 de outubro de 2001 – Diogo pensa em se vingar de Faustino. Rosário e Eusébia compram tecido para fazer vestidos novos. Eusébia tenta ensinar Imaculada a cozinhar. Antunes implora a Dodô que continue dando aulas a seu filho e ela decide que quer se encontrar com o menino a sós. Cecília garante a Izabel que seu sonho é casar-se com Valentim e ela promete ajudá-la. Dorotéia beija Luiz e ele a acusa de tentar levá-lo para o mau caminho. Gertrudes fica perturbada ao ouvir Zoé afirmar que seu pai gostaria de se casar com alguém como ela. Honorato pensa em Gertrudes. Tiburcina revela para Manoel que Fernão está morando com ela. A Santa manda Damião amar Fernão mesmo que ele não retribua. Faustino pede que Fernão leve Izabel ao altar. Joaquina fica horrorizada ao ver Eusébia, Rosário e Pureza na igreja e é repreendida por Gregório. Izabel entra na igreja.
Capítulo 106, 18 de outubro de 2001 – Quando Izabel entra na igreja, Imaculada e Diogo se olham com cumplicidade. No meio da cerimônia, surge uma mulher com dois filhos afirmando que é casada com Faustino. Ele nega, mas Izabel fica furiosa e o abandona no altar. Os negros jogam ovos no músico. Diogo dá dinheiro à mulher, diante dos olhares surpresos de Zoé e Bartira. Faustino acredita que foi tudo um plano de Dodô, deixando-a indignada. Honorato aconselha Diogo a ir logo pedir a mão de Izabel. Dodô decide conquistar Luiz para provar para Faustino que não está interessada nele. Gertrudes vê que Cecília está infeliz e pretende descobrir uma maneira de ajudá-la. Tiburcina percebe que Fernão ficou triste depois de ver Cecília. Joaquina ri de Imaculada vestida de mucama. Izabel concorda em casar com Diogo. Manoel aconselha Faustino a esquecer Izabel. Dorotéia pede que Inocêncio ache a mulher que atrapalhou o casamento. Gertrudes leva Cecília e Valentim na igreja, para que ela jure diante do padre que o filho que perdeu era dele.
Capítulo 107, 19 de outubro de 2001 – Valentim pede perdão a Cecília e marca um encontro com ela. Blanca fica desesperada quando Pureza lhe conta. Inocêncio se muda com seus dois gansos de estimação para a casa de Manoel. Dodô tenta seduzir Luiz, mas o rapaz acaba ficando com alergia a ela. Faustino vai tentar conversar com Izabel, mas ela o expulsa de sua casa. Delfina anima Dodô a não desistir de Luiz. Inocêncio vê Diogo cortejando Izabel e desconfia que ele deve ter contratado a mulher para atrapalhar o casamento. Izabel permite que Diogo marque a data do casamento. Lourenço afirma para Gertrudes que vai conseguir a anulação do casamento de Cecília. Zoé revela para Damião e Marcelina que sua família fez uma coisa muito feia. Tiburcina garante a Fernão que seu amor pode vencer a maldição da bruxa. Blanca desconfia quando vê que Valentim quer falar com Manoel a sós. Valentim confessa que ainda ama Cecília e Manoel o aconselha a fugir com ela. Inácio ouve tudo.
Capítulo 108, 20 de outubro de 2001 – Valentim decide ir embora com Cecília. Manoel vê Inácio e desconfia que ele ouviu a conversa. Blanca chora muito e pede que Inácio, Aguilar e Pureza não revelem a Valentim que ela sabe de suas intenções. Gertrudes afirma para Cecília que ela deve ir embora com Valentim. Molina aconselha Lourenço a conseguir com que Fernão peça a anulação do casamento, pois desse modo ela será mais rápida. Faustino afirma que nunca mais vai falar com Dodô, deixando Delfina preocupada. Dodô tenta convencer Izabel de que Faustino caiu numa armadilha, mas é destratada por ela. Zoé revela para Honorato que está muito triste por ele ter mentido. Faustino duvida que Dodô tenha qualquer coisa com Luiz e ela decide conquistá-lo de qualquer jeito. Molina afirma para Blanca que Valentim se sente culpado porque Cecília perdeu o filho e ela tem uma ideia. Tiburcina aconselha Fernão a rezar para a Santa. Damião promete para a Santa que vai se aproximar de Fernão. Valentim sugere que Cecília fuja com ele, mas ela pede um tempo para pensar.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 109 a 126 de A Padroeira!