Acompanhe a seguir o resumo do final da novela “A Padroeira” e descubra tudo o que vai acontecer nos últimos capítulos da novela exibida pela Globo em 2001/2002.
Capítulo 199, 4 de fevereiro de 2002 – Tomé ordena que Fernão saia da casa de Cecília até que seja decidido com quem ela vai ficar. Fernão ofende Gertrudes e ela o esbofeteia. Gertrudes explica a Cecília que ela também sofria e elas se abraçam. Um homem vende um espinho a Imaculada, afirmando que ele estava na coroa de Cristo. Cosme e Damião ficam indignados ao ver Imaculada gastando seu dinheiro. Izabel faz com que Valentim prometa que não prenderá Fernão e Imaculada. Fernão se muda para a casa de Imaculada e destrata Cosme e Damião. Diogo se irrita com as liberdades que Clarice toma com ele. Molina afirma para Gregório que não acredita em Deus. Manoel avisa a Dodô que vai pedir Imaculada em casamento. Izabel e Faustino levam os moleques até a aldeia dos pescadores. Diogo decide ir buscar Izabel na aldeia. Manoel pede a mão de Imaculada a Fernão. Rosário se reencontra com seus filhos.
- Veja também:
- Resumo da novela A Padroeira
- Resumo das novelas
Últimos Capítulos
Capítulo 200, 5 de fevereiro de 2002 – Izabel avisa que Rosário e seus filhos terão que se encontrar em segredo durante algum tempo. Fernão expulsa Manoel da casa de Imaculada. Dodô desdenha de Manoel ao ver que Imaculada o recusou. Imaculada mostra a Dodô e Antunes a relíquia que comprou, e acredita que vai rejuvenescer por causa dela. Faustino e Izabel combinam de fugir assim que ajudarem Rosário. João Alves distrai Diogo para que ele não veja Izabel com Faustino. Honorato avisa a Cecília que ela ainda pode perder sua casa, pois a decisão não depende mais dele. Braz pede que Cecília se case com Valentim para garantir o sustento da família e ela fica indignada. Dodô se enfurece ao ver o modo como Imaculada trata Cosme e Damião. Honorato avisa a Valentim que o casamento de Cecília foi anulado. Blanca afirma para Valentim que Honorato estava querendo descobrir se ele tinha notícias de Rosário. Honorato avisa a Fernão que Rosário fugiu.
Capítulo 201, 6 de fevereiro de 2002 – Fernão acredita que Rosário pediu a ajuda de Valentim, mas Honorato garante que não. Imaculada decide observar Cosme e Damião para tentar descobrir algo sobre o paradeiro de Rosário. Honorato avisa a Diogo e Joaquina que eles podem ser acusados de manter Rosário em cativeiro. Dodô afirma para Manoel que ele merece coisa melhor que Imaculada. Os dois se beijam, mas logo começam a brigar. Gertrudes garante a Cecília que logo sua mágoa passará e ela será capaz de amar de verdade. Fernão pensa em Cecília. Blanca tenta convencer Valentim a perdoá-la, mas ele afirma que ela o perdeu. Molina manda um recado para Fernão avisando que não vai esperar muito tempo. Tomé desconfia que Antunes fez algo errado. Imaculada pergunta a Cosme e Damião se eles tiveram notícias de Rosário e eles disfarçam. Silvana aconselha Rosário a confiar na Santa. Diogo acorda e descobre que é Clarice que está na cama.
Capítulo 202, 7 de fevereiro de 2002 – Izabel revela a verdade a Diogo, que fica furioso e decide tomá-la à força. Clarice arrebenta um vaso na cabeça de Diogo e Izabel foge. Honorato manda Diogo ir atrás de Izabel. Clarice se insinua para Diogo, que fica confuso. Fernão tenta obrigar Izabel a voltar para o marido, mas ela ameaça dar um escândalo. Cecília fica sabendo que Izabel está em casa e decide ir visitá-la, mas Gertrudes desconfia que isso é um pretexto para rever Fernão. Izabel pede a ajuda de Manoel para anular seu casamento, mas ela afirma que a iniciativa deve ser do marido. Fernão tenta impedir Cecília de ver Izabel. Faustino revela a todos que Izabel conseguiu não dormir com Diogo. Cosme e Damião aproveitam a confusão para visitar Rosário. Imaculada pede que Tomé obrigue Izabel a voltar para o marido. Tomé vê Fernão conversando com o guarda da prisão, mas ele afirma que está falando sobre Izabel. Faustino enfrenta Diogo.
Capítulo 203, 8 de fevereiro de 2002 – Diogo e Faustino brigam, mas Tomé ordena que parem. Cecília pede que Valentim ajude Izabel, mas ele não pode fazer nada. Dodô garante ter a solução. Imaculada recusa uma proposta de casamento de Manoel por ele ser pobre. Dodô aconselha Izabel a ganhar tempo com Diogo. Valentim pergunta a Cecília se não pode ter uma segunda chance, mas ela nega. Pureza afirma para Blanca que Valentim ama Cecília. Fernão garante a Molina que vai agir durante seu julgamento. Cecília revela a Fernão que estava na casa de Valentim, para deixá-lo com ciúmes. A Santa aconselha Damião a oferecer amor àqueles que o magoaram. Izabel avisa a Diogo que só voltará se ele reconquistá-la. Dodô consola Manoel, mas logo briga com ele. Imaculada não deixa que Clarice fique em sua casa, e Izabel lhe dá suas joias para que ela possa sobreviver. Diogo vai atrás de Clarice e a beija.
Capítulo 204, 9 de fevereiro de 2002 – Diogo e Clarice fazem amor. Imaculada implora que Izabel volte para o marido. Fernão garante a Antonieta que matará Cecília antes que ela volte para Valentim. Diogo dá joias de Joaquina a Clarice e promete voltar para vê-la. Blanca não quer ir ao julgamento, mas Valentim a convence. Fernão e Antonieta querem marcar a data de seu casamento. Tomé afirma que quer ouvir o depoimento de Fernão no julgamento. Clarice revela para Izabel que Diogo está gostando dela. Joaquina vê Clarice usando seus brincos e pensa que foi Izabel quem deu. Fernão fica furioso ao ver que Cecília troca um olhar com Valentim. Fernão ofende Cecília durante o julgamento e Valentim a consola. Molina confessa que tentou roubar a imagem da Santa e revela que quem mandou foi Fernão.
Capítulo 205, 11 de fevereiro de 2002 – Tomé pára o julgamento. Fernão revela que Honorato e Antunes também faziam parte do plano. Molina pede que o soldado leve um recado para Blanca. Tomé ameaça punir Fernão caso ele tente destruir a Santa novamente. Molina garante a Fernão que ainda terá mais a dizer se ele não o ajudar. Honorato e Joaquina estranham que Izabel esteja demorando tanto para voltar. Diogo afirma para Clarice que não pode revelar para a mãe que está gostando dela. Damião avisa que Fernão irá se arrepender e ele o ameaça. Izabel avisa que irá denunciar Fernão se ele maltratar os moleques. Molina pede que Blanca fuja com ele, e afirma que matará Valentim se ela não vier. Blanca chega em casa transtornada, mas se recusa a revelar porquê. Antonieta planeja seu casamento. Molina ofende Imaculada durante o julgamento e ela dá um escândalo. Tomé sentencia Molina a ficar preso em praça pública.
Capítulo 206, 12 de fevereiro de 2002 – Molina desdenha da punição de Tomé. Manoel confessa para Dodô que está decepcionado com Imaculada. Diogo não quer se casar com Clarice, que fica magoada e o manda embora. Fernão dá um tapa em Cecília quando ela afirma que ele ainda a ama. Clarice confessa a Diogo que está grávida. Fernão carrega Izabel de volta para a casa do marido. Diogo apresenta Clarice como sua mulher, para desespero de Joaquina. Izabel fica felicíssima por estar livre, mas Fernão decide mandá-la para um convento. Imaculada e Fernão planejam dar cabo de Cosme e Damião. Tomé desconfia que Molina planeja fugir. Dodô afirma que vai se casar com Luiz por obrigação. Tomé ouve e ordena que o noivado seja desfeito. Blanca confessa a Aguilar que Molina ameaçou matar Valentim. Fernão vê Cosme e Damião conversando com Izabel e a proíbe de sair do quarto. Uma jovem chega na vila afirmando ser noiva de Gregório. Cosme e Damião pedem ajuda a Manoel.
Capítulo 207, 13 de fevereiro de 2002 – Gregório explica a Tomé que fugiu de sua família nobre para seguir sua vocação. Valentim decide buscar Rosário na vila dos pescadores. Blanca aconselha que Manoel vá com Cosme e Damião, para não despertar suspeitas. Imaculada deduz que Rosário deve estar escondida com os pescadores. Fernão vê Rosário e os filhos rezando para a Santa. Joaquina começa a aprender a conviver com Clarice. Imaculada vê Faustino em sua casa e dá um escândalo. Cecília decide vender suas joias para comprar comida para a família. Fernão tenta capturar Rosário, mas os romeiros de Nossa Senhora não deixam, exigindo que ele respeite a Santa. Luiz beija a ex-noiva de Gregório. Rosário, os filhos e Manoel conseguem escapar de Fernão na floresta e ele decide procurá-los na casa de Valentim. Luiz decide ir embora com a jovem e se despede de Dodô. Fernão atira e acerta em Manoel.
Capítulo 208, 14 de fevereiro de 2002 – Blanca e Valentim ouvem o tiro. Valentim e os soldados saem atrás de Fernão, que foge. Dodô fica preocupada ao ouvir o tiro. Imaculada aconselha Fernão a se esconder na casa de Antonieta. Dodô se desespera ao ver que Manoel foi ferido, mas ele acorda e parece melhor. Valentim decide denunciar o crime a frei Tomé. Faustino descobre que Manoel foi ferido no traseiro. Frei Tomé vai com Valentim e Antunes procurar Fernão. Blanca garante a Rosário e seus filhos que eles estarão seguros em sua casa. Antonieta jura para Antunes que Fernão esteve com ela o tempo todo. Antunes avisa a Honorato que Rosário está na casa de Valentim. Honorato decide esperar que Tomé vá embora para fazer alguma coisa. Imaculada visita Manoel, que sofre em sua recuperação. Chega o dia do casamento de Fernão, para sofrimento de Cecília. Agostinho, marido de Antonieta, interrompe o casamento.
Capítulo 209, 15 de fevereiro de 2002 – Agostinho explica para todos que sua doença não foi fatal. Imaculada e Fernão se preocupam com sua situação financeira. Cecília se sente vingada ao saber que Fernão não conseguiu se casar. Agostinho revela a Tomé que foi enviado para resolver os assuntos da vila. Molina é colocado na gaiola. Antonieta pede que Fernão fuja com ela mas ele recusa por ela estar pobre. Antunes chama Valentim e Blanca para serem julgados por Agostinho. Valentim manda Blanca pedir a ajuda de Manoel e Dodô. Cecília fala sobre a situação de sua família com Agostinho. Agostinho avisa a Valentim que ele não será preso, mas perderá o cargo de provedor. Izabel confessa a Faustino que queria achar um meio de estar com ele dentro da lei. Valentim denuncia para Agostinho aqueles que raptaram Rosário. Imaculada afirma que não há nenhuma prova contra eles, mas Izabel a interrompe.
Capítulo 210, 16 de fevereiro de 2002 – Izabel acusa Imaculada e Fernão de terem mandado raptar Rosário. Inocêncio confirma tudo. Damião pede que Manoel passe a ser seu administrador. Imaculada expulsa Izabel de casa. Valentim revela que vai embora da vila e confirma para Blanca que eles irão se separar. Damião deixa que Fernão permaneça em sua casa, mas ele se recusa a agradecer. Agostinho devolve a posse da casa de Lourenço à sua família. Imaculada aconselha Fernão a se casar com Cecília novamente. Agostinho manda Inocêncio embora da vila. Inocêncio pede que Delfina vá com ele, mas ela não aceita e ele parte com Tonha e Bartira. Braz pede seu posto de alferes de volta. Tomé garante a Imaculada que seu espinho sagrado não vale nada. Fernão pede Cecília em casamento de novo e ela fica confusa. Cecília ouve Fernão revelando para Imaculada que a empurrou para que ela perdesse o filho.
Capítulo 211, 18 de fevereiro de 2002 – Cecília garante a Fernão que jamais voltará para ele. Joaquina cuida de Clarice, pois ela está carregando seu neto. Valentim e Cecília se encontram no casamento de João Alves e Tiburcina. Fernão, escondido, vê tudo e fica furioso. Agostinho garante a Tomé que o capitão ainda será punido. Imaculada pede Manoel em casamento, mas ele recusa, pois sabe que ela é uma interesseira. Manoel pede Dodô em casamento. Dodô não aceita a proposta de Manoel, por achar que ele só quer fazer ciúmes a Imaculada. Fernão ordena que Antunes o ajude a soltar Molina. Imaculada decide se casar com Antunes. Antunes e Imaculada pedem que Gregório os case imediatamente. O padre hesita, mas Tomé lhe dá sua permissão. Blanca tem um mau pressentimento. Fernão solta Molina e manda que ele, em troca, acabe com Valentim. Molina dá um tiro em Valentim, e Blanca se coloca na frente.
Capítulo 212, 19 de fevereiro de 2002 – Faustino é chamado como barbeiro-cirurgião para tirar a bala do peito de Blanca. Pureza o ajuda, trazendo ataduras e vinho. Imaculada faz o Capitão Antunes de seu escravo, obrigando o marido a servir o café na cama. Agostinho tira o cargo do Capitão Antunes e o oferece a Braz. Blanca vê a luz de Nossa Senhora Aparecida. Cecília chega para oferecer seu apoio. Valentim diz a Cecília que a partir daquele momento será o melhor marido do mundo para Blanca, pois ela ofereceu sua vida por ele. Blanca confessa seus erros ao Frei Tomé e decide ter um momento de generosidade. Ela chama Valentim e Cecília e diz que eles devem ficar juntos, pois sempre se amaram. Fernão rapta Marcelina.
ANTEPENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 213, 20 de fevereiro de 2002 – Fernão leva Marcelina para a floresta, onde Molina espera por eles. A menina fica amarrada a uma árvore. Blanca promete a Frei Tomé que irá dedicar sua vida a Deus. Cecília diz a Gertrudes que agora ficará com Valentim para sempre. Agostinho acusa o Juiz Honorato de ter raptado Rosário. O Juiz assume a culpa sozinho, poupando seus primos Diogo e Joaquina. Agostinho ordena que Joaquina devolva a Braz as terras que eram de seu pai. Como castigo, ele também determina que Honorato deixe seu cargo e empregue todas as suas economias na construção da capela para Nossa Senhora Aparecida. Fernão conta para Cecília que raptou Marcelina e que irá devolvê-la quando ela aceitar se casar novamente com ele. Braz pede Delfina em casamento e a beija, mas ela pensa no Capitão do Mato. Cecília diz sim a Fernão e procura Valentim para dar a notícia.
PENÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 214, 21 de fevereiro de 2002 – Blanca se recupera. Valentim conta a ela que perdeu Cecília mais uma vez. Gertrudes quer manter seu compromisso com Honorato mesmo sabendo que ele não é mais um juiz. Marcelina tem febre e sente fome. Izabel conta a Blanca que Fernão está chantageando Cecília e ela decide ajudá-la. Frei Tomé conta a Valentim que Blanca decidiu seguir a vida religiosa. Imaculada pede a Antonieta para ir morar com ela e Agostinho em seu palacete, mas é rejeitada. Blanca dá a Cecília uma poção para que ela beba e caia como morta. Valentim deixa uma carta de despedida e vai embora. No dia do casamento, Cecília toma a poção. Todos pensam que ela está morta. Molina tenta enforcar Blanca. Pureza vê tudo e acaba matando Molina com a espada. Aguilar vai atrás de Valentim e conta que Cecília morreu. Fernão bota fogo na casa onde está Nossa Senhora Aparecida. Valentim volta à Vila e chora no túmulo de Cecília. De repente, ela acorda.
ÚLTIMO CAPÍTULO: Capítulo 215, 22 de fevereiro de 2002 – Valentim chega em tempo de tirar Cecília do túmulo ainda com vida. Fernão tenta atacar a igreja para destruir a Santa, mas seu cavalo fica com pés presos nos degraus. É um milagre e ele é tocado. Fernão aceita Cosme e Damião como irmãos. Dodô se casa com Manoel e o ajuda a administrar a fortuna de Cosme e Damião. Faustino e Izabel se casam ao ar livre. Joaquina é só orgulho com seu netinho, para espanto de todos. Imaculada não se conforma com a pobreza. Ela passa a vender verduras ao lado do marido. A capela para Nossa Senhora Aparecida é abençoada e começa a ser erguida. Blanca dedica sua vida a Deus e encontra a paz. Antonieta volta. Ela agora é viúva e quer viver com Fernão pois ainda o ama. Cecília está grávida de Valentim. Fim.
O que você achou do final de A Padroeira? Não deixe de comentar! Quer lembrar o que acontece no início da novela? Acesse a página com o resumo dos primeiros capítulos de A Padroeira!