Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 40 da novela “A Mentira”, exibida pelo SBT em 2000 e reprisada em 2016.
Capítulo 31, 9 de maio de 2016 – Miranda almoça com a secretária, ela acredita que Deus a está perdoando do erro do passado, por isso encontrou logo sua filha assim que chegou a capital. A secretária pergunta porque ela abandonou a filha. Miranda diz que não tem desculpa para uma mãe fazer isso com um filho. Miranda quer se encontrar com a filha mais tem medo de ser rejeitada. Sara entra na discussão do quarto e se coloca do lado de Virgínia. Teodoro pede que Verônica conte a verdade, mas que apresente provas disso. Ele pede que só os familiares mais diretos permaneçam no quarto. Verônica pede que Virgínia confirme que foi namorada de Ricardo Prata. Teodoro pergunta se ela tem provas disso. Demétrio intervém e conta a história do broche com o irmão. Virgínia, num acesso de loucura, confirma tudo. Todos ficam chocados.
Verônica satisfeita vai sair do quarto, Demétrio a impede, quer ir até o final. Mostra a carta. Teodoro a lê e fica impressionado. Entrega a carta a João que a lê em alto som, para todos ouvirem. Pepe chega em casa completamente bêbado. Passa mal e desmaia. Miranda espera pela filha no saguão do hotel. Depois de contar toda a verdade a família Fernandes Negrete ficam do lado de Verônica. Ela sai triste por todos, de início, terem duvidado dela. Está triste também com Demétrio. Na saída, no hall da casa do Teodoro, ela abraça Belot. Demétrio vê a cena. Ele pede por favor para falar com ela. Verônica não lhe dá a mínima atenção. Teodoro, João e Sara desprezam Virgínia. Sara, já fora do quarto, tem uma crise de choro e é amparada por Letícia. Ela se sente culpada por tudo o que aconteceu. Letícia procura Teodoro e o encontra chorando na biblioteca. João no seu quarto joga a aliança no lixo. Demétrio entra no quarto de Virgínia e jura que ela vai pagar por tudo o que fez.
- Veja também:
- Resumo da novela A Mentira
- Resumo das novelas
Capítulo 32, 10 de maio de 2016 – Miranda encontra Demétrio no saguão do hotel e pede para conversarem. Miranda conta que é a mãe de Verônica. João conta a Teodoro que não quer continuar casado com Virgínia. Os pais de Pepe o encontram desmaiado no chão da sala, levam ele para o hospital e o médico fica surpreso de Pepe ter conseguido superar essa crise. Teodoro e João desconfiam da morte do Doutor Guilbert, achando que poderá ter sido um assassinato. João diz que vai tentar conquistar Verônica mais uma vez. Mais tarde ele encontra Virgínia em seu quarto, ela quer conversar. Marcam um encontro para o dia seguinte. Demétrio fingindo-se passar por um entregador de flores, consegue entrar no quarto de Verônica. Ele pede perdão a ela. Ela diz que perdeu a confiança nele.
Virgínia vai ao escritório de João. Diz a ele que seu maior interesse era conseguir o nome e o dinheiro da família Fernandes Negrete. Demétrio discute com Belot, que o enfrenta. Belot diz que alugou uma casa para Verônica morar. Demétrio sai furioso. Verônica comenta que não vai haver reconciliação entre eles. Virgínia entra no escritório de Teodoro e diz que não vai ser fácil se verem livres da presença dela, inclusive soltando notas falsas na imprensa dizendo que o banco dele lava dinheiro do narcotráfico. Teodoro, por telefone, marca um encontro com Verônica, e pede que ela volta a viver na mansão dos Fernandes Negrete. Verônica vê Demétrio com Miranda no bar do hotel. Virgínia, no apartamento de Santiago, pede que ele contrate um detetive para seguir os passos de Verônica.
Capítulo 33, 11 de maio de 2016 – Virginia pensa numa forma de lavar dinheiro no banco do Teodoro. Verônica almoça com Teodoro em um restaurante. Falam sobre a morte do Doutor Guilbert, sem perceberem que estão sendo observado por um comparsa de Santiago. Demétrio fala com o professor na fazenda e lhe comunica que está retornando para lá no dia seguinte. Miranda chega na casa dos Fernandes Negrete. Sara não sabe qual o motivo dessa visita. Ela comenta que está ali porque perdeu o rastro de sua filha, que Verônica não se encontra mais no hotel. Ela pergunta se Sara pode dar alguma pista de seu paradeiro. Demétrio abre uma conta para Verônica no banco da capital. Demétrio vai até o escritório de João, diz que os dois foram vítimas das tramas de Virgínia. João diz que ele perdeu o amor de Verônica, e que agora ele é quem vai lutar pelo amor dela. Demétrio diz que também vai lutar pelo amor de Verônica. Sara diz a Miranda que não irá ajudá-la. Ela pede então que não a atrapalhe na tentativa de se aproximar-se da filha. Que não lhe revelem sua verdadeira identidade. Teodoro junto com Verônica no banco, lhe diz que irá devolver as ações que ela herdou do pai. Descobrem que Demétrio abriu uma conta para ela neste banco. Sara acha um absurdo que Teodoro tenha se encontrado com Miranda, e não ter lhe contado nada.
Capítulo 34, 12 de maio de 2016 – Demétrio vai ao apartamento de Belot no hotel e diz que abriu uma conta bancária para a esposa poder pagar o que deve a ele. Chega Verônica e não aceita a conta aberta por ele. Verônica e Demétrio, agora no apartamento dela. Ele lhe diz que a ama e que aceita a conta bancária. A única coisa que ela vai aceitar dele é o divórcio. Virgínia enfrenta Sara e diz que não irá embora da mansão. João, com ódio, pede a Virgínia que saia daquela casa. Ela, falsa, diz que ainda o ama muito. Demétrio se despede de Verônica. Diz que nunca mais irão se ver. Ela comenta com Belot que nunca irá perdoar Demétrio e que agora ele está envolvido com outra mulher (que na verdade é Miranda). Belot tenta seduzir Verônica. Mas também diz que se ela ama de verdade Demétrio, não pode perder essa chance. Miranda conversa com Demétrio no bar do hotel, chega Verônica com Belot. Verônica está a fim de tomar um pileque.
Depois de alguns tragos Verônica vê o casal no balcão do bar. Jacinto pede Jandira em casamento. Ela em dúvida aceita, pois ainda está apaixonada por Demétrio. Verônica num acesso de ciúmes, decide tirar satisfação de Demétrio e Miranda. Miranda pede que Demétrio não fale nada. Verônica conhece com Belot a nova mansão onde irá morar e onde funciona a empresa de Belot. Empresa na qual ela está se associando. Demétrio chega na fazenda. Ele acredita que perdeu Verônica para sempre. Virgínia e Santiago arquitetam com um grupo de mafiosos um plano para incriminar o banco dos Fernandes Negrete. Verônica conta a Beatriz a dura vida que passou ao lado de Demétrio, e de como isso a traumatizou a ponto de crer que não será possível perdoá-lo por isso. Jandira fica feliz quando escuta Demétrio comentar com o médico e a esposa Irma, que Verônica nunca mais irá voltar para a fazenda. O auditor diz a Teodoro e José que encontraram uma conta de um famoso narcotraficante entre os clientes do banco, e insinua que seria bom receber uma propina para se calar. Verônica e Beatriz falam sobre João. Verônica revela que está grávida.
Capítulo 35, 13 de maio de 2016 – Verônica revela que está grávida, ela acha que foi feito na última noite que estiveram juntos e ela estava bêbada. Verônica relembra a noite de núpcias com Demétrio, e que foi uma noite maravilhosa. Demétrio toma um porre com o Doutor Francisco. O conselho do banco discute se deve subornar ou denunciar o auditor que descobriu a fraude nas contas do banco. Irmã e Padre Willlians encontram com Demétrio completamente bêbado nas ruas do povoado. Eles o levam para casa do Francisco para tomar um café quente. Miranda invade a casa dos Fernandes Negrete e suplica para que a ajudem a reencontrar sua filha. Sara entrega os telefones de Demétrio na fazenda de Povo Alegre. João fica furioso ao saber da chantagem feita por Virgínia ao seu pai no banco.
Demétrio, diante do túmulo do seu irmão, diz que se arrependeu do que fez e Jura que irá reparar todo o mal que fez a Verônica. Santiago pede a Pepe e Carla que não digam nada a ninguém sobre o consumo de drogas, muito menos a Verônica. Miranda liga para Demétrio e pergunta se ele tem informações a respeito dos paradeiros de Verônica. Verônica não sabe se revelará para Demétrio que ele vai ser pai. Verônica e Beatriz vão a casa de Carla. Quando Carla reconhece Verônica, começa a chorar. Jandira nega a Jacinto que tenha aceitado casar-se com ele. Ela, na verdade, continua apaixonada pelo patrão Sr. Demétrio. Jacinto fica furioso com ela. Verônica liga para Gilda, a empregada de Demétrio na Fazenda, e convida ela para vir morar na capital com a filha. No momento que está passando o endereço e o telefone, chega Demétrio e tira o fone das mãos da empregada. Verônica diz que não quer nunca mais falar com ele. Verônica reconhece com Beatriz, que ainda ama Demétrio.
Capítulo 36, 16 de maio de 2016 – Teodoro vai tomar o café da manhã com Verônica. Ele lhe conta sobre a possível amante de Demétrio. Teodoro diz que Verônica está é com ciúme de Demétrio. Verônica, mais tarde, lembra a Teodoro que conheceu o Doutor Guilbert num restaurante através de Virgínia. Eles relembram o dia do assassinato do Doutor Guilbert. O capanga de Santiago, por telefone, pressiona Pepe a devolver o dinheiro do carro roubado. João vai à casa de Carla, e ele diz a mãe dela que está investigando o envolvimento de Carla e Pepe no consumo de drogas. Chegam Verônica e Beatriz. A mãe de Carla resolve abrir o jogo com todos. Verônica vai falar com Carla. Carla pede um drink, está desesperada, surtando. Virgínia e Santiago se encontram com os mafiosos e pedem para lavar o dinheiro comprando ações. O mafioso demostra interesse em Virgínia. Teodoro pede a Sara e Letícia que suportem a presença de Virgínia na casa. Demétrio vaia a empresa de Verônica para contratar seus serviços. Ela o convida para se retirar da sua sala. Ela pergunta por sua amante, Sra. Miranda.
Teodoro informa Virgínia que ela poderá viver em sua casa. Mais tarde aparece um investigador que, a pedido de Teodoro, voltará a investigar o caso Guilbert e também o comportamento de Santiago. Verônica pede a Demétrio que, em troca da metade de suas ações na empresa, ele lhe conceda o divórcio. Ele diz que vai recuperar seu amor. O investigador vai à casa da esposa do Doutor Guilbert. Pergunta por coisas passadas. A esposa e o filho o expulsam quando ele aborda o tema do aborto. O filho guarda o cartão deixado pelo investigador. Verônica quase cai no escritório. Demétrio a ampara, ficam próximos, e se beijam. No fim se separam, ela lhe diz que beijou apenas por beijar. Saem para jantar. Durante o jantar Verônica diz que eles poderiam ter sido muito felizes. Francisco briga novamente com Irma. Virgínia e João chegam no mesmo restaurante de Verônica e Demétrio. João pergunta se podem sentar todos juntos. A mãe de Carla vai até a casa dos pais de Pepe. Estão todos muito preocupados com a saúde de seus filhos.
Capítulo 37, 17 de maio de 2016 – João arma um plano com Demétrio e Verônica e diz para Virgínia que agora irão morar no campo e começar tudo do zero. Virgínia, é claro, não gasta nada dessa ideia. No final do jantar Demétrio leva Verônica em casa. Eles se beijam e se despedem. Miranda liga para Demétrio e marcam um café para o dia seguinte. Jandira briga com Gilda por causa de Jacinto. Irma conta a Padre Willians as torturas que sofre junto de Francisco. Sara convida Verônica para almoçar em casa. O filho de Guilbert procura o investigador. Quer descobrir toda a verdade sobre a morte de seu pai. Verônica chega para o almoço com Sara e Letícia. Chegam Teodoro, João e Demétrio, este último traz flores. O pessoal da oceânica quer levar o Pepe para a clínica de recuperação de drogados. O mecânico liga para Pepe e a especialista faz com que ele se recuse a falar com o mecânico. No final do almoço na casa dos Fernandes Negrete, Demétrio se demite com Verônica. Ele vai embora. O Padre Willians leva as passagens de Gilda e Mocinha.
Jacira fica furiosa pois acha que Jacinto vai embora. O Padre leva também a passagens de Irma, que vai fugir do marido. Ela foge de madrugada. Pepe pede ao especialista da Oceânica que avise Carla para fugir e não dizer nada para o Santiago. Santiago pede ao capanga que encontre os dois de qualquer maneira. O capanga vigia a casa de Carla. Enquanto isso a especialista da Oceânica diz a mãe de Carla que ela está correndo perigo. João diz a Virgínia que vai abrir mão da fortuna do pai. Ela contrariada, aceita. Verônica e João chegam à casa de Carla. Verônica pede que Carla abra o jogo e diga a ela toda a verdade e do que tem tanto medo. Doutor Francisco percebe que a esposa não está, pensa que ela está com o padre fofocando. Demétrio captura o mecânico, porque ele está mexendo no carro de João. Lutam fortemente. Demétrio se fere no braço. Verônica faz o curativo no braço dele, se aproximam e se beijam.
Capítulo 38, 18 de maio de 2016 – A mãe de Carla diz a João e Beatriz que o Santiago deve ter alguma coisa com o caso de Carla e Pepe. Laura pede ao investigador que levante a vida de Santiago. O Doutor Francisco pensa que a culpada de toda a situação causada ao casamento dele é Verônica. A mãe de Carla quer levá-la para o sítio do João. Virgínia vai à casa de Santiago, discutem. Na saída o investigador a vê saindo de lá. A família Fernandes Negrete, a princípio, não aceita a ideia do filho de abrir mão da herança. Quando descobrem a situação de Carla e Pepe, todos resolvem ajudá-los. Irma, Gilda e Mocinha chegam à casa de Verônica. O Doutor Francisco, bêbado em casa, sente a falta da esposa. O filho do Doutor Guilbert consegue decifrar a senha do computador e mostra ao investigador que o pai realmente fez o aborto na falsa Verônica. Demétrio convida Verônica para irem juntos na festa. Ela recusa e diz para ele convidar a mulher do hotel. Ele sai, dizendo que é uma boa ideia. Demétrio convida Verônica para irem na festa.
Verônica vai à casa de Carla. Carla tem medo de que se vinguem dela. Verônica pergunta qual a participação de Santiago. Pergunta se é ele quem vende drogas para eles. Carla conta do assalto e do suposto assassinato do motorista. Verônica fica assustada. O investigador vai à casa de Santiago. Demétrio chega na festa acompanhado de Miranda. No carro de trás chega Verônica, Irma e João. Demétrio pergunta se ela não disse que “não saía com homens casados”, se referindo a João. Irma quando vê Demétrio se assusta e decide não entrar na festa. Verônica a convence a entrar, para também receber o prêmio em nome do seu marido. O investigador vai à casa de Santiago, pergunta por Pepe e se Santiago sabe quem vendia droga para ele. Virgínia que estava no banheiro, ouviu tudo. Virgínia chega na casa de Teodoro, e quando descobre que não foi convidada para a festa fica enlouquecida. Arma um plano com o mafioso Natalício para se vingar de Verônica e toda família Fernandes Negrete.
Capítulo 39, 19 de maio de 2016 – Teodoro preside a entrega do prêmio Qualidade. Convida o engenheiro Demétrio, Verônica e Irma para receberem o prêmio. Demétrio agradece a pessoa que mais ama: Sua esposa Verônica. Ele força um beijo, e ela fica chateada e vai embora. Ele corre atrás dela e pede seu perdão. Ela nega e entra no carro. No estacionamento um carro com bandido bloqueia o carro de João e os atacam com violência. Eles apanham muito e ficam desmaiados. Irma volta a si e sai para pedir socorro. Verônica volta a si e se afasta do local do crime. Um carro que passa ajuda Verônica e a leva dali. Quando Irma volta ao local Verônica não está mais, desapareceu. A família Fernandes Negrete é avisada do acidente. Virgínia que ouviu tudo pela extensão do telefone, culpa-os pelo ocorrido com João (tudo falsidade). Irma no hospital, chorando, pede que localizem Verônica que está desaparecida. Na casa onde Verônica está sendo tratada, o estudante de medicina diz que ela sofreu traumatismo craniano. Letícia liga para Demétrio e conta o que passou com João e diz que acha que Verônica foi sequestrada. Teodoro, Sara e Virgínia chegam ao hospital, e o policial de plantão também acha que ocorreu um sequestro.
Demétrio e Letícia chegam a delegacia para dar queixa do crime. Os rapazes que socorrerão Verônica levam ela para a clínica de um amigo. Irma conta tudo a Teodoro e Sara. Virgínia vai ficar junto de João. Ela liga para Santiago e conta o ocorrido. Demétrio liga para Teodoro e quando vai passar o telefone para Irma, Virgínia pega o gancho e diz que “os bandidos a levaram e que a perderam para sempre”. O delegado levanta possíveis suspeitos do sequestro. O primeiro suspeito recai sobre Demétrio. Virgínia agradece ao mafioso e ele diz que não fez nada. Ela não acredita e agride ele. Os mafiosos não gosta e tenta enforcá-la. Verônica recobre a consciência e ainda não se lembra de nada. Demétrio leva o delegado a casa de Teodoro. Chega Virgínia e tenta pôr a culpa na própria Verônica. O rapaz que encontrou Verônica liga para casa de Teodoro. Virgínia é quem atende e fica sabendo do paradeiro dela. Ela se faz passar por uma empregada da casa. O mecânico volta a rondar a casa de Carla. Sua mãe quer levá-la para fora da cidade. Santiago vai à casa de Carla. A mãe dela o expulsa de lá. Verônica chora pois acha que pode ter perdido o filho.
Capítulo 40, 20 de maio de 2016 – Ela conta ao médico que não se lembra de nada, e que tem medo. O médico pede que ninguém da clínica comente sobre a presença dela ali, até que esteja completamente recuperada. Demétrio sofre com o desaparecimento de Verônica. Ele conta a Miranda tudo o que passou com Verônica. Miranda se sente culpada, já que mais uma vez falhou por não estar ao lado da filha. Carla foge de casa e vai procurar ajuda com Santiago. A polícia solicita um depoimento formal de Demétrio. João volta a si e pergunta por Verônica. Miranda vaia casa de Teodoro, se encontra com Virgínia. As duas discutem e Miranda dá uma bofetada nela. Virgínia vai depor e diz ao investigador que sabe do paradeiro de Verônica, que ela está escondida para fugir de Demétrio. Demétrio, Teodoro e Miranda vão ao hospital a procura de Verônica. O médico pede compreensão de todos, uma vez que ela está muito alterada. Demétrio a encontra dormindo. Ele lhe diz que irá protege-la para o resto de suas vidas. Jacinto conversa com Francisco. Chega Jacira e diz que gosta dele. Verônica volta para casa recuperada. Miranda pede ajuda de Antonia para saber notícias de Verônica.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 41 a 50 de A Mentira!

