Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 1 a 10 da novela “A Mentira”, exibida pelo SBT em 2000 e reprisada em 2016.
Capítulo 1, 28 de março de 2016 – Teodoro e Sara são pais de duas filhas adotivas: Verônica e Virgínia e de João que no momento estuda no exterior. Quando a história começa Sara recebe a notícia de que seu filho João, depois de doze anos vivendo fora do país, está voltando para casa. Virginia fica feliz com a notícia pois, apesar de ser namorada do Ricardo, decidiu se casar com João. Ricardo, o namorado da Virgínia foi tentar a vida no interior. Ele quer fazer fortuna para poder se casar com ela. Ricardo tem um irmão de nome Demétrio, que vive no exterior e trabalha na mesma empresa onde trabalha João. Virgínia, além de estar comprometida com Ricardo e fazer planos para se casar com João, também é amante de Santiago. Ele vive chantageando a garota e mais agora que sabe que ela pretende se casar com João, herdeiro de uma grande fortuna. Ricardo recebe uma carta onde consta uma terrível confissão e está assinada com a letra V. João volta do exterior e comenta com Virgínia sobre seu amigo Demétrio, mas como ele é apenas meio irmão do Ricardo ela não percebe o parentesco.
- Veja também:
- Resumo da novela A Mentira
- Resumo das novelas
Capítulo 2, 29 de março de 2016 – Depois de ler a carta que recebeu Ricardo mergulha numa enorme depressão e Jandira corre para pedir ajuda ao padre William, mas quando eles estão chegando ouvem o estampido de um tiro e ao entrar encontram Ricardo agonizando. Não há tempo para socorrê-lo e Ricardo morre nos braços do padre. Enquanto isso, Demétrio, seu irmão, que acaba de chegar de viagem, está à caminho da fazenda sem imaginar a tragédia que aconteceu com seu irmão Ricardo e o padre William se encarrega de dar a notícia . João simpatiza com Verônica e ela fica encantada com ele, mas Virgínia se encarrega de fazer com que João se decepcione com ela. O padre William previne Demétrio contra o Doutor Francisco Moguel, um homem desprezível que levou Ricardo a se entregar ao vício do alcool. Ele conta também que Ricardo se suicidou depois de receber uma carta da noiva, e que ele, Demétrio, é o único herdeiro do seu irmão. Demétrio lê a carta que levou seu irmão a se suicidar, nela a jovem rompia se compromisso com ele, mas Demétrio não sabe de quem se trata pois a carta está assinada apenas com a letra “V’ e Ricardo levou para o túmulo o nome da sua namorada.
Capítulo 3, 30 de março de 2016 – Sara prepara uma elegante recepção de boas vindas ao filho e faz questão de a todo momento demonstrar que prefere Virgínia e que despreza e subestima Verônica. Já Teodoro, o marido de Sara, tem um carinho especial pela Verônica. João continua fascinado pela beleza e simpatia de Verônica. Jandira entrega a Demétrio um broche com a letra “V’ cravejada em brilhantes e conta que seu irmão o guardava como lembrança da namorada. Apesar de não imaginar quem seja essa misteriosa mulher, Demétrio jura vingar a morte do irmão e vai começar a investigar com as duas pistas que tem : o broche com a letra “V “ e o sobrenome do homem com quem Ricardo trabalhava antes de se mudar para o interior. O sobrenome do patrão de Ricardo é Fernandez Negrete, o mesmo do seu amigo João.
Capítulo 4, 31 de março de 2016 – Demétrio idealiza um plano para se vingar da mulher que levou seu irmão ao suicídio e decide ir até a casa do seu amigo João pois acredita que lá poderá encontrar pistas sobre essa misteriosa mulher. Sara não se conforma com o interesse do filho por Verônica e se une a Virgínia para separá-los. Teodoro não concorda com a atitude da mulher, mas ela garante que convencerá seu filho a se casar com Virgínia. Apesar da ajuda de Sara, Virgínia sente que não será nada fácil conquistar o rapaz pois ele está muito apaixonado por Verônica. Contrariando os planos da mãe, João e Verônicas estão sempre juntos e Teodoro se sente feliz com isso. Durante o passeio à cavalo, João e Verônica se beijam apaixonadamente.
Capítulo 5, 1 de abril de 2016 – Virgínia é testemunha do beijo entre João e Verônica. Mais tarde ela pede emprestado a Verônica o broche em forma de “V”, igual ao que ela tinha dado ao Ricardo e que agora está nas mãos de Demétrio como pista para encontrar a culpada pela morte do irmão. Demétrio vai ao banco para tentar descobrir na conta de quem seu irmão depositou uma grande quantia. Durante a festa em homenagem ao João, a rainha é Verônica pois todos os convidados, fascinados pela sua beleza, fazem fila para conhecê-la. João percebe que sua mãe é muito dura com Verônica e que entre ela e Virgínia fazem a vida da jovem impossível. João é surpreendido com uma declaração de amor de Virgínia, que depois de dizer que está apaixonada o beija apaixonadamente. Demétrio chega à casa dos Fernandez Negrete ainda durante a festa e se impressiona com a beleza de Verônica.
Capítulo 6, 4 de abril de 2016 – Verônica comenta com Demétrio que encontrou no quarto de Virgínia cartas escritas por Ricardo Prata. Virgínia mostra as garras e diz a Verônica que não vai permitir que ela se case com o João e muito menos que ela fique com a fortuna dos Fernandez Negrete. Ela aproveita o momento para envenenar a prima dizendo que Sara não gosta dela e que nunca permitirá que seu filho se case com uma mulher como ela. Demétrio conta para João e Teodoro que seu irmão está morto. João, intrigado com a revelação que Virgínia acaba de fazer, se pergunta se Verônica seria capaz de abortar um filho e de acabar com a vida do Ricardo.
Capítulo 7, 5 de abril de 2016 – Demétrio pede a Verônica que entregue a ele as cartas que encontrou no quarto de Virgínia, mas Verônica que nem imagina o que a prima está aprontando com ela, se recusa a violar a correspondência. João conta ao pai tudo que Virgínia disse sobre Verônica. Teodoro fica furioso, se recusa a acreditar e pede ao filho que ajude Verônica em tudo que ela precisar. Demétrio continua determinado a conquistar Verônica e faz uma serenata em sua homenagem. Verônica adora a surpresa e percebe que está se apaixonando por ele. João sofre uma grande decepção ao flagrar Demétrio e Verônica num beijo apaixonado.
Capítulo 8, 6 de abril de 2016 – Teodoro exige uma explicação e Virgínia, cínica e dissimulada, confirma tudo e se faz de vítima dizendo que nunca contou nada porque sabia que a verdade causaria um grande desgosto a todos. Enquanto isso, Santiago, atendendo ao pedido da amante, vai até o consultório do Doutor Guilberto para calar a testemunha. Teodoro não acredita em nada e manda chamar Verônica para que Virgínia repita tudo que acaba de dizer na frente da prima. Para sair da “saia justa” em que se encontra, Virgínia finge um desmaio e se livra da acareação. Verônica sugere ao João que chame o Doutor Guilberto pois o médico é amigo da Virgínia. João vai até o consultório do médico e lá descobre que ele acaba de ser assassinado.
Mais tarde Santiago vai até a mansão dos Fernandez Negrete e conta a Virgínia que acaba de matar o médico. Santiago exige uma grande quantia em dinheiro e ameaça desmascará-la diante da família caso ela não faça tudo que ele mandar. Teodoro conversa com Verônica e ela confessa que não ama o João e afirma que não teve nenhum tipo de envolvimento com Ricardo Prata. Mais tarde é a vez do João conversar com Verônica e ela, mais uma vez, diz que gosta dele como se fosse seu irmão, mas que não lhe ama. Virgínia, dando continuidade ao seu plano para se tornar a senhora Negrete, diz ao João que está com problemas no coração e deixa o rapaz muito preocupado. Teodoro manda investigar o depósito que Ricardo Prata fez pouco antes de morrer.
Capítulo 9, 7 de abril de 2016 – Demétrio está convencido de que Verônica é a culpada pela morte do seu irmão e para levar a diante sua vingança propõe casamento a ela. Apaixonada ela aceita o pedido de casamento e João flagra os dois se beijando. Demétrio diz a Verônica que depois do casamento pretende viver na fazenda e se dedicar ao cultivo da tequila e ela se propõe a acompanhá-lo. Chega às mãos de Teodoro o recibo assinado pela pessoa que ficou com o dinheiro de Ricardo Prata, mas a assinatura está ilegível dando apenas para reconhecer a inicial “V’, o que leva Teodoro, influenciado pelas fofocas de Virgínia, a acreditar que a pessoa em questão é Verônica. Para piorar ainda mais a situação de Verônica, Teodoro recebe uma informação, vinda do consultório do Doutor Guilberto, que compromete moralmente a sua família pois os exames comprovam que a garota se submeteu a um aborto.
Capítulo 10, 8 de abril de 2016 – Demétrio procura João e pergunta se existe algum compromisso entre ele e Verônica. João admite que está apaixonado pela jovem mas garante que não existe nada entre eles e que abre mão de lutar pelo seu amor por que sabe que ela está apaixonada pelo amigo. Teodoro conversa com o filho, conta tudo que acaba de descobrir e diz que se sente traído por Verônica. Numa conversa com José Dias, amigo da família Negrete, Demétrio pergunta se ele sabe o nome da mulher por quem seu irmão Ricardo estava apaixonado. José diz que Ricardo era muito discreto e nunca disse o nome dela mas ele, perspicaz, garante que essa mulher era Virgínia. João conta ao pai que a prima não quer saber dele pois está apaixonada pelo seu amigo e Teodoro proíbe que ele conte ao Demétrio que Verônica foi amante do seu irmão. João não pretende mesmo contar e mais, para salvar o nome da família decide que vai se casar com ela. Imediatamente ele procura Demétrio para falar sobre a sua decisão.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 11 a 20 de A Mentira!

