Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 81 a 90 da novela “A Lua Me Disse”, exibida pela Globo em 2000.
Capítulo 81, 20 de julho de 2005 – Gustavo garante que Heloisa não será condenada mas ela teme que jamais fiquem juntos. Ele diz que a ama desde o primeiro momento em que a viu na casa de Regina. Branca confessa a Dionísia que sente falta da mãe. Roma e Morcega não descobrem nada em arquivos de jornais. Zelândia promete contatar os primos, a única pista que têm. Elvira assina a abertura de 14 firmas novas para Armando e Boaventura. Boaventura diz para temer nada, porque tudo está em nome de Dauro, Latoya e Whitney. Marisinha fica envergonhada porque um taxista devolveu o seu livro e ela não disse nada a Agenor, que chega em casa todo enfaixado, trazido por enfermeiros. Ademilde fica furiosa ao ver Adail e Adalgisa na loja e mais ainda quando sobem para o andar da diretoria.
Tadeu fala para Bisonho que vai assumir o Frango, conquistar Heloisa de novo, que os empregados devem ser bem tratados, pois são seus amigos e vão esquecer o que aconteceu. Joaquim diz ao pai que Beatriz mentiu sobre a gravidez, que está grávida agora, mas não na época em que contou para Gustavo. Gôndola dá R$ 10 para Adilson comprar uma pamonha para ela. Madô agradece a companhia de Whitney. Ester diz que Leontina não precisa depor, mas a quer ao seu lado contra Gustavo. Murilinho diz a Soraya que desconfia que o filho seja dele, mas ela desmente. Gustavo chega em casa e encontra Beatriz, que preparou o jantar. Beatriz faz perguntas sobre Heloisa. Gustavo diz que um filho é para sempre e que ela vai acabar sendo amiga de Heloisa. Todos detestam a presença de Tadeu no Bardelas. Samovar propõe criar um grupo de resistência a Tadeu. Roma sai da pensão e dá de cara com Tadeu.
Capítulo 82, 21 de julho de 2005 – Tadeu acusa Roma por ter investigado sua vida. Roma responde que o lugar de Tadeu não é na Baiúca. Meia Noite interfere, mas Tadeu lembra que seu salário é pago pelo Frango e que deve protegê-lo. Ademilde faz contas e diz a Naíde que há uma conspiração “lá em cima” contra ela. Naíde a aconselha entrar na Internet, por que é nos momentos de crise que pode encontrar o amor de sua vida. Madô dá conselhos a uma telespectadora compradora compulsiva. Violeta garante não estar com ciúmes por Lúcio ver o programa de Madô, mas reclama por não apresentá-la aos amigos. Roma diz que não pode visitar Heloisa para não causar alvoroço. Agenor não reconhece Murilinho nem Marisinha e diz se chamar Solano. Leontina descobre Adonias na cesta da bicicleta de Dauro e o expulsa para sempre da casa.
Dauro a chama de perversa. Violeta conta para Heloisa sobre a volta de Tadeu ao Frango e para Baiúca. Os dias passam e falta pouco para o julgamento. Adilson mostra a carta de Julieta para Ademilde, que fica feliz com o sucesso da sobrinha. Leontina ameaça mandar Branca de volta ao internato na Suíça. Diva garante a Marisinha que Agenor vai voltar a ser quem era. Marisinha adora saber que seu livro será publicado. Soraya e Adalgisa vibram com a reforma do quarto que será do bebê. Whitney dá notícias de Ramon, mas ninguém está interessado. Branca vai atrás de Adonias e os dois se encontram na casa de Heloisa. Ivan pede que Geórgia não tome o partido de Gustavo. Todos aguardam Roma, que volta a ser Amoroso para ir ao tribunal. Tadeu libera Ademilde para acompanhar o julgamento e garante que Heloisa terá seu emprego de volta.
Capítulo 83, 22 de julho de 2005 – Gustavo chega à delegacia. Marisinha diz que Ester é uma víbora. Diva fala do roubo das joias. Gustavo fala que está ali porque ama Heloisa. Ester pede que Beatriz vá ao tribunal para acompanhar o julgamento de Heloisa. Madô fica nervosa por causa da estréia. Leontina demonstra o seu desprezo pelo programa da filha. Madô manda Leontina não dizer nada no julgamento. Roma deixa todos estupefatos ao aparecer de terno e gravata. Adail e Adalgisa acham que Heloisa será condenada. Diva e Alberto se surpreendem com Amoroso. Leontina implica com Roma, que lhe dá uma resposta à altura. Sílvia diz que o depoimento de Branca foi ótimo. Geórgia, Anselmo, Samovar e Memé fazem aposta de quanto tempo vai durar o casamento. Começa a audiência.
Heloisa se emociona ao ver Roma de terno e gravata somente para ajudá-la. Pedro lembra que existe um documento indicando Gustavo como sucessor do pai. Ester fala que o documento caducou, porque ela provou a sua competência. Violeta depõe a favor de Heloisa. Diva, Alberto e Joaquim se surpreendem com a chegada de Beatriz. Diva garante que ela está ligada à Ester. Ester fica satisfeita quando Arthur diz que deseja seguir os passos do pai. Tadeu manda Assunta comprar rosas e enviar junto com o cartão que escreveu para Heloisa, pois tem certeza de que será liberada. Dauro coloca Adonias no porta malas do carro para que o jovem entre na casa de Leontina. Joaquim não convence Beatriz a ir embora. Elvira avisa Leontina que Boaventura quer mostrar uns apartamentos em Paris. Todos comentam sobre o comportamento de Tadeu. Ele garante que, se Heloisa quiser recomeçar tudo com ele e voltar ao emprego, não haverá problema.
Capítulo 84, 23 de julho de 2005 – Ademilde e Zelândia comentam o gesto nobre de Roma. Bisonho acha que Tadeu é somente um homem apaixonado e Latoya , que ele é doido. Geórgia fica desanimada com o casamento de Pedro, porque se lembra do casamento de seu irmão com Ester. Ela tem certeza de que ele foi muito infeliz e teme que o mesmo aconteça com seu filho. Whitney incentiva Madô. Jorginho diz a Heloisa que a festa está preparada na Baiúca. Branca adora encontrar Adonias escondido em sua casa. Beatriz reclama de sua família com Gustavo e diz que vai ficar até o fim do julgamento. Pedro explica para Arthur as origens do banco. Agenor se ofende quando Murilinho conta que ele não gostava de Peteleco.
Naíde diz a Tadeu que Heloisa não vai gostar de encontrar em sua casa flores mandadas por ele. Tadeu garante que a Baiúca é seu lugar e que ocupou o lugar de Ademilde para provar isso. Adilson conversa com Julieta pelo telefone. Odorico diz que está chantageando Adalgisa e Adail e mostra as fotos para Gôndola. Sílvia faz a defesa final de Heloisa. Adalgisa teme a chantagem de Adail, mas Soraya a tranquiliza. O promotor faz seu discurso final. Ester garante a Ivan que Heloisa não vai ter a guarda do filho de volta se for submetida a outro julgamento. Tadeu diz a Ester que vai esperar por Heloisa. Roma reprova a curiosidade de Valdo e Assunta que gostariam de tê-la visto de terno. Madô começa o programa e é aplaudida. Todos aguardam o veredicto do juiz.
Capítulo 85, 25 de julho de 2005 – Heloísa é considerada inocente pelo juiz. Alberto diz a Diva que vai mandar buscar Arthur. Heloísa agradece o apoio de Gustavo. Zelândia avisa Roma que vai ter festa no Bardelas à noite. Latoya reclama que não vai devolver a sala para Heloisa. Tadeu fica trêmulo ao saber a novidade e manda Bisonho arrumar a sala de Heloisa para a sua volta. Ester pede que Pedro não conte ainda para Arthur sobre a libertação. Heloisa agradece o carinho de todos, mas pede para ficar a sós com Gustavo. Madô faz o maior sucesso quando reclama da receita que está sendo feita durante o programa e manda todas as mulheres respirarem no saco. Leontina proíbe Branca de comemorar na Baiúca. Gustavo pede que Heloisa o deixe cuidar dela. Heloisa diz que não consegue ficar sem um emprego e vai começar a procurar algo novo para fazer. Chegam as flores e, ao ler o cartão, Heloisa rejeita o presente.
Heloísa pede que Gustavo vá buscar Arthur. Sílvia avisa que o promotor pediu novo julgamento e que Heloisa não pode ter a guarda do filho de volta até o final do processo. Adonias sugere a Branca que peguem um carro e saiam sem que ninguém perceba, pois os vidros são escuros. Gustavo se enfurece ao saber que Arthur pode não voltar para a mãe. Boaventura e Elvira tentam convencer Leontina a comprar o apartamento de Paris em nome de um laranja. Ester diz a Gustavo que Arthur pode ir, mas ela mandará alguém buscá-lo mais tarde. Branca pede que Adonias estude para trabalhar no banco. Beatriz diz a Ester que não está se sentindo bem e exige apoio já que o filho que está esperando é um Bogari. Latoya diz que vai avisar Tadeu sobre a comemoração. Dionísia tem maus pressentimentos. Leontina conta para Madô que Adonias roubou o seu carro e que ela deve colocá-lo atrás das grades. Tadeu se irrita ao ver Gustavo de longe e diz a Latoya que o banco dele está em suas mãos. Heloisa se emociona com o filho. Gustavo liga para Ester e avisa que Arthur vai dormir com a mãe.
Capítulo 86, 26 de julho de 2005 – Heloísa teme a reação de Ester. Branca abraça Heloisa e diz que é prisioneira em sua casa. Ao saber que ela pegou o carro sem o consentimento de Leontina, pede que Gustavo ligue para Madô. Ester, furiosa, explica à Marta que não vai mandar buscar Arthur para que o neto não fique contra ela. Adonias se recusa a pedir dinheiro a Branca, como sugere Adail, para voltar a estudar. Sílvia avisa Tadeu que, se ele não mantiver distância de Heloisa, chamará a polícia. Meia Noite aconselha Tadeu a ir para casa. Madô se recusa a chamar a polícia e diz que vai buscar Branca. Leontina insiste em dar queixa contra Adonias, mas é dissuadida por Madô, Elvira, Armando e Whitney. Arthur quer ir ao Bardelas, mas Heloisa pede que ele fique com Diva. Alberto e Diva ficam desolados ao saber que Heloisa não recuperou a guarda do filho. Marisa beija Agenor.
Sílvia avisa que é melhor não provocar Tadeu, porque ele quer acabar com a festa. Beatriz se sente mal e liga para Gustavo, que não atende ao celular. Joaquim vai socorrer a irmã. Gustavo e Tadeu se encaram. Bisonho teme a loucura de Tadeu, mas Sulanca acha que fizeram um ótimo negócio. Samovar conta que pretende criar um grupo de teatro do Frango. Beatriz é levada para o hospital. Ademilde e Adail combinam de enganar Pedro e conseguem tirar dele 150 reais. O médico avisa Joaquim que a situação de Beatriz é complicada. Gustavo pede que Heloisa deixe de se preocupar com Tadeu e diz que deseja casar com ela quando tudo terminar. Madô baqueia ao entrar no Bardelas e ver Lúcio e Violeta se beijando. Whitney apóia Madô. Madô chora convulsivamente. Beatriz pede que Joaquim ligue para Ester. Agenor fica apaixonado por Marisinha. Zelândia tenta impedir, mas Tadeu entra na festa com Latoya. Gustavo o encara.
Capítulo 87, 27 de julho de 2005 – Heloísa aperta o braço de Gustavo. Gustavo diz a Heloisa que eles têm que enfrentar Tadeu. Latoya acha que entrar não foi uma boa ideia, mas Tadeu a agradece. Joaquim avisa a Ester que Beatriz está perdendo a criança. Leontina se recusa a consolar Madô. Samovar e Geórgia surpreendem uma troca de olhares entre Soraya e Murilinho. Geórgia comenta que um exame de DNA não seja uma ideia descartável. Armando diz a Elvira que, em breve, irão morar em Paris. Elvira se preocupa com o futuro ligado aos laranjas. Roma pede à Zelândia que conte para Geórgia a história de Maristela. Arthur diz que vai estudar na Inglaterra, Diva não se contém e fala mal de Ester. Alberto diz que todas as duas amam Arthur.
Ademilde diz a Tadeu que não é bem-vindo. Tadeu vai continuar na Baiúca porque é o lugar que escolheu para viver. Adonias deixa claro para a mãe que está apaixonado por Branca. Roma se interessa ao saber que Adilson está namorando Marta. Joaquim diz a Ester que Beatriz perdeu a criança. Lúcio diz a Violeta que gostaria de ter um filho. Morcega diz a Bisonho que Sulanca foi enfermeira. Gôndola conta para Bisonho da chantagem de Odorico. Gustavo pede o apoio de Pedro na briga pelo banco. Beatriz implora que Ester a acolha e lhe promete fidelidade total em troca. Ester diz que Heloisa não deve ter deixado Gustavo atender seu telefonema, o que deixa Beatriz mais fragilizada. Ester pede que conte a Gustavo sobre o bebê antes da reunião do conselho. Tadeu vai atrás de Gustavo no banheiro e o ameaça.
Capítulo 88, 28 de julho de 2005 – Gustavo manda Tadeu se afastar de Heloisa. Lúcio intervém. Heloisa diz a Tadeu que não entende porque está fazendo isso. Zelândia diz a todos que Tadeu quer destruir a Baiúca. Roma acha que todos devem pensar em um plano para afastar Tadeu. Arthur pergunta por que ninguém gosta de Ester. Heloisa explica que existem muitos ressentimentos, mas que Ester gosta muito dele. Gustavo sorri ao ver Heloisa e Artur dormindo. Joaquim conta que Beatriz perdeu a criança e Diva reage ao saber que ela está na casa de Ester. Gustavo acha que ainda não chegou a hora da batalha final com Ester. Adelaide e Adail brigam com Naíde e Adilson. Ademilde diz estar cansada de tudo. Julieta volta.
Ramon retorna à casa de Leontina. Elvira fica com ódio quando ele diz que trouxe um presente para Whitney. Gustavo tenta convencer Pedro a ficar ao seu lado. Tadeu pergunta a Latoya se ele pode contar com ela. Ela garante que eles são almas irmãs. Tadeu pede que ela o ajude a conseguir um lugar para morar na Baiúca. Lúcio diz a Violeta que ela logo arranjará um emprego. Madô discute pautas para o programa com Flávio e Taisinha. Madô decide falar sobre corações despedaçados. Julieta entrega o dinheiro que ganhou para Ademilde. Geórgia apóia Gustavo e diz que o banco pertence à família Bogari e não a Ester. Heloisa recebe flores de Tadeu e manda Marisinha jogar no lixo. Ester conta para Gustavo que Beatriz perdeu a criança e diz que Heloisa é responsável. Gustavo a acusa de jogar sujo.
Capítulo 89, 29 de julho de 2005 – Gustavo diz a Ester que talvez a morte de Ricardo tenha sido um castigo para ela. Ester avisa que a guerra está apenas começando. Ademilde diz que Bisonho não entende nada de negócios e Talarico deve falar com Tadeu sobre a realização de uma grande promoção. Ademilde conta para Naíde que vai conhecer Nocaute Jack naquela noite. Silvia diz a Ivan que vai votar a favor de Gustavo. Pedro fala que vai se abster. Ivan se irrita com eles. Leontina garante o seu voto para Ester. Sílvia tenta impedir que Leontina participe da reunião, mas não consegue apoio da maioria. Heloisa fala para Arthur ficar atento, porque Tadeu voltou para a Baiúca. Virgílio vai buscar Arthur. Heloisa decide que ele não vai, já que Arthur prefere ficar com a mãe. Dionísia pede que Latoya se entenda com Violeta. Diva confessa ter medo que Ester possa mudar os valores de Arthur.
Marisinha mostra um exemplar de Conversas com Peteleco. Marisinha conta para Heloísa e Diva que Beatriz perdeu o bebê e está na casa de Ester. Latoya planeja vender a casa de Dionísia na Baiúca, mas Whitney prefere não compactuar. Samovar propõe e todos aceitam participar do Teatro Amador do Frango. Gibraltar dá um abraço emocionado em Julieta. Soraya aflige Ademilde com a possibilidade do bebê nascer a cara de Murilinho. Ester vence a eleição e agradece o apoio de Leontina, mas fica desnorteada quando Geórgia pergunta se o nome Maristela lhe diz alguma coisa. Ester nega conhecer alguém com este nome. Samovar convida Sulanca para ser a atriz principal da companhia e ela concorda. Pedro apóia Gustavo. Latoya oferece a casa da mãe para Tadeu. Alberto decide conversar com Beatriz. Madô conta a sua história e é aplaudida freneticamente pela platéia. Beatriz diz que Gustavo devia ter atendido seu telefonema e que, por isso, não quer falar nunca mais com ele.
Capítulo 90, 30 de julho de 2005 – Gustavo aconselha Beatriz a não se envolver com Ester, se não souber usar as mesmas armas que ela. Beatriz diz que não quer ouvi-lo mais e o manda embora. Gustavo sai abatido. Adonias leva Adail à escola de Branca, pede que ela minta que vai matriculá-lo, só para encontrar a namorada. Meia Noite veste a fantasia de Franguru para fazer promoção. Bisonho e Latoya adoram. Agenor elogia o livro de Marisinha e se impressiona com a descrição que ela faz do marido. Adonias conta para Branca que vai voltar a estudar. Ela promete tentar um emprego para ele no banco.
Bisonho anuncia a liquidação do Franguru. Elvira pergunta a Armando se a secretária sabe de suas falcatruas, mas ele a tranquiliza. Pedro não aceita quando a mãe fala sobre o teste de DNA. Ester exige que Artur venha para sua casa, mas Arthur desarma a avó pedindo para ficar mais uma noite com a mãe. Alberto pergunta por que Beatriz está na casa da inimiga de Heloisa. Beatriz responde que Diva virou-lhe as costas quando ela precisou. Julieta e Murilinho combinam ser somente amigos. Ademilde, acompanhada por Talarico, Vitza e Naíde, sai para o encontro com Nocaute Jackson. Madô promete à Branca que vai ajudar Adonias. Heloisa consola Gustavo, que se sente culpado. Tadeu, Ester e Beatriz dançam juntos.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 91 a 100 de A Lua Me Disse!

