Relembre a seguir o que acontece nos capítulos 31 a 45 da novela “A Escrava Isaura”, exibida pela Record em 2004/2005.
Capítulo 31, 22 de novembro de 2004 – Malvina pressiona Isaura para que lhe conte o que a aflige. Helena discute com o Dr. Paulo. Tomásia e Gabriel estão prontos para incendiar a lavoura. Leôncio recebe uma carta de seu pai sobre sua volta da viagem. Belchior dá o recado de Miguel a Isaura. Henrique conta à seu pai as maldades que Leôncio faz. Malvina vê seu marido e Rosa juntos. Bernardo sugere outra forma de prejudicar Leôncio. Miguel diz a sua filha que caso ele não consiga sua liberdade, eles devem fugir. Almeida chega de viagem, mas não passa bem.
- Veja também:
- Resumo da novela A Escrava Isaura
- Resumo das novelas
Capítulo 32, 23 de novembro de 2004 – Bernardo quer colocar pragas na lavoura de café de Leôncio. Malvina pergunta a Rosa o que ela fazia com Leôncio na cozinha. Leôncio diz a Isaura que larga Malvina para ficar com ela. Rosa conta a Malvina que Leôncio gosta de Isaura e é mandada para o tronco. Belchior quer se casar com Rosa. Malvina sonda Isaura sobre Leôncio. Belchior conta a Miguel que o comendador voltou de viagem. Paulo examina o com. Almeida. Leôncio é avisado que há alguém de fora no cafezal. Almeida desabafa com Isaura.
Capítulo 33, 24 de novembro de 2004 – Gabriel e Bernardo conseguem fugir do cafezal. Leôncio é avisado sobre as pragas no cafezal. Coronel Sebastião vai visitar Malvina. Miguel tenta comprar sua filha novamente. Malvina quer Rosa fora de sua casa. Martinho tenta comprar Rosa, mas quem a compra é o Coronel Sebastião. Tomásia planeja outra vingança para Leôncio. Sebastião decide cuidar de Rosa.
Capítulo 34, 25 de novembro de 2004 – Belchior diz que é melhor Isaura fugir. Leôncio arma arapuca para invasores. Gabriel diz que vai incendiar as sacas de café de Leôncio. Malvina não aceita Rosa como irmã. Rosa se veste com o vestido de Isaura. Sebastião pede a Almeida que venda Isaura. Helena e Henrique elogiam Rosa. Malvina fica com ciúme de Rosa. Leôncio discute com Sebastião. Miguel chora. Almeida dá procuração para Leôncio. Malvina conversa com Isaura sobre Leôncio. João e Joaquina se divertem com Rosa. André pensa em voltar à fazenda. Gabriel e Bernardo chegam a fazenda. Leôncio e os capangas vão defender as sacas de café. Bernardo domina o capanga. Almeida se desespera ao ver o café ser queimado.
Capítulo 35, 26 de novembro de 2004 – Almeida volta a ter ataque de tosse e se lamenta pela perda do café. Leôncio descobre que foi Gabriel que incendiou o café. Leôncio pensa em se vingar de Tomásia. Almeida quer vender Isaura para arrecadar dinheiro. Leôncio deixa Malvina sozinha no quarto. Malvina vai ao quarto de Isaura. Leôncio corrompe o tabelião. Gioconda e Tomásia cuidam de Gabriel. Malvina flagra Leôncio no quarto de Isaura. Francisco encontra o sargento e fala que Gabriel incendiou o café. Helena ensina Rosa a falar, ler e escrever. Miguel ajuda Gabriel. Leôncio exige a prisão de Gabriel. Sargento vai à casa de Tomásia. Malvina e Isaura se surpreendem com o atraso do tabelião. Sebastião chama Rosa de filha. Bernardo recebe a carta de alforria. Leôncio rouba o testamento de Almeida.
Capítulo 36, 27 de novembro de 2004 – Leôncio tem medo de pegar tísica. Malvina manda Belchior chamar o tabelião. Gioconda e Tomásia temem a retaliação de Leôncio. Leôncio comemora o roubo do testamento de seu pai e planeja incendiar a casa de Tomásia. Almeida descobre que Leôncio roubou o testamento. Isaura conta a Malvina sobre o roubo do testamento. O tabelião joga um copo de vinho em Belchior. Malvina tira satisfação com Leôncio. Rosa não aceita os conselhos de João e Joaquina. André chega a cidade e encontra Miguel. Leôncio pede a separação de Malvina. Almeida chama Leôncio no quarto. Francisco e os capangas invadem a fazenda de Tomásia. Bernardo leva um tiro. Belchior conta a Isaura que Leôncio comprou o tabelião. Malvina discute com Leôncio. Na frente de Isaura, Leôncio queima o testamento de Almeida.
Capítulo 37, 29 de novembro de 2004 – Leôncio queima o testamento de seu pai. Malvina desabafa com seu sogro. Benedito leva um tiro e morre. Malvina vê Leôncio beijar Isaura. Isaura mostra as cinzas do testamento para Malvina. Almeida quer vender Isaura para Miguel. Helena ensina Rosa a escrever. Malvina conta à seu pai que o comendador não tem mais poderes sobre seus bens. Tomásia envia o corpo de Benedito para Leôncio. Rosa encontra André. Gabriel aparece na fazenda do comendador para se encontrar com Helena. Paulo examina o Com. O Sargento vai até a casa de Leôncio. Isaura diz a seu pai que é hora de fugir.
Capítulo 38, 30 de novembro de 2004 – Leôncio descobre que Miguel está na fazenda. André quer a liberdade de João e Joaquina. Almeida pede perdão à Isaura e Miguel. Henrique declara versos para Isaura. Coronel Sebastião conversa com o comendador. Rosa se insinua para André. Bernardo e André se reencontram. Leôncio e Malvina discutem. Almeida diz para Isaura fugir e escapar de seu filho.
Capítulo 39, 1 de dezembro de 2004 – Almeida presenteia Isaura com as jóias de Gertrudes. Leôncio vê André com Isaura. André foge para a pensão onde Miguel fica. Leôncio chama o Sargento para prender André. Helena e Rosa trocam confissões. Gioconda e Tomásia proíbem Gabriel de ir para o garimpo. Malvina puxa Isaura para conversar e a ameaça. Sargento vai até a casa de Miguel. Almeida diz que vai morrer.
Capítulo 40, 2 de dezembro de 2004 – Almeida quer falar com Leôncio. Leôncio ameaça Miguel. André foge. Leôncio promete recompensa para quem prender André. Tomásia acolhe André. Leôncio diz que vai hipotecar a fazenda. Almeida chora. Rosa está na dúvida se foge com André ou fica na casa de Sebastião. Leôncio atormenta Almeida que o amaldiçoa. Isaura e Almeida lembram de Gertrudes. Almeida pede para dar a última volta na fazenda e pede perdão a Isaura. Leôncio não quer se despedir de seu pai. Almeida morre. Isaura se desespera e dá a notícia a Leôncio e Malvina. Contra a própria vontade, Leôncio chora. Belchior consola Isaura. Sebastião fica consternado com a morte de Almeida. Isaura tem medo porque agora Leôncio é seu dono.
Capítulo 41, 3 de dezembro de 2004 – Isaura cuida do corpo de Almeida. Malvina escuta Leôncio importunar Isaura. Gabriel, Bernardo e André se preparam para voltar ao quilombo. Miguel vai ao velório. Malvina diz a Isaura que vai embora. Sebastião e Henrique chegam ao velório. Henrique propõe fugir com Isaura. Gabriel encontra Helena depois é flagrado por Henrique que aponta uma arma para ele. Gioconda confessa a Tomásia que Gabriel pode ser filho de Sebastião. Henrique aceita o namoro de Helena e Gabriel. André convida Henrique para trabalhar no garimpo. Miguel discute com Leôncio. Gioconda recebe o sobrinho Diogo. Isaura chora de desespero.
Capítulo 42, 4 de dezembro de 2004 – Malvina diz a Leôncio que vai embora. André reencontra João e Joaquina. Gabriel se despede de Helena. Gabriel leva um tiro e fica sem o movimento das pernas. Almeida é enterrado. Álvaro (Théo Becker) e Geraldo (Caio Junqueira) disputam corrida a cavalo. Perpétua (Sylvia Bandeira), Estela (Aldine Miller) e Branca (Renata Domingues) conversam sobre a abolição. Malvina se despede de Leôncio. Isaura se lamenta para Henrique. Rosa tem medo de Malvina. Isaura fica sozinha com Leôncio que tenta forçá-la a ser sua. Isaura ameaça Leôncio com uma faca. André e Bernardo encontram Moleca. A pedido de Malvina, Sebastião manda Rosa para uma pensão. Leôncio e Henrique brigam. Gabriel ferido é levado para casa e recebe o socorro de Diogo. Leôncio prende Isaura na cela dos escravos e a deixa sem água e comida.
Capítulo 43, 6 de dezembro de 2004 – Isaura diz que ela nunca será de Leôncio. Diogo extrai a bala da coluna de Gabriel. Rosa e Miguel vão juntos para a pensão. Moleca sente ciúmes de André com Isaura. Álvaro conversa com sua mãe sobre a Abolição da Escravatura. Branca quer entrar para a sociedade abolicionista. Belchior visita Isaura na cela. Diogo diz a Gioconda que Gabriel perdeu os movimentos da perna. Leôncio força Rosa a entrar em sua carruagem e tenta beijá-la. Miguel conta ao Coronel Sebastião que Leôncio levou Rosa a força para a fazenda. Rosa vai ver Isaura na cela. Tomásia quer contar à Gabriel que Helena é sua irmã. Sebastião conta a Helena que Gabriel não está bem. Leôncio manda Isaura trabalhar na roda de fiar sem direito a comida e água.
Capítulo 44, 7 de dezembro de 2004 – Isaura quase desfalece. Leôncio diz que o Coronel Sebastião pode ter Rosa de volta se ele perdoar sua dívida. Leôncio ameaça Rosa com o açoite. Isaura desmaia no chão. Raimundo a ajuda. Gioconda conta ao Coronel Sebastião que Gabriel é seu filho. Diogo acha que Helena deve visitar Gabriel. Francisco arrasta Isaura até Leôncio. Isaura volta para cela. Branca conversa com sua mãe sobre Álvaro. Belchior leva água e comida para Isaura. Sebastião conta a Helena que Gabriel é seu irmão e que está inválido. Helena quer ver seu amado. André diz a Moleca que precisa ajudar Isaura a fugir. Miguel se desfaz de sua venda. Leôncio manda Isaura para a lavoura.
Capítulo 45, 8 de dezembro de 2004 – Isaura é mandada para a lavoura descalça e com roupa de escrava. Bernardo volta para o quilombo. Margarida conta a Miguel que Gabriel levou um tiro. Paulo vai até a casa de Tomásia. Diogo se apresenta para Dr. Paulo como o novo médico da cidade. Leôncio ameaça Isaura a ir para o tronco caso ela não colha três sacas de café. André decide ir até Isaura. Miguel vai se despedir de Gabriel. Gabriel melhora e Gioconda fica mais calma. Geraldo diz para Álvaro que Branca se interessa por ele. Os escravos da lavoura ajudam Isaura escondido. Helena escreve uma carta para Gabriel. Gioconda conta a Gabriel que Helena é sua irmã. Isaura mostra as três sacas de café para Leôncio. Ele a manda para o tronco. Henrique vai até a casa de Miguel.
Quer ler mais? Acesse o resumo dos capítulos 46 a 60 de A Escrava Isaura!