Na novela Paraíso Tropical, o público já pode ver algumas vezes que Umberto (Sérgio Marone) é um tremendo de um mentiroso. Ele trabalha como garoto de programa, mas finge para Joana (Fernanda Machado) que seu único emprego é como garçom.
Porém as coisas vão começar a ficar feias para o lado dele. Enquanto ele se prepara para dar o golpe na namorada e nos amigos antes de fugir do Brasil, Heitor (Daniel Dantas) começará a desconfiar do genro quando faz um comentário sobre Darcy Ribeiro e Umberto afirma não conhecer. O pai de Camila (Patrícia Werneck) achará estranho um rapaz que afirma ter cursado Ciências Sociais não conhecer o sociólogo.
O personagem de Sérgio Marone irá conversar com a filha e sugerir para ela marcar um encontro para que conheçam a família do rapaz, assim saberão mais sobre ele. Enquanto isso, Umberto conseguirá o passaporte falsificado e vai roubar os dólares de Tiago (Sérgio Abreu) e Rodrigo (Carlos Casagrande). Ele ainda vai procurar uma agência de viagens e será visto por Úrsula (Raquel Parpnelli).
Mais tarde, Umberto vai pressionar Joana para fecharem um negócio de uma locadora, porém alega que precisarão fazer o pagamento em dinheiro vivo. Enquanto isso, Heitor vai conversar com Rodrigo: “Isso do Umberto, Faculdade que ele diz que fez e não fez, nem é tão importante. Eu é que sou nervoso, com gente que mente, inventa. Então se ele diz que fez uma coisa que eu sei que ele não fez, com a mesma cara honesta que ele conta o quanto ele batalhou pra ter um futuro direito com a minha filha, no que eu acredito?”.
O assistente de Antenor (Tony Ramos) conta que já pegou Umberto em algumas situações suspeitas em sua casa. Heitor vai comentar que a filha foi pegar o dinheiro que juntou para pagar o ponto da locadora que vai abrir com Umberto, mas que ele ficará de olho porque não vai permitir que brinquem com o futuro dela.
Por outro lado, o personagem de Sérgio Marone vai fazer altos planos com a namorada sobre o que vão fazer depois de abrir a locadora, e a ilude com a ideia de ter um filho em dois anos.
Na sequência, Umberto leva Joana para conhecer o ponto que quer comprar: “Eu tinha te falado de uma casa, né? Mas é que a manutenção ia ser tão cara, amor. Aí eu conheci esse lugar. Aqui era uma livraria. Eu estava conversando com o dono e ele queria passar o ponto por trinta mil reais, mas aí eu dei uma forçada de barra e ele topou fechar por vinte”.
Joana vai estranhar, pois acredita que ninguém faz negócio sério em dinheiro vivo. Umberto vai dizer que querem fazer algo informal para fugir do pagamento de impostos, mas ela seguirá desconfiada: “Eu só queria sentir firmeza nos caras. É o nosso dinheiro, é todo o nosso dinheiro. Só a gente sabe o quanto é difícil juntar essa grana”.
Pouco depois, Umberto apresenta um falso proprietário e uma representante da imobiliária para Joana. Eles apresentam o contrato para a moça e o rapaz finge apoiá-la para que ela não tome nenhuma decisão sob pressão. Mesmo assim, ele conseguirá manipulá-la e ela decide: “Vamos fechar! Não se faz negócio sem correr perigo, não é mesmo?”.
A moça afirma que vai precisar ir em casa buscar os documentos para poder ir ao banco sacar o dinheiro e eles combinam de voltar em uma hora para fazer o pagamento.
Neli (Beth Goulart) ficará desconfiada e aconselha a filha a pensar com calma, pois está sentindo que ela não deveria fechar negócio. No entanto, a moça se mostra decidida. A esposa de Heitor ficará irritada e seguirá tentando fazer a filha mudar de ideia. Umberto perderá a paciência e gritará com Neli, com receio de que ela acabe convencendo a Joana a desistir do negócio.
Mais tarde, Joana “compra” o ponto e volta para o trabalho, já Umberto ficará na loja com a desculpa de medir as paredes. Quando ela sai, os dois trambiqueiros que Umberto contratou se aproximam dele e entregam o dinheiro pago por Joana. O personagem de Sérgio Marone entrega uma parte da grana para os dois como recompensa pela ajuda com o golpe.
Na sequência, Umberto volta para o apartamento de Rodrigo e Tiago para tomar banho e arrumar as malas. Enquanto isso, Otília (Yaçanã Martins) vai revirar os objetos dele e descobre o RG e nome verdadeiro do rapaz. Ela vai decidir trancá-lo no local e sai correndo para contar tudo. Porém, ele conseguirá abrir a fechadura e sairá do local sem problemas.
Ao ouvirem a descoberta de Otília, todos os amigos e a família de Joana vão comprovar que a moça foi vítima de um golpe e Rodrigo e Tiago acabam descobrindo que também foram roubados. Eles decidem dar queixa na polícia e Úrsula conta que viu o personagem de Sérgio Marone numa agência de viagens.
Eles conseguirão informações no local e irão atrás do criminoso no aeroporto. Lá ele será visto por Heitor e tentará fugir, mas será perseguido e acabará preso pela polícia: “Nós já temos um mandado expedido contra você”. Heitor encara o rapaz e debocha: “Fim da linha, João Pedro”.
A sequência vai ao ar nesta semana. Acompanhe o resumo de Paraíso Tropical e fique por dentro de tudo o que vem por aí!

