Na novela Império, Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) passa a noite no quarto de Maria Marta (Lília Cabral) e se assusta ao acordar e dar de cara com o Comendador (Alexandre Nero) na cama. José Alfredo dirá que a esposa foi dar ordens ao serviçais: “Como ela é exigente ela deve demorar bastante tempo. O suficiente pra que nós dois possamos conversar de novo com toda calma”.
Maurílio vai tentar fugir: “Eu não sei se esse é o melhor lugar pra isso (…) Você pode até estar querendo argumentar, mas eu não estou disposto a ouvir porque tudo que você tem pra me dizer não vai mudar em nada meu objetivo”. Ele tenta encerrar o papo, mas o Comendador não cede: “Nós ainda nem começamos”.
A conversa começa a desenrolar e o personagem de Alexandre Nero questiona se o rival estaria disposto a qualquer coisa para conseguir chegar onde quer. Maurílio nega: “Qualquer coisa não. Matar, por exemplo, matar nunca esteve em meus planos, já nos seus…”, acusa.
“Você ainda acha que eu assassinei o seu pai?”, pergunta José Alfredo. O biólogo confirma: “Eu não tenho a menor dúvida. Um rapaz nordestino pra ter chegado onde chegou deve ter feito de tudo e muito mais”. O Comendador rebate se Maurílio não tem medo de terminar como Sebastião (Reginaldo Faria).
Esperto, o biólogo vai expor que já se precaveu: “Eu mandei fazer um dossiê, que está rolando por aí, no qual a nossa história é contada em todos os detalhes e devidamente documentada também. E junto com esse dossiê tem uma carta assinada por mim que diz que se alguma coisa de ruim acontecer comigo, o responsável será você”.
O Comendador fica chocado com a revelação: “Já disse que você não tem prova nenhuma contra mim”. Maurílio reforça que tem documentos que comprovam suas acusações: “Eu já disse que eu tenho cartas pra minha mãe da dona Maria Joaquina (Regina Duarte) lá de Gèneve dizendo que você surrupiou a conta bancária do meu pai lá na Suíça. Além de outros documentos suficientes pra provocar um escândalo de tamanha proporção que certamente vai abalar os alicerces do seu Império”.
O personagem de Carmo Dalla Vecchia ameaça: “Eu vou te desmoralizar de uma vez por todas José Alfredo Medeiros e, se possível, te levar pra cadeia. Fraude, apropriação indébita, contrabando de pedras preciosas e outros crimes. Mas uma lista tão extensa que fica até difícil enumerar. Eu não sou o moleque que você está imaginando. Eu vou te provar isso em breve, esteja preparado”, finaliza.
Mais tarde, Maria Marta vai levar o café-da-manhã para Maurílio no quarto e elogia o namorado: “Você é uma graça, sabia?”. Ele vai responder que já lhe disseram isso antes e a mãe de João Lucas (Daniel Rocha) tenta tirar alguma informação do rapaz: “Quem? Uma esposa?”.
Maurílio afirma que nunca se casou: “Eu juro, sei lá, nunca tive tempo, não achei a mulher certa”. Ela revela que já se separou uma vez e que o atual marido não para de lhe pedir o divórcio: “A última vez foi ontem”.
O biólogo pergunta o que a Imperatriz está esperando para se separar. Ela responde: “Que me apareça um terceiro marido que seja capaz de me aturar, né? E que me dê tudo que eu quero e preciso”. Com a maior tranquilidade, Maurílio vai usar a deixa para pedi-la em casamento: “Sendo assim, se você acha que eu preencho as suas necessidades, eu me caso com você”.
Maria Marta fica chocada: “Isso é uma proposta?”. O rapaz confirma e a mãe de José Pedro promete que vai pensar no assunto. Quem vai escutar tudo por trás da porta é José Alfredo, que se preocupa: “Espero que isso seja só um jogo Dona Marta”.
Será que o biólogo vai conseguir derrubar o Comendador? Acompanhe o resumo de Império e fique por dentro de tudo o que vem por aí!

