Na novela Império, depois de conseguir o endereço de Ísis (Marina Ruy Barbosa) com Du (Josie Pessoa), Maria Marta (Lília Cabral) vai até o apartamento da ruiva e se surpreende ao ver como a amante do marido é jovem. A irmã de Robertão (Rômulo Neto) tentará fugir, mas a personagem de Lília Cabral não vai permitir. As duas entram no apartamento da moça.
Marta vai fazer questão de ver a cama onde a ruiva dorme com o Comendador (Alexandre Nero). Na sequência, a mãe de José Pedro (Caio Blat) confessa: “Eu vim aqui com a intenção de te quebrar toda. Eu podia fazer picadinho de você, quebrar essa sua carinha linda, mas depois de te conhecer como é que eu posso fazer isso? Como é que eu posso fazer se você é apenas uma menina?“, chora.
Ísis pede perdão e garante que nunca quis magoar ninguém. Marta afirma que sempre soube da existência da moça: “Eu sou casada com o Comendador há quase trinta anos, você acha que ele conseguiria esconder uma coisa dessas de mim?“.
A personagem de Lília Cabral conta que se lembra direitinho de quando José Alfredo se apaixonou pela moça: “Ele mudou da água pro vinho e foi uma paixão fulminante. Você pode acreditar quando ele fala nesse amor todo porque é verdade. Eu vi nos olhos, no sorriso e até no mau humor. E claro que eu te odiei e desejei as coisas mais horrorosas para você. Desejei que você morresse atropelada, mas você é uma criança. Você vai viver muito ainda“.
Irritada, Maria Marta confessa: “Eu sou assim, inabalável. E mesmo tendo você, minha rival, por mais incrível que possa parecer, eu não tenho coragem de te fazer nenhum mal porque você é a droga de uma criança. Maldita seja você que tem coragem de me pedir desculpas por ter enfeitiçado o meu marido“.
As duas serão surpreendidas por José Alfredo, que chegará no local e dirá que também precisa pedir desculpas para a esposa. Orgulhosa, Marta garante que jamais vai perdoar o marido. O Comendador então começa a falar tudo o que pensa sobre Marta: “Um peso, como se tivesse carregando um cachorro morto. Uma mulher mesquinha, egoísta, arrogante, que nunca me aceitou do jeito como eu sou“.
Maria Marta decide retribuir as ofensas e revela o que pensa sobre José Alfredo: “Você é medonho! É egoísta, é autocentrado, acha que o mundo inteiro gira ao seu redor, acha que as pessoas têm que se arrastar aos seus pés como se você fosse o quê? O deus Sol, o magnânimo. Você não aceita uma crítica (…), acha que todo mundo tem que agir de acordo com sua vontade, com sua lei“.
Os dois seguem discutindo e ela confessa que já amou José Alfredo, mas que agora o odeia com todas suas forças. Antes de ir embora, Maria Marta deixa claro: a guerra está declarada. Como ficará a relação deles agora que Marta conhece Ísis? Acompanhe o resumo de Império e fique por dentro do que vem por aí!

