Na novela Império, José Alfredo (Alexandre Nero) confronta Maria Marta (Lília Cabral) ao retornar de sua viagem ao Monte Roraima. Assim que fica frente a frente com o marido, ela provoca: “Será mesmo que nada mudou? Eu continuo a mesma canastrona de sempre. E você depois de visitar o Monte, será que continua tudo igual?”.
José Alfredo rebate: “Se alguma coisa mudou, eu vou saber daqui a pouco, quando conversarmos à sós”. Marta vai tentar adiar o papo para depois do jantar, mas o Comendador a obriga: “A nossa conversa vai ser agora. Eu vou ter que te arrancar daqui da mesa pelos cabelos?”. Ela acaba cedendo.
No quarto da esposa, José Alfredo começa a revirar tudo em busca do diamante rosa. Ela se faz de desentendida e o Comendador a acusa de ter roubado algo que lhe pertencia: “Me diz onde está o teu cofre. Eu estou procurando o que você foi buscar lá no meu Monte”.
Marta continuará se fazendo de boba e o personagem de Alexandre Nero começa a perder a paciência: “Você sabe muito bem do que eu estou falando. Quando você foi pela segunda vez lá, você foi atrás de alguma coisa”.
Ele acusa a esposa de ter encontrado o diamante rosa: “O meu amuleto, a minha força! Que eu tenho há quase trinta anos! E que você foi lá pra roubar de mim! E deve estar aqui dentro desse cofre! Então, você trata de abrir essa joça ou eu mesmo vou fazer isso a machadada”.
Calma, Maria Marta seguirá dissimulando e fingindo que não faz ideia do que o Comendador está falando. Nervoso, ele continua desconfiado: “A segunda vez que você foi lá, você foi com uma intenção muito bem definida, que era tirar a pedra daquela gruta, porque você não ia até o fim do mundo sem um propósito que é acabar comigo, tirar o meu tesouro, o meu amuleto”.
Com a esposa negando com todas as forças que tenha roubado algo, José Alfredo sugere que então só existe uma segunda possibilidade – que Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) seja o ladrão. Ele mostra a carta que encontrou na cruz de Sebastião (Reginaldo Faria) e surpreende a personagem de Lília Cabral.
O pai de João Lucas (Daniel Rocha) demonstra ter certeza que o bilhete foi deixado por Maurílio e acusa a esposa de estar envolvida: “Você abriu as portas pra ele, colocou ele dentro da minha casa, ajudou que ele devassasse a nossa intimidade, dormiu com o inimigo. E agora vem com essa cara, descaradamente, me dizer que não está mancomunada com ele?”.
José Alfredo defende: “Esse bilhetinho prova que ele não está atrás apenas da minha carcaça. E sim, ele quer roubar todo o nosso império”. A essa altura Marta abrirá o cofre para provar que não está com o diamante rosa e vai conseguir enrolar o Comendador.
O personagem de Alexandre Nero pedirá o apoio da esposa para recuperar o amuleto e não deixar parte do Império cair nas mãos de Maurílio. Marta pedirá um tempo: “Eu vou pensar, realmente, se eu estou disposta a te ajudar. E se você merece. Amanhã de manhã te dou uma resposta”. O Comendador concorda em esperar.
O que será que a Imperatriz vai decidir? Acompanhe o resumo de Império e fique por dentro de tudo o que vem por aí!

