Na novela Império, assim que chega do Monte Roraima o Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) vai visitar o filho na cadeia: “Nunca eu pensei viver uma cena dessas“. O rapaz fica incomodado e afirma não estar disposto a ouvir lição de moral. José Alfredo não aceita o comportamento e segue com a bronca: “Bastou eu ter me afastado algumas horas para você bancar o motherfucker“.
João Lucas (Daniel Rocha) interrompe o pai, mas logo pede que ele o tire dali. O Comendador pede para ser convencido de que deve fazer isto: “Comece dizendo o que você aprontou para estar aqui atrás das grades, sem historinha, sem enrolação, sinceridade. Sem rodeios, porque eu não sou sua mãe para lhe ficar passando a mão na cabeça“.
O rapaz então revela que foi até Petropólis por causa de José Alfredo: “Eu vim falar com a minha mãe sobre sua ida pro Monte. Eu ouvi você comentando com a Clara (Andreia Horta). Só foi eu chegar aqui que eu briguei com ela, aí eu fiquei por aí de bobeira com alguns caras. Eu briguei com um deles também e me mandei. Foi quando eu vi o carro do Zé Pedro (Caio Blat) abandonado numa rua deserta, largado. Ele estava com um amassado na frente e a chave estava dentro. Aí eu peguei o carro para dar umas voltas“.
A essa altura, o Comendador interrompe o filho e começa a gritar os crimes que ele comentou: “[dar umas voltas]a mil por hora, desacatou policial, resistiu a ordem de prisão, se negou a fazer… Leia isso aqui pra mim“. João Lucas obedece: “Eu me recusei a fazer o exame toxicológico para não me enrolar ainda mais, é meu direito“.
Furioso, José Alfredo acusa o filho de estar usando drogas: “Eu tento entender essa sua fraqueza, mas eu não consigo. Um garoto que sempre teve tudo na vida! (…) Me diz quando é que você vai crescer e virar homem o bastante para assumir suas responsabilidades?“.
Se sentindo rejeitado, João Lucas começa a discutir com o pai afirmando que ele nunca será perfeito como o Comendador. Neste momento, José Alfredo cala a boca do filho e abre o coração: “Eu já fraquejei sim pelos motivos mais idiotas… por amor. Mas foi essa fraqueza que me fortaleceu, que me tornou o homem que eu sou hoje e eu jurei para mim mesmo, depois que eu me recuperei, que eu nunca mais ia me dobrar por nada nem por ninguém“.
O rapaz fica surpreso com a revelação e José Alfredo segue com a lição de moral: “Eu sou seu pai, que atravessou meio Brasil para vir aqui te dizer que é preciso ser impiedoso para conseguir alguma coisa nessa vida e para te tirar dessa encrenca“.
Depois da conversa, o Comendador conversa com o delegado e consegue tirar o filho do cadeia. Já fora do presídio, ele faz um pedido a João Lucas: “Viva sua vida da melhor forma possível, sem confusão, sem usar aquelas porcarias que você anda consumindo“.
Será que o rapaz vai ouvir o conselho do pai? Acompanhe o resumo de Império e fique por dentro de tudo o que vem por aí!

