Na novela A Vida da Gente, Suzana (Daniela Escobar) ficará impressionada e satisfeita com o resultado do catálogo que Renato (Luiz Carlos Vasconcelos) montou com os trabalhos dela como paisagista: “Era exatamente o que eu precisava. Você se serviu da beleza das plantas, mas não se perdeu nos detalhes. Conseguiu deixar bem visível a ideia de cada projeto”.
Renato comemora que o resultado tenha agradado: “É importante que você tenha gostado”. A mãe de Alice (Sthefany Brito) pergunta o que o personagem de Luiz Carlos Vasconcelos achou e ele revela: “Eu gostei muito. Tem muitos trabalhos que dão tanto prazer que a gente faria até sem ganhar nada. Esse foi assim. Foi muito bom poder ver de perto o que é o paisagismo. Eu tinha uma noção meio vaga, mas é uma profissão maravilhosa”.
Suzana vai gostar do que ouve e confessa que tem uma outra proposta em mente: “Eu estou fazendo esse catálogo porque eu percebi que do ano passado pra cá, a minha clientela aumentou demais, graças a Deus. Mas, na verdade, o volume de trabalho dobrou. Eu estou precisando de um assistente e estava aqui pensando se você não toparia”.
Renato se surpreende e garante que adoraria, mas lembra que não possui experiência. Suzana explica que neste emprego a experiência não é tudo: “O importante mesmo é a pessoa gostar, levar jeito. É claro que eu vou te brifar antes e explicar tudo com bastante detalhe”.
O pai biológico de Alice confessa que chegou a praticar um pouco de jardinagem na clínica de recuperação, porém mais como uma atividade terapêutica. Suzana explica como seria o trabalho: “O que eu preciso que você faça é o meio de campo com os jardineiros, porque tem uma parte grande do trabalho que vai desde decifrar o projeto com eles e acompanhar a execução de tudo, até descobrir produtos novos, procedimentos interessantes. Isso tudo eu fazia sozinha, só que eu não estou mais dando conta”.
Renato se mostra disposto a aceitar o emprego, mas reforça que não gostaria de causar nenhum tipo de constrangimento e diz que a mãe de Alice deve se sentir a vontade para dispensá-lo a qualquer momento, caso sinta que o serviço não está rendendo como deveria.
Suzana destaca que dessa vez será diferente: “Primeiro, porque esse convite não passa pela Alice. Segundo, eu não estou fazendo isso porque você está precisando. Eu estou fazendo isso porque eu estou precisando, entende? Eu vou ter que formar uma pessoa de qualquer maneira. E eu prefiro formar alguém que já demonstrou afinidade comigo, com o meu jeito de trabalhar”. Após ouvir isso, Renato não sente mais dúvidas e topa o desafio: “Eu acho que vai ser uma super oportunidade pra mim”.
Quem não vai gostar muito da novidade é Cícero (Marcello Airoldi): “Tenta inverter a situação. Imagina que fosse uma mãe biológica da Alice, que andasse comigo pra cima e pra baixo, o tempo todo”, dirá para a esposa. Suzana defende que está contratando uma pessoa para trabalhar com ela: “porque eu enxerguei uma qualidade, um mérito”.
A personagem de Daniela Escobar reforça que o marido deve respeitar a decisão dela como sempre fez: “Se você está pensando que eu vou aceitar esse tipo de invasão, esse tipo de crítica absurda que você tá querendo me fazer, desculpa, mas eu não vou”.
Suzana não vai querer prolongar a discussão: “O Renato, pra mim, é uma pessoa bacana, a quem a gente quis ajudar. Eu acho que ele pode retribuir essa ajuda sim, enriquecendo o meu trabalho, só isso”.
As cenas vão ao ar no capítulo desta quinta-feira (08). Para saber mais do que vem por aí, acesse a página com o resumo de A Vida da Gente!

