Na novela A Vida da Gente, Sofia (Alice Wegmann) vai surpreender o pai ao contar que não quer morar mais com a mãe e que também decidiu parar de jogar tênis. Marcos (Ângelo Antônio) vai conversar com Dora (Malu Galli) e depois confirma para a filha que está tudo certo para que ela possa morar com eles, caso realmente seja isto que ela quer.
A moça confirma que tem certeza e justifica também a decisão de abandonar o tênis: “Eu sempre agi como se adorasse ou pelo menos era isso que eu acho que eu estava fazendo. Era tanta ansiedade para tentar agradar a minha mãe que eu já não sei se eu odeio ou adoro jogar. Eu preciso passar um tempo longe disso para descobrir o que quero de verdade“.
Surpreso, o personagem de Ângelo Antônio tentará fazer a filha reconsiderar a decisão: “Eu entendo o que você está dizendo, mas eu acho que você não pode ser assim, tão radical. Falando sério, você já parou para pensar o que pretende fazer da vida?“. Ela nega e explica que a prioridade dela é ter uma vida normal: “Poder sair com os meus amigos, poder ir para uma festa, tomar um sorvete. Desde que eu me entendo por gente eu nunca tive um minuto à toa“.
Marcos reforça que a filha deve olhar para a situação com calma, pois apesar dos abusos de Vitória (Gisele Fróes), o talento é todo de Sofia. A moça explica que precisa ter a chance de saber o que quer e se perceber que gosta mesmo do tênis, ela voltará para o esporte: “Mas de um jeito mais leve, mais gostoso, sem aquela escravidão toda“.
O ex-marido de Vitória alerta que a treinadora não vai aceitar a decisão de primeira e questiona se a filha está preparada para enfrentá-la. Sofia pede para o pai falar primeiro e fazer a ponte, mas ele recusa: “É fundamental que você fale para ela, que a decisão é sua, que é um desejo seu“. A moça concorda.
Depois, Marcos acompanha a filha para um encontro com a treinadora num local neutro. A conversa nem começa e a Vitória já se mostra totalmente contrária à ideia de Sofia morar com o pai: “Morar num cortiço, numa comunidade hippie onde ela sequer tem um quarto para si ou o mínimo de estrutura, não é opção para uma atleta do nível dela“.
A tenista conta que pensou bastante e decidiu abandonar o tênis: “Eu não quero mais viver desse jeito. Na verdade eu nunca quis, mas como ninguém nunca me perguntou nada. Eu tinha seis anos de idade quando eu fui obrigada a pegar numa raquete e entrar em quadra para satisfazer as suas expectativas. Aliás, eu acho que essa era a minha única tarefa na quadra, minha única tarefa na vida“.
Vitória fica irritada e culpa Marcos pela decisão da filha: “Se é para fazer a maior burrada da sua vida, para jogar sua carreira no lixo, que faça sozinha. Não porque um pai, que nunca teve dignidade para colocar um pedaço de pão em cima da mesa está mandando“.
A moça reforça que a decisão partiu dela: “Eu estou cansada. Eu estou exausta e eu quero parar. Eu quero ser tratada como uma pessoa. Quero ser reconhecida pelo que eu sou, não pelo número de pontos que eu faço. Pelo menos dentro da minha casa“.
A treinadora acata: “Faça como for melhor para você. Quer morar com seu pai? Vai. Quer jogar sua carreira no lixo? Joga. Mas não conta mais comigo para nada. Não me peça um tostão, resolve tudo com o seu pai. E principalmente, não vem depois choramingando, dizendo que a barra está pesada e que você estava enganada“.
Vitória encerra a conversa deixando claro que essa decisão de Sofia não terá volta. Será que Sofia vai se arrepender? Acompanhe o resumo de A Vida da Gente e fique por dentro de tudo o que vem por aí!

