Na novela A Vida da Gente, Lourenço (Leonardo Medeiros) prepara um café caprichado para contar uma novidade muito aguardada para Celina (Leona Cavalli): “Hoje a tarde eu vou levar os originais do livro para a editora“. A médica fica feliz pelo marido finalmente ter terminado de escrever.
Lourenço conta que a situação que está vivendo na faculdade serviu de impulso: “Serviu como um sinal de que eu preciso mudar de rumo, correr atrás das coisas que eu quero. Você sabe que dar aula nunca foi meu sonho, né?“.
Celina se assusta e questiona se o irmão de Jonas (Paulo Betti) está pensando em pedir demissão do trabalho. Ele afirma que o ponto não é este: “O importante é que eu me dei conta de que eu preciso investir nas coisas que eu quero, então eu parei com a revisão do livro. Eu sei que dá pra melhorar, mas sei lá, eu estou achando que está na hora de botar esse livro pra rodar. Então eu mandei um e-mail pro editor esta noite, com um resumo, a história, o tema e o cara respondeu na hora! Marcando uma reunião pra hoje a tarde“.
A pediatra se anima com a notícia: “Então quer dizer que esse é um café de comemoração?“. Lourenço confirma: “É, comemoração ao nosso futuro!“.
Porém a alegria não vai durar muito tempo. Quando Lourenço vai conversar com o editor, este último explica: “A nossa experiência com você foi muito boa. Você era quase um garoto, o seu romance deu arejada no nosso catálogo e digamos assim, você se tornou nosso mascote. Então eu tenho todo o interesse do mundo em ler o que você escrever. Agora o livro que você me descreve no e-mail, ele me parece que chegou numa hora meio errada“.
Na sequência, o editor afirma que tem uma consideração grande pelo personagem de Leonardo Medeiros e expõe o porquê não é o momento ideal para lançarem o livro dele: “Eu só chamei você aqui porque você é meu amigo, eu não tenho o costume de ficar falando pessoalmente com qualquer autor que me bata a porta porque senão eu não faria nada da vida, né? Em geral, a gente manda aquela carta padrão. Mas com você, eu faço questão de falar cara a cara. É o seguinte, na próxima semana a gente está lançando um livro com o mesmo tema, na mesma pegada. Um quarentão meio desajustado, com problemas para amadurecer e ter uma relação adulta com as mulheres“.
Lourenço ainda tenta se defender, dizendo que o mesmo tema não quer dizer nada: “Cada autor tem uma visão, um estilo“. Porém, o editor afirma que não é interessante para eles colocarem dois livros com temas parecidos nas prateleiras: “E sinceramente esse tema já está meio gasto. Tem uma dezena de romances com o mesmo personagem“.
Arrasado, Lourenço retorna para casa e conta para Celina sobre o desastre que foi a reunião. A pediatra aconselha o marido a procurar outras editoras, mas ele se mostra desiludido: “Numa editora que não me conhece, o livro vai acabar indo para uma pilha de originais para mofar durante anos”.
Tentando consolar o marido, Celina afirma que tem muita coisa para acontecer ainda: “Você entregou o seu livro e isso que é importante. E agora você vai poder dar atenção a outras coisas, retomar os seus planos. Isso pode te dar forçar para encontrar um novo rumo para a sua vida”.
Como será que Lourenço irá lidar com essa decepção? Acompanhe o resumo de A Vida da Gente e fique por dentro de tudo o que vem por aí!

