Na novela A Vida da Gente chega o dia da audiência referente à ação movida por Lourenço (Leonardo Medeiros) pelo direito de ser reconhecido como pai biológico de Tiago (Kaic Crescente). Os primeiros a chegar ao fórum são Jonas (Paulo Betti) e Cris (Regiane Alves). Cléber (Tadeu di Pietro) tenta tranquilizar o patrão: “Todos no judiciário conhecem a sua fama impoluta, além do mais nenhum juiz vai acatar acusações levianas contra uma pessoa como o senhor”.
Já Lourenço desabafa com Rodrigo (Rafael Cardoso) e revela que está muito nervoso: “Embora você esteja aqui comigo, você sabe que as maiores batalhas da vida são sempre solitárias. O difícil era me sentir preparado pra ser pai, isso eu já me sinto. Agora a gente tem que provar pra todo mundo”.
Logo em seguida, o juiz inicia a audiência explicando que o propósito dela é ouvir o depoimentos das partes e das testemunhas arroladas para decidir sobre a questão de reconhecimento da paternidade de Tiago.
Lourenço vai admitir para o juiz que vendeu seu próprio sêmen, mas reforça que não se orgulha do seu ato e que fez isso com base num acordo que não foi cumprido: “O Jonas se propôs a assumir a função de pai, mas ele nunca fez isso, nem ele e nem a mulher dele que se propôs a assumir a posição de mãe. É por isso que eu estou aqui, por isso que eu me dispus a lutar pelo meu filho”.
Ele deixará claro que não quer privar ninguém da companhia de Tiago, só está prezando pelo bem estar do menino. Já Cris, vai dizer que sempre sonhou em ser mãe, que se propôs a casar com um homem que seria o melhor pai do mundo, e que encontrou tudo isso em Jonas. Ela inventa que todos os dias, ao voltar do trabalho, o advogado procura Tiago e enche o menino de atenção.
Esperta, Cris ainda vai usar seu testemunho para tentar tirar a credibilidade de Nanda (Maria Eduarda). Ela relata que a filha de Jonas tem inveja do irmão caçula. Por sua vez, a irmã de Rodrigo dirá que a maior novidade para ela foi saber que seu pai era amoroso e presente: “Que eu me lembre o meu pai nunca me deu um abraço. Também não me lembro dele ter me colocado no colo, me dado um beijo ou me contado uma história de criança. Enfim, mas eu não estou me queixando. Eu estou apenas descrevendo como foi a minha infância”.
A moça relata que ficou sabendo da morte da mãe pela cozinheira da mansão e que nunca ninguém ligou na escola deles para contar o que tinha ocorrido. Na sequência, ela volta a falar sobre Tiago: “Se ele já começou a apresentar sintomas de ansiedade e carência acentuados, se esse menino tem a oportunidade de ter um pai que se importe com ele, que ame ele de verdade, sinceramente, por que deixar esse menino sozinho numa casa vazia e completamente desestruturada?”.
Vivi (Malu Valle) e as empregadas da mansão de Jonas vão depor em favor do advogado. No entanto, ficará claro que as funcionárias foram orientadas e treinadas sobre o que deveriam falar. Já Lourenço vai contar com os depoimentos da funcionária da loja de recreação onde Tiago foi esquecido por Cris e com o de Lorena (Júlia Almeida).
A babá de Tiago relata que percebeu que foi contratada para educar o menino e não simplesmente ajudar nas tarefas do dia a dia: “Era eu que dava carinho, orientação, limite e eu comecei a me sentir sobrecarregada porque é muita responsabilidade pra uma babá”. A neta de Laudelino (Stênio Garcia) revela que chegou a ser demitida e que o menino apresentou uma série de problemas: “Ficou ansioso, agressivo e se enfiou dentro de uma barraca de acampamento. Não saía de jeito nenhum. Ele só saiu quando eu voltei”.
Na tentativa de provar as mentiras de Jonas, o advogado de Lourenço questiona se o marido de Cris já buscou Tiago alguma vez na escola e em qual horário o menino deixa a instituição. O personagem de Paulo Betti afirma que faz questão de buscar e levar o filho, mas se enrola na hora de informar o horário de saída. Cris faz sinal com a mão e Jonas consegue responder que Tiago deixa a escola às cinco horas da tarde.
O advogado de Lourenço ainda vai perguntar a Jonas com que idade Tiago começou a falar e o pai de Nanda dirá que foi na mesma idade que qualquer criança normal, mas é pego na mentira: “Consta aqui que a senhorita Lorena acompanhou o Tiago a uma fonoaudióloga porque aos dois anos de idade ele não emitia nenhuma palavra. Inclusive sequer balbuciava papai e mamãe, exatamente por isso teve que ser acompanhado pela profissional em questão”, rebate o advogado do personagem de Leonardo Medeiros.
O juiz vai encerrar a instrução processual e pedirá que aguardem a publicação da sentença: “Num caso inusitado como esse, me vejo obrigado a examinar a questão com mais cuidado e com a devida atenção”. Na saída do fórum, Jonas ameaça o irmão: “Pode se preparar Lourenço. Perder essa causa vai ser o de menos pra você. O seu prejuízo vai ser infinitamente superior”.
Qual será a decisão do juiz? Acompanhe o resumo de A Vida da Gente e fique por dentro de tudo o que vai acontecer nesta reta final!

