Na novela A Vida da Gente, Laudelino (Stênio Garcia) finalmente deixou a teimosia de lado e aceitou passar por uma consulta com um urologista para verificar o porquê ele tem ido com tanta frequência ao banheiro para urinar. Após realizar uma série de exames de sangue e o exame de próstata, o namorado de Iná (Nicette Bruno) vai aguardar ansioso pelos resultado.
Enquanto espera ser atendido pelo médico, o personagem de Stênio Garcia vai confessar estar apreensivo. Wilson (Luiz Serra) tenta tranquilizá-lo: “Talvez você só precise tomar aqueles remedinhos que o médico vai receitar e tudo vai acabar 100% para você!“. Ele também se oferece para ficar do lado do amigo, caso um tratamento mais pesado seja necessário.
Já durante a consulta, o médico vai ser bem direto na hora de revelar o diagnóstico: “Seu Laudelino, as notícias não são muito boas. Infelizmente o senhor está com um tumor na próstata e no seu caso a indicação é a extração cirúrgica. Mas antes de mais nada, vamos esclarecer certas coisas. Os tumores na próstata aparecem frequentemente em homens com mais de 45 anos, por isso é tão importante que se faça o exame preventivo anualmente. Agora a escolha do tratamento depende muito do grau de agressividade do tumor. No seu caso digamos que ele é de uma gravidade média, que é o mais comum“.
Tenso, Laudelino questiona: “O senhor acha que a cirurgia afetaria minha virilidade? Ou seja, a minha capacidade de namorar“. O médico decide não esconder nada: “De fato existe a possibilidade da cirurgia vir a afetar o seu desempenho sexual, mas eu acho isso pouco provável. A disfunção erétil pode se tornar permanente em quatro de cada dez homens, ou seja, a maioria se recupera bem“.
O avô de Lorena (Júlia Almeida) não aceita bem os números: “Mas é uma proporção bastante grande, né? Quer dizer, realmente é difícil escapar“. O médico tenta convencê-lo que a cirurgia é a melhor opção explicando que a medicina pode ter soluções para problemas decorrentes de uma cirurgia, mas que o mesmo não ocorre para o avanço do tumor.
Laudelino confessa que não gostaria de passar pela operação: “Mas parece que já não há outra opção, né?“. O urologista segue orientando o paciente e defende: “Eu acho que você já fez essa opção quando você decidiu fazer o exame. O senhor optou pela vida. O senhor optou por se livrar de qualquer forma de preconceito e agora está tendo a chance de vencer essa batalha e seguir adiante. Pode ser que o senhor tenha sua vida sexual comprometida? Pode até ser. Mas se o senhor não tivesse descoberto a doença a tempo, o senhor não só teria a possibilidade de ter a sua vida sexual comprometida, como teria também a possibilidade de em breve sequer ter uma vida. Por isso, não tenha dúvidas, o senhor fez a escolha certa!“.
Após a consulta, Wilson repreende o amigo por não querer contar para Iná sobre sua doença: “Ela tem estado com você nos bons e nos maus momentos. Este é um mau momento, mas depois da cirurgia…“. É nesta hora que o personagem de Stênio Garcia vai revelar que não pretende realizar o procedimento: “A minha decisão está tomada e eu te peço para não interferir. Eu não vou fazer a cirurgia e ponto final. Eu não vou perder a única coisa que me dá prazer na vida, que é o meu namoro“.
Wilson reforça que Laudelino não sabe se seria afetado pela cirurgia, mas o avô de Lorena revela não estar disposto a correr o risco. Será que o marceneiro vai mudar de ideia? Acompanhe o resumo da novela A Vida da Gente e fique por dentro de tudo o que vem por aí!

