Na novela A Vida da Gente, Iná (Nicette Bruno) será esperta ao escolher o momento ideal para conversar com Laudelino (Stênio Garcia) sobre a possibilidade dele emprestar dinheiro para que Manu (Marjorie Estiano) e Maria (Neusa Borges) abram um negócio de comida. Saiba como será!
Durante o café da manhã, Laudelino vai elogiar o bolo que está comendo: “É o que eu falo Inázinha, fora você não existe no mundo quem faça um bolo como esse“. A avó de Manuela surpreende o namorado ao contar que foi a neta quem preparou a receita.
Laudelino afirma que Manuela puxou a avó, mas Iná não aceita o elogio: “Olha meu bem, eu adoraria ficar com esse crédito. Mas, se a minha neta é boa de cozinha o mérito é da Maria. Foi ela quem ensinou a menina. Também pudera né? A Manu passou a infância metida na cozinha daquele casarão, sem achar um lugarzinho pra ela dentro daquela casa. A Eva nunca deu um pingo de atenção para a menina. Aí ela foi se achegando perto da Maria, foi acompanhando ela fazer as coisas, aprendendo, sabe como é… A Maria foi uma verdadeira mãe para a Manuela“.
O personagem de Stênio Garcia alega que isso explica a qualidade do bolo e pede mais um pedaço. Neste momento, Iná aproveita para entrar no assunto: “Você não imagina a minha felicidade. Você acredita que a Maria procurou a Manuela com a ideia de fazer um negócio? Um negócio pequeninho assim no início, doces e salgados para festas“.
Laudelino fica feliz com a novidade e Iná continua: “E olha, eu acho que vai dar muito certo porque eu coloquei as cartas e graças a Deus o jogo foi maravilhoso. E olha que esse convite chegou mesmo na hora, porque mais cedo ou mais tarde a Manuela ia precisar procurar um trabalho“.
Laudelino comemora, pois afirma que assim Manu poderá ajudar nas contas da casa: “É como eu digo, nesta casa o dinheiro corre em mão única – só sai. Está precisando entrar de vez em quando“.
Iná reafirma que o trabalho é fundamental para a neta: “A mãe dela expulsou a menina de casa junto com a Julia, que é como se fosse a filha dela, principalmente depois do que está acontecendo com a Ana (Fernanda Vasconcellos). A Manuela é muito amorosa, tem muita responsabilidade, eu tenho certeza que ela vai lutar com unhas e dentes para poder dar a esta criança tudo o que a Ana daria“.
Laudelino garante que acredita no sucesso da parceria: “As duas são muito sérias e têm muito talento. Elas vão vencer, eu tenho certeza disso“.
Iná então conta que fica feliz pelo namorado gostar da ideia, porque é justamente aí que ela queria chegar: “As duas têm talento, têm vontade, mas dinheiro que é bom, no momento, elas não têm. E aí com certeza elas vão precisar de um investidor, de alguém que acredite nelas“.
Laudelino percebe onde Iná está querendo chegar e afirma que investidor é o mais difícil. A personagem de Nicette Bruno continua: “Nem tanto. Pensa comigo. Dinheiro há. As vezes sem entrar, sem sair. Preso, estagnado, escondido debaixo do colchão. Sem gerar vida, alegria, nenhum proveito pra ninguém“.
Laudelino já tenta sair pela tangente, mas Iná impede: “É um empréstimo. A Maria e a Manuela são muito corretas, até demais. Eu te garanto que elas vão devolver cada centavo e com juros, isto eu garanto. Pensa bem, a Manu perdeu tudo – irmã, casa, mãe. Ela vai ter que começar tudo do zero e agora ainda com uma criança, que afinal de contas é responsabilidade dela também“.
Ele afirma que sabe disso tudo e fica até com vergonha de negar este empréstimo. Astuta, Iná interrompe e comemora: “Eu sei Laudelino, eu sabia que você não me recusaria. Se eu tivesse dinheiro, pronto, estaria tudo resolvido. Mas você sabe que eu não tenho. Mas eu tenho palavra e eu te dou a minha palavra de que você pode emprestar tranquilo, de olhos fechados“.
Mesmo sem querer realizar o empréstimo, Laudelino fica impossibilitado de recusar o pedido. Será que ele volta atrás? Acompanhe o resumo de A Vida da Gente e fique por dentro de tudo o que vem por aí!

