Quem é Rita Ferreira da Fonseca em Ouro Verde?
Rita é uma mulher bonita, mãe de Bernardo e Sancha. Ambiciosa, tem uma enorme paixão pelo cunhado, Miguel, de quem foi amante quando ainda namorava Antônio Ferreira da Fonseca, com quem viria a casar. Continuaram amantes mesmo depois de Rita casar com Antônio. É manipuladora e dissimulada e gosta demasiado de dinheiro. Não se sente muito segura na posição que ocupa na família porque é casada com separação de bens. Gasta imenso dinheiro em roupa, viagens, joias e em bruxas e videntes.
Rita gosta muito do filho, que é o favorito, mas é demasiado manipuladora para que esse amor seja completamente maternal. Ela sonha que ele possa disputar a presidência do banco na geração seguinte, se o seu marido não for capaz de enfrentar o irmão no presente. Basicamente, ela gosta de enfrentar e provocar Miguel, que nunca a quis assumir e sempre a usou e foi embora, apesar de ele ter sido o único homem que amou de verdade. O sexo com o marido não corre bem, e Rita anda totalmente carente. Adora olhar para homens mais jovens e flertar com eles. Isso a faz sentir-se jovem e desejada.
É impulsiva, voluntariosa, imprevisível e tudo isso a prejudica. Não tem amigos, apesar de achar que Inês, de quem fala mal sempre que pode, é sua amiga, embora a desvalorize na frente dos outros. Rita acha que as pessoas se medem pelo dinheiro e poder que têm, logo, Inês não interessa, apesar de ser a melhor amiga de Bia, pois não tem onde cair morta. Rita está longe de imaginar que uma mulher como Inês pode vir a despertar o interesse do seu próprio marido, Antônio, o que lhe vai trazer muitas inseguranças.
Rita Ferreira da Fonseca é interpretada pela atriz Dina Félix da Costa em Ouro Verde.
Veja também:

