Quem é Mônica Ferreira da Fonseca em Ouro Verde?
Mônica é médica pediatra num hospital público e a Medicina é a sua grande paixão. Filha única de Guilherme e Mafalda de Sousa, herdou uma enorme fortuna quando os pais morreram num acidente de carro. O pai era um dos sócios do BBFF. Tal como o marido, Miguel, teve uma educação rigorosa, formal, mas a relação com os pais era muito afetuosa.
Casou muito cedo com Miguel, pouco depois dos pais terem morrido, em busca da família que tinha perdido. Tem quatro filhos: Beatriz, Tomás e os gêmeos Salvador e Mafalda, de quem gosta muito, embora tenha uma relação muito tensa com Bia, que a acusa de ser uma mãe ausente, de passar mais tempo no hospital do que em casa.
Mônica é uma mulher inteligente, trabalhadora, pessimista. Acredita em Deus mas não acredita na Humanidade. Acha que o dinheiro público é mal gerido. Curiosamente, nunca sentiu necessidade de questionar a gestão que o seu marido tem realizado no banco. A ausência de amor no casamento é a sua grande desilusão. E isso transformou-a, tornando-a naquilo que é hoje: uma mulher com baixa autoestima, que não acredita em si própria, que aceita a sua vida como uma fatalidade contra a qual não vale a pena fazer nada.
É constantemente humilhada pelo marido, em pequenas coisas, e isso tortura-a. Ainda não desistiu da ideia de um dia poder viver um grande amor, mas vive de forma tão acomodada no seu casamento que isso lhe parece apenas uma miragem distante. Não tinha como imaginar que a vida previsível que levava poderia mudar tanto de um dia para o outro, fazendo-a questionar tudo aquilo em que acreditava.
Mônica Ferreira da Fonseca é interpretada pela atriz Sílvia Pfeifer em Ouro Verde.
Veja também:

