Quem é Miguel Ferreira da Fonseca em Ouro Verde?
Miguel é banqueiro mas, durante muito tempo, não foi isto que imaginou fazer. Queria ser tenista profissional. Teve uma educação muito rigorosa, formal. Foi essa mesma educação que transmitiu aos três filhos. Foi muito amado pela mãe, mas a relação com o pai foi sempre fria, distante. Os pais não tinham um casamento feliz. Hoje, é presidente do BBFF, lugar anteriormente ocupado pelo pai, José, que apesar de se ter retirado ainda dá opiniões sobre o banco e as decisões de Miguel. Isso é uma fonte de atrito entre os dois. A relação com o irmão mais novo, Antônio, também não é pacífica.
É um homem invulgarmente inteligente. Acha-se mais inteligente do que o comum dos mortais e, de fato, é. Conhece muita gente, mas amigos tem apenas um: Otelo, o seu advogado. Espera que Mônica seja igual à sua mãe: submissa. E que sirva os interesses da família e, sobretudo, os do banco. Mônica pensa de maneira diferente e não abdica da sua carreira: é médica num hospital público. O casamento deles vai de mal a pior.
Miguel gosta de mulheres bonitas e tem e sempre teve amantes. Não é dado a devaneios, é um homem prático, frio, que tem sempre um ar preocupado, como se a economia do Mundo fosse responsabilidade sua. É o chefe da família e exerce esse poder com mão de ferro. É egoísta, vingativo, implacável. Lida muito mal com a derrota.
Miguel Ferreira da Fonseca é interpretado pelo ator Luís Esparteiro em Ouro Verde.
Veja também:

