Resumo de “Senhora do Destino” final: últimos capítulos da novela

12

A novela Senhora do Destino foi produzida e exibida originalmente pela Rede Globo em 2004. Atualmente, a trama é reprisada no Vale A Pena Ver De Novo às 16:50hs. O folhetim tem duas fases e acompanha a história de Maria do Carmo, uma nordestina sofredora, que é abandonada pelo marido e faz o que pode para sustentar os 5 filhos. Ao chega no Rio de Janeiro, Maria do Carmo acaba tendo a filha recém-nascida Lindalva roubada por Nazaré Tedesco e sendo presa por engano. Anos depois, Maria do Carmo é uma mulher forte e bem-sucedida, mas que sofre por nunca mais ter tido notícias de sua filha Lindalva. Confira abaixo o resumo dos últimos capítulos da novela Senhora do Destino:

Capítulo 191, 04 de dezembro (segunda-feira) – Isabel vai para a maternidade com Edgard. Nazaré chama Josivaldo de José Carlos e diz que está indo buscar a filha deles. Josivaldo diz que eles vão apenas pegar o bebê de Isabel para depois devolvê-lo. A recepcionista dá um uniforme de enfermeira a Nazaré. Ela amordaça e amarra uma enfermeira para poder circular pelo hospital no lugar dela. Edgard diz a Isabel que não vai assistir ao parto porque tem medo de desmaiar. Isabel entra na sala de parto sozinha. Ubiracy sugere a Giovanni que eles façam um enredo sobre a Baixada. Danielle anuncia que está grávida. Sebastião exige que Regina se case com João Manoel antes de sua barriga aparecer. Nazaré coloca uma máscara de médico e entra na sala de parto. Isabel não a reconhece. Nalva diz a Thomas que quer ter um filho. Bianca e Bruno falam para Reginaldo que têm vergonha de ser filhos dele e se mudam para a casa da avó. Aurélia avisa Shao Lin que ela e Paredes vão se casar, deixando-o contrariado. Constantino mostra meninos de rua a Daiane e lhe diz que é isso que acontece com as crianças que são abandonadas pelos pais que não têm condições de criá-las. Do Carmo ouve um choro de criança e anuncia para todos que sua neta nasceu. Isabel embala sua filhinha recém-nascida. O médico diz que precisa levar sua filha para examiná-la. Nazaré, ainda com a máscara, pega a filha de Isabel nos braços. Isabel tem um mau pressentimento e tenta gritar, mas não consegue porque começa a passar mal. Os médicos correm para cuidar de Isabel. Nazaré vai com o neném na direção da porta. Os médicos cuidam de Isabel, que passa mal. Nazaré coloca uma roupinha em Linda e diz que vai levá-la para casa. Edgard pede para vê-la. Nazaré recoloca a máscara cirúrgica e Edgard não a reconhece. A pediatra diz que Linda precisa ficar na incubadora porque é prematura. Edgard tira Linda dos braços de Nazaré e a leva até a incubadora. Uma faxineira encontra a enfermeira que Nazaré amarrou. Maria do Carmo ouve um médico comentando que havia uma falsa enfermeira no hospital e deduz que Nazaré está tentando roubar Linda. Os Ferreira da Silva decidem procurar Nazaré pelo hospital, mas Giovanni os impede, tentando evitar confusão. Nazaré foge do hospital.

Veja também o que vai acontecer nas outras novelas da Globo:

Última Semana: Resumo dos próximos e últimos capítulos

Capítulo 192, 05 de dezembro (terça-feira) – Do Carmo vê que Linda está bem e fica aliviada. Nazaré garante a Josivaldo que ainda vai conseguir pegar Linda. Constantino mostra meninos de rua para Daiane e explica que é aquilo que acontece com as crianças abandonadas. Daiane fica abalada e decide conversar com algumas jovens e relatar sua experiência. Shao Lin e Daiane voltam a namorar. Plínio pensa em Angélica com saudades. Jacques passa por Djenane na rua, mas não a vê. Viviane e Reginaldo se preparam para o comício. Viviane e Reginaldo encaram o povo da Comunidade da Pedra. Sebastião vê uma faixa em homenagem a Reginaldo e fica revoltado. Reginaldo faz com que os vereadores de seu partido discursem para o povo antes dele. Thomas diz a Nalva que não quer mais que ela desfile. Ela diz que prefere abandoná-lo a deixar de desfilar. Maria do Carmo diz a Duda e Cláudia que quer ter mais netos. Sebastião se dá conta de que Reginaldo pode conseguir enganar o povo mais uma vez e decide contar a irmã o que sabe sobre a morte de Leila. Ela fica chocada e decide interromper o comício dele. Viriato conta a Duda que conseguiu uma vaga numa escola de culinária na França e quer ir estudar lá por dois anos. Ela diz que não quer largar seu emprego.

Capítulo 193, 06 de dezembro (quarta-feira) – Guilhermina e Gisela decidem procurar pelas esmeraldas de Laura. Josivaldo descobre que Edmundo foi preso. Thomas concorda em deixar Nalva desfilar sempre que ela quiser. Guilhermina garante a Dirceu que vai entregar as esmeraldas a Giovanni quando encontrá-las. Giovanni diz a Flaviana que vai dar as esmeraldas a Do Carmo. Angélica diz a Plínio que sente a falta dele e ele manda ela esquecê-lo. Reginaldo pega o microfone para começar seu discurso. Do Carmo chega e pede que ele diga como foi que Leila morreu. Viviane tenta desligar o microfone, mas Sebastião não deixa. Do Carmo conta a todos que Leila se matou depois de ver Reginaldo e Viviane juntos num motel. Reginaldo tenta se explicar para a multidão, mas recebe uma vaia e decide ir embora. Gisela convida Duda para participar da caça às esmeraldas na casa do Barão. Nalva anuncia que vai se casar com Thomas e se mudar para Brasília e samba na quadra da Unidos de Vila São Miguel para se despedir de todos. Reginaldo descobre que o povo está exigindo a cassação de seu mandato e fala para os vereadores que vai denunciar as falcatruas deles se eles se voltarem contra ele. Viviane confessa estar com medo e sugere que eles desapareçam por um tempo. Alfred descobre as esmeraldas de Laura no frigobar de Gisela. Viriato diz a Edgard que vai para a França de qualquer jeito, mesmo sem Duda. Leandro conta a Do Carmo que o povo está se reunindo na praça para protestar contra Reginaldo e Viviane. Plínio vai até a casa de Belmira conversar com Angélica. Merival entra na sede da prefeitura e pede que Reginaldo se explique para ele. Reginaldo e Viviane saem da prefeitura. O povo começa a atirar objetos neles e depois pedras. Uma pedra atirada por Merival o atinge na testa. Maria do Carmo percebe que seu filho foi atingido e grita, horrorizada. Viviane anuncia a morte de Reginaldo e diz que Do Carmo é a culpada. Dirceu e Giovanni consolam Do Carmo.

Capítulo 194, 07 de dezembro (quinta-feira) – Uma forte chuva varre a sujeira da Comunidade da Pedra e todos choram a morte de Reginaldo. Viviane, em estado de choque, não derrama nenhuma lágrima pela morte de seu rei. Do Carmo se culpa pela morte do filho.Viviane insiste em ir a pé para o cortejo fúnebre de Reginaldo. Nazaré observa tudo de longe. Dirceu e Guilhermina oferecem ajuda a Do Carmo. Gisela e Leonardo também. O senador Victorio Vianna oferece carona para Viviane. Plínio perdoa Angélica e a leva de volta pra casa. Viriato se despede de Duda e da família e vai para Paris. Alfred convence Gisela a entregar as esmeraldas a Giovanni. Regininha e João Manoel se casam. Rita se despede dos filhos e vai para Portugal conhecer a família de Constantino. Shao Lin mostra a Do Carmo a fita em que Seboso conta que foi Reginaldo quem mandou seqüestrar o próprio filho. Maria do Carmo decide levar Isabel e Linda para Belém de São Francisco. Dirceu decide ir para cobrir o evento. Giovanni e Guilhermina ficam com ciúmes. Nazaré decide ir também e planeja seqüestrar Linda lá. Gisela e Alfred estão indo entregar a jóia para Giová, quando o pneu do carro fura. Um pivete vem e rouba a bolsa da perua. Numa desabalada fuga da polícia, o joga a bolsa e as esmeraldas caem no mar. No aeroporto, Isabel vai ao fraldário e deixa Linda sozinha. Nazaré está lá e fica frente a frente com seu “objeto de desejo”. Do Carmo entra no fraldário e Nazaré se esconde. Josivaldo e Nazaré se “hospedam” num acampamento de Sem-Terras.

Capítulo 195, 08 de dezembro (sexta-feira) – Os Ferreira da Silva vão dormir e Nazaré consegue enfim pegar Linda. Isabel fica histérica ao ver que Linda sumiu. Nazaré pega um pedaço de madeira e dá uma cassetada na cabeça de Josivaldo. Isabel vê que Nazaré está com Linda. Nazaré entra no carro e foge, mas no meio da fuga, o carro para por falta de gasolina. Ela sai do carro, tira Linda do moisés e corre rumo a um penhasco. Desesperada, Isabel pede que ela lhe dê sua filha e Nazaré diz: “Vem buscar, eu só entrego pra você!”. Isabel chega perto de Nazaré e diz que se ela lhe entregar Linda, vai provar que nunca deixou de ser sua mãe, caso contrário terá certeza de que ela só tem ódio no coração. Nazaré entrega Linda para Isabel. Depois diz que vai voar e se joga no precipício. Giovanni anuncia que a data do casamento dele com Do Carmo está marcada. Dirceu diz a Guilhermina que não quer ir ao casamento. Do Carmo manda parar a cerimônia perguntando pelo Dirceu. Daiane faz palestra sobre Paternidade com Responsabilidade para adolescentes. Dezoito anos depois, ela será a primeira brasileira a ganhar um prêmio Nobel – o da Paz. Sete anos depois, Bianca é eleita, em Vila São Miguel, a prefeita mais jovem do Brasil. Nalva encontra com Vivianne em Brasília e descobre que ela se casou com o senador Victorio Vianna. Claudia anuncia a Leandro que está grávida. Josivaldo vira mendigo. Seu Jacques vai ao banco e a gerente é irmã da Djenane. Fim.

O que achou da escolha da novela Senhora do Destino para ser reprisada no Vale A Pena Ver De Novo? Conta pra gente nos comentários! Também nos conte o que achou do final da novela Senhora do Destino!

Você ama essa novela? Compartilhe!